Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De carona ou no volante: como garantir um trânsito seguro!

 

06/02/2013

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARAÚJO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Jacinta Macena de Sousa

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dayany Barros Ferreira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

MARA PAULA SANTOS SILVA

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Dayany Barros Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os equipamentos de segurança para usuários do trânsito;

  • Perceber a importância do uso de equipamentos de segurança no trânsito;

  • Relacionar os equipamentos de segurança órgãos e as leis brasileiras de trânsito.

Duração das atividades
8 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos básicos sobre regras essenciais do trânsito (atravessar na faixa de pedestres, respeitar o semáforo, etc;

  • Conhecimento sobre o gênero textual argumentativo e tipo textual acróstico;

  • Conhecimento sobre paródias.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E SUA IMPORTÂNCIA

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta aula serão necessários os seguintes recursos:

●       folhas de papel ofício;

●       revistas ou jornais;

●       canetinhas;

●       tesouras;

●       colas.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Em sala de aula, o professor deverá exibir a cena do filme “Lua Nova da saga Crepúsculo” <http://www.youtube.com/watch?v=afgCjV_bb1I> (Acesso: 30/07/2012) em que a personagem Bella sofre um acidente ao pilotar a moto do personagem Jacob. O docente deverá solicitar que os alunos observem na cena do filme qual equipamento de segurança a personagem Bella deixou de usar para conduzir o veículo e o que este poderia ter evitado.

 

IMAGEM 01 - CENA DO FILME LUA NOVA DA SAGA CREPUSCULO

Fonte:  <http://www.youtube.com/watch?v=afgCjV_bb1I> (Acesso em: 30/07/2012)

 

Após a exibição do vídeo, o professor deverá fazer as seguintes indagações: “Para que servem os equipamentos de segurança?”, “Os equipamentos utilizados pelo motorista de um carro são os mesmos utilizados pelo motociclista?”

Em seguida, os alunos em duplas deverão utilizar recortes de revista ou jornais com imagens de algum equipamento de segurança para motos ou carros e escreverem uma frase sobre o porquê o consideram importante este equipamento.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, as duplas estarão pesquisando as imagens e respondendo os questionamentos propostos.

DISCUSSÃO:

As duplas estarão apresentando as suas produções. Propõem-se alguns questionamentos para iniciar o debate “Qual o motivo da escolha desse equipamento de segurança?”, “Vocês conhecem algum caso de alguém que se machucou por não usar um equipamento de segurança?”, “No trânsito, existe algum equipamento de segurança mais importante que o outro?”.

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor deverá reforçar a importância dos equipamentos de segurança no trânsito, ressaltando que não existem níveis de importância desses equipamentos, pois todos são indispensáveis para a segurança dos usuários do trânsito. Em seguida, o professor deverá informar que irão realizar um acróstico coletivo e fará as seguintes indagações: “Alguém sabe ou já fez um acróstico?”, “Qual a intenção de um acróstico?”. O docente deverá então, escrever no quadro a seguinte frase: “Segurança no trânsito” (ver tabela 01) e solicitar que os alunos, a partir do que foi estudado em sala, construam palavras iniciadas com cada letra e que lembrem o assunto da frase.

 

TABELA 01: MODELO DE ACRÓSTICO

S

E

G

U

R

A

N

Ç

A

N

O

T

R

A

N

S

I

T

O

 

Fonte: criação da autora

 

ATIVIDADE 2 - PESQUISA SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

2.1 O QUE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PREVINEM?

No laboratório de informática, os alunos deverão ser divididos em 5 equipes em que cada uma delas ficará responsável por pesquisar sobre um equipamento de segurança. O docente deverá explicar que os alunos deverão responder os seguintes questionamentos “Para que serve esse equipamento de segurança?”, “Em que situação ele deve ser usado?” e “Em caso de acidente o que pode acontecer ao condutor do veículo ou ao carona com ausência deste equipamento?”. Sugere-se a seguinte divisão para as equipes:

Equipe 01: Cinto de segurança

Cinto de segurança - Por quê usar? < http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2011/07/cinto-de-seguranca-por-que-usar.html>

O cinto de segurança pode salvar vidas <http://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/o-cinto-de-seguranca-pode-salvar-vidas.html>

Propaganda sobre o uso de cinto de segurança <http://www.youtube.com/watch?v=Q4WARABg_iU&feature=related>

Equipe 02: Cadeiras para bebês

               Filhos cadeira de segurança <http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=2682>

Uso de cadeirinha para crianças em automóveis <http://www.pediatraonline.com.br/cjunqueira/Artigo/12402>

A importância da cadeirinha para criança no auto <http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=164&Itemid=134>

Equipe 03: Extintor de incêndio

              A importância do extintor de incêndio <http://clubao.org.br/blog/index.php/2010/04/19/a-importancia-do-extintor-de-incendio/>

Contran e o extintor de incêndio sem a polêmica da multa <http://pbradialista.wordpress.com/2009/02/28/contran-e-o-extintor-de-incendio-sem-a-polemica-da-multa-4/>

Via Pública - Uso de extintores de incêndio <http://www.youtube.com/watch?v=jY7KaUlfDyQ>

Equipe 04: Estepe

Estepe é necessário?: <http://www.fiatmio.cc/pt/2009/11/is-a-spare-needed-would-trade-having-a-step-tire-for-other-advantages/>

Estepe: o reserva que salva o jogo!  <http://caminhod.com.br/2012/02/estepe-o-reserva-que-salva-o-jogo/>

A importância do Estepe<http://www.youtube.com/watch?v=KLPqE-6Kj-U>

Equipe 05: Capacete

A importância do uso do capacete <http://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/a-importancia-do-uso-do-capacete.html>

Capacete: O bom uso evita multa e protege a vida <http://www.omancarneiro.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=533:capacete-o-bom-uso-evita-multa-e-protege-a-vida&catid=47:noticias&Itemid=96>

Uso do capacete <http://www.youtube.com/watch?v=5ViAineStHI>

 Todos os sites foram acessados no dia 01/08/2012

2.2 PRODUZINDO UM TEXTO COLETIVO

Concluída a pesquisa, as equipes deverão escrever um texto argumentativo coletivo respondendo aos questionamentos feitos no início da atividade na ferramenta Google Docs <docs.google.com> que depois deverá ser socializado com o restante da turma. Para o acesso a ferramenta Google docs, é indispensável que todos os alunos possuam uma conta de e-mail no Gmail para realização dessa atividade. Desse modo, é importante que o professor auxilie os alunos na criação dessa conta, bem como oriente-os com relação a ferramenta docs.

 

ATIVIDADE 3 - LEIS PARA OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:

●       cartolinas;

●       canetinhas.

3.1 PESQUISANDO...

O professor deverá explicar aos alunos que existem leis que determinam a obrigatoriedade do uso para cada um dos equipamentos de segurança pesquisado pelas equipes na atividade 2. Propõe-se que o docente indague “Que leis são essas?”, “Existem penalidades (multas), caso os equipamentos de segurança não sejam utilizados? Quais os valores?”, “Quem determinou a obrigatoriedade desses equipamentos?”. Nas mesmas equipes da atividade anterior, os alunos deverão pesquisar para responder essas perguntas relacionadas ao equipamento por elas responsáveis.

Sugestão de sites para pesquisa:

Equipe 01: Cinto de segurança

●       O cinto de segurança no banco de trás é obrigatório <http://www.perkons.com/?page=noticias&sub=mitos-e-verdades&subid=8&pagina=1>

●       Art. 65 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97<http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2337846/art-65-do-codigo-de-transito-brasileiro-lei-9503-97>

●       Infrações de Trânsito - Infrações Graves <http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=207>

Equipe 02: Cadeiras para bebês

●       Multa para motorista que leva criança fora de cadeirinha <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2010/09/01/multa-para-motorista-que-leva-crianca-fora-de-cadeirinha-comeca-nesta-quarta.htm>

●       Cadeira de segurança em carro e bebê conforto <http://www.papofurado.com/cadeira-seguranca-carrolei-cadeirinha-crianca-bebe-conforto.html>

●       Lei torna obrigatório o uso de cadeirinhas para crianças nos carros <http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL590795-9658,00.html>

Equipe 03: Extintor de incêndio

●       Extintor de Incêndio obrigatório <http://www.bsbcarros.com.br/dicas/legislacao-e-itens-de-seguranca/extintor-de-incendio>

●       Resolução  Nº 157, DE 22 de Abril de 2004 <http://www.defesacivil.rj.gov.br/documentos/resolucoes/Resolucao_CONTRAN_157_04_de_22abr2004.pdf>

●       CONTRAN, o extintor de incêndio e a multa <http://www.paulobranco.com/2009/02/contran-o-extintor-de-incendio-e-multa.html

Equipe 04: Estepe

●       Projeto torna obrigatório estepe de tamanho igual ao dos pneus do carro <http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/CONSUMIDOR/409885-PROJETO-TORNA-OBRIGATORIO-ESTEPE-DE-TAMANHO-IGUAL-AO-DOS-PNEUS-DO-CARRO.html>

●       Estepe: ter ou não ter, eis a questão! <http://caldeiramotors.blogspot.com.br/2011/02/estepe-ter-ou-nao-ter-eis-questao.html>

●       Resolução Nº 316, 08 de Maio de 2009: <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_316_09.pdf>

Equipe 05: Capacete

●       Uso de capacete para motociclista e carona é obrigatório <http://www.youtube.com/watch?v=PKSd4mYhxYU>

●       Lei do capacete para motociclistas <http://www.sempretops.com/motos/lei-do-capacete-para-motociclistas/>

●       Resolução 203 de   29 de Setembro de 2006 <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf>

●       Multas/Infrações <http://www.portaldotransito.com.br/geral/multasinfracoes.html/comment-page-10>

Todos os sites foram acessados no dia 1/08/2012

3.2 PRODUZINDO CARTAZES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA      

Após a pesquisa, as equipes confeccionarão um cartaz (ver tabela 2) sobre o equipamento de segurança a partir das indagações propostas pelo professor e dos resultados da pesquisa que deverá ser apresentado para a turma.

 

TABELA 2 - EXEMPLO DO CARTAZ

Nome do equipamento de segurança

Lei que determina a obrigatoriedade

Valor da multa

Órgão responsável pela determinação da penalidade

 Fonte: Criação da autora

 

Durante a exposição dos cartazes, sugere-se que o professor proponha os seguintes questionamentos “Vocês consideram correto a obrigatoriedade desses equipamentos?”, “Punir com multas é a melhor forma de prevenir acidentes?”, “Os valores das multas são altos?”, “Para onde vai o dinheiro arrecadado com essas multas?”. O docente deverá explicar que o Código de Trânsito Brasileiro que é a lei que normatiza todo o trânsito nacional, estabelece que os recursos advindos de multas de trânsito, devem ser usados para sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

 

ATIVIDADE 4 - CONSCIENTIZANDO ATRAVÉS DE PARÓDIAS

Recomenda-se que o professor questione “Vocês já ouviram ou criaram alguma paródia?”, “O que é uma paródia? Qual sua finalidade?”. Nas mesmas equipes das atividades anteriores, os alunos irão produzir uma paródia musical sobre o equipamento de segurança por ela representada para depois produzirem um vídeo utilizando a câmera digital ou celular apresentando sua paródia.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

§ Como fazer uma paródia: http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2011/06/como-fazer-uma-parodia.html

§ Como criar e editar vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=B1LWIs1MSs4

§ Como postar vídeos no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=HgD335PjIHU

§ Mantendo a segurança no trânsito: http://www.planetseed.com/pt-br/node/17394

Sugestões de links para professores:

§ Educação no trânsito http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso: 01/08/2012)

§ Tutorial Google Docs  http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s

(Acesso: 01/08/2012)

§ Equipamentos Básicos de Segurança dos carros <

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL854009-9658,00-TIRE+DUVIDAS+SOBRE+OS+EQUIPAMENTOS+BASICOS+DE+SEGURANCA+DOS+CARROS.html> (Acesso: 01/08/2012)

§ Uso de Equipamentos de segurança: <http://www.planetseed.com/pt-br/uso-de-equipamentos-de-seguran> (Acesso: 01/08/2012)

Links do Portal para o planejamento de aula do professor:

§ Educação no trânsito: <http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/> (Acesso: 01/08/2012)

Avaliação

 Na atividade 01, o professor poderá verificar se houve a compreensão da importância dos equipamentos de segurança através da relevância das frases criadas pelas duplas e das palavras sugeridas para a criação do acróstico. Na atividade 02 e 04, o docente averiguará se os alunos adquiriram conhecimentos sobre a relevância de cada equipamento de segurança para os usuários do trânsito a partir dos argumentos apresentados no texto coletivo e na paródia musical. Na atividade 03, o professor deverá avaliar se os alunos conseguiram relacionar os equipamentos de segurança com as leis e órgãos que regem o trânsito a partir das informações coerentes apresentadas pelas equipes nos cartazes.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.