Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O transporte bicicleta na minha cidade

 

06/02/2013

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARAÚJO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Jacinta Macena de Sousa

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dayany Barros Ferreira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

MARA PAULA SANTOS SILVA

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Dina Mara Pinheiro Dantas; Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as vantagens e os benefícios da bicicleta;

  • Conhecer termos empregados na mobilidade do trânsito urbano de bicicletas e os equipamentos de segurança necessários;

  • Localizar as ciclorrotas de um bairro da sua cidade.

Duração das atividades
8 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento do gênero textual: texto expositivo

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - A BICICLETA COMO TRANSPORTE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:

  • cartolina;

  • canetinhas.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor apresente o artigo 96 do Código de Trânsito Brasileiro <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm> (Acesso: 03/08/2012) e  questione: “Qual veículo é considerado como um transporte saudável para as pessoas e o meio ambiente?”. O docente deverá explicar que os alunos irão assistir ao vídeo “Meu ambiente”: a bicicleta como meio de transporte. O mesmo poderá ser acessado no seguinte endereço <http://www.youtube.com/watch?v=_J9zKe_sp5g>

IMAGEM 1 - “MEU AMBIENTE”: A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE

 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_J9zKe_sp5g (Acesso: 31/08/2012)

 

Em seguida, os alunos produzirão um texto expositivo em dupla sobre as vantagens e os benefícios desse transporte.

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos estarão desenvolvendo as atividades propostas.

DISCUSSÃO:

Nesse momento, as duplas irão apresentar os seus textos, nos quais sugerem-se os seguintes questionamentos para iniciar o debate: “A bicicleta é muito utilizada como meio de transporte? Por quê? Existem mais vantagens ou desvantagens em utilizar a bicicleta como transporte?”.

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor deverá solicitar que as duplas apresentem frases estimulando a utilização da bicicleta como transporte nas cidades, culminando na produção de um cartaz coletivamente (imagem 2).

IMAGEM 2 - BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE

Fonte: <http://guaraparicyclechic.blogspot.com.br/2011/02/beneficios-de-se-adotar-bicicleta-como.html> (Acesso: 03/08/2012)

 

ATIVIDADE 2 - CICLOVIAS, CICLO-RROTAS, CICLOFAIXAS, BICICLETÁRIO E SEGURANÇA AO PEDALAR

INSTRUÇÕES INICIAIS:

Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:

  • cartolinas;

  • canetinhas;

  • tesouras;

  • colas.

2.1 PESQUISANDO OS ESPAÇOS ASSOCIADOS AO FLUXO DE BICICLETAS

O professor deverá recordar que, no vídeo da atividade 1, o personagem apresenta a ausência de ciclovia e bicicletário na cidade e, em seguida, explicar que em cinco grupos os alunos irão pesquisar sobre: ciclovias, ciclo-rotas, ciclofaixas, bicicletários e segurança ao pedalar e anotar as informações no caderno, como também, imagens para servirem como exemplo.

Sugestão de sites para a pesquisa:

1º grupo - ciclovia

Ciclovia <http://www.escoladebicicleta.com.br/ciclovia.html>

Premissas básicas na concepção de ciclovias <http://www.indshop.com.br/sincronia/ciclovias.htm>

Guia de boas práticas para concepção de ciclovias <http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_a.pdf>

2º grupo - ciclo-rota

Afinal,  o que é ciclo-rota? <http://pedevela.blogspot.com.br/2011/12/afinal-o-que-e-ciclorrota.html>

Ciclorrotas <http://vadebike.org/ciclorrotas/>

A importância de sinalizar as ciclo-rotas <http://vadebike.org/2011/05/a-importancia-de-sinalizar-as-ciclo-rotas/>

3º grupo - ciclofaixa

Ciclofaixa é a melhor alternativa para quem quer andar de bicicleta em São Paulo <http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/esportes/1818-ciclofaixa-sera-ampliada-para-quem-quer-pedalar-em-sao-paulo>

A ciclofaixa da discórdia <http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2245/a-ciclofaixa-da-discordia>

Sinalização de ciclo faixas é revitalizada pela SEMOB <http://opotiguarnoticias.blogspot.com.br/2012/03/sinalizacao-de-ciclo-faixas-e.html>

4º grupo - bicicletário

Bicicletários <http://www.ciclocidade.org.br/ciclistaurbano/bicicletarios>

Guia para bicicletário <http://www.ta.org.br/site/Banco/7manuais/guia_bicicletarios_apbp_v6.pdf>

Manual de bicicletários <http://portalantigo.cefid.udesc.br/ciclo/documentos/folding/Manual-ASCOBIKE.pdf>

5º grupo - segurança ao pedalar

Acessórios e equipamentos <http://www.escoladebicicleta.com.br/acessorios.html>

Bike escola <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_271614.shtml>

Equipamentos para um passeio seguro <http://www.euvoudebike.com/2010/05/dicas-de-equipamentos-para-pedalar-com-mais-seguranca-pela-cidade/>

Todos os sites foram acessados no dia 06/08/2012

2.2 SOCIALIZANDO AS INFORMAÇÕES DA PESQUISA

Terminada a pesquisa, os grupos deverão produzir cartazes com as informações obtidas sobre o assunto pelo qual ficaram responsáveis para, depois, apresentarem para a turma. O docente deverá explicar que os alunos terão que atentar para a estrutura dos cartazes, como organização do texto e das imagens, tamanho das letras e cor da fonte.

 

ATIVIDADE 3 - PRODUZINDO UM MAPA

Recomenda-se que o docente apresente a reportagem “Bicicleta é apontada como opção para humanizar o trânsito” <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3823.shtml> (Acesso: 06/08/2012), questionando, depois: “Vocês concordam com o título da reportagem? Por quê?”, “A nossa cidade possui ciclovias, ciclofaixas e bicicletários? Em todos os bairros existem ou apenas em alguns? Quais?”, “Por que algumas cidades ainda não contam com esses espaços destinados as bicicletas?”. O professor deverá dividir a turma em cinco grupos para pesquisar a situação de cinco bairros distintos da sua cidade e verificarem:

  • a presença de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários;

  • o uso e o respeito desses espaços pelos pedestres e condutores.

Caso no bairro não exista a presença de um desses espaços, o grupo deverá verificar:

  • ocorrência de acidentes;

  • solicitação da associação dos moradores junto à prefeitura.

Os grupos deverão produzir um mapa do bairro no Google Mapas <http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl> apresentando as ruas que existem ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

§ Elaboração de cartazes http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/Cartazes.pdf (Acesso em: 06/08/2012)

§ Coleção Bicicleta Brasil http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSEMOB/Biblioteca/LivroBicicletaBrasil.pdf (Acesso em: 06/08/2012)

§ Como criar mapas personalizados no Google Maps http://onsoftware.softonic.com.br/como-criar-mapas-personalizados-no-google-maps (Acesso em: 06/08/2012)

§ 11 dicas para andar de bicicleta com mais segurança nas cidades

http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/11-dicas-para-andar-de-bicicleta-com-mais-seguranca-nas-cidades/  (Acesso em: 31/07/2012)

§ As melhores cidades para andar de bicicleta no Brasil http://consumidormoderno.uol.com.br/grandes-experiencias/as-melhores-cidades-para-andar-de-bicicleta-no-brasil (Acesso em: 31/07/2012)

Sugestões de links para professores:

§ Educação no trânsito http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)

§ Google Maps: como criar o seu próprio mapa http://www.tecmundo.com.br/tutorial/23843-google-maps-como-criar-o-seu-proprio-mapa.htm (Acesso em: 06/08/2012)

§ Como elaborar um cartaz http://quimica-na-web.planetaclix.pt/comunic/cartaz/cartaz1.htm (Acesso em: 06/08/2012)

§ O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas http://vadebike.org/2004/08/o-que-o-codigo-de/  (Acesso em: 06/08/2012)

§ Top 10: melhores cidades do mundo para andar de bicicleta http://www.ideiasgreen.com.br/2012/01/top-10-melhores-cidades-para-andar-de.html (Acesso em: 31/07/2012)

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

§ Paranazinho: almanaque do trânsito http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23850 (Acesso em: 06/08/2012)

Avaliação

Na atividade 1, sugere-se ao professor que, a partir da produção dos textos,  verifique se os alunos conseguiram identificar as vantagens e os benefícios da bicicleta. Na atividade 2, recomenda-se verificar se os cartazes realizados pelos discentes contemplaram os termos empregados na mobilidade do trânsito urbano de bicicletas e os equipamentos de segurança necessários. Na atividade 3, propõe-se ao professor examinar a identificação das ciclorrotas pelos alunos através da produção dos mapas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.