06/02/2013
Dina Mara Pinheiro Dantas; Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Identificar as vantagens e os benefícios da bicicleta;
Conhecer termos empregados na mobilidade do trânsito urbano de bicicletas e os equipamentos de segurança necessários;
Localizar as ciclorrotas de um bairro da sua cidade.
Conhecimento do gênero textual: texto expositivo
Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:
cartolina;
canetinhas.
Recomenda-se que o professor apresente o artigo 96 do Código de Trânsito Brasileiro <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm> (Acesso: 03/08/2012) e questione: “Qual veículo é considerado como um transporte saudável para as pessoas e o meio ambiente?”. O docente deverá explicar que os alunos irão assistir ao vídeo “Meu ambiente”: a bicicleta como meio de transporte. O mesmo poderá ser acessado no seguinte endereço <http://www.youtube.com/watch?v=_J9zKe_sp5g>
IMAGEM 1 - “MEU AMBIENTE”: A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_J9zKe_sp5g (Acesso: 31/08/2012)
Em seguida, os alunos produzirão um texto expositivo em dupla sobre as vantagens e os benefícios desse transporte.
Nesse momento, os alunos estarão desenvolvendo as atividades propostas.
Nesse momento, as duplas irão apresentar os seus textos, nos quais sugerem-se os seguintes questionamentos para iniciar o debate: “A bicicleta é muito utilizada como meio de transporte? Por quê? Existem mais vantagens ou desvantagens em utilizar a bicicleta como transporte?”.
O professor deverá solicitar que as duplas apresentem frases estimulando a utilização da bicicleta como transporte nas cidades, culminando na produção de um cartaz coletivamente (imagem 2).
IMAGEM 2 - BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE
Fonte: <http://guaraparicyclechic.blogspot.com.br/2011/02/beneficios-de-se-adotar-bicicleta-como.html> (Acesso: 03/08/2012)
Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:
cartolinas;
canetinhas;
tesouras;
colas.
O professor deverá recordar que, no vídeo da atividade 1, o personagem apresenta a ausência de ciclovia e bicicletário na cidade e, em seguida, explicar que em cinco grupos os alunos irão pesquisar sobre: ciclovias, ciclo-rotas, ciclofaixas, bicicletários e segurança ao pedalar e anotar as informações no caderno, como também, imagens para servirem como exemplo.
Sugestão de sites para a pesquisa:
1º grupo - ciclovia
Ciclovia <http://www.escoladebicicleta.com.br/ciclovia.html>
Premissas básicas na concepção de ciclovias <http://www.indshop.com.br/sincronia/ciclovias.htm>
Guia de boas práticas para concepção de ciclovias <http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_a.pdf>
2º grupo - ciclo-rota
Afinal, o que é ciclo-rota? <http://pedevela.blogspot.com.br/2011/12/afinal-o-que-e-ciclorrota.html>
Ciclorrotas <http://vadebike.org/ciclorrotas/>
A importância de sinalizar as ciclo-rotas <http://vadebike.org/2011/05/a-importancia-de-sinalizar-as-ciclo-rotas/>
3º grupo - ciclofaixa
Ciclofaixa é a melhor alternativa para quem quer andar de bicicleta em São Paulo <http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/esportes/1818-ciclofaixa-sera-ampliada-para-quem-quer-pedalar-em-sao-paulo>
A ciclofaixa da discórdia <http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2245/a-ciclofaixa-da-discordia>
Sinalização de ciclo faixas é revitalizada pela SEMOB <http://opotiguarnoticias.blogspot.com.br/2012/03/sinalizacao-de-ciclo-faixas-e.html>
4º grupo - bicicletário
Bicicletários <http://www.ciclocidade.org.br/ciclistaurbano/bicicletarios>
Guia para bicicletário <http://www.ta.org.br/site/Banco/7manuais/guia_bicicletarios_apbp_v6.pdf>
Manual de bicicletários <http://portalantigo.cefid.udesc.br/ciclo/documentos/folding/Manual-ASCOBIKE.pdf>
5º grupo - segurança ao pedalar
Acessórios e equipamentos <http://www.escoladebicicleta.com.br/acessorios.html>
Bike escola <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_271614.shtml>
Equipamentos para um passeio seguro <http://www.euvoudebike.com/2010/05/dicas-de-equipamentos-para-pedalar-com-mais-seguranca-pela-cidade/>
Todos os sites foram acessados no dia 06/08/2012
Terminada a pesquisa, os grupos deverão produzir cartazes com as informações obtidas sobre o assunto pelo qual ficaram responsáveis para, depois, apresentarem para a turma. O docente deverá explicar que os alunos terão que atentar para a estrutura dos cartazes, como organização do texto e das imagens, tamanho das letras e cor da fonte.
Recomenda-se que o docente apresente a reportagem “Bicicleta é apontada como opção para humanizar o trânsito” <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3823.shtml> (Acesso: 06/08/2012), questionando, depois: “Vocês concordam com o título da reportagem? Por quê?”, “A nossa cidade possui ciclovias, ciclofaixas e bicicletários? Em todos os bairros existem ou apenas em alguns? Quais?”, “Por que algumas cidades ainda não contam com esses espaços destinados as bicicletas?”. O professor deverá dividir a turma em cinco grupos para pesquisar a situação de cinco bairros distintos da sua cidade e verificarem:
a presença de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários;
o uso e o respeito desses espaços pelos pedestres e condutores.
Caso no bairro não exista a presença de um desses espaços, o grupo deverá verificar:
ocorrência de acidentes;
solicitação da associação dos moradores junto à prefeitura.
Os grupos deverão produzir um mapa do bairro no Google Mapas <http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl> apresentando as ruas que existem ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.
§ Elaboração de cartazes http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/Cartazes.pdf (Acesso em: 06/08/2012)
§ Coleção Bicicleta Brasil http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSEMOB/Biblioteca/LivroBicicletaBrasil.pdf (Acesso em: 06/08/2012)
§ Como criar mapas personalizados no Google Maps http://onsoftware.softonic.com.br/como-criar-mapas-personalizados-no-google-maps (Acesso em: 06/08/2012)
§ 11 dicas para andar de bicicleta com mais segurança nas cidades
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/11-dicas-para-andar-de-bicicleta-com-mais-seguranca-nas-cidades/ (Acesso em: 31/07/2012)
§ As melhores cidades para andar de bicicleta no Brasil http://consumidormoderno.uol.com.br/grandes-experiencias/as-melhores-cidades-para-andar-de-bicicleta-no-brasil (Acesso em: 31/07/2012)
§ Educação no trânsito http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ [site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)
§ Google Maps: como criar o seu próprio mapa http://www.tecmundo.com.br/tutorial/23843-google-maps-como-criar-o-seu-proprio-mapa.htm (Acesso em: 06/08/2012)
§ Como elaborar um cartaz http://quimica-na-web.planetaclix.pt/comunic/cartaz/cartaz1.htm (Acesso em: 06/08/2012)
§ O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas http://vadebike.org/2004/08/o-que-o-codigo-de/ (Acesso em: 06/08/2012)
§ Top 10: melhores cidades do mundo para andar de bicicleta http://www.ideiasgreen.com.br/2012/01/top-10-melhores-cidades-para-andar-de.html (Acesso em: 31/07/2012)
§ Paranazinho: almanaque do trânsito http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23850 (Acesso em: 06/08/2012)
Na atividade 1, sugere-se ao professor que, a partir da produção dos textos, verifique se os alunos conseguiram identificar as vantagens e os benefícios da bicicleta. Na atividade 2, recomenda-se verificar se os cartazes realizados pelos discentes contemplaram os termos empregados na mobilidade do trânsito urbano de bicicletas e os equipamentos de segurança necessários. Na atividade 3, propõe-se ao professor examinar a identificação das ciclorrotas pelos alunos através da produção dos mapas.
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