09/01/2013
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Compreender de que as propagandas publicitárias incentivam o consumo da sociedade;
Identificar sua participação no processo de consumo da sociedade;
Verificar o consumo e a produção do lixo dos alunos da escola utilizando o gênero entrevista.
Conhecimento básico do gênero entrevista
Recomenda-se que o professor indague os alunos “O consumo consome vocês?”, “As propagandas publicitárias influenciam a aquisição de novos produtos? Que estratégias utilizam?”. O docente deverá dividir a turma em cinco grupos, onde terão que analisar as tirinhas da Mafalda e as propagandas publicitárias para depois escreverem um pequeno texto sobre “Os veículos de publicidade e o descarte dos produtos” que deverá ser postado no blog da turma.
IMAGEM 1 - TIRINHA MAFALDA
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_Dfmvi0itPWM/TOm1qGH0MzI/AAAAAAAAACc/svNLBwz5Ar8/s1600/3.jpg
(Acesso: 09/03/2012)
IMAGEM 2 - TIRINHA MAFALDA E SUSANITA
Fonte: http://ialexandria.sites.uol.com.br/charges/comuns/008ch.gif (Acesso: 09/03/2012)
O docente deverá realizar os seguintes direcionamentos para os alunos analisarem as propagandas:
Qual o objetivo da propaganda?
Qual a mensagem transmitida?
Qual o público-alvo?
Quais estratégias foram utilizadas para incentivar o consumo?
Qual o resultado da propaganda para sociedade e meio ambiente?
Existe alguma diferença entre os comerciais atuais e os antigos em relação às estratégias, mensagem e público-alvo?
Sugestões de propagandas da TV
IMAGEM 3 – COMERCIAL DANONINHO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=j57F3HALxj4 (Acesso: 17/05/2012)
IMAGEM 4 – DANONINHO ICE
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fzTrLIfij64 (Acesso: 17/05/2012)
IMAGEM 5 – KUNG FU PANDA-SUCRILHOS KELLOGG’S
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Owob7DiVkdE (Acesso: 17/05/2012)
IMAGEM 6 – GAROTO-COMPRE BATON!
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg&feature=related (Acesso: 17/05/2012)
IMAGEM 7 – FIAT BRAVO 2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dVhuKqP3zoc (Acesso: 17/05/2012)
IMAGEM 8 – BRAVO 2013
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7y7l4wFf9_w (Acesso: 17/05/2012)
Neste momento, os grupos estarão analisando as tirinhas da Mafalda, as propagandas publicitárias e produzindo o texto.
Neste momento, os grupos estarão apresentando para turma seus textos. Para iniciar o debate,o professor poderá indagar os alunos sobre “Consumo e consumismo possuem o mesmo sentido?” “A sociedade de consumo já chegou a saciedade de consumo?”, “Quem consume mais os ricos ou os pobres?”, “Quem se identifica como consumista?”, “O que é ser consumidor?”, “O que é consumo de moda?”.
Neste momento o professor irá formalizar a atividade. O docente deverá explicar que todos os dias somos bombadeardos por informações que nos incitam a consumir e acaba ocasionando a produção de lixo. Em seguida, professor e alunos produzirão coletivamente um mapa conceitual sobre o consumo, para isso os alunos terão que pensar em palavras-chaves desse assunto e escrever no quadro branco. Para facilitar esse processo, o docente poderá indagar “Como o consumo afeta a nossa sociedade?”.
IMAGEM 9 – EXEMPLO DE MAPA CONCEITUAL
Fonte: http://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1GM6HXCRQ-1NH2CJD-MQN/1GLX9XSPSIQDYTFLIFPIimage (Acesso: 17/05/2012)
Propõe-se que o professor solicite aos alunos que produzam durante uma semana um diário sobre o que consomem e destino do que é descartado para posteriormente postar no blog da turma.
Sugestões de questões que poderão ajudar os alunos na produção do diário
O que consumo por dia? (Fazer uma descrição e apresentar se possível a quantidade)
O meu consumo está baseado no preço, marca ou não levo nada em conta? (Compras de alimentos, roupas e outros)
Leio os rótulos das embalagens? Quais são os tipos de embalagem dos produtos que consumo?
Qual é o destino do produto que consumo? (Locais onde deposito o que descarto)
Como é o tipo e a procedência de comida que faz parte das minhas refeições?
Quais são os produtos eletrônicos que possuo? Qual o destino do meu lixo eletrônico?
Propõe-se que o professor explique para a turma que irão desenvolver uma pesquisa com os alunos de outras salas da escola sobre “O consumo e a produção do lixo”. A turma deverá ser dividida em cinco grupos que terão a tarefa de entrevistar 10 alunos sobre a produção de lixo. Primeiro os grupos terão que elaborar no mínimo 10 perguntas para a entrevista. Sugestões de perguntas para a entrevista:
Qual sua idade?
Você trás merenda de casa? O que normalmente?
Você joga lixo no chão? Por quê?
O que você faz com o material descartado por você?
Você tem celular? Quantas vezes trocou de celular até agora? O que é necessário para um celular ser bom para você?
Você compra material escolar quantas vezes por ano? Por quê?
Você se preocupa com que gasta de energia e água? Por quê? Você tem ideia no mínimo do que gasta?
O que é consumo? Por que você consome?
Você concorda com a frase “Consumo, logo existo?”
O que você mais consome? Na hora da compra o que você leva em consideração?
Terminada a elaboração da entrevista, o professor deve reunir a turma para verificar as perguntas que serão feitas e questionar os alunos sobre seu posicionamento em relação a alguma das questões propostas para a entrevista.
O docente deverá explicar aos alunos que antes de iniciar a entrevista terão que selecionar os entrevistados e convidá-los para participar da entrevista. Os alunos deverão explicar que a entrevista não será identificada. Os grupos deverão combinar o melhor dia e horário com os entrevistados. Sugere-se que cada grupo entreviste alunos de turmas diferentes, a divisão pode ser como do modelo abaixo:
1º grupo – 10 alunos do 1º ano (ou 2º ano ou 3º ano) do Ensino Médio
2º grupo – 10 alunos do 9º ano
3º grupo – 10 alunos do 8º ano
4º grupo – 10 alunos do 7º ano
5º grupo – 10 alunos do 6º ano
No dia da entrevista recomenda-se que os grupos dividam-se entre si para escrever as falas dos entrevistados e realizar as perguntas. Sugere-se que grave o áudio através do celular e depois seja transcrita em formato de entrevista.
Terminada a entrevista, sugere-se que um integrante do grupo crie no Google Docs um documento e compartilhe com o grupo todo, onde através do bate-papo do documento os alunos irão analisar os dados, produzir uma tabela e escrever um breve comentário sobre cada item analisado.
Inicialmente cada grupo deverá apresentar seus resultados em formato de tabela para turma. Propõe-se que o docente finalize a atividade fazendo uma ligação entre os resultados de cada grupo para posteriormente produzir uma tabela coletivamente com os alunos.
Sugere-se que no blog da turma cada equipe poste as tabelas produzidas e os apresente os comentários dos dados analisados. O professor deverá colocar também a tabela construída coletivamente com os alunos no blog.
Propõe-se que o professor questione “De onde vem o celular? Qual é o seu destino quando adquiro outro? Por que troco de celular?”. O docente deverá explicar que a turma irá assistir ao vídeo “A história das coisas” <http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs> (Acesso: 17/05/2012)tendo como base os seguintes assuntos apresentados abaixo, onde cada grupo deverá fazer as anotações devidas:
1º grupo: Exploração dos recursos naturais
2º grupo: Tóxicos e a saúde
3º grupo: Poluição do meio ambiente
4º grupo: Consumo
5º grupo: Descarte dos produtos (Produção do lixo)
IMAGEM 10 – STORY OF STUFF
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs (Acesso: 17/05/2012)
Após a exibição do vídeo e terminada as anotações, o docente deverá estimular o debate sobre o vídeo. Sugere-se algumas questões para o debate: “O que é a economia de materiais?”, “Vocês concordam com autora que os governos estão mais preocupados com as corporações do que com o povo? Por quê?”, “Por que sempre o governo estimula que a população faça compras?”.
O docente deverá explicar que os grupos irão produzir uma história em quadrinho utilizando as informações da atividade anterior e tendo em base as reportagens apresentadas abaixo.
Para auxiliar na elaboração da HQ sugerimos os seguintes links:
1º grupo:
http://www.comciencia.br/reportagens/2005/08/10.shtml
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=27175&action=geral
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,queimadas-no-brasil-aumentam-85-informa-inpe,594710,0.htm
2º grupo:
http://www.ecolnews.com.br/toxicos_POPs_e_metais_pesados.htm
http://stoptoxicos.wordpress.com/
http://www.tecmundo.com.br/saude/15567-dinheiro-brasileiro-esta-contaminado-com-toxicos.htm
3º grupo:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_345578.shtml
4º grupo:
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=36&id=429
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/40911_O+BRASIL+NO+TOPO+DO+CONSUMO
5º grupo:
http://tudoglobal.com/blog/capa/52206/brasil-se-iguala-a-europa-na-producao-de-lixo.html
Todas as reportagens foram acessadas no dia 17/05/2012
Para criar a história em quadrinho no Hagáquê <http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR> deve-se fazer a instalação no computador, preencher os dados para uma pesquisa e iniciar o download (ver as instruções). Sugerimos a versão 1.05 (20/03/2007). Depois deve seguir os passos para finalizar a instalação verificando em que pasta do computador ficará instalada.
Tutorial do Hagáquê: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80 (Acesso: 17/05/2012)
Recomenda-se que o professor explique que os grupos escolham os personagens, cenário, imagens e conteúdo da HQ. O docente deverá explicar que os alunos deverão atentar para os seguintes aspectos na elaboração da história em quadrinho: linguagem (verbal e não-verbal), utilizar os tipos de balões para apresentar a fala dos personagens, o tamanho da letra, utilizar onomatopéias (palavras que imitam o som de algo), imagens de acordo com a história, as imagens retiradas de algum site devem ser referenciadas no final da história em quadrinho.
Terminada a elaboração das histórias em quadrinho pelos grupos deve ser postado no Blog da Turma, cada grupo deverá ler as mesmas e depois comentar as histórias dos seus colegas.
§ Quanto lixo a humanidade produz por dia? http://4.bp.blogspot.com/_27gxaYWzSv8/TUV_6ZXKjXI/AAAAAAAABGA/X4Dqjv8vPnM/s1600/Info+lixo.jpg (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ Você não precisa de uma máquina de lavar roupa http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/ (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ Wall-e – Consumo e lixo http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=23068 – Acesso: 21/05/2012
§ HQ SPE um guia para utilização em sala de aula http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001882/188264por.pdf (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ Mapa conceituais como instrumentos didáticos http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ Lixo, o que fazer com ele? - Parte 1 - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37474 – Acesso: 26/06/2012
Na atividade 1, verificar como os alunos compreenderam o papel das propagandas publicitárias no consumo da sociedade através da análise das propagandas e da produção do texto. Na atividade 2 e 3, averiguar se os alunos perceberam seu papel e dos seus colegas da escola no processo de consumo da sociedade e na produção do lixo por meio da produção do diário e da realização da entrevista.
Cinco estrelas 3 classificações
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16/04/2013
Cinco estrelasGostei muito das aulas,pois o tema é atual e bem dissecado, ou seja, bem trabalhado , onde os alunos vão adquirindo o conhecimento sobre o assunto gradativamente, com sugestões de fontes de pesquisas para os alunos e os professores.
03/02/2013
Cinco estrelasexcelente trabalho
29/01/2013
Cinco estrelasPrabéns pelo plano de aula. É fácil, sugestivo e pode sr incrementado de acordo com a realidade de cada escola.