19/02/2013
Diana Diógenes Góis
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar a importância do princípio dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar);
Conscientizar sobre a importância de ajudar uma instituição através de uma campanha;
Verificar as várias possibilidades de reutilzar o material reciclável para produzir objetos para a campanha.
Conhecimento básico sobre reciclagem
Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
a atividade será realizada em duplas;
participação ativa na aula.
Recomenda-se que o professor apresente a imagem 1 (ver abaixo) para a turma:
IMAGEM 1 – ILHA DE LIXO
http://1.bp.blogspot.com/_AndL2c85gPo/S84YmrVaAVI/AAAAAAAAAAs/vijj5r4Tm64/s1600/planeta_lixo_606625.jpg (Acesso:19/05/2012)
O docente deverá questionar “Quais são as atitudes que devemos ter para modificar a situação apresentada na imagem?”, “Qual a importância de reduzir, reutilizar e reciclar para a sociedade e a preparação do meio ambiente?”. Propõe-se que o professor apresente o vídeo ou o áudio da música The 3 R’s do cantor norte americano Jack Johnson e distribua a tradução entre os alunos.
IMAGEM 2 - THE 3 R'S (JACK JOHNSON)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=U6IbRSRe8MQ (Acesso: 28/04/2012)
Para ter acesso a tradução da música - http://www.vagalume.com.br/jack-johnson/the-3-rs-traducao-2.html (Acesso: 28/04/2012)
Propõe-se que o professor explique que os grupos terão que ler as reportagens apresentadas abaixo e depois produzir um texto em dupla sobre “O princípio dos 3R’s e o meu papel de cidadão”.
Sugestão de reportagens para a atividade:
http://dgi.unifesp.br/ecounifesp/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=8
http://www.rc.unesp.br/coleta/inf_gerais.php
http://www.ecoinforme.com.br/main_noticia.asp?id_noticia=1623&id_tipo_noticia=25&id_secao=86
http://www.viasolo.com.br/Curiosidades03.asp
http://melhoresnegocios.com/mn/2010/06/os-tres-erres-do-consumo-consciente/
Todos os sites foram acessados: 19/05/2012
Neste momento, as duplas estarão escutando a música e acompanhando a tradução, lendo as reportagens e produzindo o texto.
As duplas estarão apresentando para a turma seus textos. Propõe-se alguns questionamentos para o debate “Reduzir, reutilizar e reciclar são conceitos muito falados atualmente. Por que as pessoas ainda não mudaram seus hábitos? O que será preciso para acontecer essa mudança nos hábitos das pessoas?”.
O professor estará formalizando a atividade. O docente deve ressaltar que as pessoas devem ter consciência dos seus atos e que eles podem acabar ocasionando sérios problemas para o mundo. Sugere-se que o professor juntamente com os alunos produzam um mural sobre as atitudes que os cidadãos devem ter para cuidar do meio ambiente destacando sobre a importância de praticar os 4R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar).
Recomenda-se que o professor explique que a turma terá que produzir uma campanha de conscientização com o seguinte título: “Reutilizar e Reciclar entre nessa corrente!” que deverá ser divulgada no bairro da escola, como também, na internet. Os materiais arrecadados deverão ser divididos em duas partes uma para produzir objetos e outra para ser entregue em uma cooperativa que será convertida em dinheiro e será doado para a instituição.
O docente deverá juntamente com os alunos decidir na escolha da instituição que receberá o material da campanha. Sugere-se que o professor agende uma visita com os alunos à instituição. No dia da visita os alunos deverão tirar fotos e conversar com os funcionários e pessoas que dependem dela sobre sua importância e do que necessita.
Após a visita os alunos deverão postar no blog da turma suas impressões sobre este momento, ilustrando com as fotos tiradas e comentando as postagens dos seus colegas.
Recomenda-se que o professor explique que a turma deverá produzir o material da campanha. Para isso, terão que utilizar-se de diversos recursos para divulgar e conseguir arrecadar o material para instituição.
Sugere-se que seja produzido um quadro do que pode ser reciclado para ajudar as pessoas a participarem.
TABELA 1 – O QUE PODE SER RECICLADO
O QUE PODE SER RECICLADO |
|||
PLÁSTICO |
VIDRO |
METAL |
PAPEL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Criação da autora
Sites para ajudar a elaborar o quadro:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/saiba-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-reciclado
http://www.fundacaoaprender.org.br/coleta-seletiva
Todos os sites foram acessados no dia 21/05/2012
Propõe-se para divulgação da campanha a produção de cartazes, criação de uma página na rede social facebook e postagem no blog. Antes de criar a página no facebook, o docente deverá indagar se todos os alunos possuem uma conta, caso não possuam o professor deverá ajudar na criação da conta.
O professor deverá criar uma página para a campanha no facebook apresentando através do retroprojetor o processo de criação.
Escolher o tipo de página. Sugere-se a escolha da seguinte opção - Causa ou comunidade;
colocar uma foto da visita da instituição;
fazer uma breve descrição sobre a campanha;
fornecer o link do blog da turma.
Os alunos deverão curtir a página e convidar seus amigos do facebook. Propõe-se também que os grupos produzam mensagens de incentivo para arrecadar materiais recicláveis para a campanha.
O docente deverá explicar que em grupos os alunos deverão produzir cartazes sobre a campanha que serão expostos na escola e em estabelecimentos comerciais do bairro. Para produção dos cartazes, os grupos deverão atentar para as seguintes características como formato, letra, composição e técnica. Os grupos deverão produzir folders com o objetivo da campanha, solicitando a ajuda para arrecadar os materiais para a campanha. Propõe-se que os alunos realizem a divulgação nas salas de aula da escola convidando todos a participarem. No momento desta divulgação os discentes deverão distribuir os folders da campanha.
Propõe-se que o professor apresente os vídeos do documentário Lixo Extraordinário e da abertura das novelas Duas Caras e Passione solicitando antes que os alunos verifiquem como o lixo é utilizado.
IMAGEM 3 - TRAILER DO DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8 (Acesso: 28/04/2012)
IMAGEM 4 - ABERTURA DA NOVELA DUAS CARAS
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zXEbq2PPvsg (Acesso: 28/04/2012)
IMAGEM 5 - ABERTURA DA NOVELA PASSIONE
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vAs9-wh-dZA (Acesso: 28/04/2012)
Após a exibição do vídeo o professor deverá indagar “Como os artistas utilizaram o que as pessoas descartaram? Vocês consideram essas produções como arte?”.
Recomenda-se explicar que essas produções utilizaram materiais que as pessoas consideram como lixo e os artistas plásticos Vik Muniz e Sérgio Cezar produziram arte com elas. O docente deverá explicar que os alunos irão produzir alguns objetos que serão doados para a instituição escolhida pela turma.
Sugere-se que em cinco grupos os alunos confeccionem os objetos de acordo com o público da instituição. Todo material confeccionado deverá ser fotografado e exposto na página do facebook e no blog da turma
Sugestões de sites para reutilizar os materiais e construir objetos
Crianças e adultos:
https://www.facebook.com/media/albums/?id=127056710748087
http://ideiascomlixo.blogspot.com.br/
http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados.html
Crianças
http://www.clicfilhos.com.br/ler/525-Lixo_que_vira_brinquedo
http://www.aupairis.com/brinquedos-de-material-reciclavel/
Todos os sites foram acessados 05/07/2012
§ Doe seu lixo http://environmenteduc.blogspot.com.br/ (site recomendado pelo Portal do Professor) – Acesso: 21/05/2012
§ Campanha do governo federal ensina como separar e como aproveitar corretamente o lixo http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/politica/campanha-do-governo-federal-ensina-como-separar-e-como-aproveitar-corretamente-o-lixo- – Acesso: 21/05/2012
§ Como fazer um cartaz http://www.slideshare.net/elisabeteteixeiralopes/como-fazer-um-cartaz-presentation Acesso: 10/07/2012
§ Coleta seletiva na escola, no condomínio, na empresa, na comunidade e no município http://www.lixo.com.br/documentos/coleta%20seletiva%20como%20fazer.pdf – Acesso: 21/05/2012
§ 4R’s e reciclagem http://www.abraceoplaneta.com.br/page9.php – Acesso: 10/07/2012
§ Como criar páginas no facebook - http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/ – Acesso: 10/07/2012
§ Como fazer um cartaz? http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_cartaz.htm – Acesso: 10/07/2012
§ Como fazer um folder no Writer (BrOffice) http://lufantasma.blogspot.com.br/2012/03/como-fazer-um-folder-no-writer-broffice.html – Acesso: 10/07/2012
§ Estudantes gaúchos vendem papel e compram livros para biblioteca http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2356 – Acesso: 10/07/2012
§ Professores desafiam alunos a reciclar e a formular ações de cidadania http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2349 – Acesso: 10/07/2012
Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam a importância do princípio dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no seu papel como cidadão a partir da produção de texto. Na atividade 2, o docente poderá verificar se os alunos verificaram a importância de desenvolver uma campanha sobre o tema da aula a partir do envolvimento dos alunos durante esse processo. Na atividade 3, verificar se os objetos produzidos estão adequados ao público da instituição e a contribuição dos alunos na produção dos mesmos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/04/2013
Quatro estrelasParabéns! Com certeza essa aula envolverá os alunos e poderão fazer uma boa reflexão sobre o destino do lixo, e dessa forma contribuir com sugestões para melhor reaproveitamento do mesmo.
10/04/2013
Cinco estrelasA aula está muito bem estruturada e é um recurso bastante viável para ser aplicado nos Anos Finais do Ensino Fundamental.