Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Título: Como os vegetais se alimentam?

 

04/03/2013

Autor e Coautor(es)
elizete Cupertino Mação
imagem do usuário

VILA VALERIO - ES EEEFM - ATILIO VIVACQUA

Ediane Rodrigues Will e Enide Thomes Roberti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

·      Reconhecer o que é a fotossíntese e saber por que ela é tão importante para os seres vivos entendendo que por meio deste processo as plantas podem transformar a luz do sol, o gás carbônico e a água em alimento.

·      Diferenciar e analisar funcionalmente a respiração e a fotossíntese.

·      Descrever as funções da raiz, do caule e das folhas.

·      Desenvolver a capacidade de realizar experimentos e elaborar relatórios.

·      Ler e interpretar texto descritivo e informativo de cunho científico simples.

Duração das atividades
Duração: 9 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

·      Saber respeitar e expor suas ideias numa roda de conversa.

·      Saber que vegetal é um ser vivo.

·      Conhecer as partes de um vegetal.

Estratégias e recursos da aula

 

1ª AULA

·      Numa roda de conversa dirigir aos alunos os seguintes questionamentos:

·    Em sua opinião, de que os vegetais necessitam para crescer e se desenvolver?

·    De que forma a planta utiliza tudo isso?

·    Qual é a função da raiz?

·      Observar no pátio da escola alguns tipos de plantas, escolher alguns tipos de folhas e analisar sua estrutura (nervuras, estômatos, cor).

·      Na sala de aula fazer a impressão das folhas utilizando lápis de cor ou giz de cera e papel  da seguinte maneira:

·      Coloque a folha de planta colhida sob uma folha de papel branco ou a própria folha do caderno. Pegue um giz de cera ou lápis de cor da cor que preferir.

·      Segure  firme a folha de papel para que esta não deslize ou saia do lugar. Esfregue o giz ou lápis de cor sobre o papel branco onde se encontra a folha da planta e verá aparecer o desenho da folha de planta tal como ela é.    

·      Retirar a substância verde da folha (clorofila) esfregando a folha observada no papel percebendo que o sumo que sai da folha é a clorofila.

 

2ª AULA

·       O professor irá apresentar vídeos referentes ao assunto em estudo para que os alunos possam fazer comparações com o que foi discutido anteriormente:

http://www.youtube.com/watch?v=Y50bCm32Kuo&feature=related

ttp://www.youtube.com/watch?hv=WlHnerd2Ew8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=orLudoVekPU

http://www.youtube.com/watch?v=uXxvq9Tu-Zk

 

·      Após assistirem aos vídeos os alunos irão debater na sala de aula sobre o que aprenderam. Em seguida produzirão um texto sobre a importância da fotossíntese para vida das plantas e demais seres vivos.

 

3ª AULA

·      Leitura do livro “Florinha e a fotossíntese” de Samuel Murgel Branco, Editora Moderna, 32 páginas.

·      Roda de conversa sobre o conteúdo do livro.

  

Disponível em: http://www.estantevirtual.com.br/sebo-do-o/Samuel-Murgel-Branco-Florinha-e-a-Fotossintese-58064866 (Acesso em 29/11/2012)

 

4ª AULA

·      Fazer um resumo no fichário de texto sobre o conteúdo do livro “Florinha e a fotossíntese” de Samuel Murgel Branco.

 

5ª AULA

·      Uso do quadro digital ou data show para ler e debater sobre o texto ”Fotossíntese”. 

http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/texto_apoio.html.

·      Uso do quadro digital ou data show para assistir a animação sobre como se dá o processo da fotossíntese.

http://www.smartkids.com.br/desenhosanimados/fotossintese

 

6ª AULA

·      Ainda no LIED, sozinho ou em dupla, brincar/jogar para revisar o que aprendeu sobre fotossíntese.

http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html

 

7ª AULA

·      Uso do quadro digital ou data show para cantar a música ”Luz do Sol” de Caetano Veloso.

http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/

 

8ª AULA

·      Realizar as atividades de interpretação da letra da música “Luz do Sol” de Caetano Veloso.

Luz do Sol

Caetano Veloso

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...

 

Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...

 

Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...

 

Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...

 

Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...

 

Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...

 

Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...

 

Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...

 

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...

 

Disponível em: http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/ (Acesso em 29/11/2012)

 

Atividades de interpretação do texto

Assinale com um (x) a resposta certa.

 

1)  Releia a 1ª estrofe do texto. Podemos concluir que nesta estrofe o autor da música fez uma referência:

(a) à falta de preservação  do meio ambiente.

(b) ao efeito estufa.

(c) à fotossíntese.

(d) à clorofila.

 

2) Os  versos “Luz do sol que a folha traga e traduz” significam:

(a) a folha absorve  somente  a luz  do sol.

(b) a folha absorve a luz do sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia.

(c) a folha absorve a luz do Sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia que irá suprir as necessidades vitais da planta.

 

3)  A clorofila é a substância:

(a) que apenas dá cor verde às plantas.

(b) que dá cor verde às plantas e capta a luz fornecida pelo Sol.

(c) que só está presente nas folhas de poucos vegetais.

 

4) Leia a estrofe abaixo:

 

“Finda por ferir com a mão

Essa delicadeza

A coisa mais querida

A glória, da vida...”

 

De acordo com essa estrofe:

(a) o ser humano fere a natureza com sua próprias mãos quando destrói  os elementos que compõem o meio ambiente.

(b) a coisa mais querida que faz parte do meio ambiente é o homem não importando os demais seres vivos.

 

5)   Os  versos

 

“Reza, reza o rio

Córrego pro rio

Rio pro mar... ”

 

 estão relacionados ao aspecto:

(a)  relevo.

(b)  hidrografia.

(c)  clima.

(d)  vegetação.

 

6)   Um vegetal que não possui cor verde:

(a) realiza fotossíntese.

(b) não realiza fotossíntese.

(c) não precisa da clorofila nem da fotossíntese

 

9ª AULA

Esta aula contém atividades que poderão ser realizadas à medida que os alunos forem pesquisando os temas.

1) Um dos vegetais apresentados na fotografia é  o cipó chumbo. Esse vegetal é parasita, ou seja, ele fixa em outros vegetais para retirar o alimento de que necessita para sobreviver.

http://www.jardineiro.net/plantas/fios-de-ovos-cuscuta-spp.html

 

a) O cipó - chumbo é fino, amarelo e não tem clorofila. em sua opinião, esse vegetal realiza a fotossíntese?

b) Em sua opinião, de que forma o cipó-chumbo obtém o alimento de que necessita para sobreviver?

 

2) Qual é a importância da fotossíntese para os vegetais? e para os outros seres vivos?

 

3) Gabriel fez uma abertura na lateral de uma caixa de papelão com tampa. Em seguida, ele colocou uma pequena planta em posição oposta à abertura feita na caixa e tampou-a.

Gabriel deixou a caixa de papelão com a planta em um local que recebia incidência de luz fornecida pelo Sol por alguns dias. Diariamente, Gabriel umedecia a terra do vaso da planta.

a) Em sua opinião, como será o desenvolvimento da planta que Gabriel colocou no dentro da caixa de papelão? Por quê?

b) Você já viu uma situação assim? Onde?

 

4) Os alunos irão realizar o mesmo experimento de Gabriel na sala de aula e registrar diariamente o que acontece no caderno de atividades.

Recursos Complementares
Avaliação

Como avaliar:

A avaliação é um processo contínuo na sala de aula. Avaliar é estar atento se os objetivos ou metas foram alcançados no decorrer do desenvolvimento das atividades. O envolvimento dos alunos, a participação, o interesse, a leitura, a produção de texto, os relatos orais a ajuda mútua, tudo será observado propondo-se também nova oportunidade para aqueles alunos que não conseguiram adquirir todo o conhecimento necessário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.