04/03/2013
Ediane Rodrigues Will e Enide Thomes Roberti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
· Reconhecer o que é a fotossíntese e saber por que ela é tão importante para os seres vivos entendendo que por meio deste processo as plantas podem transformar a luz do sol, o gás carbônico e a água em alimento.
· Diferenciar e analisar funcionalmente a respiração e a fotossíntese.
· Descrever as funções da raiz, do caule e das folhas.
· Desenvolver a capacidade de realizar experimentos e elaborar relatórios.
· Ler e interpretar texto descritivo e informativo de cunho científico simples.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
· Saber respeitar e expor suas ideias numa roda de conversa.
· Saber que vegetal é um ser vivo.
· Conhecer as partes de um vegetal.
1ª AULA
· Numa roda de conversa dirigir aos alunos os seguintes questionamentos:
· Em sua opinião, de que os vegetais necessitam para crescer e se desenvolver?
· De que forma a planta utiliza tudo isso?
· Qual é a função da raiz?
· Observar no pátio da escola alguns tipos de plantas, escolher alguns tipos de folhas e analisar sua estrutura (nervuras, estômatos, cor).
· Na sala de aula fazer a impressão das folhas utilizando lápis de cor ou giz de cera e papel da seguinte maneira:
· Coloque a folha de planta colhida sob uma folha de papel branco ou a própria folha do caderno. Pegue um giz de cera ou lápis de cor da cor que preferir.
· Segure firme a folha de papel para que esta não deslize ou saia do lugar. Esfregue o giz ou lápis de cor sobre o papel branco onde se encontra a folha da planta e verá aparecer o desenho da folha de planta tal como ela é.
· Retirar a substância verde da folha (clorofila) esfregando a folha observada no papel percebendo que o sumo que sai da folha é a clorofila.
2ª AULA
· O professor irá apresentar vídeos referentes ao assunto em estudo para que os alunos possam fazer comparações com o que foi discutido anteriormente:
http://www.youtube.com/watch?v=Y50bCm32Kuo&feature=related
ttp://www.youtube.com/watch?hv=WlHnerd2Ew8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=orLudoVekPU
http://www.youtube.com/watch?v=uXxvq9Tu-Zk
· Após assistirem aos vídeos os alunos irão debater na sala de aula sobre o que aprenderam. Em seguida produzirão um texto sobre a importância da fotossíntese para vida das plantas e demais seres vivos.
3ª AULA
· Leitura do livro “Florinha e a fotossíntese” de Samuel Murgel Branco, Editora Moderna, 32 páginas.
· Roda de conversa sobre o conteúdo do livro.
Disponível em: http://www.estantevirtual.com.br/sebo-do-o/Samuel-Murgel-Branco-Florinha-e-a-Fotossintese-58064866 (Acesso em 29/11/2012)
4ª AULA
· Fazer um resumo no fichário de texto sobre o conteúdo do livro “Florinha e a fotossíntese” de Samuel Murgel Branco.
5ª AULA
· Uso do quadro digital ou data show para ler e debater sobre o texto ”Fotossíntese”.
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/texto_apoio.html.
· Uso do quadro digital ou data show para assistir a animação sobre como se dá o processo da fotossíntese.
http://www.smartkids.com.br/desenhosanimados/fotossintese
6ª AULA
· Ainda no LIED, sozinho ou em dupla, brincar/jogar para revisar o que aprendeu sobre fotossíntese.
http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html
7ª AULA
· Uso do quadro digital ou data show para cantar a música ”Luz do Sol” de Caetano Veloso.
http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/
8ª AULA
· Realizar as atividades de interpretação da letra da música “Luz do Sol” de Caetano Veloso.
Luz do Sol
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...
Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...
Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...
Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...
Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...
Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...
Disponível em: http://letras.mus.br/caetano-veloso/44742/ (Acesso em 29/11/2012)
Atividades de interpretação do texto
Assinale com um (x) a resposta certa.
1) Releia a 1ª estrofe do texto. Podemos concluir que nesta estrofe o autor da música fez uma referência:
(a) à falta de preservação do meio ambiente.
(b) ao efeito estufa.
(c) à fotossíntese.
(d) à clorofila.
2) Os versos “Luz do sol que a folha traga e traduz” significam:
(a) a folha absorve somente a luz do sol.
(b) a folha absorve a luz do sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia.
(c) a folha absorve a luz do Sol e junto com outros componentes transforma tudo em energia que irá suprir as necessidades vitais da planta.
3) A clorofila é a substância:
(a) que apenas dá cor verde às plantas.
(b) que dá cor verde às plantas e capta a luz fornecida pelo Sol.
(c) que só está presente nas folhas de poucos vegetais.
4) Leia a estrofe abaixo:
“Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...”
De acordo com essa estrofe:
(a) o ser humano fere a natureza com sua próprias mãos quando destrói os elementos que compõem o meio ambiente.
(b) a coisa mais querida que faz parte do meio ambiente é o homem não importando os demais seres vivos.
5) Os versos
“Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar... ”
estão relacionados ao aspecto:
(a) relevo.
(b) hidrografia.
(c) clima.
(d) vegetação.
6) Um vegetal que não possui cor verde:
(a) realiza fotossíntese.
(b) não realiza fotossíntese.
(c) não precisa da clorofila nem da fotossíntese
9ª AULA
Esta aula contém atividades que poderão ser realizadas à medida que os alunos forem pesquisando os temas.
1) Um dos vegetais apresentados na fotografia é o cipó chumbo. Esse vegetal é parasita, ou seja, ele fixa em outros vegetais para retirar o alimento de que necessita para sobreviver.
http://www.jardineiro.net/plantas/fios-de-ovos-cuscuta-spp.html
a) O cipó - chumbo é fino, amarelo e não tem clorofila. em sua opinião, esse vegetal realiza a fotossíntese?
b) Em sua opinião, de que forma o cipó-chumbo obtém o alimento de que necessita para sobreviver?
2) Qual é a importância da fotossíntese para os vegetais? e para os outros seres vivos?
3) Gabriel fez uma abertura na lateral de uma caixa de papelão com tampa. Em seguida, ele colocou uma pequena planta em posição oposta à abertura feita na caixa e tampou-a.
Gabriel deixou a caixa de papelão com a planta em um local que recebia incidência de luz fornecida pelo Sol por alguns dias. Diariamente, Gabriel umedecia a terra do vaso da planta.
a) Em sua opinião, como será o desenvolvimento da planta que Gabriel colocou no dentro da caixa de papelão? Por quê?
b) Você já viu uma situação assim? Onde?
4) Os alunos irão realizar o mesmo experimento de Gabriel na sala de aula e registrar diariamente o que acontece no caderno de atividades.
Sugestão de links para o aluno:
http://www.escolakids.com/a-fotossintese-nas-plantas.htm
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/fotossintese.html
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/texto_apoio.htm
Sugestão de links para o professor:
http://www.portalescolar.net/2012/04/as-folhas-das-plantas-botanica.html
http://www.escolakids.com/a-fotossintese-nas-plantas.htm
http://www.smartkids.com.br/html/fotossintese.php
http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/fotossintese.html
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03126-8.pdf
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/sinopse/85-16-03126-8.pdf
Como avaliar:
A avaliação é um processo contínuo na sala de aula. Avaliar é estar atento se os objetivos ou metas foram alcançados no decorrer do desenvolvimento das atividades. O envolvimento dos alunos, a participação, o interesse, a leitura, a produção de texto, os relatos orais a ajuda mútua, tudo será observado propondo-se também nova oportunidade para aqueles alunos que não conseguiram adquirir todo o conhecimento necessário.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!