Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Painel de leitura e releitura: trabalho com linguagens diversas

 

25/01/2013

Autor e Coautor(es)
JOSE MARINHO DO NASCIMENTO
imagem do usuário

SANTO ANDRE - SP Centro Universitário Fundação Santo André

Participantes do subprojeto de Letras - PIBID 2012

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sensibilizar para o trabalho com a diversidade de linguagens.

Conhecer, ler e produzir texto poético.

Expor a produção dos alunos, dando valor à autoria.

Aumentar a autoestima dos envolvidos.

Duração das atividades
O ano todo, com troca periódica dos textos expostos. A sugestão é que haja a troca semanal dos textos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos específicos.

Estratégias e recursos da aula

Encaminhamento:

1. Reunir um acervo bem diversificado de textos poéticos (poemas, crônicas e contos curtos – eles, impressos, não poderão ultrapassar uma página, de modo que, ampliados, possam ser lidos em uma folha de cartolina, por exemplo).

Bons textos são encontrados em: http://www.releituras.com/

Como serão expostos no pátio da escola, precisam ser dimensionados, tendo-se em vista o contexto de leitura.

 

2. Observar os interesses individuais dos alunos, durante o transcorrer das aulas. O professor poderá encontrar o aluno que sonha, divaga, rabisca, desenha, imita, faz caricatura etc.

 

3. Ao detectar o interesse, propor ao aluno, de forma particular, afetuosa, positiva, que faça uma leitura de um texto previamente selecionado. Não esquecer de trazer alguns poucos dados do poema e do autor. Dar um prazo de aproximadamente duas semanas.

 

4. O aluno deve ser estimulado a produzir um texto (e aqui não se considera texto apenas o materializado pelo código verbal escrito), a partir da interpretação que teve do texto que lhe foi dado.

 

5. Suponha que seja entregue ao aluno o poema “Cilada verbal”, de Affonso de Romano Sant’Anna:

 

Cilada verbal

(Disponível em: http://palavrarte.com/equipe/equipe_arsantanna_poemas.htm)


Há vários modos de matar um homem:
com o tiro, a fome, a espada
ou com a palavra
– envenenada.

 

Não é preciso força.
Basta que a boca solte
a frase engatilhada
e o outro morre
– na sintaxe da emboscada .

 

(Affonso Romano de Sant’Anna, autor do poema acima, nasceu em Belo Horizonte – MG, em março de 1937. Foi presidente da Biblioteca Nacional, onde desenvolveu importantes projetos).

 

 

O aluno poderá elaborar qualquer outro texto, por meio de desenho, colagem, pintura etc., expressando o seu sentimento após a leitura do poema.

 

6. O professor deverá, então, providenciar a exposição de um grande painel, de preferência num local por onde passam as pessoas da comunidade escolar – na entrada da escola, por exemplo.

 

Sugestão:

No lado esquerdo do painel, em tamanho relativamente grande, deve estar o texto que serviu de ponto de partida para a produção do aluno. No caso do exemplo, o texto do Affonso Romano de Sant’Anna. Nesta parte, pode-se escrever, em cima, Leitura.

No lado direito do painel, de preferência ocupando tamanho semelhante ao ocupado pelo texto de origem, deve estar a produção artística do aluno. Encimando esta parte, poderá aparecer o título Releitura.

 

Importante: os dados do aluno também devem aparecer abaixo da obra produzida (nome completo, turma, período, algumas informações interessantes a seu respeito, como “Gosta de...” etc.). Ele precisa sentir-se valorizado em sua produção.

 

7. Ao final de um período (ano letivo, por exemplo), pode-se organizar uma exposição com todos os painéis criados.

 

8. Se quiser, o professor poderá optar por um trabalho mais direcionado. Por exemplo, se ele trabalha a produção artística do século XX com os alunos, poderá ir apresentando textos deste período. Com isso, a exposição também reforça o estudo feito em sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

Propõe-se a autoavaliação, mensurando-se a percepção dos alunos envolvidos sobre como se sentem diante da produção do texto poético:

Antes de iniciar o trabalho, solicitar que os alunos emitam uma opinião sobre como se sentem ao produzir um texto poético. Após toda a sequência e a exposição feita, novamente solicitar que os alunos emitam uma opinião sobre como se sentem ao produzir um texto poético. 

Comparar as opiniões iniciais das finais, a fim de melhor dimensionar o impacto sobre a comunidade discente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 4/9 - 44.44%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44.44%
  • Três estrelas 1/9 - 11.11%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • valdivaldo matias do nascimento, Instituto de Ciências Gerenciais de Brasília , Minas Gerais - disse:
    valdivaldomatias@hotmail.com

    20/03/2013

    Cinco estrelas

    Sou estudante de letras, fui indicado para dá aulas de português em sala de ensini médio gostei muito das ideias dessas aulas. Muito boa


  • Bruna Ramos Marinho, COLEGIO ESTADUAL BEZERRA DE MENEZES , Goiás - disse:
    brunaramosmarinho@yahoo.com.br

    26/02/2013

    Três estrelas

    Muito bom!


  • LUIZ DJAVAN SILVA SANTOS, ESCOLA MUNICIPAL DE 1ª GRAU SAO VICENTE , Bahia - disse:
    djaassis83@hotmail.com

    21/02/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom, adorei o poema utilizado. Podemos abordá-lo de diversas formas, mostrando o poder da palavra, a força que ela tem nas diversas situações do discurso e de sua intencionalidade. Excelente, vou aplicá-lo.


  • Alessandra Moura, Escola Cleufa Hubner , Mato Grosso - disse:
    leka_garcia@hotmail.com

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da ideia. Com certeza é uma grande oportunidade de valorizar as produções dos alunos.


  • Lin Sant'Anna de Aguiar, consultório particular , Minas Gerais - disse:
    linaguiar@hotmail.com

    14/02/2013

    Quatro estrelas

    Muito boas as sugestões. Motiva o desenvolvimento do pensamento crítivo do aluno. Não sou professora, sou Fonoaudióloga, e no meu trabalho lido com distúrbios de aprendizagem diversos. Como sugestão desenvolver idéias para a interpretação de texto.


  • Risomar Sousa de Assis, E M E F SANTA ISABEL , Pará - disse:
    risomar69@live.com

    01/02/2013

    Cinco estrelas

    esta é uma aula pratica, dinamica e facil de se comprender, tornando para os alunos um aprendisado muito mas praseroso. sou professora de lingua portuguesa desenvolvo projetos e acredito realmente aulas pratica e dinamicas,são essenciais nas escolas. parabens!


  • adeilton costa, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA , Bahia - disse:
    adeilton.costa@hotmail.com

    30/01/2013

    Quatro estrelas

    a aula está muito bem elaborada e acredito que seguindo os passos dados será bastante produtiva e interessante, pois propiciará a participação dos alunos de maneira bem lúdica.


  • Francileide, Escola Alírio Afonso de Assis , Bahia - disse:
    francisrabelo@hotmail.com

    29/01/2013

    Quatro estrelas

    A sugestão é muito boa. No entanto, acho que o professor deveria variar e não usar os mesma metodologia o ano inteiro


  • Ana Lúcia Ramos, Centro Educacional Laura do Carmo , Tocantins - disse:
    sunvinicius@hotmail.com

    25/01/2013

    Cinco estrelas

    Professor, parabéns pela brilhante aula, pois os alunos gostam de novidades, dinâmicas e etc.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.