25/01/2013
Participantes do subprojeto de Letras - PIBID 2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Sensibilizar para o trabalho com a diversidade de linguagens.
Conhecer, ler e produzir texto poético.
Expor a produção dos alunos, dando valor à autoria.
Aumentar a autoestima dos envolvidos.
Não há necessidade de conhecimentos específicos.
Encaminhamento:
1. Reunir um acervo bem diversificado de textos poéticos (poemas, crônicas e contos curtos – eles, impressos, não poderão ultrapassar uma página, de modo que, ampliados, possam ser lidos em uma folha de cartolina, por exemplo).
Bons textos são encontrados em: http://www.releituras.com/
Como serão expostos no pátio da escola, precisam ser dimensionados, tendo-se em vista o contexto de leitura.
2. Observar os interesses individuais dos alunos, durante o transcorrer das aulas. O professor poderá encontrar o aluno que sonha, divaga, rabisca, desenha, imita, faz caricatura etc.
3. Ao detectar o interesse, propor ao aluno, de forma particular, afetuosa, positiva, que faça uma leitura de um texto previamente selecionado. Não esquecer de trazer alguns poucos dados do poema e do autor. Dar um prazo de aproximadamente duas semanas.
4. O aluno deve ser estimulado a produzir um texto (e aqui não se considera texto apenas o materializado pelo código verbal escrito), a partir da interpretação que teve do texto que lhe foi dado.
5. Suponha que seja entregue ao aluno o poema “Cilada verbal”, de Affonso de Romano Sant’Anna:
Cilada verbal
(Disponível em: http://palavrarte.com/equipe/equipe_arsantanna_poemas.htm)
Há vários modos de matar um homem:
com o tiro, a fome, a espada
ou com a palavra
– envenenada.
Não é preciso força.
Basta que a boca solte
a frase engatilhada
e o outro morre
– na sintaxe da emboscada .
(Affonso Romano de Sant’Anna, autor do poema acima, nasceu em Belo Horizonte – MG, em março de 1937. Foi presidente da Biblioteca Nacional, onde desenvolveu importantes projetos).
O aluno poderá elaborar qualquer outro texto, por meio de desenho, colagem, pintura etc., expressando o seu sentimento após a leitura do poema.
6. O professor deverá, então, providenciar a exposição de um grande painel, de preferência num local por onde passam as pessoas da comunidade escolar – na entrada da escola, por exemplo.
Sugestão:
No lado esquerdo do painel, em tamanho relativamente grande, deve estar o texto que serviu de ponto de partida para a produção do aluno. No caso do exemplo, o texto do Affonso Romano de Sant’Anna. Nesta parte, pode-se escrever, em cima, Leitura.
No lado direito do painel, de preferência ocupando tamanho semelhante ao ocupado pelo texto de origem, deve estar a produção artística do aluno. Encimando esta parte, poderá aparecer o título Releitura.
Importante: os dados do aluno também devem aparecer abaixo da obra produzida (nome completo, turma, período, algumas informações interessantes a seu respeito, como “Gosta de...” etc.). Ele precisa sentir-se valorizado em sua produção.
7. Ao final de um período (ano letivo, por exemplo), pode-se organizar uma exposição com todos os painéis criados.
8. Se quiser, o professor poderá optar por um trabalho mais direcionado. Por exemplo, se ele trabalha a produção artística do século XX com os alunos, poderá ir apresentando textos deste período. Com isso, a exposição também reforça o estudo feito em sala de aula.
Exemplos de poemas de
podem ser encontrados em:
http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/poemas-de-grandes-poetas/
Exemplos de poesia concreta:
Propõe-se a autoavaliação, mensurando-se a percepção dos alunos envolvidos sobre como se sentem diante da produção do texto poético:
Antes de iniciar o trabalho, solicitar que os alunos emitam uma opinião sobre como se sentem ao produzir um texto poético. Após toda a sequência e a exposição feita, novamente solicitar que os alunos emitam uma opinião sobre como se sentem ao produzir um texto poético.
Comparar as opiniões iniciais das finais, a fim de melhor dimensionar o impacto sobre a comunidade discente.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2013
Cinco estrelasSou estudante de letras, fui indicado para dá aulas de português em sala de ensini médio gostei muito das ideias dessas aulas. Muito boa
26/02/2013
Três estrelasMuito bom!
21/02/2013
Quatro estrelasMuito bom, adorei o poema utilizado. Podemos abordá-lo de diversas formas, mostrando o poder da palavra, a força que ela tem nas diversas situações do discurso e de sua intencionalidade. Excelente, vou aplicá-lo.
19/02/2013
Cinco estrelasGostei muito da ideia. Com certeza é uma grande oportunidade de valorizar as produções dos alunos.
14/02/2013
Quatro estrelasMuito boas as sugestões. Motiva o desenvolvimento do pensamento crítivo do aluno. Não sou professora, sou Fonoaudióloga, e no meu trabalho lido com distúrbios de aprendizagem diversos. Como sugestão desenvolver idéias para a interpretação de texto.
01/02/2013
Cinco estrelasesta é uma aula pratica, dinamica e facil de se comprender, tornando para os alunos um aprendisado muito mas praseroso. sou professora de lingua portuguesa desenvolvo projetos e acredito realmente aulas pratica e dinamicas,são essenciais nas escolas. parabens!
30/01/2013
Quatro estrelasa aula está muito bem elaborada e acredito que seguindo os passos dados será bastante produtiva e interessante, pois propiciará a participação dos alunos de maneira bem lúdica.
29/01/2013
Quatro estrelasA sugestão é muito boa. No entanto, acho que o professor deveria variar e não usar os mesma metodologia o ano inteiro
25/01/2013
Cinco estrelasProfessor, parabéns pela brilhante aula, pois os alunos gostam de novidades, dinâmicas e etc.