15/09/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Habilidades de escrita e leitura são o objetivo destas aulas. Além disso, os alunos poderão refletir sobre a importância que as bibliotecas têm na vida das pessoas e também para a cultura de um país. Estas são aulas voltadas para os alunos da modalidade “Educação de Jovens e Adultos” e também para os alunos do Ensino Fundamental Inicial, uma vez que o tema é pertinente para todos os alunos!
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso da sala de Vídeo, uma vez que o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho adequado a este.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles já estiveram em uma biblioteca, se sim em qual, o que sentiram, se gostaram ou não, se leram livros... Se nunca estiveram em uma biblioteca, é importante que o professor pergunte o porquê, se nunca frequentaram por falta de oportunidades, de interesse, se acham que não é um local adequado para eles e etc.
Depois de ouvir as respostas e opiniões dos alunos, o professor deverá mostrar as imagens a seguir (Figs. 1, 2, 3, e 4) visando proporcionar algumas discussões sobre a temática.
Figura 1- Imagem de uma grande biblioteca
Disponível em: http://livroseafins.com/wp-content/uploads/2007/04/biblioteca_1.jpg Acesso em: 29. Jul. 2009.
Figura 2- Imagem de uma biblioteca moderna
Disponível em: http://br.cellep.com/wp-content/uploads/2008/01/06_recursos_biblioteca.jpg Acesso em: 29. Jul. 2009.
Figura 3- Imagem de uma biblioteca escolar
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/habitodeleitura.jpg Acesso em: 29. Jul. 2009.
Figura 4- Imagem de uma biblioteca rural
Disponível em: http://comunidades.mda.gov.br/dotlrn/clubs/arcadasletras/contents/1720188 Acesso em: 29. Jul. 2009.
É importante que, ao mostrar as imagens aos alunos, o professor discuta com eles a “representação social” (o que pensam) sobre cada uma delas! Por exemplo, as figuras 1 e 2 podem nos remeter a pensar que a biblioteca é um lugar para pessoas ricas e importantes. Já as figuras 3, 4 e 5 podem favorecer um outro olhar, de que biblioteca, por exemplo, é um espaço aberto a todas as pessoas, independentemente de suas condições sociais, culturais e financeiras. O professor poderá também propiciar que os alunos reflitam no ambiente da biblioteca, o que este espaço pode proporcionar ao seu frequentador (sensação de: paz, curiosidade, aprendizagem, descanso etc.).
Após as discussões e reflexões a cerca deste espaço – a biblioteca, neste momento, o professor deverá mostrar aos alunos um vídeo (Fig. 5) que aborda a temática da aula, isto é, a importância das bibliotecas e, sobretudo a importância de frequentá-las.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18637
Figura 5- Imagem do Recurso
Observamos que o recurso é um vídeo, um episódio do Programa “Viagens de Leitura”, da TVE Brasil, que aborda a importância das bibliotecas para o estímulo à leitura. O vídeo mostra que as bibliotecas não são depósitos de livros, mas lugares que contém inúmeros conhecimentos de diversas áreas. O vídeo tem a duração aproximada de nove (9) minutos.
Para dar continuidade às discussões sobre o tema abordado nestas aulas, o professor deverá perguntar aos alunos se eles gostaram do vídeo, e se concordam ou não com ele.
O link abaixo se refere a uma história muito interessante e curiosa sobre a importância da leitura e dos livros na vida de uma pessoa e também do início da criação de uma “Biblioteca Móvel”.
Sugerimos que um aluno voluntário leia a reportagem aos demais colegas da sala de aula, e após isso poderão conversar sobre o que acharam, se concordam etc.
http://arteducadora.blogspot.com/2008/11/leitura-mudando-vida-das-pessoas.html
É importante que o professor converse com os alunos sobre o que viram no Blog sobre a biblioteca móvel, que dialoguem sobre o que viram.
Em seguida, eles poderão dirigir-se à biblioteca da escola! Cada aluno, deverá escolher um livro de seu interesse e retirá-lo com o compromisso de lê-lo e em outra aula (após um tempo estipulado pelo professor, juntamente com os alunos) apresentar o conteúdo do livro, o que achou dele ao professor e aos colegas da sala. No entanto, se a escola não tiver biblioteca o professor deverá agendar, o mais rápido possível, uma visita a outra biblioteca da cidade.
1) Sugerimos que o professor agende uma visita em uma biblioteca da cidade (biblioteca municipal ou de alguma instituição de ensino superior) para que os alunos possam conhecê-la e providenciarem suas carteirinhas, bem como tornarem um possível freqüentador desta! É importante que conheçam outras bibliotecas e não somente a da escola.
Observação: o professor deverá, antecipadamente, agendar uma visita com os responsáveis pela biblioteca a ser visitada e se informar sobre os documentos necessários que deverão ser levados para que a confecção das carteirinhas da biblioteca (dos alunos) seja feita.
2) O professor, em outra oportunidade, poderá continuar trabalhando com os alunos sobre a Literatura e com a leitura de livros. O link abaixo se refere a uma aula publicada no site do Portal do Professor que aborda esta temática. O título da aula é: “Leitura de Clássicos”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=509
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, propiciando assim uma avaliação formativa. Contudo, é importante que o professor perceba se os alunos mudaram seus pensamentos em relação a frequentar as bibliotecas; sobre a importância que elas têm na formação dos estudantes e curiosos, não importando a idade que se tem...
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito importante o planejamento desta aula, pois precisamos incentivar a leitura em nossos alunos. O caminho é este mesmo, mostrando o que é e a importância de uma biblioteca. Achei interessante a reflexão sobre os diferentes tipos de bibliotecas.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula, pois em nossa escola estamos colocando em funcionamento a biblioteca e essa aula serve como estímulo aos alunos e professores a utilizarem esse espaço.
24/03/2010
Cinco estrelasCom certeza, a partir de uma aula tão boa quanto essa, os alunos adquiriram Habilidades de escrita e leitura e refletiram sobre a importância que as bibliotecas têm na vida das pessoas e também para a cultura de um país. Aula maravilhosa. Parabéns