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Leitura de clássicos

 

20/10/2008

Autor e Coautor(es)
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
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CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Leitura e compreensão de texto; • Interpretação de texto; • As diferenças da comunicação em língua portuguesa nos períodos históricos.
Duração das atividades
06 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Saber que a língua falada depende de regras para ser compreendida por todos quando é transportada para a comunicação escrita; • Saber que a leitura libera a imaginação humana, despertando a criatividade em cada indivíduo; • O desenvolvimento lingüístico.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa com uso da mídia som;
- utilização do laboratório de informática;
-atividades em pequenos grupos em sala de aula.


ATIVIDADE 1


  Ler para os alunos um trecho do livro O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes Saavedra. 

Páginas 117 a 120


Do bom sucesso que o valoroso D. Quixote teve na espantosa e jamais imaginada aventura dos moinhos de vento, mais outros sucessos dignos de feliz lembrança


Nisto, avistaram trinta ou quarenta moinhos de vento dos que há naqueles campos, e assim que D. Quixote os viu, disse ao seu escudeiro:
- A ventura vai guiando as nossas coisas melhor do que pudéramos desejar; pois vê lá, amigo Sancho Pança, aqueles trinta ou pouco mais desaforados gigantes, com os quais penso travar batalha e tirar de todos a vida, com cujos despojos começaremos a enriquecer, pois esta é boa guerra, e é grande serviço de Deus varrer tão má semente da face da terra.
- Que gigantes? - disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês - respondeu seu amo -, de longos braços, que alguns chegam a tê-los de quase duas léguas.
- Veja vossa mercê - respondeu Sancho - que aqueles que ali aparecem não são gigantes, e sim moinhos de vento, e o que neles parecem braços são as asas, que, empurradas pelo vento, fazem rodar a pedra do moinho.
- Logo se vê - respondeu D. Quixote - que não és versado em coisas de aventuras: são gigantes, sim; e se tens medo aparta-te daqui, e põe-te a rezar no espaço em que vou com eles me bater em fera e desigual batalha.
E, isto dizendo, deu de esporas em seu cavalo Rocinante, sem atentar às vozes que o seu escudeiro Sancho lhe dava, advertindo-lhe que sem dúvida alguma eram moinhos de vento, e não gigantes, aqueles que ia acometer. Mas ele ia tão certo de que eram gigantes, que nem ouvia as vozes do seu escudeiro Sancho, nem via o que eram, embora já estivesse bem perto, antes ia dizendo em altas vozes:
- Non fuxades, cobardes e vis criaturas, que um só cavaleiro é este que
vos acomete.
Nisto se levantou um pouce de vento, e as grandes asas começaram a girar, em vista do qual, disse D. Quixote:
- Ainda que movais mais braços que os do gigante Briaréu, haveis de pagar-me.
E, isto dizendo, e encomendando-se de todo coração à sua senhora Dulcinéia, pedindo-lhe que em tal transe o socorresse, bem coberto da sua rodela, com a lança enristada, arremeteu a todo o trote de Rocinante e investiu contra o primeiro moinho que tinha à frente; e ao lhe acertar uma lançada na asa, empurrou-a o vento com tanta fúria que fez a lança em pedaços, levando consigo cavalo e cavaleiro, que foi rodando pelo campo muito estropiado. Acudiu Sancho Pança ao seu socorro, a todo o correr do seu asno, e ao chegar viu que não se podia mexer: tamanho fora o tombo que dera com ele Rocinante.
- Valha-me Deus! - disse Sancho. - Eu não disse a vossa mercê que visse bem o que fazia, que não eram senão moinhos de vento, e só o podia ignorar quem tivesse outros na cabeça?
- Cala, amigo Sancho - respondeu D. Quixote -, que as coisas da guerra mais que as outras estão sujeitas a contínua mudança: quanto mais que eu penso, e assim é verdade, que aquele sábio Frestão que me roubou o aposento e os livros tornou esses gigantes em moinhos, para me roubar a glória do seu vencimento, tal e tanta é a inimizade que me tem; mas, ao cabo do cabo, de pouco valerão as suas más artes contra a bondade da minha espada.
- Que Deus faça o que puder - respondeu Sancho Pança.
 

Fonte: revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT457118-1655,00.html

 

Ao término da leitura de DOM QUIXOTE, o professor deve verificar a compreensão dos alunos sobre a experiência da leitura e a forma particular de expressão de Dom Quixote, uso de uma linguagem oral não usual nos dias atuais:

- como imaginam o cavaleiro Dom Quixote?
- notaram algo de diferente na fala de Dom Quixote? O que?
- quais os valores defendidos pelo cavaleiro andante?

 

ATIVIDADE 2


Levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a pesquisar imagens que retratem os personagens da estória de Dom Quixote e os locais por onde passou.
Algumas indicações de sites:


http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/

cienciahoje.uol.com.br/942


É importante que o professor solicite aos alunos que salvem as imagens, auxiliando-os a indicarem em cada imagem a sua fonte. Depois de realizada a busca por figuras que possam ilustrar a estória de Dom Quixote, cada aluno deve escolher uma imagem e apresentá-la aos colegas, justificando oralmente a relação da imagem com a estória.

ATIVIDADE 3


Em sala de aula o professor apresentará pequenos recortes do livro Dom Quixote das Crian&cc edil;as para os alunos identificarem as particularidades da comunicação de Dom Quixote.
— Sancho — disse ela — retirou-se da estalagem moidíssimo e embezerradíssimo. Para acalmá-lo, Dom Quixote tentou provar que tudo não passava de picuinhas e malvadezas dos tais mágicos encantad ores” p. 69.

“ — Maldito encantador Freston! Mais uma vez me trocou tudo. “Transformou dois poderosos exércitos num vil rebanho de ovelhas. Infame estratagema. Ai, amigo Sancho! Aproxima-te e cura-me estas feridas. Estou em cacos.” p. 71

“— Amigo Sancho, o céu quis que eu nascesse para ressuscitar a Idade de Ouro neste século degenerado, e o destino reservou-me os maiores feitos. Por mais árdua que seja a aventura que se apresenta, não a evitarei. Arrocha a cilha de Rocinante e fica neste ponto à minha
espera. Se eu não voltar desta aventura, retornarás à aldeia e dirás a todos que teu amo pereceu como os verdadeiros heróis perecem — na luta!
Ouvindo tais palavras, Sancho rompeu em choro de criança.
— Ai, meu querido amo! Para que há de V. Sa. meter-se em tais embrulhos? Já não está de sobejo famoso com tantas proezas realizadas? Se meu amo perece, adeus minha ilha! Lembre-se, meu senhor, que tenho mulher e filhos e que sem a ilha ficarão todos desamparados. Ah, senhor, espere pelo menos que amanheça. De dia os perigos são menores”. p 79

A situação problema desta atividade é que os alunos devem compreender os trechos e apresentar o significado das palavras negritadas, em um primeiro momento, sem o uso de dicionário e posteriormente comparar o significado indicado preliminarmente para cada palavra ao significado encontrado após consulta em dicionário. Para promover uma melhor visualização do significado das palavras sem e com uso de dicionário, indica-se que os estudantes produzam um quadro para cada palavra, para visualizarem com clareza a contribuição ao vocabulário possibilitada pela consulta ao dicionário.

 

ATIVIDADE 4


Retornando ao laboratório de informática, agora é a vez de verificar a compreensão da estória de Dom Quixote, por meio da produção escrita dos alunos. Cada estudante deverá produzir, fazendo uso das figuras pesquisadas anteriormente, com suas palavras a estória de Dom Quixote.

 

ATIVIDADE 5

 


Dom Quixote defende alguns valores morais como regras em sua conduta de cavaleiro. Em sua loucura, trava lutas com inimigos imaginários, porém sempre em defesa da justiça. Além da justiça heróica de Dom Quixote, que luta em favor dos desamparados, há a justiça baseada na vingança, no “olho por o lho”, “dente por dente”. Para ilustrar essa realidade o vídeo Ética – Justiça x Vingança episódio III da Futuratec é uma sugestão :

http://www.futuratec.org.br/details.php?id=ac58956c42216fba54b591b8d4c478a23d81a297

 
Após o vídeo, o professor orienta os alunos para compararem as batalhas do mundo da fantasia de Dom Quixote com as batalhas da vida real. Os alunos depois da discussão inicial devem ser divididos em pequenos grupos para construírem o significado para as palavras justiça, paz e vingança e posteriormente comparar com o significado indicado em dicionário.
 

Recursos Complementares
Recomendações de leitura para o professor: LOBATO, M. Dom quixote das crianças. São Paulo: Brasiliense, 1994. http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0183/aberto/mt_73662.shtml
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção da estória de Dom Quixote e quando solicitada a exposição individual de posicionamento. O professor deverá utilizar a estratégia do Mapa Mental para que cada aluno apresente a rede de conhecimentos gerada com as atividades desenvolvidas, por meio da construção de um mapa mental partindo do tema gerador DOM QUIXOTE e associando todos os conceitos/palavras que vão ao encontro deste tema.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 8/13 - 61.54%
  • Quatro estrelas 4/13 - 30.77%
  • Três estrelas 1/13 - 7.69%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

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Opiniões

  • Rosane Borba, Colegio Estadual Napoleao Batista Sobrinho , Paraná - disse:
    rosane.letras@hotmail.com

    09/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades!!! Valeu!!


  • yolanda t. do nascimento e silva, Col. Est. Newton Felipe Albach , Paraná - disse:
    iolansilva@yahoo.com.br

    24/06/2012

    Cinco estrelas

    Professora adorei seu plano de aula, vai ajudar-me muito, pois estou elaborando um projeto justamente com Dom Quixote , se puder ajudar-me com outras sugestões, ficarei muito agradecida. Parabéns


  • Inaiá Boa Morte Santos, CENTRO EDUCACIONAL RECANTO DAS ILHAS , Bahia - disse:
    inaia22@yahoo.com.br

    26/04/2010

    Três estrelas

    muito bom gostei vou tenta aplicar


  • Iára REgina Bittencourt Comasseto, E.M.E.F. Anita Garibaldi , Piauí - disse:
    irbsseto@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Prezada professora, quero parabenizá-la pelas aulas e sugestões por vc demonstradas. Atividades criativas, com suporte tecnológico para que possamos interagir. Outro ponto importante é a leitura de histórias (clássicos) para que os alunos habituem-se com outro tipo de literatura que não estão familiarizados. Parabéns!


  • ROSELY PARISI DE CASTRO, COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON , Goiás - disse:
    roselyparisi@gmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI SUA AULA,VOU APROVEITÁ-LA PARA TRABALHAR COM MEUS ALUNOS.


  • Eloí, EEEF Candido Genro , Rio Grande do Sul - disse:
    loibatista@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei um ótimo planejamento, ma vez que com a leitura dos clássicos no EF, vai abrir caminhos para a formação de um leitor eficiente no futuro, isto é no Médio. Quando eu trabalhava no Curso Normal, Formação de Professores sempre ofereci oficinas de leitura incluindo os clássicos para as práticas das alunas. O que se observava era que as crianças ficavam encantadas com essas leituras, enbora não entendessem o contexto histórico. Parabéns Eloí


  • Eva Fátima Noronha dos Santos, ESCOLA JARDIM PARAÍSO , Mato Grosso - disse:
    noronha.fatima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula fantástica, especialmente por que sou apaixonada pelos grandes clássicos da literatura e a forma em que foi desenvolvida a aula é uma forma de ir despertando curiosidade no aluno e a vontade de ir até o fim. O caminho para despertar o gosto pela leitura é por aí. Parabéns.


  • Eunedir Gregorio da Silva, EM RAIMUNDO CÂNDIDO DE ARAÚJO , Mato Grosso do Sul - disse:
    eunedirgregorio@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima sua aula pois é muito importante orientar e proporcionar momentos de leitura para crianças e devemos despertar o gosto pela leitura em nossos alunos, pois estamos vendo o desinteresse que as crianças tem pela leitura.


  • Maria Luciane da R. Zimmer, ESC EST ENS MED PRESIDENTE AFONSO PENA , Rio Grande do Sul - disse:
    mzluzimmer@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante essa possibilidade de aula.


  • edivam bispo de sales, escola sofia feijo sampaio , Pernambuco - disse:
    edinaraka@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    parabens pela otima aula, com certeza irei aproveita-la para minha sala de aula. obg.


  • Eloí, EEEF Candido Genro , Rio Grande do Sul - disse:
    loibatista@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei um ótimo planejamento, ma vez que com a leitura dos clássicos no EF, vai abrir caminhos para a formação de um leitor eficiente no futuro, isto é no Médio. Quando eu trabalhava no Curso Normal, Formação de Professores sempre ofereci oficinas de leitura incluindo os clássicos para as práticas das alunas. O que se observava era que as crianças ficavam encantadas com essas leituras, enbora não entendessem o contexto histórico. Parabéns Eloí


  • Maristela Martins de Melo, Esc.Est.Thomé Ferreira Santiago , Amazonas - disse:
    maristelamartinsmelo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei seu tema ótimo! Realmente nós temos que incluir literatura clássica nos primeiros anos de Ensino Fundamental de forma prazerosa sem aquela chatice de sempre. A sua aula abrange este público de forma participativa! Parabéns!


  • Monica Sena , Escola José Martins Filho , Bahia - disse:
    neyasena@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei da metologia utilizada nas atividades.


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