19/02/2013
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Francisco Borges Camilo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
- Identificar as principais diferenças entre as células vegetais, animais e procarióticas (bactérias);
- Definir as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células;
- Conhecer a utilização da biotecnologia no desenvolvimento de técnicas para o estudo do funcionamento celular e possíveis aplicações na medicina.
Teoria evolucionária de Darwin; Noções sobre a árvore filogenética ou a classificação dos seres vivos; Microrganismos.
PREPARAÇÃO PARA A AULA
É necessário explicar aos alunos que serão elaborados um catálogo virtual e um vídeo, como também desenvolvida uma gincana virtual com o intuito de explorar o tema desta aula, para tanto o docente deverá criar previamente uma conta para a turma em uma rede social (sugerimos o Google+) que atenda ao que é solicitado nas atividades descritas abaixo.
Este será um canal não apenas de divulgação, mas também de compartilhamento de informações a ser utilizado por professor e alunos ao longo de todas as atividades.
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Esta aula será desenvolvida no laboratório de informática educativa (LIE) e na sala de aula. O LIE deverá contar com acesso a internet. Deverão ser acordadas regras entre professor e alunos para o desenvolvimento da atividade, tais como:
- A divisão da sala em três equipes com números equivalentes de integrantes em cada uma delas;
- A efetiva participação de todos os alunos durante as atividades.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE
O vídeo Células Vivas, disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do endereço eletrônico http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16971, apresenta uma pequena “viagem” sobre a classificação dos seres vivos em pluri e unicelulares. Através de uma sucessão de imagens, o recurso também aponta as organelas celulares e suas funções dentro da célula.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Introdução
Os seres vivos são compostos pelas mais diversas substâncias, por milhares de partes mínimas que, por ventura, um dia um homem as chamou “CELLA”. Células são as menores partes dos seres vivos. É por elas e com elas que se sustenta a vida. Que tal conhecer como funcionam, o que são e como são?
O professor poderá introduzir o assunto da aula fazendo as seguintes perguntas aos alunos:
Através desta conversa inicial, o professor deverá motivar os alunos para o estudo do tema proposto. Mesmo que eles não tenham chegado a uma conclusão acerca dos questionamentos acima, o docente os orientará a assistir ao vídeo Células Vivas.
Catálogo celular virtual: ampliando os conhecimentos sobre a Célula
Em seguida, o professor anunciará a turma que todos irão contribuir para a produção de um catálogo virtual que será divulgado na rede social. A fim de distribuir as tarefas, a turma será dividida em três equipes e o professor indicará o assunto pelo qual cada equipe ficará responsável. Os temas e subtemas a serem delegados são:
GRUPO 1: Vegetais (eucariontes)
Cloroplastos
Parede celular
Ribossomos
Retículos endoplasmáticos lisos e rugosos
GRUPO 2: Animais (eucariontes)
Mitocôndria
Complexo de Golgi ou Golgiense
Centríolos
Ribossomos
GRUPO 3:Procariontes
Membrana plasmática
Ribossomos
Parede Celular
Carioteca
Através de pesquisa na internet cada grupo deverá encontrar informações relacionadas à respectiva estrutura celular, buscando ampliar o seu conhecimento e assim produzir o conteúdo pelo qual ficou responsável no desenvolvimento do catálogo celular virtual.
Sugestões de fontes para pesquisa:
Célula
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula.asp
http://www.novarevelacao.org/pesquisando/org/eng/celula.pdf
Características Gerais dos Seres Vivos
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/caracteristicas-dos-seres-vivos.html
http://marista.edu.br/piox/files/2010/02/caracteristicas-gerais-dos-seres-vivos.pdf
Eucariontes e Procariontes
http://dicasdeciencias.com/2008/02/26/eucariontes-e-procariontes/
http://www.alunosonline.com.br/biologia/celulas-procarioticas-e-eucarioticas.html
Qual a diferença entre células eucariontes e procariontes?
http://www.alienado.net/qual-a-diferenca-entre-celulas-eucariontes-e-procariontes/
http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula-eucarionte.asp
http://www.brasilescola.com/biologia/celulas-procariontes.htm
http://www.essaseoutras.xpg.com.br/celula-procarionte-resumo-esquema-estruturas-organelas-e-funcoes/
Célula vegetal
http://professores.unisanta.br/maramagenta/celulavegetal.asp
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Celulavegetal.php
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4460/1/CELULA-VEGETAL/Paacutegina1.html
Célula animal
http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/214/1/CELULA-ANIMAL/Paacutegina1.html
*Sites visitados em 28 de setembro de 2012.
Após o desenvolvimento da pesquisa, sugere-se que o professor disponibilize um momento para que os alunos apresentem suas dúvidas a respeito do conteúdo que foi pesquisado, onde não apenas o professor, mas também os colegas poderão contribuir para o esclarecimento destas dúvidas. Ressalta-se ainda que nesse momento o professor possa fornecer as primeiras orientações sobre as ações pensadas pelos grupos para o desenvolvimento do trabalho.
Catálogo celular virtual: vamos organizar o que aprendemos?
Segue uma sugestão de sumário para o referido catálogo:
1. Capa
2. Células Procarióticas
3. Células Eucarióticas: Animal e Vegetal
4. Ribossomos
5. Membrana plasmática
6. Citoplasma
7. Parede celular
8. Retículos endoplasmáticos lisos e rugosos
9. Complexo de Golgi ou Golgiense
10. Lisossomos
11. Mitocôndrias
12. Centríolos
13. Cloroplastos
14. Vacúolos
15. Carioteca
Cada equipe criará uma imagem que será postada na rede social, constando informações sobre uma estrutura presente na célula – seja esta eucariótica ou procariótica – com suas principais características. Os dados obtidos na pesquisa deverão ser organizados na imagem assemelhando-se ao modelo apresentado na figura 1. Os alunos deverão acrescentar capa e sumário (com os links de suas postagens), elementos a serem postados no círculo criado para esta finalidade na rede social.
Figura 1: Modelo para produção do catálogo
Fonte: Imagem do autor
Concluída a produção do catálogo, cada equipe compartilhará o seu trabalho com as outras equipes da sala utilizando a conta no Google+. O docente deverá criar um espaço onde as equipes deverão socializar o conteúdo de suas postagens também ao longo do desenvolvimento da atividade, permitindo assim que, não só o professor, mas também os outros alunos possam colaborar na produção do catálogo virtual.
Sugerimos, para este momento, a criação de um “Hangout”, disponível no Google+. A ferramenta interativa, permite que conversas via voz, vídeo ou chat sejam efetuadas individualmente ou por meio da seleção de grupos.O docente poderá criar um “Hangout” através do site: http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/+/learnmore/hangouts/. Acesso em: 28/10/2012.
MOMENTO DO ALUNO
Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta. Poderá surgir dificuldade sobre a forma como o núcleo celular desempenha a função de ordenamento dentro da célula. Para amenizar essa dificuldade, o professor poderá aludir ao cérebro animal que administra todas as funções do corpo, ou mesmo ao setor de administração de uma empresa, comparando os emails enviados pela administração às substâncias que o núcleo envia para ativar as organelas.
DISCUSSÃO
Os grupos apresentarão o catálogo produzido para o restante da turma e o professor com o auxílio de um projetor data-show. Sugere-se que este momento seja interativo, motivando os discentes a trocarem ideias e fazerem perguntas. O docente incluirá na conversa um questionamento sobre o que aconteceria caso houvesse o mau funcionamento de uma organela específica ou mesmo a troca de organelas entre os tipos de células, como por exemplo, uma célula eucariótica com cloroplastos. Durante essa conversa, deve-se estimular os alunos a relacionar os conhecimentos adquiridos ao longo da realização da atividade com situações do seu cotidiano. Sugere-se comentar sobre doenças graves e sua influência na organização celular, como por exemplo, o câncer, este acelera o processo de divisão da célula, causando deformações celulares. Mais informações sobre o câncer podem ser encontradas no link: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322.
SISTEMATIZAÇÃO:
Para fixação do conteúdo abordado nesta atividade, o docente solicitará que os alunos o ajudem a listar (no quadro) as diferenças básicas entre os tipos de células e as organelas comuns e/ou particulares de cada tipo. Em seguida o professor perguntará aos alunos:
“Afinal, por que tantas divisões em uma célula?”
Com esta questão o professor deve estimular os alunos a atentarem para as características entre de células eucariontes e procariontes, bem como para a função de cada uma das partes que compõem estas células.
SUGESTÃO DE CRONOGRAMA:
Tabela 1: Sugestão de cronograma para atividade
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURAÇÃO |
LOCAL |
SEMANA |
1 |
Catálogo celular virtual: encontrando o conhecimento |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
1ª |
Fabricando o catálogo celular virtual: organizando o conhecimento |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
2ª |
|
Momento do Aluno |
A CRITÉRIO DO PROFESSOR |
SALA DE AULA |
||
Discussão |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
Sistematização |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
Fonte: Criação do autor
INSTRUÇÕES INICIAIS
Esta atividade busca propiciar uma metodologia diferente daquela aplicada nas aulas cotidianas dos alunos. Propõe-se a utilização de jogos que visam correlacionar imagens e dados sobre as organelas e tipos celulares.
Com este intuito, será organizada uma gincana na sala de aula com a turma dividida em equipes. O professor deverá preparar o seguinte material para a realização dos jogos:
- Material impresso sobre os três jogos, disponível nos recursos complementares (item jogos) que consistem em regras, bem como cartas e manuais disponibilizados pelos mesmos;
- Cronômetro, a fim de marcar o tempo destinado a cada jogo.
GINCANA DAS CÉLULAS: ASSIMILANDO O CONTEÚDO
Sugere-se que a turma organize-se em trios, tendo em vista que a participação de um número reduzido de integrantes contribui para que a atividade seja desenvolvida com maior participação dos alunos.
Recomenda-se, ainda, a organização de uma tabela de jogos, a fim de que as equipes joguem os mesmos jogos simultaneamente e possam disputar entre si. Observe o exemplo:
1ª Etapa
EQUIPE 1 X EQUIPE 2
EQUIPE 3 X EQUIPE 4
2ª. Etapa
EQUIPE 1 X EQUIPE 4
EQUIPE 2 X EQUIPE 3
3ª. Etapa
EQUIPE 1 X EQUIPE 3
EQUIPE 2 X EQUIPE 4
INFORMAÇÕES SOBRE OS JOGOS
- Sequência de jogos a ser desenvolvida:
1. Cara-a-cara com a célula.
2. Baralho celular.
3. Célula adentro.
- O material para os jogos deverá ser impresso e preparado com antecedência pelo docente. Este material está integralmente disponível nos links abaixo:
Cara-a-cara:
http://genoma.ib.usp.br/educacao/materiais_didaticos_jogos_Cara_a_Cara_com_a_Celula.html
Célula adentro:
http://celulaadentro.ioc.fiocruz.br/
Baralho das organelas:
http://instrumentacaobio.blogspot.com.br/2011/04/baralho-celular.html
http://pt.scribd.com/doc/45235730/Jogo-Baralho-Das-Organelas
- Cada acerto corresponderá a cinco pontos positivos e cada erro a um ponto negativo.
- Cada equipe terá uma oportunidade de palpite sem que seus pontos sejam negativados.
- Cada equipe terá direito aos seguintes bônus:
-> Passar a vez. (2 vezes)
->Mais uma dica. (1 vez)
->Um palpite a qualquer hora (caso esteja ganhando com 10 pontos de diferença de todas as outras equipes. Este só poderá ser usado uma única vez.).
- Uma pergunta só poderá ser passada uma única vez. Caso a equipe que recebeu a vez, não consiga responder a pergunta, esta retornará a equipe de origem.
MOMENTO DOS JOGOS
“Tudo preparado? É hora de começar...”
Sugere-se que o docente observe o desenvolvimento da atividade, realizando registros escritos e por meio de imagens, tendo em vista que poderá criar fóruns de discussão para que tanto ele, quanto os alunos, possam expor suas experiências, ao fim da atividade.
Ao final, quando a equipe vencedora estiver definida, o prêmio será divulgado. A natureza desta premiação será definida pelo professor.
VAMOS CONVERSAR?
Sugere-se que este momento seja utilizado para que os alunos publiquem seus comentários na rede social acerca da gincana e dos conhecimentos construídos ao logo da mesma.
Recomenda-se que o critério de avaliação não seja apenas a postagem no fórum de discussão, mas também a interação entre os alunos, já que o objetivo é a socialização de experiências.
SUGESTÃO DE CRONOGRAMA:
Tabela 2: Sugestão de cronograma para atividade
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURAÇÃO |
LOCAL |
SEMANA |
2 |
Gincana para assimilação do conteúdo |
3 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
3ª |
Momento dos jogos |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
||
Vamos Conversar? |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
Fonte: Criação do autor
INTRODUÇÃO
Existe um ditado popular que diz: a arte imita a vida. Entretanto, a ciência nos últimos tempos realiza o contrário. Nos laboratórios do mundo inteiro existem projetos dos mais diversos e interessantes tipos. Por exemplo, a aplicação da tecnologia robótica e nano-robótica na solução de problemas na medicina nos quais anteriormente apenas drogas e o tempo poderiam agir.
Nesta atividade, os discentes serão colocados em contato com aplicações científicas em desenvolvimento e que envolvem o tema da aula. As equipes produzirão um seriado de TV onde as técnicas de biotecnologia devem surgir como soluções para o tema central da trama.
Os vídeos poderão tratar de assuntos independentes e serão postados na rede social. Aos alunos cabem à tarefa de sistematizar sua organização.
CÂMERA, LUZES, AÇÃO!
Os alunos utilizarão a criatividade para produzir um curto seriado futurístico baseado na tecnologia em desenvolvimento e no conhecimento sobre células e organelas. Cada grupo produzirá os episódios observando as recomendações feitas pelo professor e as orientações abaixo:
Sugere-se que os alunos organizem-se em grupos com cinco componentes. Cada equipe ficará responsável por um episódio que tratará de um tema escolhido aleatoriamente (sorteio, por exemplo). O prazo para a entrega desta atividade ficará a critério do professor.
Indicam-se os seguintes temas, bem como as suas respectivas fontes para pesquisa:
Episódio 1 - Cirurgia em células com nano-raios.
(http://phys.org/news/2011-04-cell-surgery-nano-beams.html)
Episódio 2 - Orelha supersensível é capaz de escutar o som das células.
(http://hypescience.com/orelha-supersensivel-e-capaz-de-escutar-o-som-das-celulas/)
Episódio 3 - Bioimpressão: Vai aí uma orelha nova saída da impressora?
Bioimpressão: Impressora 3D imprime tecidos biológicos.
(http://hypescience.com/bioimpressao-vai-ai-uma-orelha-nova-saida-da-impressora/
http://hypescience.com/video-fechando-cortes-laser/)
Episódio 4 - Pesquisadores criam sonda minúscula para estudar o interior das células.
(http://hypescience.com/pesquisadores-criam-sonda-minuscula-para-estudar-o-interior-das-celulas/)
Episódio 5 - Nova NANO máquina é criada para levar medicamentos e material genético a células individuais.
Episódio 6 - Cientistas criam micro-bombas para combater o câncer.
(http://hypescience.com/cientistas-criam-%E2%80%9Cmicro-bombas%E2%80%9D-para-combater-o-cancer/)
Episódio 7 - Curando com a luz tecnologia óptica controla células vivas.
(http://hypescience.com/curando-com-a-luz-tecnologia-optica-controla-celulas-vivas/)
(Obs.: as paginas em inglês podem ser traduzidas na própria pagina da web, caso os alunos utilizem o navegador do GOOGLE, Google Chrome.)
A atividade de pesquisa deverá ser coordenada pelo professor, a fim de conversar e esclarecer possíveis dúvidas dos alunos, quanto à criação do episódio. Um momento de discussão sobre a relevância deste tema, poderia contribuir para a organização da atividade, bem como para busca de outros meios e fontes de pesquisa.
SÉRIES DE REFERÊNCIA
O professor poderá citar séries de referência para que os alunos desenvolvam o seu vídeo. Recomenda-se que os alunos assistam pelo menos a três episódios em conjunto com o professor com o intuito de colaborar para uma melhor organização da atividade.
Seguem algumas sugestões de séries:
- Dr. House (http://uc.globo.com/programas/house/);
- Grey’s Anatomy (http://www.greysanatomybr.com/);
- Star Trek (http://www.startrek.com/);
- CSI: Crime Scene Investigation (http://br.canalsony.com/csi).
POSTAGENS NA INTERNET
As postagens devem ser realizadas pelas equipes ao logo da atividade na página da rede social ao qual o trabalho está sendo realizado. O professor deverá acordar com os alunos o tempo para a realização da postagem.
SUGESTÃO DE CRONOGRAMA
Tabela 3: Sugestão de cronograma para atividade
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURAÇÃO |
LOCAL |
SEMANA |
3 |
Introdução |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
3ª |
Câmera, Luzes, Ação! |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
Séries de Referência |
2 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
Organização das Equipes |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
Postagem na internet |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
4ª |
Fonte: Criação do autor
FINALIZAÇÃO
O professor pode sugerir rodas de conversa com os alunos e mesmo uma discussão via rede social, a fim de socializar as experiências adquiridas com a atividade realizada. Outra indicação, é que a produção seja partilhada com toda a escola, por meio de uma mostra cultural ou feira de ciências, caso o assunto explorado no vídeo esteja de acordo com o tema do evento. O material pode, ainda, ser reorganizado pela turma em um blog ou site, construído com o intuito de manter o conteúdo acessível a qualquer pessoa, mesmo que esta esteja fora da rede social.
Nome | Tipo |
---|---|
Células vivas | Vídeo |
Sugestões de links para os alunos
Coleções de recursos:
A ciência na corrida contra o câncer:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29400
Vídeo fechando cortes laser
http://hypescience.com/video-fechando-cortes-laser/
Dados de outras tecnologias para o seriado
http://www.sobiologia.com.br/biotecnologia.php
Sugestões de links para o professor
As Células Constituem os Seres Vivos
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php
Célula animal
http://www.infoescola.com/citologia/celula-animal/
Câncer
http://saude.ig.com.br/cancer/
Vídeo Biologia 01 – Citologia
http://www.youtube.com/watch?v=lz7vYhQ6GGw
Animação
http://www.ehow.com/how_7679154_grow-germs-science-fair-project.html
Tutorial: como usar o Google +
http://pukka131dicas.wordpress.com/2011/07/12/tutorial-como-usar-o-google-google-plus/
Novas formas de compartilhar em todo o Google
http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/+/learnmore/
Links do portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
Ciclo celular
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22214
Montagem de um modelo tridimensional de uma célula animal
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9532
Pesquisando a organização celular: o que é que a célula tem?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39918
A célula nervosa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36956
Tratamento do câncer
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10936
Sites visitados em 28 de setembro de 2012.
Na Atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos conseguiram identificar as principais diferenças entre as células vegetais, animais e procarióticas através da observação das ações desenvolvidas pelos alunos durante o processo de construção do catálogo, ainda desde a pesquisa, bem como o desempenho mostrado nos momentos de discussão, tanto em sala, como no “Hangout” criado pelo professor. Na Atividade 2, recomenda-se que o professor averigue se os alunos definiram as funções das organelas a partir do registro de observações durante os jogos e das mensagens no fórum de discussão criado para esta atividade. Na Atividade 3, sugere-se ao professor verificar se os alunos compreenderam a utilização da biotecnologia relacionada ao funcionamento celular e a medicina a partir da fidelidade buscada pelos alunos aos critérios estabelecidos para a construção do vídeo, bem como o prazo de postagem, observando ainda se eles retrataram a relevância do tema proposto.
Cinco estrelas 2 classificações
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29/04/2013
Cinco estrelasmuito boa proposta
21/02/2013
Cinco estrelasCertamente um ótimo desenvolvimento do assunto com diversos meios/ferramentas pedagógicas para que o aluno construa seu conhecimento e o relacione com assuntos atuais.