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Conhecendo algumas aplicações da biotecnologia

 

07/03/2013

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o histórico de desenvolvimento da biotecnologia;

- Identificar aspectos da utilização da biotecnologia na Agricultura;

- Conscientizar-se e conscientizar outras pessoas sobre o uso da biotecnologia na redução da utilização de sacolas plásticas.

Duração das atividades
15 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento sobre:

·DNA recombinante;

·OGM (organismo geneticamente modificado) ou transgênicos.

Estratégias e recursos da aula

PREPARAÇÃO PARA A AULA

Para o desenvolvimento das atividades desta aula a turma deverá criar um grupo no Facebook, onde todos os alunos e o professor deverão ser adicionados. A rede social será utilizada para a postagem das produções dos alunos, bem como para a comunicação durante a realização das atividades. Nos recursos complementares, encontram-se tutoriais para a criação do grupo no Facebook.

ATIVIDADE 1 – CONHECENDO SOBRE A ORIGEM DA BIOTECNOLOGIA

Iniciando a atividade

Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE). Inicialmente, o professor disponibilizará as seguintes reportagens nos computadores e pedirá para que cada parágrafo seja lido por um aluno diferente:

- O que é biotecnologia?

http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/8490/o-que-e-biotecnologia Acessado em: 03/05/2012

 

- Clonagem humana será possível, afirmam cientistas.

               http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2923811-EI8147,00-Clonagem+humana+sera+possivel+afirmam+cientistas.html Acessado em: 03/05/2012

 

Em seguida, o docente iniciará um debate com os alunos pedindo para que eles opinem se são a favor ou contra a clonagem humana. Além disso, deverá pedir para que os discentes citem outras situações em que eles acreditam que a biotecnologia já esteja sendo utilizada ou possa vir a ser utilizada.

Conhecendo e discutindo o assunto

Nesse momento, o professor irá propor uma dinâmica à turma para que eles conheçam um pequeno histórico do processo de desenvolvimento da biotecnologia. O professor deverá dividir a turma em 5 (cinco) equipes e, em seguida, entregar aos alunos um texto, incompleto, sobre o desenvolvimento histórico da biotecnologia para que eles completem as lacunas. Para isto, o professor entregará também, em pedaços de papéis, as frases que faltam no texto e que estão sublinhadas no artigo Histórico – Biotecnologia abaixo. O docente estipulará um tempo de, aproximadamente 30 minutos, para a realização da atividade.

 

Histórico – Biotecnologia

O uso da Biotecnologia teve o seu início com os processos fermentativos, cuja utilização transcende, de muito, o início da era Cristã, confundindo-se com a própria história da humanidade. A produção de bebidas alcoólicas pela fermentação de grãos de cereais já era conhecida pelos sumérios e babilônios antes do ano 6.000 a.C. Mais tarde, por volta do ano 2.000 a.C., os egípcios, que já utilizavam o fermento para fabricar cerveja, passaram a empregá-lo também na fabricação de pão. Outras aplicações, como a produção de vinagre, iogurte e queijos são, há muito tempo, utilizadas pelo ser humano.


Entretanto, os agentes causadores das fermentações ficaram ocultos por 6 milênios. Somente no século dezessete, o pesquisador Antonie Van Leeuwenhock, através da visualização em microscópio, descreveu a existência de seres tão minúsculos que eram invisíveis a olho nu.

Foi somente 200 anos depois que Louis Pasteur, em 1876, provou que a causa das fermentações era a ação desses seres minúsculos, os micro-organismos, caindo por terra a teoria, até então vigente, que a fermentação era um processo puramente químico. Foi ainda Pasteur que provou que cada tipo de fermentação era realizado por um micro-organismo específico e que estes podiam viver e se reproduzir na ausência de ar.

Posteriormente, em 1897, Eduard Buchner, demonstrou ser possível a conversão de açúcar em álcool, utilizando células de levedura maceradas, ou seja, na ausência de organismos vivos.

Paradoxalmente que possa parecer, foram as grandes guerras mundiais que motivaram a produção em escala industrial de produtos advindos de processos fermentativos.

A partir da primeira guerra, a Alemanha, que necessitava de grandes quantidades de glicerol para a fabricação de explosivos, desenvolveu, através de Neuberg, um processo microbiológico de obtenção desse álcool, tendo chegado a produzir 1 mil toneladas do produto por mês. Por outro lado, a Inglaterra produziu em grande quantidade a acetona para o fabrico de munições, tendo essa fermentação contribuído para o desenvolvimento dos fermentadores industriais e técnicas de controle de infecções. 


Foi, todavia, a produção de antibióticos o grande marco de referência na fermentação industrial. A partir de 1928, com a descoberta da penicilina por Alexander Fleming, muitos tipos de antibióticos foram desenvolvidos no mundo.


Na década de 40, durante a segunda guerra mundial, os antibióticos passaram a integrar os processos industriais fermentativos, principalmente nos Estados Unidos, baseando-se inicialmente na síntese da penicilina e, posteriormente, da estreptomicina.

Foi, todavia, a partir da década de 50 que a Biotecnologia, com a descoberta da síntese química do DNA, e com as técnicas de manipulação genética: DNA recombinante, fusão celular ou hibridoma, passou de fato a existir.


A técnica do DNA recombinante envolve a criação sintética de novos organismos vivos, com características não encontradas na natureza, formadas pela hibridização em nível molecular do DNA. Essa técnica permite, por exemplo, o enxerto de genes humanos que determinam a produção de insulina em um micro-organismo. Isso leva a produzir industrialmente insulina humana, substituindo, com grande vantagens, a insulina bovina ou suína empregadas no tratamentos de diabéticos.


A técnica de hibridoma possibilitou a manipulação genética das células vivas, onde duas ou mais células são fundidas para formar novos micro-organismos. Na prática, células animais que produzem anticorpos são incorporadas a outras malignas ou perniciosas, resultando em uma nova que se torna eficiente produtora de anticorpos.


Atualmente é crescente o ritmo de desenvolvimento do setor, mantendo, inclusive, uma acentuada relação de interação com diversos outros setores da ciência e tecnologia, tais como: biologia molecular, fisiologia, microbiologia, engenharia química, engenharia ambiental, etc.

 

Fonte: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=50 Acessado em: 04/07/2012.

 

Após este momento, o professor irá corrigir, juntamente com as equipes, a colocação das frases no texto. O docente iniciará a leitura e deverá parar nos espaços em branco, solicitando para que uma determinada equipe (proporcionar a alternância das equipes) complete o texto. Se uma equipe completar de maneira errada, ele deverá pedir para que os próximos grupos respondam até a obtenção da frase correta.  

Em seguida, o docente deverá levantar uma discussão entre os alunos sobre a origem da biotecnologia a partir do seguinte trecho do texto: “Foi, todavia, a partir da década de 50 que a Biotecnologia, com a descoberta da síntese química do DNA, e com as técnicas de manipulação genética: DNA recombinante, fusão celular ou hibridoma, passou de fato a existir.”, propondo os seguintes questionamentos: “Vocês acham que a biotecnologia só passou de fato a existir após esses acontecimentos?” e “Os acontecimentos anteriores não são já processos característicos da biotecnologia?”.

 

Construindo uma linha do tempo

                Os grupos irão selecionar do texto trabalhado na etapa anterior os principais fatos que aconteceram na evolução da biotecnologia para compor uma linha do tempo. Esta será construída utilizando um programa para criação e edição de desenhos, como o Paint do sistema operacional Windows. A figura 1 mostra um exemplo de linha do tempo.

                Estas produções deverão ser postadas no facebook. Após a postagem, o professor deverá pedir aos alunos que comentem as linhas do tempo construídas pelos colegas. O docente também deverá comentar as produções, buscando compreender e estimular a compreensão dos alunos acerca da possível relevância que tenham dado a determinado momento histórico em detrimento de outros.

Figura 1 – Linha do Tempo

vf

Fonte: http://seminariotemponovo.blogspot.com.br/2010/06/blog-post.html(acessado em 16/07/2012).

 

ATIVIDADE 2 – BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS?

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Os materiais utilizados nesta atividade serão o computador com acesso à internet, um programa para elaboração de slides e um projetor data-show. O professor deverá acordar com os alunos as seguintes regras:

·        Todos deverão ter atenção nas apresentações das equipes;

·        A turma será dividida em 4 grupos.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Nesta atividade, será abordada a utilização da Biotecnologia na Agricultura e terá 3 etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

1ª ETAPA: Introdução

Inicialmente, o professor fará uma introdução ao tema, para isso ele:

1) Questionará os alunos da seguinte forma: “O que vocês entendem por alimentos transgênicos?”, “Vocês consomem algum tipo de alimento geneticamente modificado?” e “Qual(is)?”. As respostas deverão ser registradas na lousa, pois serão retomadas posteriormente.

2) Apresentará o  vídeo: Rotulagem dos transgênicos –

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=13805 Acessado em: 17/05/2012

3) Irá propor os mesmos questionamentos mencionados no item 1 após a exibição do vídeo e estimular os alunos a perceberem as possíveis diferenças nas respostas.

 

2ª ETAPA: Desenvolvimento

Após a introdução, o professor irá dividir a turma em 4 (quatro) equipes. Cada uma receberá um tema para realizar uma pesquisa e preparar uma apresentação em slides. Todas as equipes apresentarão suas pesquisas através de seminários. Seguem as instruções para o seminário, temas e sugestões de sites para pesquisa:

 

Instruções para o seminário:

-O professor combinará o dia do seminário e o tempo que cada equipe terá para apresentar seu trabalho;

-Os trabalhos deverão conter introdução, desenvolvimento e conclusão;

-O tema deverá ser exposto através de slides;

-Os alunos deverão incluir notícias recentes sobre o tema em suas apresentações;

-Selecionar as principais informações a serem abordadas e não limitar-se somente as fontes aqui apresentadas, buscando bibliografias confiáveis;

-Disponibilizar um momento para a plateia fazer perguntas e tirar possíveis dúvidas.

 

Sugestões de temas e sites para pesquisa:

1)      Equipe 1: Desenvolvimento da biotecnologia vegetal

-Biotecnologia vegetal: introdução

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30460

-Biotecnologia e sustentabilidade

http://www.youtube.com/watch?v=DZUjekX-boc

-Biotecnologia / Agricultura

http://cib.org.br/biotecnologia/agricultura/

-Biotecnologia sustentável

http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_Biotecnologia_e_Desenvolvimento_Sustentavel_Marco_Reubes_Vitor.pdf

 

Sugestões de aspectos a serem abordados pelos alunos:

-Como a biotecnologia influencia a agricultura;

-Como se deu o desenvolvimento da biotecnologia para a agricultura ao longo dos anos.

 

2)      Equipe 2: Benefícios da utilização da biotecnologia na agricultura para o meio ambiente

-A biotecnologia na agricultura

http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/cultura-organica/250-a-biotecnologia-na-agricultura.html

-Análise funcional do genoma do arroz: o próximo desafio

http://cib.org.br/em-dia-com-a-ciencia/palavra-do-especialista/artigos/analise-funcional-do-genoma-de-arroz-o-proximo-desafio/

-Biotecnologia promove sustentabilidade na agricultura

http://www.agrolink.com.br/biotecnologia/artigo/biotecnologia-promove-sustentabilidade-na-agricultura_133023.html

-Alguns Benefícios da Biotecnologia

http://www.monsanto.com.br/produtos/biotecnologia/biotecnologia-meio-ambiente/primeiros-anos/gases-do-efeito-estufa.asp

Sugestões de aspectos a serem abordados pelos alunos:

-Onde podem ser encontrados os benefícios que a biotecnologia proporcionou à agricultura;

-Como a Biotecnologia pode beneficiar a agricultura.

 

3)      Equipe 3: Críticas da biotecnologia na agricultura

-Biotecnologia e agricultura no Brasil contemporâneo

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/agro/B24_biotecnologia.html

-Críticas a biotecnologia agrícola

http://ciencia.hsw.uol.com.br/biotecnologia-agricola2.htm

-Conheça as razões de quem é contra os transgênicos

http://www.terra.com.br/reporterterra/transgenicos/contrarios.htm

Sugestões de aspectos a serem abordados pelos alunos:

-Apresentar as principais críticas à Biotecnologia, apresentando argumentos fundamentados no estudo dos sites sugeridos.

 

4)      Equipe 4: Produção de transgênicos no Brasil

Brasil é um dos líderes na produção de transgênico

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI436600-EI1434,00.html

Brasil é 2º no ranking na produção de transgênicos

http://www.vooz.com.br/noticias/brasil-e-o-2o-do-ranking-na-producao-de-transgenicos-30090.html

Cresce a produção de transgênicos no Brasil

http://www.scotconsultoria.com.br/noticias/artigos/24127/cresce-a-producao-de-transgenicos-no-brasil.htm

 

Sugestões de aspectos a serem abordados pelos alunos:

- Apresentar dados da produção de transgênicos no Brasil, utilizando-se de texto e principalmente de gráficos.

(* Todos os sites acessados em 10/12/12).

 

MOMENTO DO ALUNO

Neste momento, os alunos terão que desenvolver a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO

Os alunos irão apresentar os seminários. Em seguida, com o intuito de estimular uma tomada de posição crítica por parte dos alunos, utilizando a rede social, o professor deverá iniciar um debate com os seguintes questionamentos: “Para vocês, a biotecnologia traz benefícios ou malefícios?”, “Somos devidamente informados sobre as implicações da ingestão de alimentos transgênicos? E ainda “Como essa informação deveria ser passada para os consumidores?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Nesse momento, o conteúdo abordado deverá ser formalizado. Para isso, os alunos, juntamente com o professor, deverão elaborar uma cartilha com os principais benefícios e malefícios causados pela biotecnologia e as ideias construídas no momento anterior quanto às informações sobre o assunto repassadas à população. Com a divulgação desse material na rede social, os alunos deverão convidar outros membros da comunidade escolar e fazerem uma enquete a respeito do conhecimento destes a respeito das informações contidas na cartilha, e ainda quais as ideias que podem ser acrescentadas quanto à devida comunicação quando o assunto é alimento transgênico.

 

ATIVIDADE 3 – CAMPANHA “CONSUMO CONSCIENTE DAS SACOLAS PLÁSTICAS”

Propõe-se que o professor explique que a turma irá produzir uma campanha de conscientização “Consumo consciente de sacolas plásticas” que deverá ser divulgada no facebook através da criação de uma página.

 

3.1 REFLETINDO...

Recomenda-se que inicialmente o docente estimule os alunos a refletirem sobre a utilização de sacolas plásticas em suas casas através dos seguintes questionamentos:

- Na sua casa, são utilizadas muitas sacolas plásticas?

- Você ou sua família realizam alguma atitude para reduzir a utilização de sacolas plásticas quando vão ao supermercado? Quais são essas atitudes?

- Como vocês acham que a biotecnologia pode estar associada à questão das sacolas plásticas?

O professor deverá explicar que os alunos irão produzir um breve texto de opinião em trios (o número de linhas será determinado pelo docente) sobre “O impacto das sacolas plásticas para o meio ambiente”.

Concluídos os textos, as duplas deverão realizar a leitura das suas produções para a turma e avaliar juntamente com o professor quais são os impactos da utilização de sacolas plásticas para o meio ambiente. Esse momento será resgatado posteriormente.  

 

3.2. PESQUISANDO PARA A ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHA

Nesse momento, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto com o intuito de produzir material para a postagem no facebook, cartazes e folders com conteúdo adequado para a campanha por uma maior utilização de sacolas biodegradáveis. A turma não será dividida ainda em grupos, pois todos os alunos deverão conhecer as informações teóricas bem como as discussões sobre o assunto. A pesquisa por conteúdo pode iniciar na biblioteca da escola e ter continuidade em sites da internet, desse modo seguem alguns endereços eletrônicos sugeridos:

Plástico biodegradável é a solução?

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/jornal/noticia3.3.php

Plásticos biodegradáveis, o que é

http://www.nordeplastic.com.br/t_bio.html

Biodegradação das sacolinhas

http://www.ipt.br/noticias_interna.php?id_noticia=513

Qual a diferença entre as sacolas plásticas oxibiodegradáveis e as comuns?

http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/02/18/pergunte-aos-pesquisadores-4/

Governo cria grupo para discutir sacolas plásticas

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/noticias/governo-cria-grupo-para-discutir-sacolas-plasticas

Grupo buscará alternativas sustentáveis para sacolas

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/noticias/grupo-buscara-alternativas-sustentaveis-para-sacolas

Mercados são obrigados a fornecer sacolas biodegradáveis

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/mercados-sao-obrigados-a-fornecer-sacola-biodegradavel

IPT testa degradação de sacolas de supermercado

http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/ipt-testa-degradacao-de-sacolas-de-supermercado

Supermercado deve dar sacola biodegradável, diz Procon

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/supermercados-devem-oferecer-sacolas-biodegradaveis-gratuitamente

Dilema das sacolas plásticas continua

http://www.revistamercado.com.br/destaques/dilema-das-sacolas-plasticas-continua/

(* Todos os sites acessados em 10/12/12).

 

3.3. CONHECENDO MELHOR A REALIDADE LOCAL NO QUE DIZ RESPEITO À TEMÁTICA ABORDADA

Propõe-se que em seis grupos os alunos pesquisem:

  • Na escola e com seus vizinhos sobre a opinião dos consumidores a respeito da substituição ou não das sacolas plásticas (três grupos).
  • Nos estabelecimentos comerciais do seu bairro sobre a utilização das sacolas plásticas que são adotadas, plásticas comuns ou biodegradáveis, e sobre alternativas a essa utilização (outros três grupos).

Os dados devem ser apresentados em formato de gráficos nos quais devem ser mostrados, por exemplo, qual o percentual de estabelecimentos que utiliza sacolas plásticas biodegradáveis, se possível, qual a quantidade média de sacolas que é usada por dia nos supermercados visitados e, quantas sacolas são utilizadas, em média, por uma família.

 

3.4. PRODUZINDO O MATERIAL DA CAMPANHA

Inicialmente, o professor deverá resgatar o momento de leituras dos textos de opinião no início da atividade, ressaltando que agora os alunos devem conhecer melhor o assunto em razão das pesquisas que realizaram e, assim, deverão refletir sobre a falta de informações sobre o dano que estas sacolas causam livres/abandonadas no meio ambiente, influenciando na utilização ampla de sacolas plásticas de uma maneira descontrolada.

Com a turma dividida em três grupos, e a partir da pesquisa realizada e das discussões sobre o assunto, os alunos irão produzir o material da campanha que deve visar estimular a busca por utilização de sacolas biodegradáveis. Para isto, cada grupo ficará responsável por cada um dos seguintes meios de divulgação: facebook, folders e cartazes. Sugere-se que os cartazes sejam utilizados na escola atingindo alunos, professores e funcionários, os folders sejam utilizados na comunidade local e o facebook seja utilizado para ampliar o público da campanha, buscando atingir outras escolas e pessoas que não moram no bairro através de convites ao acesso na rede social.

O professor deve ressaltar que fica a critério dos alunos criarem vídeos que podem ser desde pequenos comerciais de reflexão e crítica até reportagens apresentando o resultado que foi observado ao estudar os estabelecimentos comerciais do bairro em que moram.

 

3.5. DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA

Os cartazes deverão ser fixados em lugares visíveis na escola. Os folders devem ser entregues na associação comunitária local. Quanto à divulgação no facebook, seguem algumas orientações:

-Antes de criar a página no facebook, o docente deverá indagar se todos os alunos possuem uma conta nesta rede social. Caso não possuam, o professor deverá ajudar na criação da conta.

-Professor e alunos deverão criar uma página para a campanha no facebook. Sugere-se a utilização de um data-show nesse processo de criação para que todos participem. Propõe-se os seguintes passos:

  1. Escolher o tipo de página. Sugere-se a escolha da seguinte opção - Causa ou comunidade;
  2. Colocar uma foto;
  3. Fazer uma breve descrição sobre a campanha;
  4. Os alunos deverão curtir a página e convidar seus amigos do facebook.
Recursos Complementares

 

Sugestões de links para os alunos:

Conheça mais sobre as sacolas biodegradáveis

http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/meio-ambiente/sacolas-biodegradaveis

Tutorial para a edição do vídeo:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1237180-6174,00-SAIBA+COMO+EDITAR+V%C3%8DDEOS+NO+WINDOWS+MOVIE+MAKER.html

Tutorial para o editor da linha do tempo online.

http://julianagsouzadias.blogspot.com.br/2010/04/dicas-para-criar-uma-linha-do-tempo.html

Tutorial para criar perguntas e enquetes na rede social

http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/05/atualizacoes-nos-grupos-do-facebook/

Criar uma enquete no Facebook

http://www.comofazerfacebook.com.br/criar-uma-enquete/

Como fazer um cartaz

http://www.slideshare.net/elisabeteteixeiralopes/como-fazer-um-cartaz-presentation

 

Sugestões de links para o professor

Biotecnologia – Ciência e Desenvolvimento

http://www.biotecnologia.com.br/

Portal da Sustentabilidade

http://www.sustentabilidade.org.br/

Sacolas plásticas: aspectos controversos de seu uso e iniciativas legislativas

http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4686/sacolas_plasticas_boratto.pdf?sequence=1

 

Links do Portal que podem ser usados pelo professor no planejamento de sua aula:

Biomateriais – eles estão por todo lado

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29682

Esse é um trabalho para a biotecnologia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30007

Como fazer um folder no Writer (BrOffice)

http://lufantasma.blogspot.com.br/2012/03/como-fazer-um-folder-no-writer-broffice.html

Como criar páginas no facebook

http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/

Como fazer um cartaz?

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_cartaz.htm

(* Todos os sites acessados em 10/12/12).

Avaliação

 

Na atividade 1, o professor deverá verificar se os alunos tiveram uma visão geral da Biotecnologia e seu Desenvolvimento Histórico, a partir do estudo realizado em grupo. Na atividade 2, o professor poderá avaliar se os alunos aprenderam assuntos relacionados a biotecnologia na Agricultura, a partir da pesquisa e das discussões em sala de aula. Na atividade 3, recomenda-se que o docente deverá verifique a participação dos alunos na divulgação e comprometimento na campanha para reduzir a utilização de sacolas plásticas a partir da sua substituição por bioplásticos.

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