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Desvendando o mistério da extração e produção de matérias-primas

 

18/03/2013

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Yasmin Pinheiro Vidal

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer as características e diferentes tipos de obtenção do mercúrio, ferro, alumínio e cobre, e os seus danos ao meio ambiente;

- Identificar as características, os métodos de extração do urânio e sua importância econômica;

- Compreender o processo de fabricação do cimento e sua importância para a sociedade.

Duração das atividades
25 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento em elementos químicos; classificação e organização na tabela periódica.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: MERCÚRIO, FERRO, ALUMÍNIO E COBRE: CARACTERÍSTICAS E DANOS AO MEIO AMBIENTE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa (LIE), sala de aula e extrassala. Serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em 4 grupos.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, no laboratório de informática educativa (LIE), o professor vai ter uma conversa introdutória com os alunos sobre os danos causados ao meio ambiente e à população devido à utilização do mercúrio no garimpo de metais, como por exemplo, o ouro. Em seguida, o docente deverá disponibilizar para os alunos a reportagem Pesquisa revela grande presença de mercúrio em tartarugas da Amazônia disponível em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2012/09/pesquisa-revela-grande-presenca-de-mercurio-em-tartarugas-da-amazonia.html e propor os seguintes questionamentos: “Vocês sabem o motivo dos garimpeiros usarem mercúrio?”, “Que danos podem ser causados ao meio ambiente e aos seres vivos quando entram em contato com grande quantidade deste material?” e “Qual seria a medida para diminuir a quantidade desse poluente nos rios?”.

Após essa conversa introdutória, o professor deverá propor aos alunos a elaboração de um “Jornal online”. Cada equipe ficará responsável por uma matéria que irá ser publicada no jornal (o tema será proposto posteriormente). Seguem abaixo algumas orientações:

 

-Orientação sobre a produção dos textos

Cada equipe deverá abordar nos textos a estrutura química do composto, como é feita sua extração /produção, os seus usos e aplicações, sua comercialização e importância econômica e os danos causados ao meio ambiente e a população devido a sua extração. A pesquisa será feita pelos alunos no LIE. Na seção Recursos Complementares, encontram-se dicas relacionadas a escrita de textos para um jornal.

 

-Orientação sobre a produção do “Jornal online”:

Para a produção do jornal (no LIE), os alunos irão utilizar o programa editor de texto disponível no computador. Ao final da elaboração, o professor deverá reunir todo o material e realizar um upload no site http://pt.calameo.com/, através do qual o jornal será estruturado.

Antes do início da construção do texto, professor e alunos deverão discutir os seus temas em dois momentos, cuja data deverá ser acordada entre todos.

Após, os momentos de discussão propostos, os alunos deverão elaborar os seus textos em ambientes extrassala e utilizar o facebook como meio de comunicação com o professor e os outros membros da equipe durante esse processo. O e-mail poderá ser utilizado para enviar ao professor os textos já finalizados.

 

Instruções de uso do site “Calaméo”

  1. Criar um email para a turma e realizar o cadastro no site seguindo as orientações de criação de conta;

  2. Entrar na conta do Calaméo;

  3. Clicar nas opções: “Criar uma publicação” e “Carregar um documento”;

  4. Procurar o documento para iniciar o upload;

  5. Colocar o título da publicação;

  6. No campo “Formato”, escolher a opção “Jornais”, e no campo Categoria, escolher a opção “Ciência”;

  7. Clicar em “Iniciar carregamento” e aguardar.

 

Após a produção do “Jornal online”, o professor fornecerá no grupo do Facebook o link do jornal e orientará os alunos a lerem e comentarem as produções uns dos outros.

- O nome do “Jornal online” deverá ser criado pela turma;

- Os alunos devem ter atenção com a linguagem utilizada no jornal.

 

-Orientação sobre o uso do Facebook:

O professor deverá orientar os alunos a criarem (caso já não tenham) uma conta no Facebook, disponível em: http://www.facebook.com/. Deverá ser utilizada uma conta na rede social para cada equipe. O docente deverá propor aos alunos a criação de um grupo fechado para a turma. Neste link seguem as dicas de como criar um grupo: http://www.dicastutorial.com/2012/02/como-criar-um-grupo-no-facebook.html.

A criação da rede social será no LIE, mas o Facebook será utilizado pelos alunos em espaços extrassala, em horários diferentes da aula.

 

-Temas e sugestões de sites para pesquisa

- Equipe 1: Mercúrio

Mercúrio

http://www.infoescola.com/quimica/elemento-mercurio/

Mercúrio

http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/mercurio

Efeitos do Mercúrio

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/pilhas_e_baterias/efeitos_do_mercurio.html

Mercúrio

http://www.areaseg.com/toxicos/mercurio.html

Importação, Produção e Comercialização de Mercúrio Metálico

http://servicos.ibama.gov.br/index.php/cadastro/61-servicos/130-importacao-producao-e-comercializacao-de-mercurio-metalico

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

 

- Equipe 2: Ferro

Ferro

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/ferro/

Mineral Ferro

http://www.brasilescola.com/quimica/mineral-ferro.htm

Ferro

http://www.eumed.net/libros-gratis/2008a/372/ferro.htm

Utilização do Ferro

http://www.websucata.com.br/ferrosos/artigos/utilizacao-do-ferro-158.html

Como são extraídos minerais de uma mina?

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-sao-extraidos-minerais-de-uma-mina

Extração mineral: Atividade tende a aumentar com crescimento econômico mundial

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/extracao-mineral-atividade-tende-a-aumentar-com-crescimento-economico-mundial.htm

Ferro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro

Impactos Ambientais

 http://ge902ferro.wordpress.com/impactos-ambientais-2/

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

 

- Equipe 3: Alumínio

Alumínio

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/aluminio/

Impactos Ambientais

http://ge902ferro.wordpress.com/impactos-ambientais-2/

Alumínio: Ocorrência, obtenção industrial, propriedades e utilização

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/aluminio-ocorrencia-obtencao-industrial-propriedades-e-utilizacao.htm

Bauxita e alumina - ponto de partida para a produção de alumínio

http://www.hydro.com/pt/Aluminio/A-Hydro-no-Brasil/Produtos/Bauxita-e-alumina/

O alumínio: Alumínio primário

http://www.abal.org.br/aluminio/producao_alupri.asp

Preço do quilo do alumínio

http://www.precos.info/2010/03/preco-do-quilo-do-aluminio.html

Características do Alumínio

http://www.ilhasulnauticas.com.br/ilhasul/index.php/caracteristicaaluminio

ONG teme que exploração de bauxita cause impactos ambientais em áreas

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/09/ong-teme-que-exploracao-de-bauxita-cause-impactos-ambientais-em-areas-aguas-da-prata.html

ALUMÍNIO

http://www.metalplating.com.br/informacao_tecnica/aluminio.html

A indústria

http://www.abal.org.br/industria/introducao.asp

Perspectivas do mercado de alumínio

http://www.revistaaluminio.com.br/recicla-inovacao/11/artigo210562-1.asp

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

 

- Equipe 4: Cobre

Cobre

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/cobre/

Minério de cobre

http://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano_duo_decenal/a_mineracao_brasileira/P14_RT23_Perfil_da_Mineraxo_de_Cobre.pdf

O cobre e o seu uso

http://www.precisao.eng.br/fmnresp/cobre.htm

Cobre: Ocorrência, obtenção industrial, propriedades e utilização

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/cobre-ocorrencia-obtencao-industrial-propriedades-e-utilizacao.htm

Cobre valorizado no mercado internacional afeta o Brasil e incentiva rouba de condutores elétricos  e de cargas.

http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=28&Cod=102

O mercado brasileiro para minérios de cobre e seus concentrados peruanos

http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/PSCI/PSCIPeruMinerioCobre.pdf

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.

 

DISCUSSÃO:

Após a elaboração das matérias para o “Jornal online”, sua publicação no Facebook, postagem dos comentários na rede social e a apresentação desse material para a turma, o professor deverá intermediar uma discussão no grupo da rede social, a partir das seguintes perguntas: “Qual a vantagem do uso do alumínio para o meio ambiente?” e “Por que o cobre é um metal tão importante?”. Esta discussão objetiva estimular os alunos a refletirem sobre as vantagens e riscos da utilização de certos tipos de materiais.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor formalizará o conteúdo com os alunos na sala de aula. Para isso, o docente deverá escrever na lousa a tabela 1 abaixo e, junto com os alunos, associar as lacunas correspondentes. A cada associação feita, o professor deverá revisar o assunto com os alunos.

 

Tabela 1: Tabela que ajudará a formalização do conteúdo da atividade.

Danos ambientais e à saúde humana

Substâncias Químicas

Métodos de obtenção e extração

 

Mercúrio

 

 

Ferro

 

 

Alumino

 

 

Cobre

 

Fonte: Produzida pelo auto

 

ATIVIDADE 2: APRENDENDO SOBRE O URÂNIO

2.1 INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa e em ambientes extrassala. Serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em quatro grupos.

 

2.2INTRODUÇÃO

No início da atividade, o professor deverá apresentar a figura 1, Exploração de Urânio, e propor desenvolver uma conversa introdutória com os alunos sobre o tema da atividade a partir das seguintes perguntas: “Vocês sabem o que significa essa imagem?”, “Parece ser uma erosão natural?”, “O que causou essa devastação?”, e ainda, “Teria alguma maneira desse dano ter sido evitado? Como?”. O professor deverá comentar superficialmente, que a causa desse dano ambiental foi a extração do urânio.

Observação: o professor não aprofundará o assunto sobre urânio, pois isso será realizado pelos alunos no decorrer da atividade.

Figura 1: Exploração de Urânio

fd

Fonte: http://cmfcps.arteblog.com.br/248901/Exploracao-de-Uranio-contamina-Agua-em-Caetite-BA/(acessado em 30/12/12).

 

2.3 CONHECENDO MAIS SOBRE O URÂNIO

O professor deverá propor aos alunos conhecerem mais sobre o Urânio, seu processo de produção, sua composição química, os seus usos e aplicações, os lugares com maior concentração e as suas vantagens e danos ao meio ambiente e a saúde humana e assim produzirem um material informativo sobre o assunto. Cada equipe ficará com um tema. Seguem os temas e sites sugeridos para pesquisa:

 

-Equipe 1: História, ocorrência e características do Urânio.

História do Urânio

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09210.html

TÓPICO: Urânio e Características principais

http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html

Ocorrência do Urânio

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09220.html

TÓPICO: Ocorrências

http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html

Urânio:

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/historia

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/propriedades

 

-Equipe 2: Processo de produção do Urânio

Produção de Urânio no Brasil

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/producao-de-uranio-no-brasil

Entenda o processo de extração de urânio para fabricação de bomba atômica

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/infografico/afp/2010/06/29/entenda-o-processo-de-extracao-de-uranio-para-fabricacao-de-bomba-atomica.htm

Brasil quer autossuficiência na produção de urânio até 2014

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=producao-uranio-no-brasil&id=

 

-Equipe 3: Usos e aplicações do Urânio

Aplicações do Urânio

http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e09230.html

TÓPICO: Aplicações

http://adaoreinaldo.blogspot.com.br/2011/04/importancia-e-aplicacoes-do-uranio-no.html

Origens e Utilidades do Urânio

http://blogdequimicahc.blogspot.com.br/2010/11/origens-e-utilidades-do-uranio.html

Urânio

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/aplicacoes

 

-Equipe 4: O urânio e a economia, as vantagens e danos do uso do Urânio.

Vantagens e desvantagens das usinas nucleares

http://www.ufsm.br/gef/Nuclear/nuclear14.pdf

Energia e Ambiente

http://energiaeambiente.wordpress.com/2008/02/01/energia-nuclear-vantagens-e-desvantagens/

Pesquisa confirma danos causados pela exploração de urânio na Bahia

http://www.ecodebate.com.br/2011/12/30/pesquisa-confirma-danos-causados-pela-exploracao-de-uranio-na-bahia/

Urânio: Efeitos colaterais

http://wiki.advfn.com/pt/Ur%C3%A2nio:Efeitos_colaterais

Urânio:

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/exposicao

https://sites.google.com/site/uraniotoxicologiaffup/toxicidade

Brasil ainda enriquece no exterior 95% do urânio usado em Angra 1 e 2

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/brasil-ainda-enriquece-no-exterior-95-do-uranio-usado-em-angra-1-e-2.html

Brasil é alvo de críticas internacionais por proteger tecnologia nuclear nacional

http://www.comciencia.br/reportagens/2004/11/03.shtml

Reservas de urânio crescem e garantem demanda por um século

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/reservas-de-uranio-crescem-e-garantem-demanda-por-um-seculo

Urânio

http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00001461.pdf

*Os sites tiveram acesso em 30/novembro/2012.

 

2.4 COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES

Após a leitura dos alunos acerca de cada um dos temas propostos, o professor deverá mediar uma socialização, em sala de aula, das informações já conhecidas e das que até o momento da pesquisa eram desconhecidas por eles, objetivando que todos os alunos tenham uma visão mais geral sobre o tema da atividade. Este também é o momento em que os alunos apresentarão suas dúvidas ao professor e aos outros colegas e estas serão discutidas por todos.

 

2.5 ELABORANDO MATERIAL INFORMATIVO SOBRE URÂNIO

Após a pesquisa e discussão sobre os temas propostos, cada equipe deverá elaborar um texto sintetizando o conteúdo estudado e um vídeo contendo todos os aspectos mais interessantes sobre o tema ao qual ficou responsável. 

Os textos deverão ser publicados em uma Página a ser criada no Facebook (sugere-se um prazo de 10 dias para a realização da tarefa). No link, encontram-se dicas para a criação de uma página: Como criar páginas no Facebook disponível em http://www.osabetudo.com/tutorial-como-criar-paginas-no-facebook/.

 

Algumas orientações para a produção do material proposto:

- A página do Facebook deverá ser uma forma de informar as pessoas sobre o Urânio, o processo de extração, sua utilidade e danos ambientais, assim ressalta-se que os alunos deverão atentar para o uso de termos mais técnicos conhecidos durante a pesquisa, pois os textos serão lidos pelos alunos de outras turmas.;

- Além de criar os textos, as equipes deverão produzir comerciais e/ou documentários. Cada equipe deverá criar um vídeo (com aproximadamente 5 minutos).

- O vídeo deverá abordar os temas das equipes e servirem como fonte de reflexão sobre o tema para as pessoas que visualizarem;

- Com o intuito de atrair as pessoas para assistirem, curtirem e comentarem a página na rede social; as equipes deverão abusar da criatividade na elaboração dos textos e dos vídeos.

- Todas as equipes deverão comentar e/ou curtir as publicações das outras equipes;

- Os alunos deverão divulgar a Página da rede social entre os alunos que não estudam na escola;

 

- Instruções sobre a produção dos vídeos:

- A produção dos vídeos deverá ser feita em ambientes extrassala. Os alunos poderão adicionar aos seus vídeos, imagens, ilustrações, filmagens, frases informativas e curiosidades sobre os respectivos temas. Os vídeos deverão ser em formato de um Comercial ou de um Documentário.

- Para a produção de documentários, os alunos poderão se basear nos modelos de documentários produzidos pela BBC dos Estados Unidos da América.

- Para a produção de comerciais, os alunos deverão se basear nos anúncios informativos do Governo Federal, como o exemplo abaixo:

Campanha de Mobilização Contra a Dengue - Governo Federal http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RFgvsgDga7U

 

-Seguem abaixo tutoriais com as instruções necessárias para a produção e edição de vídeos:

- Dicas do portal do professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88 (busque a opção produção e edição de vídeo)

- Windows Movie Maker para Windows:

http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk

- Kdenlive para Linux:

http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA

-Kdenlive está disponível para download em:

http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm.

 

Tabela 2 - Cronograma atividade 2

Atividade 2

Etapas

Desafios Propostos

Duração

Local

1° Etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

2 hora/aula

LIE

2° Etapa

Criação da página no Facebook

1 hora/aula

LIE

3° Etapa

Elaboração dos textos e publicação na página da rede social

5 dias

Extrassala

4°Etapa

Criação dos vídeos

12 dias

Extrassala

5°Etapa

Publicação dos textos e vídeos na rede social

4 dias

Extrassala

6°Etapa

Divulgação da página na rede social

-

Extrassala

Fonte: Produzida pelo autor

 

ATIVIDADE 3: CIMENTO: O JULGAMENTO

3.1 INSTRUÇÕES INICIAIS

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa e na sala de aula. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data-show, câmera digital ou celular com câmera, caderno para anotações, caneta e lápis.

 

3.2 INTRODUÇÃO

Inicialmente, o professor deverá disponibilizar para os alunos a reportagem Construção civil atrai jovens atrás do primeiro emprego, disponível no link http://g1.globo.com/educacao/olimpiada-do-conhecimento/2012/noticia/2012/11/construcao-civil-atrai-jovens-atras-do-primeiro-emprego.html (acessado em 11/12/12), e começar uma conversa com os alunos baseada nas questões:

- Até que ponto o crescimento da construção civil é bom para o desenvolvimento da sociedade? E para o meio ambiente?

- Quais as consequências desse acelerado crescimento de obras civis?

- Vocês já pararam para pensar de onde vem a matéria prima de muitos dos produtos que é utilizado nas obras, como por exemplo, o cimento?

 

Nesta atividade, o professor deverá comentar com os discentes que serão abordados temas relacionados a um bem precioso da construção civil, o CIMENTO.

 

3.3 A HORA DO JULGAMENTO

O professor deverá propor à turma a realização de um julgamento na sala de aula. O caso a ser julgado será sobre a instalação de uma fábrica de cimento ao redor de uma vila de casas, e perto de um riacho que abastece o bairro. Dois grupos serão representados no julgamento, a saber: o grupo a favor da construção da fábrica e o outro grupo que é contra a instalação. Qual será o veredito?

O docente deverá organizar a turma de forma que cada aluno tenha a sua função na hora do julgamento, como descrito abaixo:

 

Tribunal:

- Juiz: professor

- Advogados: dois grupos (defesa e acusação)

- Os envolvidos (investidores da fábrica x comunidade)

- As testemunhas (engenheiros, cientistas, gestores do meio ambiente)

- O júri (pessoas de outras turmas, professores e/ou funcionários da escola)

 

No julgamento, tanto os advogados quanto os envolvidos e as testemunhas devem possuir embasamento teórico sobre o assunto para conseguirem fundamentar melhor sua estratégia e convencer o juiz a liberar ou não a instalação da fábrica. Para isto, a fala dos advogados, envolvidos e testemunhas de defesa e acusação deverá abordar tópicos desde a história e definição de cimento, como também as matérias- primas utilizadas, o seu processo de produção, suas vantagens e impactos ambientais. Também deve ser considerado o aspecto social da instalação da fábrica de cimento na sociedade. Sugestões de temas e sites para orientar os grupos na preparação para o julgamento:

 

-Tópico 1: História e definição de cimento

Uma breve história do cimento Portland

http://www.abcp.org.br/conteudo/basico-sobre-cimento/historia/uma-breve-historia-do-cimento-portland

História do Cimento

http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-cimento.htm

A HISTÓRIA DO CIMENTO

http://blogdocimento.blogspot.com.br/2011/08/historia-do-cimento.html

O que é Cimento?

http://www.cimentonacional.com.br/produtos/cimento/

Processo de produção do cimento

http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious

Produção de cimento: Impactos à saúde e ao meio ambiente

Tópico: Breve histórico, O cimento.

http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/download/7199/5666

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

 

- Tópico 2: As matérias-primas utilizadas na produção do cimento.

O que é Cimento?

http://www.cimentonacional.com.br/produtos/cimento/

Processo de produção do cimento

http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious

De que é feito o cimento? Por que é misturado com areia nas construções?

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/de-que-e-feito-o-cimento-por-que-e-misturado-com-areia-nas-construcoes

Composição química do cimento Portland for Aglomerante

Tópico: Matérias primas

http://pt.scribd.com/doc/57311040/9/Composicao-quimica-do-cimento-Portland

Cimento Portland e Impactos Ambientais

http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

 

- Tópico 3: O processo de produção do cimento

Fabricação do cimento

http://www.lafarge.com.br/wps/portal/br/2_2_1-Manufacturing_process

Processo de produção do cimento

http://www.slideshare.net/OMonitor/processo-de-produo-do-cimento#btnPrevious

Produção cimento

http://www.cimpor.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=29&name=Producao--cimento

Cimento Portland e Impactos Ambientais

http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/

Combustíveis e riscos ambientais na fabricação de cimentos.

Tópico: O processo de fabricação do cimento

http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

 

- Tópico 4: O cimento e os seus impactos.

Cimento Portland e Impactos Ambientais

http://gestaoambientalcimento.blogspot.com.br/

Impactos Ambientais em Brasília - Cimento e emissão de material particulado

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/03/impactos-ambientais-em-brasilia-cimento.html

Produção de cimento: Impactos à saúde e ao meio ambiente

Tópico: Produção de cimento e agravos à saúde humana, O Impacto à saúde dos trabalhadores, Impactos na qualidade do ar

http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/download/7199/5666

Combustíveis e riscos ambientais na fabricação de cimentos.

Tópicos: Os impactos ambientais da produção de cimento – poluição e risco e Sobre os riscos da fabricação do cimento

http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf

*Os sites tiveram acesso em 28/novembro/2012.

O professor deverá reservar momentos em sala de aula para a discussão de dúvidas que surgiram durante a pesquisa.

 

3.3.1 Orientações na hora do julgamento:

Todos os alunos deverão ter conhecimento sobre os temas que serão abordados no julgamento, mas cada pessoa deverá se aprofundar no tema que irá defender na hora audiência, conforme o exemplo abaixo:

- Advogados: dois grupos (grupo do réu e grupo da comunidade)

- Grupo de advogados de defesa do réu: os advogados deverão abordar as vantagens sobre o processo de produção de cimento como também a instalação da fábrica para o meio ambiente e para as pessoas, tentarão defender os benefícios da instalação da fábrica.

- Grupo de advogados da comunidade (os promotores de justiça): como irão ser contra a instalação da fábrica, deverão abordar os prejuízos da produção do cimento e da instalação da fábrica.

- Os envolvidos

- A comunidade local: este grupo é contra a instalação da fábrica e deverá expor seus motivos por esta tomada de posição;

- Investidores da fábrica: este grupo é a favor da instalação da fábrica e deverá explicar no julgamento os processos de produção do cimento

- As testemunhas

            - Esse será o grupo com a maior quantidade de pessoas, pois elas representarão engenheiros, cientistas, gestores do meio ambiente, entre outros que serão os consultores no processo. Poderão haver testemunhas de defesa e de acusação. Este grupo utilizará maior fundamentação nos tópicos, pois irão fazer o papel de especialistas no assunto.

Obs.: Quer seja de acusação ou defesa, a testemunha será interrogada pelos dois grupos de advogados. Por isso, a testemunha deve estar preparada!

- O júri

            - Escutarão todo o julgamento e participarão na hora da decisão da sentença. Expondo para o juiz a sua opinião sobre o caso.

O professor deverá marcar um dia para a realização do julgamento e os alunos terão o prazo de 15 dias para pesquisarem e se preparem para a audiência. Esta poderá ser filmada e posteriormente publicada na página do Facebook criada na Atividade 2.

No final do julgamento, depois que ambas as partes exporem suas causas, o juiz, juntamente com a ajuda do júri, deverá chegar ao veredito sobre a construção ou da fábrica de cimento.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Proibido uso de termômetros de mercúrio

http://www.youtube.com/watch?v=c_R1b9CK9Ds

ESTUDO COMPARA IMPACTOS AMBIENTAIS DA APLICAÇÃO DO FERRO FUNDIDO E ALUMÍNIO NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE MOTOR

http://www.aluinfo.com.br/novo/estudo-compara-impactos-ambientais-da-aplicacao-do-ferro-fundido-e-aluminio-na-producao-de-blocos-de-motor

URÂNIO

http://ecologia.icb.ufmg.br/~rpcoelho/Congressos/CETEC_agosto2011/perfil_uranio.pdf

Dicas para escrever

http://www.jornaljovem.com.br/edicao12/editorial_dicas.php

Textos Jornalísticos

http://www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/

Concreto com menos cimento reduz impacto ambiental

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=concreto-menos-cimento-impacto-ambiental

10 dicas para escrever melhores artigos

http://www.artigos.etc.br/10-dicas-para-escrever-melhores-artigos.html

Como escrever na internet

http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/

Combustíveis e riscos ambientais na fabricação de cimentos.

Tópico: Estudo de caso – quatro fábricas de cimento na RMBH

http://www.ifch.unicamp.br/profseva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf

Preço da Sucata

http://www.abal.org.br/reciclagem/sucata.asp

 *Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.

 

Sugestões de links para professores:

Evolução do mercado de alumínio

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/alumi98.pdf

O alumino: Vantagens

http://www.abal.org.br/aluminio/vantagens.asp

O processo de fabrico do cimento

http://www.secil.pt/pdf/Processo%20de%20Fabrico%20de%20Cimento.pdf

Relatório de impacto ambiental -RIMA- Projeto Primavera Pará-Votorantim– CIMENTO – N/NE S/A.

http://www.sema.pa.gov.br/download/rima_projeto_primavera_para_votorantim.pdf

*Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.

 

Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84

Entenda como funciona o Facebook

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=facebook&categoria=&x=7&y=13

*Os sites tiveram acesso em 07/dezembro/2012.

Avaliação

 

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam sobre os diferentes tipos obtenção de minerais a partir da elaboração do “Jornal online”. Na atividade 2, o docente poderá averiguar se os alunos entenderam os métodos de extração e o uso do urânio através do conteúdo elaborado e publicado na página da rede social Facebook como também da relevância do que foi abordado no vídeo proposto. Já na atividade 3, o professor poderá verificar se os discentes entenderam o processo de produção do cimento, a importância do seu uso e os seus impactos para a sociedade a partir do seu desempenho durante o julgamento.

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Opiniões

  • RAQUEL JORGE, escola estadual Lydia Rocha Alves , São Paulo - disse:
    rjfarmaceutica@bol.com.br

    19/05/2013

    Cinco estrelas

    Só tenho elogios aos professores que elaboraram essa sequência didática que é perfeita. É muito útil aos professores da rede pública, que tem que trabalhar com lousa e giz, preencher diários de forma manual, ou seja, o sistema é muito burocrático, consomem grande parte do tempo que deveríamos dedicar à preparação de aulas de alto nível. capazes de despertar o interesse dos alunos. Tenho certeza que essa é a forma correta de trabalharmos e obtermos os melhores resultados.


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