19/02/2013
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Dina Mara Pinheiro Dantas, Mara Paula Santos Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Conhecer as regras básicas do trânsito e os valores humanos que devem estar presentes no trânsito;
Compreender o funcionamento do trânsito através da produção de maquetes;
Apresentar sua opinião sobre a educação no trânsito;
Conhecimento básico do gênero textual artigo de opinião
ATIVIDADE 1 - AS ATITUDES NECESSÁRIAS PARA UM TRÂNSITO SEGURO E PACÍFICO
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:
folhas de papel ofício;
canetinhas.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor explique que os alunos irão assistir o vídeo “Pateta no trânsito” <http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0> (Acesso: 02/08/2012), para observarem os seguintes pontos:
● regras básicas para manter a paz no trânsito;
● valores humanos que devem estar presentes no trânsito.
IMAGEM 1 – IMAGEM DO VÍDEO “PATETA NO TRÂNSITO”
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0 (Acesso: 02/08/2012)
Terminada a exibição do vídeo, o docente deverá tirar dúvidas dos alunos. Em seguida, ele deverá dividirá a turma em duplas para produzirem um texto sobre o que foi observado no vídeo.
MOMENTO DO ALUNO:
Os alunos estarão assistindo ao vídeo e em seguida, as duplas produzirão um texto sobre o que foi observado.
DISCUSSÃO:
As duplas apresentarão os textos produzidos. Propõe-se alguns questionamentos para iniciar o debate “Em relação ao trânsito, que atitudes preventivas devemos tomar?”, “Como o pedestre deve agir para diminuir os acidentes no trânsito?”, “Que cenas do vídeo aparecem ações que devem ser modificadas para a construção de um trânsito cidadão?”, “Que atitudes cidadãs devemos ter para evitar acidentes?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
O professor formalizará a atividade explicando que os condutores e os pedestres devem ter atitudes para manter um trânsito seguro e pacífico. Propõe-se que o docente juntamente com os alunos apresentem palavras-chave sobre o quê fazer para manter a paz no trânsito e os valores humanos que devem estar presentes no trânsito.
ATIVIDADE 2 - REPRODUZINDO O TRÂNSITO DAS RUAS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE MAQUETES
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Para esta atividade serão necessários os seguintes materiais:
caixas de fósforo;
isopor médio;
colas;
tesouras;
bonecos, carros e bicicletas em miniatura;
caixas de leite ou suco;
pinceis;
tintas de cores variadas;
folhas de papel ofício coloridas.
O docente deverá explicar que os alunos irão elaborar maquetes para reproduzir situações de trânsito.
2.1 CONSTRUINDO A MAQUETE
Recomenda-se que o professor organize a turma em cinco grupos para elaborarem as maquetes utilizando os materiais apresentados na Preparação do ambiente. Propõe-se que o docente questione “O que precisa ter no trânsito de uma cidade que devemos produzir para colocar na maquete?”.
2.2 SIMULANDO O QUE ACONTECE NO TRÂNSITO
Terminada a elaboração da maquete, os grupos deverão simular as situações que ocorrem diariamente no trânsito e escrever o que poderiam fazer para evitar essas situações.
1º grupo - Desatenção: condutores e pedestres
2º grupo - Ultrapassagem/Alta velocidade
3º grupo - Respeito aos idosos e deficientes
4º grupo - Pedestres
5º grupo - Condutores
O professor deverá solicitar que os alunos recordem de situações apresentadas na televisão ou que leram em jornais e revistas para produzirem o plano de ação que será simulado na maquete.
2.3 APRESENTAÇÃO DAS SITUAÇÕES SIMULADAS NA MAQUETE
Concluída as simulações e as anotações, os grupos deverão apresentar para a turma. Após as apresentações propõe-se que o docente indague a turma “Quais são as atitudes que são importantes ao conduzir um veículo?”, “Por que as sinalizações de trânsito são componentes essenciais?”, “O que os pedestres devem fazer para contribuir com o trânsito seguro?”, “Os carros devem ser estacionados em cima das calçadas? Por quê?”, “O que vocês perceberam sobre o trânsito?”, “É possível ser solidário nas estradas? Como?”. Propõe-se que o professor juntamente com os alunos, construam um poema sobre o trânsito conforme exemplo abaixo:
Posso ir e vir, pois cidadão eu sou sim!
Dirigir com prudência é atitude decente.
Se todos fizessem assim não haveria acidente.
A lei é muito clara e ela vem nos dizer
Trânsito é direito de todos, mas seguro precisa ser.
Por isso meu amigo o pedestre deve sim,
Atravessar pela faixa, para chegar ao seu fim.
As placas nos orientam, mas os valores nos regem.
Dirigir com respeito ao outro, é isso que nos protege.
A calçada é para aqueles que caminham com pé no chão,
Não se pode ocupar ela com produtos ou lixão,
Carro em cima da calçada vale multa com razão.
Vamos repensar então nossa prática num todo,
Cada um em seu lugar para não criar transtorno.
Quando vê a passarela pode por lá passar,
É mais seguro por ela do que a pista atravessar.
Quando for dirigir, e filho precisar levar,
Não esqueça a cadeirinha para a criança ficar,
Proteger sua família não deve se limitar,
Pois a liberdade dada deve sim continuar.
Fonte: SILVA, Mara Paula Santos. Arquivos Pessoais, 2012.
ATIVIDADE 3 - ARTIGO DE OPINIÃO “TRÂNSITO: EDUCAÇÃO OU FALTA DE EDUCAÇÃO?”
3.1 ANALISANDO UM ARTIGO DE OPINIÃO
Recomenda-se que o professor divida a turma em duplas e distribua o artigo de opinião “Violência no trânsito”
<http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,41,2976462,15125> (Acesso: 03/08/2012) solicitando que observem e destaquem a opinião do autor, os verbos utilizados e a linguagem empregada. Terminada as anotações, as duplas deverão apresentar o que observaram e construir juntamente com o professor um quadro com as características de um artigo de opinião.
3.2 PRODUZINDO UM ARTIGO DE OPINIÃO
O docente deverá explicar que em duplas, os alunos irão produzir um artigo de opinião sobre “Trânsito: educação ou falta de educação?” utilizando as informações das atividades 1 e 2, como também a leitura das reportagens apresentadas abaixo. Propõe-se que o professor exponha que as duplas deverão atentar para a estrutura do artigo de opinião devendo apresentar o seu posicionamento em relação a temática.
Sugestão de reportagens:
Violência no trânsito <http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/conteudo_288447.shtml>
Etiqueta no trânsito <http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/etiqueta-transito-523862.shtml>
Rua ou ringue? <http://veja.abril.com.br/081204/p_106.html>
Todos os sites foram acessados no dia 03/08/2012
Sugestões de links para alunos:
Trânsito <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/transito/arquivo.html> (Acesso: 02/08/2012)
Placas de sinalização <http://www.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/placas-de-sinalizacao> (Acesso: 02/08/2012)
Como fazer maquetes? <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/05/como-fazer-maquetes.html> (Acesso: 02/08/2012)
Sugestões de links para professores:
Educação no trânsito <http:// http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/ >[site recomendado pelo Portal do Professor] (Acesso em: 31/07/2012)
Material de apoio para produção escrita <http://pessoal.educacional.com.br/up/4380001/881679/t1323.asp> (Acesso: 02/08/2012)
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Qual a sua opinião? Episódio IX - Capítulo I - Artigo de opinião <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32241> (Acesso: 03/08/2012)
Solidariedade [Detran na escola] <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27839> (Acesso: 03/08/2012)
Avaliação:
Na atividade 1, sugere-se ao professor verificar através das palavras-chaves, se os alunos conseguiram identificar as regras básicas para manter a paz no trânsito e os valores humanos que devem estar presentes no trânsito. Na atividade 2, recomenda-se verificar se os alunos compreenderam o funcionamento do trânsito através da produção de maquetes. Na atividade 3, propõe-se que o professor examinar se os textos produzidos pelos alunos contemplaram suas opiniões acerca da educação no trânsito.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/09/2014
Três estrelasGostei, muito bom e para mim foi de grande valia neste momento!!
16/01/2014
Cinco estrelasAdorei!!! Trabalhei o projeto Educação para o Trânsito com meus alunos e coloquei em prática essa aula motivadora. Abraços. Meninas parabéns!!!! Ótimo conteúdo. Abraços.
15/04/2013
Cinco estrelasapresento mais um subsídio para a aula sobre educação no trânsito: fazer uma caminhada após assistir o vídeo do Pateta no trânsito e que observem se há algum fato semelhante na vida real, o que apontam de irregular no trânsito durante a observação.Parabéns pela aula,só assim ajudaremos nossos alunos a ser formadores de opinião.
19/02/2013
Cinco estrelasPela primeira vez acessei uma aula. Estou encantada com a sequencia didática utilizada e em observar que não faltou nada. Paraabéns.