07/03/2013
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
|
|
Francisco Borges Camilo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
- Promover por meio de expressões lúdicas o conhecimento sobre a origem da vida;
- Identificar as características presentes nos reinos dos seres vivos;
- Caracterizar as eras geológica
O aluno precisa ter conhecimento sobre teorias sobre a origem da vida.
PREPARAÇÃO DA AULA
O docente deverá criar previamente uma conta no Google Plus para a turma e certificar-se de que todos os alunos possuam um e-mail, preferencialmente do provedor de contas Gmail. Deverá ser verificado ainda se todos os alunos possuem uma conta nesta rede social e sabem usá-la de forma a não interferir no curso da aula.
A turma deve criar um “CÍRCULO” – uma espécie de grupo - com todos os alunos e o professor. Este será o canal de divulgação e compartilhamento de informações que será utilizado com esta ferramenta pedagógica durante o desenvolvimento da aula.
Os alunos devem ficar cientes de que este projeto tem como finalidade a produção de um material autoral. Outros materiais referentes a esta produção também podem ser postados na rede social além dos textos que esta aula prevê.
O professor deverá incentivar a pesquisa criando um sistema de pontuação, este deverá ser o resultado de uma conversa com os alunos estabelecendo assim um regulamento. A premiação e a comissão organizadora formada por um presidente e um membro de cada equipe também deverão ser acordados entre professor e alunos.
A turma deve ser dividida em seis equipes com número equivalente de componentes, durante a realização de todas as atividades desta aula.
ATIVIDADE 1 - CONHECENDO OS REINOS DA NATUREZA
1.1 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Esta atividade será desenvolvida na sala de aula e no laboratório de informática (LIE). É importante que este momento seja utilizado também para a construção coletiva de regras sobre a participação efetiva nas atividades propostas, bem como acerca da formação das equipes, já que serão as mesmas no decorrer de todas as atividades.
Serão necessários os seguintes materiais: computadores com acesso à internet, vídeo “Solipsista”, máquinas fotográficas, cartolinas, canetinhas, papelão, cola e fita adesiva.
1.2 ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:
O vídeo “Solipsista”, dirigido por Andrew Thomas Huang e disponível no endereço eletrônico http://www.andrewthomashuang.com/solipsist.htm apresenta uma visão artística de seres em plena criação misturando cores e movimentos e será relacionado à origem da vida.
1.3 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
1.3.1 Introdução
Inicialmente, o docente irá propor a seguinte pergunta à turma:
“Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?”
Com esta questão, o professor deverá estimular os alunos a refletirem sobre a origem da vida e sua evolução, buscando saber as opiniões e a fundamentação de cada uma destas.
1.3.2 Arte e origem da vida: vamos usar a imaginação?
O professor disponibilizará na rede social o link para o vídeo “Solipsista”. Na postagem, solicitará que os alunos assistam ao vídeo e individualmente elaborem e compartilhem suas opiniões relacionando a produção artística à origem da vida.
Em seguida, o docente solicitará que os grupos formulem uma teoria sobre a origem da vida, representando-a por meio de expressões artísticas, tais como vídeo, pintura em tela, escultura. O site http://www.brasilescola.com/biologia/origem-vida.htm pode ajudar nesta criação.
Situações como as condições ambientais da terra pré-histórica, substâncias existentes em abundância bem como os aspectos religiosos envolvidos no assunto, devem ser abordados pelo docente, buscando evitar a interferência de uma crença religiosa determinada.
1.3.3 Conhecendo os Reinos da Natureza
“Antigamente, os cientistas dividiam os seres vivos em dois grandes reinos: o das plantas e dos animais. Com o avanço nos estudos dos seres vivos e em especial dos seres microscópicos, microscópicos, começou a ficar cada vez mais difícil manter esse sistema de classificação, pois muitos seres não se encaixam nem em um reino nem em outro” (LOPES & ROSSO, 2005)
Assim, o sistema de classificação dos seres vivos passou por intensas modificações realizadas por vários pesquisadores. Hoje este sistema compõe-se por cinco Reinos agrupados de acordo com suas especificidades. Que tal conhecer um pouco mais sobre estes Reinos? Quais são suas características?
São estas as indagações que devem nortear este momento da atividade. É importante que o professor busque identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca de cada um dos reinos que serão pesquisados, instigando questionamentos e partindo destes para explicar o passo-a-passo da atividade.
Os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet sobre os cinco reinos da natureza. Seguem os reinos a serem sorteados entre as equipes:
Seguem alguns links para auxiliar a pesquisa proposta:
- Reino Animal: os invertebrados: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/animal.php
- Vírus: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php
- Reino Monera: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php
- Reino Protista: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php
- Reino Fungi: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos.php
- Reino Plantae: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/bioplantas.php
Em conjunto, os alunos construirão uma árvore da vida. Para auxiliara orientação desta tarefa, sugere-se que ao professor observar o exemplo disponibilizado no link: http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/221-evolucao-arvore-vida.pdf
Seguem algumas informações quanto ao que deve conter a árvore proposta:
O professor deverá propor uma conversa entre as equipes, pois cada uma construirá uma parte da árvore da vida que esteja relacionado com as produções das demais equipes. Teremos, portanto, um trabalho colaborativo!
As equipes deverão reunir-se em diversos momentos extraclasse para a realização da atividade.
Sugestão de leitura para as equipes sobre a construção da árvore: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos.php
O professor solicitará que um mapa conceitual seja criado por cada equipe, a fim de organizar melhor os conhecimentos e conceitos alcançados ao longo da pesquisa. Para auxiliar na criação do mapa, o professor deve sugerir a utilização da ferramenta CmapTools.
A ferramenta dispõe de vários recursos que podem auxiliar por meio de exemplos a construção do mapa conceitual a ser construído. O professor poderá baixar o programa no seguinte link: http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.html. Ao clicar em “Clique para baixar”, será encaminhado para uma página onde deverá preencher uma espécie de cadastro para utilizar o programa. O link sugerido oferece muitas informações e opções, caso o docente esteja em dúvidas quanto ao uso desta ferramenta.
O material deverá ser postado no circulo criado para a turma dentro do Google Plus, onde deverão partilhar suas experiências na elaboração do mapa e comentar o mapa construído pelas demais equipes.
1.4 MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta. Podem surgir dúvidas quanto à inclusão de vírus nesta árvore.
Como os vírus não possuem classificação definida, o docente questionará os alunos quanto ao domínio mais adequado para eles. Esta pergunta é bastante curiosa e o professor deverá sugerir a criação de um galho separado da árvore com a titulação de Vírus e a seguinte explicação: este organismo não possui classificação ainda, pois não é considerado vivo antes que invada células vivas e sequestre suas funções vitais. O link: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php/ oferece importantes informações acerca deste tema e pode ser uma fonte de pesquisa para os alunos, bem como a explicação do professor.
1.5 DISCUSSÃO:
As equipes socializarão com a turma e o professor, os materiais obtidos com a atividade proposta. Em seguida, o professor deverá propor a seguinte pergunta:
Por que o CELACANTO ainda existe, se o mundo já apresenta criaturas bem mais evoluídas?
O Celacanto é um peixe conhecido como “fóssil vivo”, pois era considerado extinto desde a época dos dinossauros, seu fóssil foi descoberto e provocou vários questionamentos acerca da evolução de anfíbios, répteis e mamíferos. Entretanto, em 1938, o Celacanto foi encontrado vivo no Oceano Índico.
Nestes sites encontram-se mais informações sobre o assunto: http://criptopage.caixapreta.org/secao/criptozoologia/cripto_celacanto.htme http://www.youtube.com/watch?v=J1Ckn7LnBNA
A partir da discussão que o questionamento acima ocasionará, o professor deverá estimular os alunos a refletirem sobre a convivência entre as espécies os seus parentes mais ou menos evoluídos.
SUGESTÃO DE CRONOGRAMA:
Tabela 1: Sugestão de cronograma para atividade.
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURAÇÃO |
LOCAL |
SEMANA |
1 |
Introdução |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
1ª |
Arte e origem da vida: vamos usar a imaginação? |
3HORAS/AULA |
EXTRA SALA |
2ª |
|
Momento do Aluno |
A CRITÉRIO DO PROFESSOR |
SALA DE AULA |
||
Discussão |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
||
Sistematização |
1 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
Fonte: Criação do autor.
ATIVIDADE 2 - REINOS DA NATUREZA: APRENDER PODE SER DIVERTIDO!
2.1 Introdução
São muitos os reinos da natureza e cada um destes com uma grande diversidade de características. Agora cada uma das equipes vai criar um quebra-cabeça com informações sobre o reino no qual trabalharam na atividade 1.
2.2 Pré-requisitos
Cada quebra-cabeças deve conter:
O professor deve solicitar que todo o jogo seja autoral e que o nome do reino esteja escrito no verso do quebra cabeça, afim de que apenas após montado a equipe possa virar o jogo e confirmar de que grupo ele se trata, como mostra a figura 1:
Figura 1: Exemplo de jogo para atividade 2
Fonte: Criação do autor.
2.3 Como fazer?
O professor imprimirá as bases do quebra cabeça com a ajuda do software “BRAINS BREAKER” disponível no link a seguir: http://brainsbreaker.softonic.com.br/download. Com as pesquisas nos sites e discussões já realizadas os alunos montarão os quebra cabeças. Eles reproduzirão as peças no papelão e o envolverão com a fita para que eles fiquem mais resistentes.
2.4 Vamos jogar?
Neste momento, será proposto um desafio entre as equipes. O professor deverá fazer um sorteio para a distribuição dos quebra-cabeças entre as equipes e determinar o tempo de montagem. Após o sorteio, cada equipe terá os quebra-cabeças de outra equipe e tentarão montá-los ao mesmo tempo, para, ao final, informar qual o reino que esta sendo retratado no jogo.
Observação: após montados os quebra-cabeças, o professor poderá utilizar uma fita adesiva para colar as peças (sem que desmontem) e facilitar o seu manuseio.
2.5 Que tal conversarmos sobre a nossa experiência?
As equipes criarão na rede social um fórum para discutir e enumerar as características dos reinos. Sugere-se que cada equipe seja responsável pelo reino que ficou responsável no jogo. Cada equipe terá uma postagem obrigatória em cada um dos fóruns, onde eles também comentarão suas experiências.
SUGESTÃO DE CRONOGRAMA:
Tabela 2: Sugestão de cronograma para atividade.
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURAÇÃO |
LOCAL |
SEMANA |
2 |
Como fazer |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
3ª |
Vamos jogar? |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
||
Que tal conversarmos sobre a nossa experiência? |
2 HORA/AULA |
SALA DE AULA |
Fonte: Criação do autor.
ATIVIDADE 3 - ARQUEOLOGIA, PALEONTOLOGIA, FÓSSEIS, E O PASSADO DE NOSSO PLANETA. QUE TAL CONHECERMOS UM POUCO MAIS SOBRE ESSES TEMAS?
3.1 Viajando pelas eras
Propõe-se uma atividade em que os alunos identificarão as características e a importância das eras geológicas – Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
Antes de iniciar a “viagem”, sugere-se que o professor questione os alunos sobre as características presentes em cada uma das eras? O intuito é reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos acerca desse assunto.
Recomenda-se que o professor anote as respostas encontradas, a fim de confrontar com as informações observadas no vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=35-ORjErtE0 , que deverá ser disponibilizado após essa conversa inicial.
A seguir, o professor deverá propor que as equipes se reúnam para o sorteio da era geológica, bem como para a preparação da “caça ao tesouro”. Esta tarefa consiste no seguinte: cada equipe deverá preparar enigmas, que além de indicar a localização da próxima pista, deverá conter informações sobre as características do reino e da era geológica pesquisada. Sugere-se um mínimo de 7 pistas.
Como tesouro desta atividade, a equipe deve criar uma maquete / miniatura fossilizada de algo pertencente à era geológica e ao reino.
3.2 DISCUTINDO O ASSUNTO
Ao final da caçada, o professor deverá propor um momento de discussão. Para tanto, as equipes formarão pequenos círculos de conversa, onde organizarão uma pequena apresentação oral acerca da experiência adquirida com a realização da atividade, se os conceitos demonstrados no início da atividade permanecem e qual o porquê. Por fim, as equipes deverão postar na rede social a era geológica que ficaram responsáveis e o que aprenderam com a experiência possibilitada por essa atividade.
SUGESTÃO DE CRONOGRAMA
Tabela 3: Sugestão de cronograma para atividade
ATIVIDADE |
ETAPA |
DURAÇÃO |
LOCAL |
SEMANA |
3 |
Viajando pelas eras |
4 HORAS/AULA |
EXTRA SALA/ SALA DE AULA |
4ª |
Discutindo o assunto |
2 HORAS/AULA |
SALA DE AULA |
Fonte: Criação do autor.
4.1 Sugestões de links para alunos:
- Evolução das espécies e elaboração do mapa conceitual
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2009/02/11/arvore-da-vida.jhtm
http://biologiaevolutiva.files.wordpress.com/2012/03/arvore.jpg?w=500
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos.php
4.2 Sugestões de links para professores:
- Sugestões de atividades sobre a Teoria Evolucionista e a Origem da Vida
http://brainsbreaker.softonic.com.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37792
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37793
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37794
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37795
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37796
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37797
4.3 Sugestão de links para o professor no planejamento de sua aula:
- Fundamentos sobre Charles Darwin
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36651
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23773
http://www.mundofox.com.br/videos/view/13453777001-evolucao-a-teoria
AVALIAÇÃO
Para a primeira atividade sugere-se que o professor observe não só o conhecimento que a equipe adquiriu formulando a teoria, mas também a habilidade de relacionar este conhecimento com manifestações artísticas que tornem mais fácil e prazerosa a sua compreensão. Na segunda atividade, sugere-se que o professor observe se, na construção dos jogos, os alunos conseguiram relacionar as características presentes em cada reino. Para a terceira atividade, o que deve ser observado é se os alunos conseguem relacionar os conhecimentos prévios abordados no início da discussão, com a abordagem teórica construída ao longo da atividade, assim como se conseguem perceber o que caracteriza cada era geológica.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/05/2013
Quatro estrelasAtividades abrangentes e favorece o entendimento do aluno sobre conteúdo abordado. Muito boa! Faltou sugestões para interdisciplinaridade.
19/04/2013
Quatro estrelasAula de excelente qualidade, onde o aluno pode colocar em prática as suas idéias relacionadas as experiências do cotidiano juntamente com o professor.