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Origem e evolução da vida: que tal fazermos um passeio pela história dos seres vivos?

 

07/03/2013

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Francisco Borges Camilo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Promover por meio de expressões lúdicas o conhecimento sobre a origem da vida;

- Identificar as características presentes nos reinos dos seres vivos;

- Caracterizar as eras geológica

Duração das atividades
19 horas-aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa ter conhecimento sobre teorias sobre a origem da vida.

Estratégias e recursos da aula

PREPARAÇÃO DA AULA

O docente deverá criar previamente uma conta no Google Plus para a turma e certificar-se de que todos os alunos possuam um e-mail, preferencialmente do provedor de contas Gmail. Deverá ser verificado ainda se todos os alunos possuem uma conta nesta rede social e sabem usá-la de forma a não interferir no curso da aula.

A turma deve criar um “CÍRCULO” – uma espécie de grupo - com todos os alunos e o professor. Este será o canal de divulgação e compartilhamento de informações que será utilizado com esta ferramenta pedagógica durante o desenvolvimento da aula.

Os alunos devem ficar cientes de que este projeto tem como finalidade a produção de um material autoral. Outros materiais referentes a esta produção também podem ser postados na rede social além dos textos que esta aula prevê.

O professor deverá incentivar a pesquisa criando um sistema de pontuação, este deverá ser o resultado de uma conversa com os alunos estabelecendo assim um regulamento. A premiação e a comissão organizadora formada por um presidente e um membro de cada equipe também deverão ser acordados entre professor e alunos.

A turma deve ser dividida em seis equipes com número equivalente de componentes, durante a realização de todas as atividades desta aula.

 

ATIVIDADE 1 - CONHECENDO OS REINOS DA NATUREZA

1.1 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade será desenvolvida na sala de aula e no laboratório de informática (LIE). É importante que este momento seja utilizado também para a construção coletiva de regras sobre a participação efetiva nas atividades propostas, bem como acerca da formação das equipes, já que serão as mesmas no decorrer de todas as atividades.

Serão necessários os seguintes materiais: computadores com acesso à internet, vídeo “Solipsista”, máquinas fotográficas, cartolinas, canetinhas, papelão, cola e fita adesiva.

1.2 ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

O vídeo “Solipsista”, dirigido por Andrew Thomas Huang e disponível no endereço eletrônico http://www.andrewthomashuang.com/solipsist.htm apresenta uma visão artística de seres em plena criação misturando cores e movimentos e será relacionado à origem da vida.

1.3 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

1.3.1 Introdução

Inicialmente, o docente irá propor a seguinte pergunta à turma:

“Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?”

Com esta questão, o professor deverá estimular os alunos a refletirem sobre a origem da vida e sua evolução, buscando saber as opiniões e a fundamentação de cada uma destas.

1.3.2 Arte e origem da vida: vamos usar a imaginação?

O professor disponibilizará na rede social o link para o vídeo “Solipsista”. Na postagem, solicitará que os alunos assistam ao vídeo e individualmente elaborem e compartilhem suas opiniões relacionando a produção artística à origem da vida.

Em seguida, o docente solicitará que os grupos formulem uma teoria sobre a origem da vida, representando-a por meio de expressões artísticas, tais como vídeo, pintura em tela, escultura. O site http://www.brasilescola.com/biologia/origem-vida.htm pode ajudar nesta criação. 

Situações como as condições ambientais da terra pré-histórica, substâncias existentes em abundância bem como os aspectos religiosos envolvidos no assunto, devem ser abordados pelo docente, buscando evitar a interferência de uma crença religiosa determinada.

1.3.3 Conhecendo os Reinos da Natureza

“Antigamente, os cientistas dividiam os seres vivos em dois grandes reinos: o das plantas e dos animais. Com o avanço nos estudos dos seres vivos e em especial dos seres microscópicos, microscópicos, começou a ficar cada vez mais difícil manter esse sistema de classificação, pois muitos seres não se encaixam nem em um reino nem em outro” (LOPES & ROSSO, 2005)

Assim, o sistema de classificação dos seres vivos passou por intensas modificações realizadas por vários pesquisadores. Hoje este sistema compõe-se por cinco Reinos agrupados de acordo com suas especificidades. Que tal conhecer um pouco mais sobre estes Reinos? Quais são suas características?

São estas as indagações que devem nortear este momento da atividade. É importante que o professor busque identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca de cada um dos reinos que serão pesquisados, instigando questionamentos e partindo destes para explicar o passo-a-passo da atividade.

Os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet sobre os cinco reinos da natureza. Seguem os reinos a serem sorteados entre as equipes:

  • Monera
  • Protista
  • Plantae (Metaphyta)
  • Fungi
  • Vírus
  • Animália (Metazoa)

Seguem alguns links para auxiliar a pesquisa proposta:

- Reino Animal: os invertebrados: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/animal.php

- Vírus: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php

- Reino Monera: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php

- Reino Protista: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista.php

- Reino Fungi: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos.php

- Reino Plantae: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/bioplantas.php

Em conjunto, os alunos construirão uma árvore da vida. Para auxiliara orientação desta tarefa, sugere-se que ao professor observar o exemplo disponibilizado no link: http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/221-evolucao-arvore-vida.pdf

Seguem algumas informações quanto ao que deve conter a árvore proposta:

  • Ressalta-se que cada parte da árvore deve conter: domínio, reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie;
  • Mostrar no mínimo cinco espécies diferentes por ramificação da árvore;
  • Os alunos prepararão a árvore no pátio da escola;

O professor deverá propor uma conversa entre as equipes, pois cada uma construirá uma parte da árvore da vida que esteja relacionado com as produções das demais equipes. Teremos, portanto, um trabalho colaborativo!

As equipes deverão reunir-se em diversos momentos extraclasse para a realização da atividade.

Sugestão de leitura para as equipes sobre a construção da árvore: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos.php

O professor solicitará que um mapa conceitual seja criado por cada equipe, a fim de organizar melhor os conhecimentos e conceitos alcançados ao longo da pesquisa. Para auxiliar na criação do mapa, o professor deve sugerir a utilização da ferramenta CmapTools.

A ferramenta dispõe de vários recursos que podem auxiliar por meio de exemplos a construção do mapa conceitual a ser construído. O professor poderá baixar o programa no seguinte link: http://www.baixaki.com.br/download/cmaptools.html. Ao clicar em “Clique para baixar”, será encaminhado para uma página onde deverá preencher uma espécie de cadastro para utilizar o programa. O link sugerido oferece muitas informações e opções, caso o docente esteja em dúvidas quanto ao uso desta ferramenta.

 O material deverá ser postado no circulo criado para a turma dentro do Google Plus, onde deverão partilhar suas experiências na elaboração do mapa e comentar o mapa construído pelas demais equipes.

1.4 MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta. Podem surgir dúvidas quanto à inclusão de vírus nesta árvore.

Como os vírus não possuem classificação definida, o docente questionará os alunos quanto ao domínio mais adequado para eles. Esta pergunta é bastante curiosa e o professor deverá sugerir a criação de um galho separado da árvore com a titulação de Vírus e a seguinte explicação: este organismo não possui classificação ainda, pois não é considerado vivo antes que invada células vivas e sequestre suas funções vitais. O link:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php/ oferece importantes informações acerca deste tema e pode ser uma fonte de pesquisa para os alunos, bem como a explicação do professor.

1.5 DISCUSSÃO:

As equipes socializarão com a turma e o professor, os materiais obtidos com a atividade proposta. Em seguida, o professor deverá propor a seguinte pergunta:

Por que o CELACANTO ainda existe, se o mundo já apresenta criaturas bem mais evoluídas?

O Celacanto é um peixe conhecido como “fóssil vivo”, pois era considerado extinto desde a época dos dinossauros, seu fóssil foi descoberto e provocou vários questionamentos acerca da evolução de anfíbios, répteis e mamíferos. Entretanto, em 1938, o Celacanto foi encontrado vivo no Oceano Índico.

Nestes sites encontram-se mais informações sobre o assunto: http://criptopage.caixapreta.org/secao/criptozoologia/cripto_celacanto.htme http://www.youtube.com/watch?v=J1Ckn7LnBNA

A partir da discussão que o questionamento acima ocasionará, o professor deverá estimular os alunos a refletirem sobre a convivência entre as espécies os seus parentes mais ou menos evoluídos.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA:

Tabela 1: Sugestão de cronograma para atividade.

ATIVIDADE

ETAPA

DURAÇÃO

LOCAL

SEMANA

1

Introdução

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Arte e origem da vida: vamos usar a imaginação?

3HORAS/AULA

EXTRA SALA

Momento do Aluno

A CRITÉRIO DO PROFESSOR

SALA DE AULA

Discussão

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Sistematização

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Criação do autor.

ATIVIDADE 2 - REINOS DA NATUREZA: APRENDER PODE SER DIVERTIDO!

2.1 Introdução

São muitos os reinos da natureza e cada um destes com uma grande diversidade de características. Agora cada uma das equipes vai criar um quebra-cabeça com informações sobre o reino no qual trabalharam na atividade 1.

2.2 Pré-requisitos

Cada quebra-cabeças deve conter:

  • No mínimo 20 peças;
  • 5 exemplos de espécies;
  • 10 características gerais;
  • 5 curiosidades referentes ao reino;
  • 5maneiras de como o reino influencia positiva e negativamente a humanidade.

O professor deve solicitar que todo o jogo seja autoral e que o nome do reino esteja escrito no verso do quebra cabeça, afim de que apenas após montado a equipe possa virar o jogo e confirmar de que grupo ele se trata, como mostra a figura 1:

Figura 1: Exemplo de jogo para atividade 2

Fonte: Criação do autor.

2.3 Como fazer?
O professor imprimirá as bases do quebra cabeça com a ajuda do software “BRAINS BREAKER” disponível no link a seguir: http://brainsbreaker.softonic.com.br/download. Com as pesquisas nos sites e discussões já realizadas os alunos montarão os quebra cabeças. Eles reproduzirão as peças no papelão e o envolverão com a fita para que eles fiquem mais resistentes.

2.4 Vamos jogar?

Neste momento, será proposto um desafio entre as equipes. O professor deverá fazer um sorteio para a distribuição dos quebra-cabeças entre as equipes e determinar o tempo de montagem. Após o sorteio, cada equipe terá os quebra-cabeças de outra equipe e tentarão montá-los ao mesmo tempo, para, ao final, informar qual o reino que esta sendo retratado no jogo.

Observação: após montados os quebra-cabeças, o professor poderá utilizar uma fita adesiva para colar as peças (sem que desmontem) e facilitar o seu manuseio.

2.5 Que tal conversarmos sobre a nossa experiência?

As equipes criarão na rede social um fórum para discutir e enumerar as características dos reinos.  Sugere-se que cada equipe seja responsável pelo reino que ficou responsável no jogo. Cada equipe terá uma postagem obrigatória em cada um dos fóruns, onde eles também comentarão suas experiências.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA:

Tabela 2: Sugestão de cronograma para atividade.

ATIVIDADE

ETAPA

DURAÇÃO

LOCAL

SEMANA

2

Como fazer

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Vamos jogar?

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Que tal conversarmos sobre a nossa experiência?

2 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Criação do autor.

 

ATIVIDADE 3 - ARQUEOLOGIA, PALEONTOLOGIA, FÓSSEIS, E O PASSADO DE NOSSO PLANETA. QUE TAL CONHECERMOS UM POUCO MAIS SOBRE ESSES TEMAS?

3.1 Viajando pelas eras

Propõe-se uma atividade em que os alunos identificarão as características e a importância das eras geológicas – Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

Antes de iniciar a “viagem”, sugere-se que o professor questione os alunos sobre as características presentes em cada uma das eras? O intuito é reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos acerca desse assunto.

Recomenda-se que o professor anote as respostas encontradas, a fim de confrontar com as informações observadas no vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=35-ORjErtE0 , que deverá ser disponibilizado após essa conversa inicial.

A seguir, o professor deverá propor que as equipes se reúnam para o sorteio da era geológica, bem como para a preparação da “caça ao tesouro”. Esta tarefa consiste no seguinte: cada equipe deverá preparar enigmas, que além de indicar a localização da próxima pista, deverá conter informações sobre as características do reino e da era geológica pesquisada. Sugere-se um mínimo de 7 pistas.

Como tesouro desta atividade, a equipe deve criar uma maquete / miniatura fossilizada de algo pertencente à era geológica e ao reino.

3.2 DISCUTINDO O ASSUNTO

Ao final da caçada, o professor deverá propor um momento de discussão. Para tanto, as equipes formarão pequenos círculos de conversa, onde organizarão uma pequena apresentação oral acerca da experiência adquirida com a realização da atividade, se os conceitos demonstrados no início da atividade permanecem e qual o porquê. Por fim, as equipes deverão postar na rede social a era geológica que ficaram responsáveis e o que aprenderam com a experiência possibilitada por essa atividade.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA

Tabela 3: Sugestão de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURAÇÃO

LOCAL

SEMANA

3

 

Viajando pelas eras

4 HORAS/AULA

EXTRA SALA/ SALA DE AULA

 

Discutindo o assunto

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Criação do autor.

Recursos Complementares
Avaliação

AVALIAÇÃO

Para a primeira atividade sugere-se que o professor observe não só o conhecimento que a equipe adquiriu formulando a teoria, mas também a habilidade de relacionar este conhecimento com manifestações artísticas que tornem mais fácil e prazerosa a sua compreensão. Na segunda atividade, sugere-se que o professor observe se, na construção dos jogos, os alunos conseguiram relacionar as características presentes em cada reino. Para a terceira atividade, o que deve ser observado é se os alunos conseguem relacionar os conhecimentos prévios abordados no início da discussão, com a abordagem teórica construída ao longo da atividade, assim como se conseguem perceber o que caracteriza cada era geológica.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Regina Celia Carneiro, EE ANTONIO CARLOS , Minas Gerais - disse:
    reginarosacarneiro@gmail.com

    04/05/2013

    Quatro estrelas

    Atividades abrangentes e favorece o entendimento do aluno sobre conteúdo abordado. Muito boa! Faltou sugestões para interdisciplinaridade.


  • Maria Raimunda Souza Munhoz, ESCOLA ESTADUAL CID CABRAL DA SILVA , Amazonas - disse:
    raimundamunhoz@gmail.com

    19/04/2013

    Quatro estrelas

    Aula de excelente qualidade, onde o aluno pode colocar em prática as suas idéias relacionadas as experiências do cotidiano juntamente com o professor.


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