13/03/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Química | Energia química no cotidiano |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Compreender a relação existente entre a Química e a Biologia neste (extremamente) complexo mundo das relações entre os indivíduos;
Compreender como a Química enxerga e tenta racionalizar o amor e a relação entre indivíduos: identificando, analisando ou até mesmo sintetizando moléculas que contribuem para essas relações;
Identificar e compreender quais as substancias que agem em nosso organismo quando estamos apaixonados, bem como, o local de produção e a ação destas substâncias produzidas no nosso organismo.
Neste estudo, é necessário que o aluno tenha alguma noção sobre o funcionamento do sistema endócrino.
O aluno será conduzido a compreender que a paixão que nos move, trata se de um fenômeno neurobiológico que ocorre através de reações inevitáveis desencadeadas por certas substâncias químicas produzidas pelo no nosso organismo.
Professor para iniciar a aula, primeiro deverá haver um momento de sensibilização dos alunos em relação ao tema proposto. Para isso, é sugerido a exibição do vídeo da música Sentimentos de Sheila Mota (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GrA1rBLl5qk). Neste momento a ideia é que o aluno consiga interiorizar o sentimento que move a humanidade a paixão/amor.
http://img.kendincos.com/Wtx/fjr/vvzhltxlpvzfj.jpg
Primeiro momento
Após o momento de sensibilização o professor irá apresentar o vídeo da música Química - Legião Urbana (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1iR__5xSwuM ).
Depois de assistirem a este vídeo, o professor deverá propor um momento de reflexão/discussão. Neste momento deverá ser trabalhada a contradição entre os dois vídeos assistidos e já ser introduzido o tema da aula explicando que quase tudo o que se refere ao entendimento sobre a relação entre os animais, assim como, entre os seres humanos, pode ser compreendido através da QUÍMICA e da BIOLOGIA.
Segundo momento
Neste momento o professor pergunta aos alunos se já ouviram a frase " ROLOU UMA QUÍMICA ENTRE NÓS" e continua perguntando SERÁ QUE EXISTE QUÍMICA NO AMOR?
Após ouvir as mais diferentes respostas que irão surgir e também questionamentos, o professor fala sobre as substâncias químicas que são produzidas pelo nosso organismo como: adrenalina, noradrenalina feniletilamina, dopamina, ocitocina, serotonina e endorfinas.
Para esta aula, os alunos deverão ser divididos em grupos, sendo que, cada grupo deverá ficar responsável por pesquisar sobre uma das substâncias produzidas pelo nosso organismo citadas na aula anterior (o professor neste momento elege um tema para cada grupo). Se for possível na escola o ideal é que utilizem a sala de informática para realizarem a pesquisa.
Nesta pesquisa deverá conter o local onde são produzidas, bem como a sua ação.
Os alunos poderão ser orientados a organizarem a apresentação em slides usando o power point.
Param direcionar a pesquisa poderão ser sugeridos os links abaixo:
http://quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=232&Itemid=82
http://www.spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_100_047_28.pdf
3ª AULA
http://cac-php.unioeste.br/projetos/necto/txt_cientificos/quimicadoamor2.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Base_qu%C3%ADmica_do_amor.png
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3966
A avaliação será realizada em todos os momentos das atividades propostas: discussão inicial sobre os vídeos apresentados, durante a realização das pesquisas, organização e apresentação do seminário. Devendo para tanto, ser observado a participação, o envolvimento dos alunos nos grupos e a organização. Sendo que, durante a elaboração do mapa conceitual será possível avaliar o que realmente entenderam sobre o assunto proposto.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/07/2013
Cinco estrelasAula riquíssima de recursos, música, pesquisa elaboração de mapas, todos usando recursos tecnológicos. Metodologicamente completa, oferecendo possibilidade do aluno explorar muito além do tema proposto. A escolha da temática também foi excelente. Parabéns!
10/05/2013
Cinco estrelasAula excelente! muito rica e organizada.
13/03/2013
Cinco estrelasMuito criativa e interessante a aula: entendendo a química do amor. Tenho certeza que despertará a curiosidade e a participação ativa dos alunos. Irei realizar nas minhas turmas.