17/08/2009
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Esta atividade apresenta como estratégia o Jogo de Dominó tradicional bem como o Jogo de Dominó online, que é de fácil acesso para as escolas. Esse jogo é tradicionalmente conhecido por muitas crianças e lhes instiga a curiosidade e o desejo cada vez maior de organizar estratégias para vencê-lo. Com o Dominó você professor/a poderá trabalhar alguns aspectos importantes para aprendizagem de seus/suas alunos/as, tais como: atenção e concentração e até mesmo contribuir com o desenvolvimento de habilidades lógicas.
Para que a atividade tenha êxito, é necessário que o/a professor/a procure descobrir quais alunos/as conhecem e quais ainda não conhecem o jogo de Dominó. É fundamental que haja interação entre os/as alunos/as para trocarem seus conhecimentos sobre o jogo e assim irem se familiarizando com ele.
No Dominó, as peças que apresentam o mesmo numeral em ambas as partes, são chamadas de carroça. Em cada rodada, os jogadores começam com 7 peças, inicia o jogo o/a jogador/a que possuir a peça com maior número(prioridade para as carroças). Em seguida é dado prosseguimento ao jogo, cada membro do grupo tem sua vez de jogar e passa sua vez, quando não tem a peça com o número solicitado. Se o outro membro tiver a peça continua, se não, termina o jogo e ganha a rodada o/a jogador/a que acabar primeiro com todas as suas peças ou aquele/a que tiver a menor quantidade de peças, em caso de empate. Caso a soma seja igual, ganha quem não tiver a maior peça. A cada 6 pontos em rodadas, ganha-se um ponto no placar geral.
Com os/as alunos/as organizados/as em grupos e já conhecendo as regras, inicie o jogo. Aproveite o momento de jogo para realizar suas observações quanto às possíveis dificuldades apresentadas bem como quanto às facilidades.
Para este jogo são necessários como recursos materiais um dominó tradicional com 28 peças e 2 dados. Com a turma organizada em grupo de 4 jogadores/as disponibilize para cada grupo um jogo de dominó e dois dados. Explique para a turma como jogar e mãos à obra!
Quatro jogadores/as dividem entre si, as 28 peças do jogo de dominó e decidem no dado quem jogará primeiro, para isso, todos os participantes devem jogar o dado, quem tirar o maior número inicia o jogo e a ordem dos/as jogadores/as a seguir.
Professor/a leve a turma ao Laboratório de Informática e oriente-a inicialmente a realizar uma pesquisa em alguns sítios para descobrir a história do jogo do Dominó.
Sugestões de sítios:
http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%B3
Depois que a turma fizer descobertas relevantes, converse sobre os resultados da pesquisa e elabore um texto coletivo para ser enviado por email a um/a colega.
Após este trabalho, que tal construir com cada aluno/a um Dominó próprio? Vamos lá! Auxilie os/as alunos/as a acessarem o sítio:
http://www.baixaki.com.br/download/multidomino.htm
Neste endereço você encontrará para download o Multidominó 1.0. Este programa permite que você crie de diferentes maneiras um jogo de Dominó e depois imprima para ser jogado.
Com sua ajuda professor/a, cada aluno/a poderá criar um Dominó que mais se aproxime do próprio interesse e depois jogar com os/as colegas e até mesmo com os familiares.
Sugestão: Professor/a através do sítio abaixo você pode trabalhar o jogo do dominó com os alunos de uma forma diferente através do jogo Dominó Lógico. Acesse o sítio sugerido e clique no Link Jogos Educativo On-line e descubra como jogar Dominó de outra maneira.
O processo de avaliação permeia todas as atividades aqui sugeridas. Cabe a você professor/a realizar as observações de cada momento e fazer os registros considerados relevantes para o desenvolvimento do/a educando/a, tendo em vista os objetivos propostos. Só assim, você disporá de dados relevantes para organizar ou mesmo reorganizar suas aulas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/11/2010
Quatro estrelasGostei muito desta atividade e vou aplica-las com meus alunos menores. Vocês são 10 em sugestões. Um abraço, Roberta.
24/03/2010
Cinco estrelasprofessora Luciana parabéns pela aula. Acredito que esta aula contribui com o desenvolvimento do raciocinio lógico-matematico dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esse plano de aula, e peço sua permissão para poder aplicar aos meus alunos. Achei interessante. Beijos e sucesso.