Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Comparação de quantidades

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Comparar quantidade de objetos.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, depois de acomodados, oriente-os a acessarem o sítio da “Fazenda RIVED” através do link: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf, trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
               Aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig01.jpg

                Professor, procure passar o mouse sobre a tela e apresente a seus alunos os seguintes ambientes:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig02.jpg

 Curral
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig03.jpg  Casa de campo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig04.jpg  Galinheiro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig11.jpg  Cercado menor
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig06.jpg  Cercado maior
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig07.jpg  Pomar com suas árvores frutíferas
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig08.jpg  Celeiro

 


               Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:

  • Questione a eles: há mais ovelhas ou porcos, ou a mesma quantidade?
  • Questione a eles: há mais vacas ou porcos, ou a mesma quantidade?
  • Questione a eles: há mais vacas ou ovelhas, ou a mesma quantidade?
  • Quantas árvores do tipo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig09.jpg existem na tela?
  • Compare o número de árvores do tipo  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig09.jpg e as árvores frutíferas do pomar. Onde tem mais árvores? Quanto a mais?
  • No pomar há mais árvores com frutos vermelhos ou amarelos.
  • Quantos frutos amarelos têm? Quantos vermelhos? Qual fruto tem menos? Quanto a menos?
  • Compare o número de árvores do tipo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig09.jpg e as árvores do tipo pinheiro, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Aula11_Fig1.jpg . Qual tipo tem mais?

               Peça aos alunos que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região do curral mostrada na figura abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig02.jpg

                Professor, peça a seus alunos que utilizem o controle http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Aula11_Fig2.jpg clicando na vaca amarela para registrar cada vaca que entra no curral; e clicando na vaca azul para registrar cada vaca que sai do curral. No final, a aplicação indicará aos seus alunos os seguintes comandos:

  • Compare a quantidade de vacas que entrou e que saiu.
  • Todas as vacas saíram do curral?
  • Peça aos alunos para justificarem suas respostas

               Neste momento professor você está trabalhando a idéia de correspondência 1 a 1 um conceito importante para a construção do conceito de número pela criança.

               Agora Professor, oriente seus alunos a moverem o mouse e clicarem na região do cercado maior mostrado na figura abaixo:



 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/477/imagens/Fig06.jpg

               Professor, a aplicação fará os seguintes questionamentos:

  • Quantas vaquinhas temos?
  • Quantos porquinhos temos?
  • Quantas ovelhinhas temos?
  • A quantidade de ovelhas é maior ou menor do que a de porcos?
  • O que tem mais? Porcos ou vacas? Quanto a mais?

               Agora a aplicação fará uma atividade de classificação dos animais por espécie. Agora a aplicação fará novamente as perguntas feitas anteriormente, para que os alunos comparem com as respostas feitas após a classificação. Neste momento, professor, oriente seus alunos na comparação das respostas atuais com as anteriores. Caso as respostas sejam diferentes, a aplicação fará uma observação que as mesmas mudaram.
               Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação.
 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões, na atividade de consolidação dos conhecimentos e na retomada da resolução da situação problema.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.