Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MEU NOME, MINHA IMAGINAÇÃO, MINHA REALIDADE.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Brincar com significado  do próprio nome, compreender o nome próprio como identificação.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os nomes de cada criança.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1- Realizar jogos orais com o nome próprio

1º Momento - O professor realiza uma brincadeira, um jogo oral para levar as crianças a pensar sobre o proprio nome, exemplo:

  • Marcelo, martelo, marmelo, quem me diz, por que Marcelo não é Marcelo?    Apontando para duas crianças com o mesmo nome.
  • Luana é Luana todo mundo sabe, por que você tem esse nome?  Apontando para a criança;
  • Matheus saiu da sala e Luís gritou: Matheus! Luís estuda nessa escola e todos o chamam de Luís. Por que precisamos de um nome?
  • Papai, mamãe, titia, vovó! quem lhe deu este nome? Apontando para uma criança;
  • Lucas! (chama em voz alta) por que você tem esse nome?
  • Maria você gosta de brincar? Gosta de Comer? Gosta de passear? Você gosta do seu nome? Por quê?
  • Luiza significa Luz. Gabriel significa ........................................................ Iago significa ............................................................

 

obs. O professor vai fazendo outra criação, inventando e ensinando as crianças a inventar. Escolhe um aluno e diz: invente algo com o nome de Pedro!

Atividade 2 - Contar histórias relacionadas aos nomes próprios.

    1º Momento: O professor pode contar  histórias com nomes próprios, de modo a levar as crianças vivenciarem uma história relacionada ao imagnário, à identidade. Destacamos a história de  "Guilherme Augusto Oliveira Fernandes" escrito por Men Fox. Editora Brinque Book.

    2º Momento: O professor proporciona  a discussão sobre os nomes próprios, fala que todas as pessoas precisam de um nome para poder ser identificada. O nome é a identidade da pessoa. O professor faz o fechamento da discussão em questão com a par ticipação das crianças, contando um fato relacionado com o seu nome. 



    Avaliação

    O professor avalia se as crianças:

    • participaram do jogo oral relacionando o nome próprio como uma marca de cada um;
    • participaram respodendo, inventando e se divertindo.
    Opinião de quem acessou

    Sem estrelas 0 classificações

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.