19/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
• Atividade acerca do perfil dos educandos:
- Meu nome é:
- Nasci no dia___ do mês de______no ano de___.
- O nome do meu pai é:/ A profissão dele era/é:.
- O nome da minha mãe é:/ A profissão dela era/é:
- Minha profissão é:
- Todo mundo tem um nome, mas muita gente tem também um apelido.
- O meu apelido é/era:
- Ás vezes o apelido “pega” tanto que fica valendo como nome.
- História em quadrinho:
- D. Naná, qual o nome verdadeiro do Maluquinho?
- É... Bem... Como é que é mesmo? Xovê... Cadê essa certidão de nascimento, gente?
- Todo mundo tem um tipo de sangue também...
- Qual é o seu? ( ) A ( ) B ( ) AB ( ) O ( ) Positivo ( ) Negativo
- Agora diga lá: Qual sua religião?
- Como anda sua saúde? Você bebe?___. Fuma?___.
- Diga lá... uma virtude...: ... e um defeito...:
• Identificar as preferências dos educandos, através do desenvolvimento da oralidade e escrita espontânea ou registro pelos mesmos na folha que receberem (Quadro apontando o que gostam e o que não gostam: Gosto / Não gosto).
• História de vida – questões para os educandos responderem:
1. Você torce para que time? Por que?
2. Qual foi um filme inesquecível para você (que você tenha gostado muito)? Por que?
3. Qual seu alimento preferido?
4. Qual o seu lazer?
5. Qual foi a música que marcou sua vida? Por que?
6. Qual seu sonho?
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula facilita e colabora para criarmos um ambiente mais interativo e estimulante contribuindo, desta forma, para que todos os alunos participem ativamente da atividade/aula.
24/03/2010
Duas estrelasGostei da aula, só acho um pouco dificil.
24/03/2010
Três estrelasA estratégia é muito interessante, entretanto não para o tipo de avaliação a que se destina.Esse tipo de recurso (relato de identificação de personalidade) cumpre um objetivo de letramento. Através das perguntas( feitas de forma oral e coletiva), deve-se aguardar as respostas escritas de cada aluno e realizar a correção coletivamente. Dessa maneira, aproveita-se o momento para o letramento.Para uma avaliação dessa atividade, a melhor maneira é se utilizar das fases descritas por Ferrreiro.