Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História de vida – Traçando perfis

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
MARCOS SANTOS
imagem do usuário

BELEM - PA Universidade Federal do Pará

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Elevar a auto-estima do educando, através de um trabalho que recupere sua identidade, analisando suas preferências, seus sonhos, entre outros elementos formadores de sua história, oportunizando o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita, bem como desenvolvendo a sua oralidade.
Duração das atividades
1 mês ou mais.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

• Atividade acerca do perfil dos educandos:
- Meu nome é:
- Nasci no dia___ do mês de______no ano de___.
- O nome do meu pai é:/ A profissão dele era/é:.
- O nome da minha mãe é:/ A profissão dela era/é:
- Minha profissão é:
- Todo mundo tem um nome, mas muita gente tem também um apelido.
- O meu apelido é/era:
- Ás vezes o apelido “pega” tanto que fica valendo como nome.
- História em quadrinho:
- D. Naná, qual o nome verdadeiro do Maluquinho?
- É... Bem... Como é que é mesmo? Xovê... Cadê essa certidão de nascimento, gente?
- Todo mundo tem um tipo de sangue também...
- Qual é o seu? ( ) A ( ) B ( ) AB ( ) O ( ) Positivo ( ) Negativo
- Agora diga lá: Qual sua religião?
- Como anda sua saúde? Você bebe?___. Fuma?___.
- Diga lá... uma virtude...: ... e um defeito...:
• Identificar as preferências dos educandos, através do desenvolvimento da oralidade e escrita espontânea ou registro pelos mesmos na folha que receberem (Quadro apontando o que gostam e o que não gostam: Gosto / Não gosto).
• História de vida – questões para os educandos responderem:
1. Você torce para que time? Por que?
2. Qual foi um filme inesquecível para você (que você tenha gostado muito)? Por que?
3. Qual seu alimento preferido?
4. Qual o seu lazer?
5. Qual foi a música que marcou sua vida? Por que?
6. Qual seu sonho?

Avaliação
Escrita de textos, frases e palavras através de produções individuais e coletivas relacionadas aos temas trabalhados, participação nos debates e discussões em sala e leitura de materiais relativos aos temas trabalhados.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Regina, Escola Municipal Professora Maria José Fonseca , Bahia - disse:
    reginagonzaga@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula facilita e colabora para criarmos um ambiente mais interativo e estimulante contribuindo, desta forma, para que todos os alunos participem ativamente da atividade/aula.


  • AMAURI DE OLIVEIRA LOPES, ESC. MONSENHOR ASSIS , Rio Grande do Sul - disse:
    soliveiralopes28@g-mail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Gostei da aula, só acho um pouco dificil.


  • Romildo Nogueira, ESCOLA PROFESSOR JOSE LOURENCO DE LIMA , Pernambuco - disse:
    nogueiraromildo@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A estratégia é muito interessante, entretanto não para o tipo de avaliação a que se destina.Esse tipo de recurso (relato de identificação de personalidade) cumpre um objetivo de letramento. Através das perguntas( feitas de forma oral e coletiva), deve-se aguardar as respostas escritas de cada aluno e realizar a correção coletivamente. Dessa maneira, aproveita-se o momento para o letramento.Para uma avaliação dessa atividade, a melhor maneira é se utilizar das fases descritas por Ferrreiro.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.