06/05/2013
Lindsai Santos Amaral Batista
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
· Compreender e respeitar a diversidade dos seres vivos;
· Conhecer a rotina das aranhas;
· Identificar situações de insegurança diante de um animal peçonhento;
· Participar de situações investigativas, através de práticas de observação, questionamento;
· Registrar e comunicar as descobertas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
O objetivo específico desta etapa é buscar saber as concepções espontâneas dos alunos e, em seguida, planejar as próximas etapas. Após a leitura do livro o professor realizará conversas com os alunos para verificar o que eles conhecem do animal do livro, se já viram algum pessoalmente, onde são encontrados, o que comem, e o que mais surgir. É importante que nesta fase o problema seja enfatizado. O professor pode lançar a pergunta e direcionar o debate. O professor deve registrar o que foi dito em um cartaz, deixando-o à disposição na classe para futuras consultas. Com base no que foi dito pelos alunos o professor os conduzirá a elaborar as questões, de acordo com a linguagem deles, sem preconceitos, sem subestimar a capacidade das crianças. Evitar que as perguntas elaboradas exijam apenas respostas simples, tais como sim ou não. Ao contrário, devem ser perguntas que possibilitem respostas amplas e variáveis. Registradas as perguntas, o professor incentiva os alunos a elaborar e comunicar prováveis respostas a elas, ou seja, levantar as hipóteses. Sabe-se que os alunos, inicialmente, trarão hipóteses de acordo com o senso comum, ou seja, suas concepções espontâneas. Estas também devem ser registradas pelo professor para que sejam retomadas no final do trabalho.
Imagem 1: Fonte: Arquivo próprio (escaneada)
Sobre o livro: O livro De fio em fio, de Elvira Drummond conta a história de um animal, uma aranha, que relata comportamentos ora humanizados, ora relacionados à espécie. É uma narrativa rimada, ou seja, narra fatos através de poemas bem elaborados. Começa localizando a história, citando o Ceará como provável berço do acontecimento. Em seguida apresenta a família de aranhas, citando cada uma das irmãs, atribuindo a estas comportamentos e características específicas. Em certo momento o livro se detém em uma única aranha, Tércia, que não sabe fiar, relatando suas dificuldades em realizar o ofício que é inerente às aranhas: fiar. Até que um dia a aranha, ao ver uma rendilheira tecendo uma renda de bilro, a observa e passa a imitar seus gestos, tornando-se, assim, a melhor tecelã. As ilustrações são belíssimas, feitas com rendas, fuxicos, tecidos, etc.
Nesta fase serão confirmadas ou não as hipóteses levantadas pelos alunos, bem como as perguntas feitas por eles. De acordo com o que foi citado pelas crianças, o professor deve conduzir as pesquisas e observações. Exemplos de atividades:
· Se eles citaram locais específicos de habitat da aranha, levá-los a procurar e observar estes lugares, e outros não citados;
· Fazer fotografias das teias dia a dia para observar sua evolução;
· Comparar suas dimensões dia após dia e umas com as outras;
· Observar e reproduzir, com materiais diversos, o formato das teias e das aranhas (colagem, dobraduras, utilização de materiais reutilizáveis, etc);
· Comparar gravuras de livros e revistas com as aranhas observadas no entorno;
· Realizar atividades que envolvam música e dança envolvendo o tema aranha (música “A dona aranha”, imitar a aranha, etc);
· Realizar atividades de reconto da história, na forma oral e através de desenhos, escrita, etc.
· Promover situações de leitura de textos de gêneros diversos acerca do tema: textos informativos, poemas, notícias, etc;
· Construir gráficos com a quantidade de exemplares de aranhas encontradas em casa, na escola, no entorno, etc;
· Fazer, com o uso de calendários, o registro da evolução das teias;
· Construir uma galeria de informações sobre as espécies de aranhas peçonhentas e não peçonhentas;
· Pesquisar informações em livros e sites da internet, sendo que estas não devem ser utilizadas “como fontes de respostas, mas como meio de levantamento de dados que ajudem na verificação das hipóteses” (SCHIEL; ORLANDI; 2009).
A ordem das atividades deve ser determinada pelo professor, de acordo com as necessidades da turma, e podem ser retomadas sempre que necessário for, não sendo estanque a sua utilização. É importante que se possibilite aos alunos trabalharem em grupo, a fim de favorecer as discussões, levando em conta que estas colaboram com a construção do conhecimento, mas não se descarta também as possibilidades de trabalho individual. As observações e conclusões também devem ser registradas individualmente pelos alunos, através de desenhos, arte com materiais diversos, textos (de acordo com as possibilidades de cada um), e pelo professor em forma de texto coletivo construído juntamente com a turma, com base nos registros individuais. Estes registros têm a função de ajudar o aluno a sistematizar e organizar o conhecimento adquirido.
A partir do que foi registrado no texto coletivo, o professor retoma as hipóteses iniciais levantadas no início da pesquisa, comparando os conhecimentos espontâneos e o que está contido no livro com o que foi observado. É importante que o professor retome frequentemente a história no livro que deu origem à pesquisa. Pode-se fazer um quadro comparativo das informações contidas neste e, à medida que a pesquisa for sendo realizada, as primeiras vão sendo retificadas ou confirmadas. A partir desta comparação, há a construção de um novo registro, desta vez, apenas coletivo. Sabe-se que o professor deve mediar e observar o conhecimento que foi construído pelos alunos através das pesquisas e, principalmente, através dos debates e discussões, sem dar respostas prontas. Deve-se permitir às crianças chegar às suas próprias conclusões e não ansiar que nesta fase, respostas científicas sejam alcançadas. Por fim, é importante verificar se as questões surgidas obtiveram respostas, considerando que o mais importante é a aprendizagem ocorrida durante as etapas do trabalho.
A comunicação da atividade de investigação é uma etapa que, apesar de vir por último, não é menos importante que as demais. O professor deve, juntamente com seus alunos, criar mecanismos de divulgação a fim de incentivar novas práticas, buscar a participação da comunidade escolar e valorização do trabalho realizado pelos alunos. Uma exposição dos resultados da pesquisa, a elaboração de um folheto informativo ou, até mesmo, a publicação de um livro sobre, por exemplo, espécies de aranhas, cuidados com animais peçonhentos, fotografias, desenhos e textos feitos pelos alunos, entre outros, podem ser usados como mecanismos de divulgação.
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/biodiversidade-em-oito-patas/
Bibliografia:
DRUMMOND, Elvira. De fio em fio a história se desfia. 2. ed. Fortaleza: Editora IMEPH, 2007.
SCHIEL, Dietrich (org.); ORLANDI, Angelina Sofia (org.) et al. Ensino de ciências por investigação. São Carlos: CDCC/ Compacta Gráfica Editora LTDA, 2009.
Avaliação: Será feita através da observação do desempenho dos alunos em cada etapa vivenciada: sua interação nas atividades em grupo, desenvoltura nas atividades individuais, capacidade de levantar hipóteses (considerar não apenas as corretas, mas a iniciativa de fazê-lo), etc. Todo o percurso deve ser considerado e não somente o produto final, já que este é apenas a consequência do trabalho realizado.
Quatro estrelas 9 classificações
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16/07/2013
Cinco estrelasAmei a aula, meus alunos vão se deliciar com esta história. A aula é interessante eles irão perceber como todo ser da natureza tem sua importancia.
26/05/2013
Quatro estrelasAdorei a sugestão irei trabalhar com meus alunos esta semana.
17/05/2013
Cinco estrelasA prosta está ótima estou aplicando e está sendo um sucesso.
16/05/2013
Cinco estrelasMuito bom.....
14/05/2013
Quatro estrelasAmei a sugestão, fantástico!
10/05/2013
Cinco estrelasmuito produtiva!adorei
08/05/2013
Quatro estrelasInteressante e proveitosa
07/05/2013
Cinco estrelasGostei da sua idéia, mas como possuo alunos pequenos farei algumas modificações envolvendo os pais/responsáveis. Obrigada!
06/05/2013
Cinco estrelasAdorei a sugestão....Parabéns