24/05/2013
Eliana Aparecida Carleto; Laís de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Nádia Carvalho A. Fraga. Priscila Gervásio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações como: título, assunto e autoria do texto. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, gravador de áudio e filmadora é importante que o aluno esteja apto para expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa. Neste sítio do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, encontra-se informações sobre o que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e suas ações. Acesso em 25/04/2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 25/04/2013.
Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 25/04/2013) e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, é importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
( Brasil, 2012, p.17)
Organize uma roda de conversa e proponha à turma, que leia os pequenos textos abaixo:
Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 42, 43.
Transcreva ou disponibilize uma cópia do texto, a fim de que cada aluno acompanhe a leitura. Essa estratégia viabiliza que o aluno visualize de forma direta o que está lendo, assegurando que a correspondência grafema/fonema seja feita.
Neste momento, proponha a participação de todos os alunos na leitura, na apreciação dos trava-línguas e nas respostas aos questionamentos, tais como:
Pesquise em livros, jornais ou internet, juntamente com seus familiares e selecione entre um a três trava-línguas. Registre na ficha e traga na próxima aula.
Atividade de Casa
Escolha um trava-línguas e escreva-o abaixo. Em seguida, ilustre com desenhos ou recortes. MEU TRAVA - LÍNGUAS... ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ (DESENHO/RECORTES) |
Fonte: Acervo da autora.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Proponha um momento para socialização das pesquisas realizadas em casa com os familiares. Peça que os alunos formem um círculo e brinquem de tentar adivinhar os trava-línguas que cada aluno pesquisou. Dê alguns comandos para a brincadeira ficar divertida, por exemplo, leia bem rápido – bem devagar, todos repetem juntos. Depois, questione: O que vocês perceberam quando leram o texto bem rápido?
Professor, construa um cartaz com as fichas que os alunos trouxeram de casa com a escrita e desenhos. Exponha no mural da sala de aula.
VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Professor, caso sua escola possua um Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar em duplas, outros trava-línguas em sítios previamente selecionados por você.
Veja o sítio abaixo:
http://www.alzirazulmira.com/trava.htm . Neste sítio vocês encontraram vários trava-línguas para brincarem e se divertirem. Acesso em 01/05/2013.
Atividade Complementar
Socializando
Professor, caso sua escola possua “Rádio Escola ou Rádio Web” os alunos poderão em grupos, selecionarem e divulgarem para toda a comunidade escolar, os trava-línguas pesquisados. Outra possibilidade é divulgar no “Jornal Mural” da Escola.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie o texto abaixo para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.
Fonte das atividades: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano .4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 44.
Professor, após leitura e discussão do texto, peça aos alunos que façam individualmente, as atividades sugeridas abaixo:
1. Observe a capa do livro e registre no caderno:
a) O título do livro: _______________________________________________
b) O nome da autora: ______________________________________________
2. Leia o texto informativo sobre a autora.
Fonte das atividades: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 44.
3. Responda:
O texto se refere a qual informação? ___________________________________
Marque com um X o nome do gênero textual que está sendo utilizado.
( ) receita ( ) texto informativo
( ) história em quadrinho ( ) poesia
Informe aos alunos que esse texto traz informações sobre a autora e algumas de suas principais obras. Pergunte: Vocês conhecem outras obras de Ruth Rocha que não foram citadas no texto? Caso conheçam citem o nome delas.
Professor, após a exploração do texto informativo acima, disponibilize aos alunos para colarem no caderno, uma cópia do trava–línguas apresentado no início da atividade, a fim de que façam a interpretação escrita do mesmo.
1. Releia o texto e responda:
a) O que o rato roeu? _________________________________________________
b) O que aconteceu com o rato? _________________________________________
c) O rato morreu de verdade? ___________________________________________
2. Ligue as expressões aos seus significados:
MORREU DE FOME RIU MUITO
MORREU DE TANTO RIR SENTIU MUITA SAUDADE
MORREU DE SAUDADE SENTIU MUITA DOR
MORREU DE DOR SENTIU MUITA FOME
3. Encontre as palavras iguais que estão escritas com tipos de letras diferentes e pinte-as da mesma cor.
(Professor, o aluno deverá identificar letras isoladas ou palavras escritas com diferentes tipos de letras maiúscula, minúscula; cursiva; caixa alta e baixa.)
Fonte: Atividade adaptada pela autora: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011.
Em seguida, converse com os alunos se existe alguma semelhança desse trava-línguas com outro conhecido. Estimule-os a descobrirem qual é, e registre em um cartaz..
(Professor a atividade a seguir tem como finalidade mostrar a capacidade do aluno de escrever palavras em diversas estruturas, com diferentes padrões silábicos).
Professor explore com os alunos seus conhecimentos prévios sobre a escrita das palavras que apresentam a letra R no início, R no meio ou no fim da sílaba do trava-línguas.
Apresente algumas regras ortográficas sobre o uso da letra R.
A letra R no começo das palavras é forte. Ex. rato. A letra R no meio entre vogais é fraca. Ex. arara. As letras RR juntas só aparecem no meio e entre vogais. Ex. carro.
|
Fonte: Acervo da autora.
Professor, é importante que você crie cartazes com as regras ortográficas aqui estudadas para fazerem parte do ambiente alfabetizador da sala de aula.
Proponha aos alunos que registrem as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
Observe a seguir dois grupos de palavras que fazem parte do texto de Ruth Rocha:
GRUPO 1 |
GRUPO 2 |
RATO |
CARRO |
ROEU |
BARRIGA |
RODA |
MORREU |
REI |
|
RÚSSIA |
|
1) Circule de verde a letra R no grupo 1 e de amarelo as letras RR no grupo 2.
2) Responda:
a) Nessas palavras, as letras R e RR representam sons iguais ou diferentes?
b) Quando utilizamos R e quando utilizamos RR? Espera-se que os alunos concluam que, para representar um som forte utilizamos a letra R no começo de palavras e RR no meio.
3) Pinte as palavras de acordo com a legenda.
Fonte das atividades: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 49.
4) Copie no quadro abaixo as palavras que você coloriu.
R NO INÍCIO |
R FINAL DE SÍLABA |
|
|
Copie o texto a seguir em seu caderno, substituindo os desenhos por palavras. Depois leia o texto para seus familiares.
Fonte das atividades: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano.4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 50.
Atividade complementar
Texto informativo.
Professor, no momento que considerar oportuno, comente com os alunos que os ratos são pequenos roedores de diferentes famílias, formando a maior família de mamífero existente. Existem espécies que são prejudiciais à saúde humana que são as ratazanas e o rato preto, ambos originários da Ásia.
As ratazanas são ágeis, sobem até em paredes, mergulham e saltam, além de serem ótimas nadadoras. Sua urina causa doenças graves nas pessoas e em outros animais.
O rato preto é sempre encontrado em grupos de um macho e três fêmeas. Possuem hábitos noturnos e são transmissores de doenças, uma delas é a Toxoplasmose. Alimentam-se de qualquer coisa comestível que puderem alcançar, por isso, os alimentos devem ficar bem guardados, pois, onde o rato tocar muitos germes ficam depositados, apresentando riscos à saúde.
Fonte das atividades: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, nesse momento prepare o ambiente para ler a história em quadrinhos, e veja como o Cebolinha ensina sua irmãzinha a falar um trava-línguas.
CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas: Letramento e Alfabetização. 2 º Ano. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2011. p. 52.
Organize a turma em grupos para recitar o trava-línguas da forma como fez Maria Cebolinha no texto.“O lato loeu a loupa do lei de Loma”.
Converse com a turma:
Professor na atividade seguinte o aluno deve reconhecer letras do alfabeto apresentadas isoladamente, em sequência de letras ou no contexto de palavras.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Com base no trava-línguas criado por Maria Cebolinha, proponha à turma, que brinque inventando um novo trava-línguas, para isso siga as orientações abaixo:
a) Passe para a turma uma caixinha contendo as seguintes letras:
b) Cada aluno deve pegar uma letra e mostrar para a turma, dizendo qual letra pegou.
c) Pegue uma letra e demonstre como os alunos devem proceder para substituírem as letras R das palavras pela letra sorteada.
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
EXEMPLO: Se pegou a letra B deverá dizer: “O BATO BOEU A BOUPA DO BEI DE BOMA”.
d) Cada aluno deverá apresentar a letra sorteada, e fazer a troca no trava-línguas, apresentando aos colegas.
e) Os colegas deverão repetir o trava-línguas apresentado.
Professor, organize o ambiente da sala de aula para que todos os alunos se sintam à vontade para apresentarem os seus trava-línguas. Se achar oportuno filme as apresentações e depois assista com os alunos.
Sugestões de links para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; escrever espontaneamente algumas palavras para posterior validação de hipóteses; perceber diferentes possibilidades de unidades maiores – palavras – formadas por uma, duas, três ou quatro unidades menores – sílabas; identificar palavras iguais escritas com tipos gráficos diferentes (letra de imprensa e letra cursiva); conhecer a ortografia das letras R ou RR e quando utilizá-las na escrita de palavras; identificar as letras do alfabeto; interpretar e elaborar trava-línguas; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/09/2013
Cinco estrelasachei ótima a aula...espero poder ser criativa assim quando estiver em sala de aula..!