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O uso de recursos não verbais em tiras

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar recursos não verbais em diferentes textos.
  • Reconhecer que os recursos não verbais têm função sociocomunicativa nos textos.
  • Elaborar uma definição para o gênero tira.
  • Identificar recursos não verbais nas tiras e reconhecer que tais recursos produzem efeitos de sentidos que, por sua vez, contribuem com a função sociocomunicativa do gênero.
  • Compreender a importância do uso de recursos não verbais em tiras.
  • Produzir um ensaio.
Duração das atividades
2 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tipo textual narrativo.
  • Histórias em quadrinhos.
  • Ensaio.
Estratégias e recursos da aula

Recursos e estratégias:

  • internet;
  • data show;
  • trabalho em duplas;
  • discussões coletivas;
  • produção textual.

Módulo 1

Atividade 1

Sensibilização aos recursos não verbais em diferentes textos.

Para o início desta aula, a proposta é que os alunos sejam sensibilizados quanto à importância da linguagem não verbal. Para tanto, o professor exibirá, por meio do data show ou do próprio acesso dos alunos a computadores e internet, alguns textos, vídeos e museus virtuais, cuja linguagem predominante seja a não verbal.

Para orientar a visualização, o professor questionará: "O que há de comum nas diferentes ocorrências?"

 

8

http://alobarravelha.blogspot.com.br/2013/05/historias-do-papa-francisco-o-guarda.html

 

1

http://dikecraftart.files.wordpress.com/2012/05/dia_da_mae.jpg

 

3

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=325269544266612&set=a.247859452007622.59027.247855875341313&type=1&theater

 

4

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=569266473107543&set=a.269001576467369.74246.100000725863638&type=3&theater

 

5

http://2.bp.blogspot.com/_XzWuo9VHN3o/S8eVKIlUfzI/AAAAAAAAAAc/_x7vu7fsBu4/s1600/anmaca_almap.jpg

 

6

http://2.bp.blogspot.com/_-HM38CGuE_A/Swk2ti0gBdI/AAAAAAAABEA/N0U_upkS3mA/s1600/tirinha+garfield+-+longe.jpg

 

7

http://www.michaeltotten.com/archives/images/quino_demo.gif

 

Museu do Louvre - Paris

http://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

 

Museu Imperial - Brasil

http://www.museuimperial.gov.br/exposicoes-virtuais.html

 

Attraction Shadow Theatre Group

https://www.facebook.com/photo.php?v=102536483283293&set=vb.241657555965041&type=2&theater

 

Depois da visualização, a ideia é que o professor conduza discussões orais sobre a relevância da linguagem não verbal em cada ocorrência, permitindo que os alunos concluam que essa linguagem significa tanto quanto a verbal e, por isso, deve ser estudada enquanto recurso de interação. Dito isso, o professor deverá, então, informar aos alunos que a proposta da presente aula é trabalhar  alguns dos recursos não verbais utilizados no gênero tira.

 

Atividade 2

Nessa atividade, a proposta é que os alunos conheçam a constituição do gênero tira para, assim, compreenderem a função dos recursos não verbais nesse tipo de texto.

 

O professor exibirá aos alunos, por meio de data show ou do próprio acesso do aluno aos textos, cinco tiras, a partir das quais eles terão de responder o questionário. Caso tenham acesso ao computador, o questionário pode ser disponibilizado para os alunos por meio de seus e-mails e as respostas digitadas em Word, por exemplo.

 

Tira 1

Clube da Mafalda: Tirinha 559

http://clubedamafalda.blogspot.com.br/    Tira 559/10 out. 2012

 

Tira 2

http://comicsgarfield.blogspot.com.br/      02 ago. 2008

 

Tira 3

http://www2.uol.com.br/niquel/tiras_mes/2013/05/13.gif    13 mai. 2013

 

Tira 4

http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br/

 

Tira 5

      CACO GALHARDO

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#17/5/2013

 

Questionário

Parte geral

1. Observando as tiras acima, o que vocês concluem em relação ao tipo de texto predominante: seria uma narração, uma descrição, uma argumentação, uma injunção ou uma exposição?

Justifiquem sua escolha com elementos textuais.

2. Depois de ter percebido qual o tipo de texto predominante, o que vocês percebem de recorrente em relação ao modo como esse tipo de texto se organiza e se apresenta ao leitor, isto é,

como as tiras se apresentam, no que concerne ao layout?

3. Qual o objetivo comunicativo das tiras, ou seja, qual a função que cumprem?

3. Em todas as tiras, há presença, maior ou menor, de balões. O que eles indicam? Qual a importância de sua função para a configuração da tira? Eles são sempre essenciais? Discorra.

4. Para além dos balões, os personagens também são presença em todas as ocorrências. Por meio deles, no cenário de cada tira, é possível perceber movimentações?

Como elas são apresentadas ao leitor?

5. É possível afirmar que há passagem de tempo e ou mudança de lugar nas tiras? Explique como isso acontece.

6. Sobre o tamanho das tiras, elas se caracterizam como um texto curto ou um texto longo?

7. Quanto à linguagem, como ela se constitui nas tiras?

8. Predominantemente, onde existe publicação diária de tiras?

9. Há outros meios de divulgação em que a tira pode ser encontrada? Onde?

10. Os recursos não verbais contribuem para o objetivo comunicativo das tiras? Em que medida?

 

Após responderem o questionário, os alunos, caso tenham acesso à internet, deverão visitar aleatoriamente blogues e sítios de tirinhas para se familiarizarem ainda mais com o gênero, a partir de suas recorrências.

 

Sugestões de sítios:

http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br/

http://www2.uol.com.br/niquel/

http://adao.blog.uol.com.br/

http://www2.uol.com.br/glauco/

http://clubedamafalda.blogspot.com.br/

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#17/5/2013

 

Depois de responderem o questionário e ou acessarem os sítios de tirinhas, em duplas ainda, os alunos deverão formular um conceito para a noção de tira. Esse conceito poderá ser formulado tanto em software de apresentação, como o Power Point ou ainda o Prezi (http://prezi.com/), ou em cartazes ou afins.

Professor, o questionário serve como orientador para as observações dos alunos quanto às recorrências que caracterizam o gênero. Assim, os alunos terão condições de formularem um conceito para tira.

 

Atividade 3

Discussão de impressões e formulações conceituais sobre a tira.

 

Prontas as conceituações sobre a tira, chegou o momento de discuti-las para avaliar o que é ou não pertinente em relação à sua constituição. Para tanto, os conceitos deverão ser apresentados por cada dupla de alunos ao professor e aos colegas.

Após cada apresentação, os alunos deverão comentar sobre a produção de seus pares, avaliando-as. Depois disso, em conjunto, será feita uma construção coletiva, desencadeada pelo professor, do conceito de tira. 

Professor, as tiras são compreendidas teoricamente como parte do grande grupo denominado Histórias em Quadrinhos (HQs). Por isso, as sugestões teóricas abaixo fazem definição das HQs.

Sugestões teóricas para embasamento:

"A função fundamental da arte dos quadrinhos, que é comunicar ideias e/ou histórias por meio de palavras e figuras, envolve o movimento de certas imagens (como pessoas e coisas) no espaço. Para lidar com a captura ou o encapsulamento desses eventos no fluxo da narrativa, eles devem ser decompostos em segmentos sequenciados. Esses segmentos são chamados quadrinhos." (EISNER, 2010, p. 39).

 

"Em primeiro lugar, nota-se que as histórias em quadrinhos constituem um sistema narrativo composto por dois códigos que atuam em constante interação: o visual e o verbal. Cada um desses ocupa, dentro dos quadrinhos, um papel especial, reforçando um ao outro e garantindo que a mensagem seja entendida em plenitude. Alguns elementos da mensagem são passados exclusivamente pelo texto, outros têm na linguagem pictórica a sua fonte de transmissão. A grande maioria das mensagens dos quadrinhos, no entanto, é percebida pelos leitores por intermédio da interação entre os dois códigos" (VERGUEIRO, 2009, p. 31).

 

"Ramos (2007), com base na análise de obras em quadrinhos e de estudos sobre a área, identificou algumas tendências: 1) diferentes gêneros utilizam a linguagem dos quadrinhos; 2) predomina nas histórias em quadrinhos a sequência ou o tipo textual narrativo; 3) as histórias podem ter personagens fixos ou não; 4) a narrativa pode ocorrer em um ou mais quadrinhos, conforme  formato do gênero; 5) em muitos casos, o rótulo, o formato, o suporte e o veículo de publicação constituem elementos que agregam informações ao leitor, de modo a orientar a percepção do gênero em questão; 6) a tendência nos quadrinhos é a de uso de imagens desenhadas, mas ocorrem casos de utilização de fotografias para compor as histórias" (RAMOS, 2009, p. 19).

 

Módulo 2

Atividade 1

O objetivo dessa aula é que os alunos identifiquem os recursos não verbais nas tiras e reconheçam seus efeitos de sentidos.

 

O professor deverá pedir aos alunos que acessem as mesmas tiras da aula anterior ou deverá exibi-las novamente. Em seguida, disponibilizará uma caixa, a qual conterá perguntas sobre os recursos não verbais em cada tira. Os alunos, ainda em duplas, conforme aula anterior, deverão sortear perguntas e respondê-las. 

 

Perguntas referentes à tira 1

 

Clube da Mafalda: Tirinha 559

http://clubedamafalda.blogspot.com.br/    Tira 559/10 out. 2012

a) Há passagem de tempo na tira acima? Como ela é marcada?

b) Os balões são diferentes. Qual o sentido do contorno do balão em cada quadrinho?

c) Assim como os balões, o tamanho e o formato das letras variam. Qual o sentido dessas variações?

d) Reparem no objeto vaso de planta, disposto no cenário. Reparem que a cada quadrinho ele é exibido gradualmente. O que isso sugere?

e) No terceiro e quarto quadrinhos, Mafalda movimenta-se. Como esse movimento é marcado textualmente?

f) Expliquem também como o efeito de o livro ser jogado ao chão é marcado textualmente.

 

Perguntas referentes à tira 2

 

http://comicsgarfield.blogspot.com.br/      02 ago. 2008

a) A expressão fisionômica diz. Partindo dessa premissa, expliquem as mudanças expressivas dos personagens e os efeitos de sentido implicados.

b) Nessa tira, o cenário permanece inalterado. A partir disso, é possível prever mudança temporal nos quadrinhos? Expliquem.

c) Qual o efeito de sentido do uso, por Garfield, apenas de balões que representam pensamento?

 

Perguntas referentes à tira 3

 

http://www2.uol.com.br/niquel/tiras_mes/2013/05/13.gif    13 mai. 2013

 

a) Qual recurso utilizado pelo quadrinista para marcar visualmente que o diálogo se dá entre uma joaninha macho e uma fêmea?

b) No segundo quadrinho, qual a sensação de uma das joaninhas ao toque da outra? Como isso é marcado textualmente?

c) Agora digam: qual o embasamento de que se utilizaram para chegar a essa conclusão?

d) Como sabemos qual dos personagens fala primeiro?

e) O que diz a expressão facial dos personagens no último quadrinho?

 

Perguntas referentes à tira 4

 

http://tirinhasdogarfield.blogspot.com.br/

a) O primeiro quadrinho tem medidas diferentes dos demais. O que isso pode significar? Criem hipóteses.

b) Há mudança de tempo nessa tira? Como ele é marcado? 

c) Qual o tempo decorrido na história?

c) É possível identificar as fases da narrativa? Introdução, complicação e clímax? Se sim, relatem-nas.

d) Agora, respondam: quais os elementos permitiram vocês identificarem as partes da narrativa?

e) Reparem no uso de duas onomatopeias no texto. O que elas representam? Qual a importância delas para os quadrinhos?

f) Identifiquem e registrem a marcação textual de todos os movimentos dos personagens.

 

Perguntas referentes à tira 5

 

      CACO GALHARDO

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#17/5/2013

a) Nessa tira, o movimento predomina entre os personagens devido ao contexto. Como esses movimentos são evidenciados? Descrevam e expliquem todos.

b) Observem a posição dos personagens. O que isso contribui para a compreensão da tira?

c) Qual o sentido de o abajur estar aparentemente voando na cena?

d) O uso do negrito é relevante para a tira? Por quê?

e) Comentem sobre o uso da onomatopeia.

f) Embora essa tira apresente apenas um quadrinho, é possível perceber mudança de tempo? Se sim, expliquem como isso se dá.

 

Professor, separe as perguntas por tirinha para proceder ao sorteio. Isso permitirá que cada tirinha seja contemplada de uma vez e facilitará a discussão sobre os recursos não verbais nas tiras. É importante lembrar ainda que a cada resposta das duplas de alunos, os colegas poderão fazer intervenções de modo a enriquecer a análise.

 

Atividade 2

Nessa atividade, o aluno concluirá sobre a importância do uso de recursos não verbais em tiras.

 

Finalizadas as respostas da atividade anterior, o professor solicitará aos alunos para acessarem a tese de Paulo Ramos e juntos lerem oralmente algumas considerações do autor sobre as tiras e o uso dos recursos não verbais nas HQs.

Para tanto, professor, é necessário que você acesse primeiro a tese e escolha partes que tratem especificamente sobre o conteúdo da aula. Ver sobre isso na parte II da tese, especificamente, capítulos 6, 7 e 8. Essa leitura contribuirá para que se sustente cientificamente a importância do uso dos recursos não verbais para a produção de sentidos nas tiras. É válido o destaque da contribuição  que os recursos não verbais somam às intenções comunicativas da tira: o efeito cômico.

Tese de Paulo Ramos está disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04092007-141941/pt-br.php

 

Atividade 3

Nessa atividade, o aluno formalizará o conhecimento sobre a utilização de recursos não verbais em tiras.

Depois da leitura de partes de um trabalho científico que trata sobre o assunto da aula, os alunos deverão produzir, em duplas, um pequeno ensaio (gênero que já deve ser de conhecimento do aluno) sobre a utilização dos recursos verbais nas tiras. Esse ensaio deverá conter exemplos de tira para atestar as afirmações do texto.

Sugestão de orientação para a escrita do ensaio.

Depois de terem estudado sobre os recursos não verbais na tira, elaborem um ensaio que reúna explicações sobre esses elementos e seu funcionamento em tiras. Para tanto, considerem na análise os seguintes pontos: 1) a narrativa por meio de quadrinhos; 2) os personagens e sua expressão facial e movimentação corporal; 3) os balões do discurso direto; 4) os valores expressivos das letras; 5) o uso de onomatopeias; 6) a passagem de tempo e mudança de cenário.

Os textos produzidos, após reescrita, deverão ser submetidos à publicação  online no blogue da sala ou ainda em outros sítios pertinentes.

Recursos Complementares

 

Indicação de leitura para o professor:

EISNER, Will. Narrativas gráficas de Will Eisner. Tradução de Leandro Luigi Del Manto. São Paulo: Devir, 2005. 

______. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. Tradução de Luís Carlos Borges e Alexandre Boide. 4ª. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 

RAMOS, Paulo. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. São Paulo, 2007. 424 f. Tese (Doutorado em Filologia em Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04092007-141941/pt-br.php>. Acesso em 28 nov. 2012.

______. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009. 

VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

 

Links com recursos do Portal:

"Quem é o maior de todos os vilões?". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21011

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=quadrinhos&x=-763&y=-496&tipoModalidade=nivel&modalidade=&componente=&tema=&tipoRecurso=&idioma=&ordem=0&ba=false#resultado

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na discussão e participação deles em relação à proposta, que pretende que eles compreendam que os recursos não verbais, nas tiras, são tão importantes quanto o uso da linguagem verbal, dados os efeitos de sentido que proporcionam, contribuindo para a função sociocomunicativa do gênero. A cada atividade da proposta, cabe ao professor dar feedbacks ao aluno de modo que ele vá se reorientando teórica e conceitualmente ao longo do processo até culminar com a consecução dos objetivos da aula.

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