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Minha cidade, o PAA e a segurança alimentar: como o local se articula ao global?

 

27/05/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a inserção do lugar na dinâmica nacional e mundial por meio da estratégia de estudo de caso, identificando a agricultura familiar como um dos atores dessa lógica;

- Identificar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como articulador e mobilizador dos segmentos envolvidos com a produção de alimentos e a segurança alimentar: governos, sociedade civil e instituições;

- Conceituar segurança alimentar e reconhece-la em nosso cotidiano.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Divisão internacional do trabalho conceito

O lugar como uma das categorias de análise da geografia

Políticas afirmativas de combate à fome e à pobreza extrema

Estratégias e recursos da aula

Sugestão de atividade para a 3ª série do ensino médio.

Esta aula permite a construção e o exercício das cinco habilidades elencadas na matriz de referência para o ENEM para as ciências humanas: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.(MEC, 2009) O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa.

Contribui para que os alunos possam tornar-se protagonistas do próprio conhecimento. Propõe também uma condição didático-pedagógica que favorece a inserção do lugar no sistema mundo, uma vez que o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – inclui-se nos esforços nacionais para cumprir a agenda estabelecida pela ONU, denominada Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM -, focada na minimização de situações desfavoráveis em que vivem milhões de pessoas, particularmente em relação à segurança alimentar.

Atividade 1:

O tema propicia a oportunidade de os alunos conhecerem a sistemática conceitual e a logística que permeia a merenda escolar que se consome em cada unidade escolar, incluindo aí a própria escola.

Por se tratar de uma temática muito próxima dos alunos, a metodologia priorizada deve ser o estudo de caso. Tal metodologia parte de situações particulares para se chegar às generalizações nelas contidas. O entendimento de uma referida situação exige investigação e análise, contribuindo para a descoberta de aspectos genéricos presentes em outras situações, facilitando a compreensão do caso particular e sua inter-relação com a totalidade. Sugestão de fontes que abordam esse recurso pedagógico pode ser acessada em

www.ufrgs.br/read/enviar_artigo/estudo_de_caso.doc ou  http://aspsicos.blogspot.com.br/2009/09/definicao-de-estudo-de-caso.html

O professor deverá apresentar oralmente aos alunos a referida metodologia, explicando  que, por meio da experiência local, objetiva-se compreender o conceito de segurança alimentar e a inserção do lugar na dinâmica nacional. Dessa forma, o estudo de caso auxiliará na compreensão de aspectos universais presentes em experiências próximas, da qual fazemos parte.

Sugere-se que o professor conheça antecipadamente o funcionamento desse mecanismo no município para melhor orientar seus alunos. Ele deverá fazer uma visita à Secretaria Municipal e Agricultura, Associação agrícola, ou a uma propriedade rural cuja família esteja vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para entrevistar técnicos, agricultores, e demais pessoas envolvidas.

Fontes:www.mds.gov.br,www.conab.gov.br,www.fomezero.gov.br, www.adamantina.sp.gov.br

A etapa 1 da atividade consiste numa enquete aplicada aos alunos, em sala de aula. As respostas serão respondidas oralmente, servindo de parâmetro para que o professor observe a percepção e o grau de informação que eles já têm sobre a produção, o fornecimento e o preparo dos alimentos que consomem diariamente na escola. As perguntas, basicamente, devem ser: 1- Você já ouviu falar no PAA - Programa de Aquisição de Alimentos? 2- Você sabe o que significa segurança alimentar? 2- Você sabe o que são políticas afirmativas?

 Na sequência, o professor, em sala de aula, ou no laboratório de informática, deverá projetar o vídeo sugerido no link abaixo.

                                 Fonte:http://www.mda.gov.br/portal/tvmda/videos-view?video_id=11172342

 

Além do vídeo, os alunos deverão ler informações apresentadas no site http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/decom/paa. A leitura deverá ser feita em voz alta, envolvendo toda a turma. Na sequência, o professordeverá estimular um debate entre os alunos para ampliar o seu conhecimento sobre o tema. Esse debate terá o seguinte questionamento como proposta motivadora:De onde vêm os alimentos que comemos na merenda escolar? A apresentação do conceito de estudo de caso e a enquete constituem a etapa 1 da atividade;o vídeo e a leitura caracterizam a etapa 2, enquanto o debate caracteriza a etapa 3 da atividade.

A etapa 4 consiste na coleta de dados sobre a condição local na produção de alimentos consumidos na merenda escolar. Para isso, os alunos deverão acessar o site da Prefeitura do Município em que residem. Nesses sites geralmente estão disponibilizadas informações e endereços de órgãos, departamentos ou entidades afins. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.portalodm.com.br/, no ícone Sistema de indicadores municipais online.

O professor deverá imprimir uma cópia da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 11.346/2006). Ele deverá recortar os artigos da referida lei, distribuindo-os aleatoriamente aos alunos. A leitura será feita em voz alta, obedecendo a sequência dos artigos. O mosaico formado pela distribuição aleatória e a leitura sequencial dinamizam a aula, estimulando o envolvimento dos alunos. Após a leitura, os alunos deverá comentar o que compreenderam da mesma, destacando sua importância na vida de todos nós. A referida lei está disponível em http://www2.planalto.gov.br/consea/biblioteca/publicacoes/cartilha-losan-portugues.

Essas informações devem ser anotadas no caderno, caracterizando a condição local como produtora de alimentos para a merenda escolar. Os links devem ser anotados também, como fonte de consulta.

Atividade 2

O professor deverá organizar e viabilizar uma visita dos alunos à Secretaria Municipal de Agricultura ou ao posto de recebimento e distribuição dos alimentos, ou a uma propriedade rural integrante do PAA, ou à sede da associação dos agricultores, à cozinha central da prefeitura municipal (se houver) ou até mesmo à cozinha da escola. Em todos os locais visitados os alunos deverão entrevistar pessoas envolvidas na produção, distribuição e preparação de alimentos, tais como gestores, técnicos, agricultores, nutricionistas, cozinheiras.

Antes da visita o professor deverá municiar os alunos com informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA -, que articula e gerencia as ações que eles verão durante as visitas. Para isso, deverá imprimir informações relevantes sobre o referido programa ou leva-los ao laboratório de informática para que acessem diretamente o site http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/paa. Outra opção de acesso é

http://www.brasil.gov.br/search?Subject%3Alist=Programa%20de%20Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20Alimentos

Para compreensão e socialização do conteúdo apreendido o professor deverá solicitar que os alunos, em dupla, leiam sobre o histórico, os objetivos e o funcionamento do PAA. Estimulando a participação voluntária, o professor deverá organizar uma espécie de programa de rádio, sendo que um aluno fará o papel de entrevistador e outro de entrevistado. A participação será extensiva aos demais colegas, tanto fazendo perguntas quanto respondendo-as, alimentando um diálogo mediado pelo apresentador. 

Sugere-se que a(s) visita(s) seja(m) documentada(s) com fotografias, coleta de panfletos, cartazes, ou outro material disponibilizado. Para facilitar as respostas dos entrevistados sugere-se a formação de seis grupos de alunos, sendo que cada um deles entrevistará apenas um segmento. Os demais alunos deverão fazer as anotações das respostas no caderno. Para isso, deverão ter uma cópia de todas as perguntas.

Sugestão de questionamento (entrevistas) aos segmentos diretamente envolvidos com a merenda escolar

 

Alunos – consumidores de alimentos

(cada aluno deverá entrevistar um colega da sala)

Perguntas:

1- Você come a merenda da escola ou traz o seu lanche de casa? Explique o por quê da sua escolha.

Para quem come a merenda escolar:

2- Quais alimentos oferecidos da merenda você prefere?

3- Você sabe de onde vêm as frutas e verduras que comemos?

4- Você sabe de onde vêm o leite, os ovos, e a carne que comemos na merenda?

5- Você sabe quem são as pessoas responsáveis, em todas as etapas, para que tenhamos merenda todos os dias?

6- Você conhece o PAA?

Mães e pais – responsáveis familiares

(cada aluno pode entrevistar seus pais, em casa)

Perguntas:

1- Você gosta que seus filhos comam na escola? Por que?

2- Você sabe o cardápio servido diariamente?

3- Você sabe onde e como são obtidos esses alimentos?

4- Você conhece o PAA?

Diretor/a da escola – responsável pelo bom funcionamento da merenda

Perguntas:

1- Qual o seu nome? Há quanto tempo está na função de gestor/a da escola?

3- O PAA alterou a qualidade da merenda escolar que comemos todos os dias?

3- O que a escola faz para garantir a qualidade da merenda oferecida?

4- Como os alimentos chegam à escola?

 

Nutricionista – responsável pela qualidade nutricional dos alimentos ingeridos pelos alunos

Perguntas:

1- Qual o seu nome? Há quanto tempo está na função de nutricionista?

2- Quais alimentos são importantes para a nutrição dos estudantes, em fase de crescimento?

3- Qual é a função do cardápio na nutrição escolar?

4- Qual é a relação entre merenda escolar e segurança alimentar?

5- Os alimentos que consumimos nesta escola são considerados de boa qualidade? Como podemos saber disso?

6- Há controle sobre a produção de alimentos, ainda no campo?

7- O PAA alterou a qualidade da merenda escolar que comemos todos os dias?

Técnico ou gestor municipal responsável pelo PAA

 

Perguntas:

1- Qual o seu nome e a sua função? Há quanto tempo exerce essa função?

2- Quando o PAA foi implantado no município? Como funcionava o sistema de merenda escolar antes dele?

3- Comparando os dois sistemas, é possível avaliar a eficácia ou ineficácia do PAA? Comente.

4- Qual é o papel da Prefeitura Municipal na gestão do PAA?

5- É oferecida assistência técnica ao produtor rural?

6- Há fiscalização sistemática sobre a produção de alimentos, ainda no campo? Como é feita?

7- Há algum tipo de controle sobre as condições de transporte e armazenamento desses alimentos?

8- O município, por meio da merenda escolar e do PAA, está inserido no esforço global para reduzir a fome e a miséria, como previsto no tema 1 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? Comente.

Produtor rural – aquele que cultiva a terra, cria os animais, e produz as matérias primas da merenda escolar

1- Qual é o seu nome? Há quanto tempo trabalha nessa atividade?

2- O que produz em sua propriedade?

3- Explique ao menos uma técnica que utiliza para a produção de um desses alimentos.

4- Para onde vende a sua produção? Como é transportada?

5- O/a senhor/a faz parte do PAA. Por que decidiu integrar-se a ele?

6- O programa foi benéfico para o/a senhor/a e sua família? Por que?

7- O/a senhor/a conta com assistência técnica? Quem a fornece?

8- Como podemos saber se ingerimos produtos saudáveis?

9- Como o dinheiro do PAA é repassado ao/à senhor/a?

10- O/a senhor/a, algum dia, já comeu a merenda escolar, depois de pronta?

11- Como se sente sabendo que contribui para o nosso desenvolvimento, como estudantes em fase de crescimento?

MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) – responsável pela manutenção do PAA

Os questionamentos podem ser enviados pelo sistema institucional de comunicação online, disposto em http://www.mda.gov.br/portal//institucional/faleconosco

Recomenda-se que apenas um aluno rediga a mensagem em nome da sala, repassando as informações aos demais colegas. Recomenda-se também contextualizar a finalidade do contato, afirmando o interesse de estudo.

1- Qual é o nome e a função da pessoa que está respondendo as questões enviadas?

2- Aponte conquistas significativas do PAA ao longo do seu funcionamento.

3- Aponte algumas de suas dificuldades e como são superadas.

4- Em média, quanto custa uma refeição servida aos estudantes brasileiros?

5- Como são compostos os recursos repassados aos agricultores do PAA?

6- Como é feita a fiscalização desses recursos, já que existem milhares de prefeituras em todo o país?

7- O PAA faz parte dos esforços brasileiros para atender os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio? Comente.

8- O PAA é um programa que veio para ficar ou está subordinado ao governante em exercício?

 

Concluindo a atividade

Por se tratar de um tema muito próximo dos alunos, certamente haverá grande envolvimento dos mesmos. Geralmente, as informações são ricas e diversificadas, indo de encontro à curiosidade de outros alunos também. Sugere-se um fechamento de maneira criativa e abrangente, cujo produto final possa ser compartilhado por toda a escola.

Por meio de um diálogo o professor deverá estimular a participação dos alunos relatando de que maneira o estudo de caso serviu para a compreensão do tema, bem como para a percepção do mesmo no cotidiano de todos os envolvidos.

A socialização do aprendizado será feita coma montagem de um painel fotográfico disponibilizado em local de ampla circulação. O painel deverá ter um título sugestivo e as fotos deverão estar legendadas. Considerando o custo elevado das revelações fotográficas, o professor poderá consultar a direção da escola sobre a viabilidade de uma colaboração mais efetiva disponibilizando a equipamentos da secretaria.

Caso a escola não disponha de recursos ou equipamentos, uma outra opção será solicitar a parceria do professor de Artes e disponibilizar um tempo para o acesso a aulas do tipo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24228, aonde os alunos poderão aprender mais sobre essa habilidade: revelação de imagens fotográficas.

Para a confecção do painel sugere-se a formação de oito grupos, a partir das entrevistas realizadas (ver quadro anterior). Cada grupo organizará as fotos de um dos segmentos entrevistados, bem como a síntese das informações relevantes. Além das fotos legendadas os alunos deverão disponibilizar informações complementares referentes ao seu tema. O painel, portanto, constituir-se-á num mosaico de imagens e informações, citando, na base de cada um desses mosaicos, as fontes consultadas para coleta das informações.

O lançamento do mural poderá ocorrer de modo envolvente e marcante. Com aprovação e apoio da coordenação pedagógica e da direção da escola, poderão ser feitos convites para pessoas representativas de cada um dos segmentos envolvidos na merenda escolar, incluindo aí os entrevistados. Nessa data será servida uma refeição especial (um lanche, por exemplo), contando com a participação dos alunos que desenvolveram o trabalho, seus pais, e os demais convidados. Em momento oportuno os alunos deverão ficar ao lado do mural para explicar os resultados da sua pesquisa.

O evento deverá ser amplamente registrado e divulgado na mídia local. Trata-se de uma experiência de interação vibrante entre a escola e a comunidade, em que os alunos e os agentes envolvidos participação como protagonistas de uma realidade cotidiana transformada em oportunidade de construção do conhecimento e de reconhecimento do trabalho e da função social de cada pessoa no cumprimento do seu dever como profissional e como cidadão.

Recursos Complementares

Dez novos caminhos para a produção responsável e o consumo consciente: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/12_12_19_decalogo_akatu_final.pdf

Matriz de referência para o ENEM:

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf

ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal:

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: Caso este site esteja fora do ar, é possível acessar o artigo em http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao.

O estudo do lugar como possibilidade da construção da identidade e do pertencimento:

www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/HelenaCallai.pdf

Programa de Aquisição de Alimentos:

http://www.brasil.gov.br/search?Subject%3Alist=Programa%20de%20Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20de%20Alimentos

Avaliação

O professor deverá considerar o envolvimento e a participação dos alunos em cada etapa da atividade. As informações disponibilizadas no painel apresentam-se como uma síntese do que foi trabalhado e do que foi apreendido pelos alunos, apontando a necessidade de revisão de alguns conceitos ou esclarecimento de alguns equívocos.

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