Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que aprender inglês? matriz de referência do ENEM - Habilidade 8

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a língua inglesa permeia diversos momentos de seu cotidiano. 
  • Associar palavras usualmente utilizadas em seu cotidiano.
  • Refletir sobre sua origem, de modo a perceber que tais palavras são, de forma ampla, já utilizadas nas mais diversas situações comunicativas. 
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não são necessários conhecimentos prévios, uma vez que os alunos já fazem uso de palavras estrangeiras, em especial, inglesas, as quais já fazem parte das diversas práticas discursivas e comunicativas.
Estratégias e recursos da aula
RECURSOS UTILIZADOS:
 
  • Uso de laboratório de informática.
  • Uso da internet.
  • Uso de vídeos e slides que abordam o tema tratado.

Módulo 1

Motivação: Warm-up

 
ATIVIDADE 1

Como warm-up (que se refere a uma estratégia de 'aquecimento' utilizada pelo professor para introdução do assunto) , o professor deverá fazer as seguintes perguntas para os alunos, de forma a incentivá-los a refletir e a discutir os temas abordados:

a) Por que aprender inglês é importante?

b) Por que o mundo está pequeno hoje em dia?

c) Em que países se falam a língua inglesa?

d) A língua inglesa é igual em todos os lugares onde é falada?

(Perguntas adaptadas do texto: English an international language In: FERRARI, Mariza Tiemann & RUBIN, Sarah Gierstel. 2003. Inglês: Volume único para o ensino médio. Coleção De olho no mundo do trabalho, São Paulo: Scipione.).  

 

ATIVIDADE 2

Figura 1: Disponível em:  http://www.slideshare.net/elenatofe/presentacin-english-around-the-world

Imagem do recurso (slide)

 

Depois de discutidas as perguntas e a fim de ampliar a discussão, o professor deverá se utilizar de slides disponíveis no sitehttp://www.slideshare.net/elenatofe/presentacin-english-around-the-world (figura 1), de modo a mostrar alguns dados levantados pelos autores sobre a importância da língua inglesa ao redor do mundo.

Sugestão de roteiro de perguntas para fomentar a discussão depois do vídeo:

1. Qual a importância da língua inglesa ao redor do mundo?

2. Qual o número de falantes da língua inglesa em cada continente?

3. Em que países, a língua inglesa é tida como primeira língua?

4. Onde é língua oficial?

5. Onde é segunda língua?

Para essa atividade, levar os alunos para o laboratório de Informática ou pedir que acessem o site de seus computadores. Caso a escola não tenha um laboratório e nem tablets, o professor deverá apresentar o vídeo do datashow da escola.

 

Atividade 3

Trabalhando com música

Atividade com música: Ainda no laboratório de informática ou com o uso do datashow da escola, o professor deverá apresentar o vídeo contido no seguinte site: http://www.youtube.com/watch?v=0oOLN-OCYGg. Essa atividade permite aos alunos observarem e reconhecerem palavras em língua inglesa utilizadas usualmente em nosso cotidiano, por meio de uma música amplamente divulgada pelos meios de comunicação de massa, a qual é, provavelmente, de conhecimento de todos os alunos. O professor deverá incentivar os alunos a cantarem a música, reconhecendo e anotando as palavras em língua inglesa que aparecem na música. É uma atividade que permite aos alunos a pronúncia das palavras, a partir da música tocada e do vídeo.  

 

 

Venha provar meu brunch

Saiba que eu tenho approach

Na hora do lunch

Eu ando de ferryboat

Figura 2: Trecho da música apresentada no vídeo.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

O professor distribuirá xerox aos alunos do texto a seguir e, em duplas, pedirá a eles para tentarem ler, ajudando com supostas dúvidas de vocabulário: 

 

Why learn English? 

Because English is the most important international language in the world. Some facts prove that: English is the international language of air and sea travels, of computing, of pop music, of politics, of science and medicine, sports, TV and films. The world today is a very small place. Communication and travel are extremely quick: think of jet planes, satellite TV, telephones, telex and fax, the internet, for example. Because of this, we need a common language, and this language is English. English is the first language in Australia, The Bahamas, Canada, Ireland, Guyana, New Zeland, The United Kingdom and The United States. And it is the official second language in many other countries such as: India, Nigeria, South Africa and Israel.

(Texto adaptado do livro:  FERRARI, Mariza Tiemann & RUBIN, Sarah Gierstel. 2003. Inglês: Volume único para o ensino médio. Coleção De olho no mundo do trabalho, São Paulo: Scipione).

 

ATIVIDADE 2

Depois da leitura do texto e de sanar as dúvidas com vocabulário e compreensão, o professor deverá pedir aos alunos que respondam oralmente, em português, as seguintes perguntas, baseadas no texto:

a) Que fatos provam que o inglês é uma língua internacionalmente importante?

Resposta: O inglês é a língua internacional da computação, da música pop, da política, da ciência, da medicina, etc.

b) Em que países o inglês é a primeira língua?

Resposta: Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Bahamas, etc. 

c) Cite os países onde o inglês é a segunda língua oficial.

Resposta: Índia, Nigéria, África do Sul, Israel, etc. 

 

ATIVIDADE 3

O professor pedirá aos alunos que pensem em algumas palavras da língua inglesa que usamos no nosso dia a dia. Os alunos poderão utilizar sites de busca para ajudá-los na tarefa. Em seguida, o professor apresenta outras palavras, de modo a adicionar as que não foram elencadas pelos alunos. A seguir, segue uma lista com algumas dessas palavras e algumas figuras:

1- Milkshake

 

milkshake

2- Hamburguer

sanduíche

3- Diet
4- Light
5-On sale
6- Fashion
7- Designer
8- Sundown
9- Top less
10- Top Model

Top model

 

11- Fitness
12- Outdoor
13-Delete
14-Insight
15-Notebook
16- Big Brother
17- Cheeseburguer
18- Cd room
19- Pop star
20- Dvd
21- Windows
22- Word
23- Dowloand
24- Internet
25- E- mail
26- Mensseger
27- Mc Donald
28- Bob´s
29- Drink
30- Plug
31- Hotmail
32- Site ; Website
33- Hotdog

hot dog

34- Shopping

35- Show room
36- Playstation
37- Station Games
38- Lan House
39- Book
40- Drive throw
41- Fast Food
42- Pit stop
43- Miss
44- Gift
45- Feeling
46- Show
47- Pen drive

pen drive

48- Swing

49- Rock
50- Kids Club
51- Shampoo
52- Free style
53- Hip hop
54- Pop
55- Street fighter
56- Look
57- Make up
58- Desktop
59- Brother
60- Ok
61- Funk
62- Wave beach
63- Sandpiper
64- Stress
65- His
66- Hey man
67- Handball
68- Volleyball
69- Basketball
70- Big
71- Net
72- New look
73- Gay
74- Paper view
75- Man
76- Champion
77- Niely Gold
78- Time
79- Nutritive
80- Always
81- God
82- The flash
83- Flash
84- Play
85- Password
86- Username
87- On
88- Off
89- Stop
90- Slow motion
91- Picture

picture 
92- Zoom
93- Drive
94- Login
95- Delivery
96- Quick
97- Reebok
98- Nike
99- Danger
100- Laser
101- Bad boy

 (Lista adaptada do site http://charlenecerqueira1.blogspot.com.br/, acesso em 05.05.2013)

 

ATIVIDADE 4

Produzindo textos individualmente ou em grupo:

 

O  professor deverá pedir aos alunos para fazerem um cartaz, um poster ou uma plataforma virtual (exemplo, um blog), usando palavras na língua inglesa que podem encontrar em supermercados, lojas, ruas, restaurantes, etc.

Em seguida, os alunos deverão apresentar seus trabalhos para a turma, levantando as palavras diferentes que conseguiram identificar. Podem, também, trabalhar com os rótulos de alimentos em que são encontradas diversas palavras em língua inglesa. 

Se não criaram, o professor deverá incentivá-los a criar um blog para inserirem o resultado da pesquisa. 

 

Sugestão de tutorial para criação de blog:

Ver a aula disponível no Portal do professor -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259

Recursos Complementares

Leitura complementar para professores e alunos em relação à importância da aprendizagem do inglês. 

 

http://www2.ucg.br/flash/artigos/AImportanciaIngles.htm Acesso em: 05 maio 2013..

http://www.kavitradutora.com.br/a-importancia-do-ingles/ Acesso em 05 maio 2013.

http://www.callanacademy.com.br/importancia-do-ingles-no-mercado-de-trabalho/ Acesso em: 04 maio 2013.

http://pt.scribd.com/doc/37761444/A-Importancia-do-Ingles-no-mundo Acesso em: 05 maio 2013.

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados conforme observação do professor no desenvolvimento das atividades, apresentação do trabalho final (projeto) e na participação produtiva da criação do blog da turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.