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Criando uma semana da ciência e da tecnologia

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Conhecimentos básicos e fundamentais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Demonstrar o interesse pela pesquisa;

- Identificar formas diferentes de buscar o conhecimento;

- Incentivar a busca pelo conhecimento em diversas ferramentas de forma autônoma;

- Despertar o desejo pelo conhecimento e ao mesmo tempo munir-se de recursos para buscar tal conhecimento;

- Despertar para  importância do conhecimento e pela busca do mesmo;

- Aprender a trabalhar em equipe;

- Demonstrar conhecimento sobre a importância da pesquisa científica para a sociedade;

- Organizar uma Semana de Ciência e Tecnologia na escola.

Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos específicos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Aulas 1 a 3: Despertando os sentidos para a ciência e o pesquisar

 

a)      Professor, planeje uma aula no entorno da escola e peça que os alunos observem o ambiente e tentem problematizar algo. Mas antes, em sala de aula, inicie uma discussão sobre Ciência e científico.

b)      Exiba para os alunos o seguinte vídeo:

 

Campanha do Canal Futura sobre a Ciência - Duração: 31 segundos. http://www.youtube.com/watch?v=oP6GE5JM-pM. Acesso em 13.05.2013.

 

Este vídeo mostra a importância de se fazer perguntas, de se procurar sempre para além das simples aparências dos sentidos.

 

c)     Peça então que os alunos, após verem o vídeo, façam uma excursão no entorno da escola e se questionem sobre o que veem.

 

d)      Peça que levem material para o registro de suas indagações.

 

e)       De volta à sala, organize uma roda de conversa para que os alunos partilhem suas impressões, indagações e problematizações com o grupo.

 

Aulas 3 e 4: Trabalhando o conceito de “Ciência e pseudociência”

a) Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

 

b) Remeta os alunos para o seguinte link:

http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/pseudociencia.pdf. Acesso em 13.05.2013.

 

 

c) Demarque os trechos do texto com os quais irão trabalhar em grupos:

  • Grupo 1: Introdução.
  • Grupo 2: Pseudociência: aspectos gerais.
  • Grupo 3: Um exemplo de lenda urbana que atinge a população.
  • Grupo 4: Aptidão científica e tecnológica.
  • Grupo 5: Céticos x pseudocientistas e Conclusões.

 

d)  Cada grupo, inclusive o professor, irá partilhar com a turma o que leram, suas impressões e conclusões, podendo ser em forma de seminário. Para isso, destinar mais aulas para organizar e realizar o seminário.

 

Aulas 5 e 6: Discutindo o científico

 

a) Apresente aos alunos o seguinte quadro:

Os quatro tipos de conhecimento: popular, científico, filosófico e religioso.

 

 

 

Popular

 

Científico

 

Valorativo

Real (factual)

 

 

Assistemático

Sistemático

 

Verificável

Verificável

 

Falível

Falível

 

Inexato

 

Aproximadamente exato

 

 

Filosófico

Religioso

 

Valorativo

Valorativo

 

Racional

Inspiracional

 

Sistemático

Sistemático

 

Não verificável

                                    

 

Não verificável

Infalível

 

Infalível

 

Exato

 

Exato

 

(Fonte: LAKATOS, E.M., MARCONI, M.A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas,1985.)

 

 

      b) Promova uma discussão com os alunos comparando os diferentes tipos de conhecimento;

              c) Aprofunde a discussão com os seguintes questionamentos:

 

1 - Como você sabe que irá chover?

2 - Qual sentido você utiliza para saber se um carro está com velocidade acima da permitida?

3 - O que faz você saber que o dia está acabando?

4 - Como fazer para saber o significado de uma palavra?

5 - Em que se baseiam as previsões do horóscopo?

6 - De onde vem o conhecimento sobre os diferentes chás que as pessoas utilizam para diferentes enfermidades?

O objetivo é fazer com que os alunos percebam a diferença entre conhecimento científico a partir da observação sistemática, da pesquisa e conhecimento popular baseado em experimentações e/ou superstições.

d) Baseado nas respostas aos questionamentos, faça um fechamento com os alunos sobre a definição do que é científico ou não. Coletivamente, construa com a turma os conceitos de: Ciência, científico, conhecimento popular, pseudociência.

 

e) Planeje novamente uma aula no entorno da escola. Promova com os alunos um exercício de observação ao redor da escola:

 

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos, a partir da observação, se interessem pela investigação científica a partir de questionamentos, ou seja, dúvidas, perguntas ou curiosidades a respeito do que observarem.

 

1 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2 - Dê aos grupos a tarefa de investigar o entorno utilizando os sentidos: olfato, tato, visão, audição.

3 - Peça que registrem em cadernos, ou gravem com os celulares ou mesmo fotografem com estes equipamentos, os fenômenos observados e que elaborem hipóteses sobre os mesmos, ou seja, qual a explicação para tais fenômenos? Ex.: Por que um avião é capaz de voar sendo mais pesado que o ar? Por que as nuvens se deslocam? Por que sentimos frio ou calor?

4 - Promova o intercâmbio em uma aula em forma de Seminário com a apresentação dos grupos dos registros feitos. Para tal, sugira que utilizem cartazes, slides, PowerPoint ou outro recurso audiovisual.

 

Aulas 7 a 9: a pesquisa científica como prática social

 

a) Para introduzir a temática da prática da pesquisa, trabalhe com os alunos os seguintes vídeos sobre a pesquisa do cientista Charles Darwin:

 

Trabalhe com os alunos os vídeos “A árvore da vida” - Programa e o Documentário - Duração: 56 minutos http://saladeprofessortvescola.blogspot.com.br/search/label/Evolu%C3%A7%C3%A3o, acesso em 06.05.2013.

 

 

O objetivo não é difundir as ideias de Darwin, mas proporcionar aos alunos o conhecimento dos métodos de Darwin, sobretudo a observação.

 

b)      Explique aos alunos que irão fazer uma pesquisa com elementos próximos deles, da escola e do entorno.

c)      Divida a turma em grupos menores de 5 ou 6 alunos.

d)     Explique que cada grupo irá optar por uma temática de pesquisa na comunidade.

e)      Para esta pesquisa, irão seguir as etapas que já foram contempladas nas atividades anteriores: observação, indagações, problematizações, distinção entre o conhecimento popular e o conhecimento científico.

f)       Sugestões de temáticas:

1 - Qual a flora e fauna típicas do entorno da escola?

2 - Quais os hábitos de consumo dos moradores da região?

3 - Como a tecnologia influencia no modo de vida dos moradores?

4 - O que influencia as pessoas a comprar ou não um produto?

g)      Os alunos irão manter um caderno de registro de campo e irão anexar outros registros feitos ao longo da pesquisa: vídeo, gravações, filmagens, fotos, etc.;

h)      Terminada a coleta de dados, os alunos irão, em sala de aula, organiz á-los da forma que acharem mais interessante:

- em gráficos;

- em números numa tabela;

- em fotos como num mural.

 

Aulas 7 a 10: A Semana da Ciência e da Tecnologia

 

a) Professor, assista ao programa 3 da Série Educação e Investigação Científica intitulado: "Mostras e Feiras como estratégias pedagógicas". Liste elementos que podem levar os alunos a se interessarem pela investigação e elementos que possam despertar nos alunos a questão de ser um cientista.

Mostras e feirass como estratégias pedagógicas. Duração: 50 minutos. http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5580. Acesso em 06.05.2013.

 

b) Promova na turma, o debate sobre os benefícios de uma Semana da Ciência e da Tecnologia na escola, se sua escola ainda não realiza este tipo de evento. Alternativamente, se sua escola já o faz, peça que os alunos comparem o evento local com os elementos apresentados no vídeo.

 

Sugestão para o debate:

a)      Quais as vantagens de se promover este evento?

b)      Haveria uma grande participação?

c)      O que podemos propor em termos de novidade na escola?

d)     A partir do vídeo, quais ideias podem ser levantadas para a Semana da Ciência e Tecnologia na nossa escola?

 

c) Organize a Semana da Ciência e da Tecnologia:

 

1 - Orientações para a submissão dos trabalhos:

a) Os trabalhos, de natureza científica, deverão mostrar algo inédito no sentido de produção de conhecimento, ou seja, os alunos poderão apresentar conteúdos já vistos em sala de aula,

porém de uma forma inédita que pode ser: protótipos, maquetes, mapas, gráficos.

b) Também poderão apresentar trabalhos que são resultados de pesquisa dos grupos sobre diferentes temáticas relacionadas à tecnologia, por exemplo: uso de Internet, celulares, uso da TV,

grau de conhecimento das novas TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação).

c) Também poderão inscrever nesta Semana Científica trabalhos que são resultados de Trabalhos de Campo realizados com os professores em suas devidas disciplinas.

 

2 - Divida os alunos nas equipes:

Científica: responsável pela organização dos trabalhos, avaliação e classificação para as apresentações.

Organizadora: organização do evento desde o layout da Feira até a organização da logística.

Divulgadora: responsável pela divulgação do evento em folders, cartazes, panfletos e convites e também por registrar e divulgar a o resultado da Semana da Ciência e Tecnologia em um CD, ou outra forma mais interessante usando  a tecnologia.

 

3 - Escolha, em conjunto com os alunos, um melhor dia para participação maior da comunidade escolar: professores, pais, vizinhos, etc.

4 - Convide os professores para fazerem uma avaliação não competitiva dos trabalhos que tenha caráter formativo para o desenvolvimento dos alunos em trabalhos posteriores.  Apresente aos alunos  esta avaliação e a relevância da mesma para o aluno e para a escola.

Recursos Complementares

Sugestão de recurso para o professor. Artigo sobre Educação e Investigação Científica:

http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/15541414-Edueinvesticientifica.pdf.  Acesso em 06.05.2013.

 

Sugestão de artigo para o professor: Método científico e ensino de Ciências:

http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/161930Metodocientifico.pdf.  Acesso em 06.05.2013.

 

Sugestão de livro disponível em PDF para o professor baixar: Integração das tecnologias na Educação:

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/livros.asp. Acesso em 06.05.2013.

Avaliação

Observe a participação e envolvimento de cada aluno na aula em cada etapa do processo: se demonstraram interesse pela pesquisa; se identificaram formas diferentes de buscar o conhecimento; se fizeram a sua parte no trabalho coletivo/equipe; se contribuíram para a organização geral da Semana da Ciência e Tecnologia. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • IZABELA ZIVIANI PENA GARCIA, NUCLEO DA CRIANCA , Minas Gerais - disse:
    izabelazivianipena@gmail.com

    04/05/2015

    Cinco estrelas

    Achei a proposta da atividade criativa, pois não leva a criança apenas a pensar, mais faz com que haja interação entre todos os alunos, promovendo uma diversidade de conhecimentos, principalmente relacionados a um assunto extremamente atual entre eles. Acredito que este projeto também pode agregar conhecimentos históricos e isso pode ser trabalhado de forma interdisciplinar.


  • Eloisa Assunção da S. de Oliveira, Escola Estadual Maria Cristina Botelho Rodrigues , Amapá - disse:
    eloisaassuncao@hotmail.com

    02/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei interessante vou apresentar como sugestão em minha escola para os demais colegas.


  • leandro josé burdinski, ESCOLA DE EDUCACAO ESPECIAL RAZAO DE VIVER , Paraná - disse:
    burdinski@bol.com.br

    17/06/2013

    Cinco estrelas

    excelente


Sem classificação.
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