Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a progressão temática (coesão referencial) em diferentes gêneros: matriz de referência do ENEM - Habilidade 18

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·       Identificar elementos linguísticos que atuam no desenvolvimento dos gêneros:  relato, editorial e entrevista.

·       Destacar recursos coesivos que proporcionam a progressão temática nos textos.

·       Identificar palavras repetidas que podem ser substituídas para melhorar a progressão do texto.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

·       Habilidades básicas de leitura e escrita.

·       Noções básicas sobre a importância da organização e estruturação de textos.

·       Discurso direto e indireto.

-      Características dos gêneros discursivos: relato, entrevista e editorial.

-      Elementos línguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual, tais como pronomes e conjunções.

Estratégias e recursos da aula


·       Utilização de tablets, notes ou computadores de Laboratórios de Informática.

·       Leitura de diferentes gêneros.

·       Exercícios individuais e em grupo. 

·       Utilização de vídeos e textos veiculados na internet.

 

Módulo 1 – Motivação

alunos fazendo prova

Imagem disponível em:http://www.google.com.br/#hl=en&sclient=psy-ab&q=imagem+estudantes+fazendo+provas&oq=imagem+estudantes+fazendo+provas&gs_l=hp.3..0i22i30.1387.7037.0.7706.32.29.0.0.0.0.731.7000.0j1j21j2j1j0j1.26.0...0.0...1c.1.12.psy-ab.PO-GOfvQg6s&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.45960087,d.eWU&fp=397bd23770057352&biw=1366&bih=659 Acesso em 05 maio 2013.

 

Atividade

·       Para motivar os alunos a estudarem o tema proposto, o professor deverá conversar com eles sobre a prova do Enem. Deverá falar, rapidamente, sobre as matrizes de referência onde são apresentadas as competências e habilidades a serem cobradas na prova.

·       Na sequência, deverá colocar os estudantes em 3 grupos de 8 alunos (ver a quantidade de alunos na sala) para que discutam as seguintes questões:

   Sugere-se que, para agilizar a tarefa, o professor entregue xerox com as questões para os grupos.

GRUPO 1- Leiam o relato abaixo e depois discutam entre o grupo as questões seguintes.

Lá dentro havia uma fumaça formada pela maconha e essa fumaça não deixava que nós víssemos qualquer pessoa, pois ela era muito intensa. Meu colega foi à cozinha me deixando sozinho, fiquei encostado na parede da sala e fiquei observando as pessoas que lá estavam. Na festa havia pessoas de todos os tipos: ruivas, brancas, pretas, amarelas, altas, baixas, etc.

Texto disponível em: http://www.cursoacesso.com.br/wp-content/uploads/SUPER2_REDACAO.pdf Acesso em 05 de maio 2013.

 

a)  Ao ler o texto, vocês conseguiram compreendê-lo na primeira leitura? (   ) Sim (   ) Não. Por quê?

b)  Na segunda linha do texto, vocês conseguem entender “... pois ela era muito intensa.” Retomem o texto e respondam: Quem era intensa?

c)   Faltam algumas informações no texto, tais como:  dentro (onde?)

d)  Ao final, compreende-se que os personagens estavam em uma festa. É isso? Onde aconteceu a festa?

e)  O texto se excedeu em repetições de palavras e ideias? (   ) Sim    (   ) Não

f)  Identifiquem as palavras repetidas que poderiam ser substituídas por pronomes. Reescrevam o texto, fazendo a substituição.

g)  Reflitam: Depois de substituídas as palavras, o texto ficou mais compreensível? (   ) Sim  (   ) Não. Por quê?

 

GRUPO 2- Leia o trecho do editorial abaixo:

Mudança climática

mudança climática

 Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bluue.com.br/wp-content/uploads/2011/10/06_09_27_recorde_aquecimento.jpg&imgrefurl=http://www.bluue.com.br/noticias/animais-estao-encolhendo-devido-a-mudanca-climatica&h=290&w=390&sz=28&tbnid=0BCa3gF95HGuwM:&tbnh=87&tbnw=117&zoom=1&usg=__KfSUzBcWUtDahgsPs5XAzMAiH- 2013.Y=&docid=2_kEOef2GgYjMM&hl=pt&sa=X&ei=q5WSUdL9KIzS9QSY_IGAAw&sqi=2&ved=0CF8Q9QEwEA&dur=737 Acesso em 14 maio 2013.

“Enquanto uma conferência da ONU no Canadá tenta definir as diretrizes de um acordo internacional para suceder o Protocolo de Kyoto, que caduca em 2012, vão surgindo novos dados que evidenciam a urgência da tarefa de tentar conter o efeito estufa, o aquecimento anormal da atmosfera do planeta. Estudo de oceanógrafos britânicos publicado na Revista Nature aponta perda de força de correntes do Atlântico que carregam água quente dos trópicos para o norte da Europa. A circulação das águas já está 30% mais fraca do que em 1957 e, segundo os pesquisadores, trata-se de uma tendência e não de uma variação.

Disponível emhttp://infoener.iee.usp.br/infoener/hemeroteca/imagens/91164.htm ou em Folha de S. Paulo, 5 dez. 2005, Caderno Opinião, p.A2.

 

a)     Qual é o tema do texto?

b)     Vocês conseguem captar as principais informações do editorial? Quais são?

c)     As informações do texto são: (   ) opiniões (   ) dados de pesquisa (   ) Outro.

d)     A estrutura e organização do texto facilitaram a construção do sentido para a compreensão do tema? (   ) Sim  (   ) Não. Por quê?

e)     Qual a mensagem transmitida pelo texto?

f)      A quem esta mensagem está sendo dirigida?

g)     As ideias estão bem unidas, ligadas por conjunções ou outros elementos coesivos?

 

GRUPO 3- Leiam o trecho da entrevista concedida pelo fotógrafo Sebastião Salgado ao Jornal Folha de S. Paulo.

 

Folha– Quando o senhor fez o projeto “Movimento de Populações”, tinha como objetivo difundir a ideia de que, sem desenvolver o Terceiro Mundo, não se barra o fluxo de imigração?

Salgado– Essa é a minha ideia de base já há muito tempo. Quando era economista, eu via isso, mas ficou claro quando fiz a série “Trabalho” (de 1986 a 1992). Existe hoje uma integração total do mercado econômico mundial, não existe uma empresa sequer em Bangladesh que produza para Bangladesh. Por isso, é muito mais fácil fazer o reverso do fluxo financeiro.

Folha– O senhor quer dizer: fazer o dinheiro voltar para o Terceiro Mundo?

Salgado– No fundo, há anos é o Terceiro Mundo que promove o investimento no Primeiro Mundo. O fluxo financeiro que vem do Sul para o Norte é de pelo menos US$ 40 ou 50 bilhões pagos em dividendos, em empréstimos, em juros, envio de lucro de empresas. É o Sul que investe no Norte e não o contrário. É preciso inverter isso, ou eles serão invadidos e vão virar um pouco de Sul também.

Disponível em:

http://www.cursoacesso.com.br/wp-content/uploads/SUPER2_REDACAO.pdf Acesso em 05 de maio 2013.

 

a)     O texto está escrito sob forma de discurso direto. Ao ler a pergunta do entrevistador e depois a resposta do entrevistado, vocês percebem se o tema progride, ou seja, se a resposta dada se refere à pergunta feita? OU melhor: há coesão entre a pergunta e a resposta? Por quê?

b)     O texto apresenta sentido?

c)     Vocês conseguem perceber a opinião do fotógrafo sobre o desenvolvimento do terceiro mundo? Qual é?

d)     Qual a diferença de sentido entre as palavras mas e mais no texto?

e)     Com que objetivo as palavras "Sul " e “Norte”  foram usadas repetidas vezes no texto?

f)      A partir desse diálogo, escreva um texto conciso e coeso (máximo de dez linhas), em discurso indireto, apresentando o ponto de vista do fotógrafo sobre as relações entre o Primeiro e o Terceiro Mundo, respectivamente o Norte e o Sul.

 

Atividade 2

Ao final da discussão em cada grupo, o professor deverá solicitar que cada um escolha um representante para socializar oralmente os gêneros lidos e as respostas dadas.

Na sequência, o professor deverá “fechar” a atividade, falando sobre a importância de um texto apresentar sentido; de o aluno compreender a mensagem transmitida pelo texto lido; de o aluno conseguir identificar as palavras que fazem a ligação de um parágrafo para outro, por exemplo, etc. 

 

Módulo 1Coesão referencial: aprendendo na internet

 

Atividade 1

 

O professor deverá levar os alunos para o Laboratório de Informática ou solicitar que cada um, em seus tabletes ou notebooks, acessem o site abaixo para assistir ao vídeo 01 - Redação - Coesão referencial - Prof. Vinícius Carvalho disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lXPgtRQf4xQ

 

Atividade 2

Revisando o tema

Depois de os alunos terem assistido ao vídeo, o professor deverá conversar com os estudantes sobre o assunto e, se possível, retirar todas as dúvidas. Se necessário, o professor deverá retomar partes do vídeo e revê-las com os estudantes para sanar as dúvidas.

 

Atividade 3

Substituindo as repetições

O docente deverá propor aos alunos que façam individualmente em seus cadernos as atividades abaixo com o objetivo de fixar o aprendizado. Poderá xerocar ou passar as atividades no quadro.

1.     Para evitar as repetições dos trechos abaixo, substituam as palavra ou expressão em destaque por outra de sentido mais geral:

 

a)  A devolução ao mar do Golfinho Flipper valeu ao Zoológico do Rio de Janeiro um convite para participar da 14º Conferência sobre Biologia Marinha.  O Zoo acompanhou a reabilitação e o retorno do...................................ao mar em abril deste ano.

b) O aumento na produção de automóveis e a elevação dos preços atingiram o recorde do ano. Já chegou a 85.000 o número de ...................................................disponíveis para a venda nas concessionárias.

c) O Vasco da Gama pretende ser o campeão Carioca este ano. Esses são os planos do .......................que acredita ter condições de enfrentar seus adversários mais próximos.

d) Madonna salvou os Hotéis de São paulo, que ficam às moscas em feriados prolongados. Com avinda da ........................................, a estimativa da Federação de Hotéis do.................................................é de um movimento 40% superior ao normal.

e) A decisão de multar em 10% sobre o valor da compra, os clientes que não pedirem a notra fiscal não vai mudar em nada os hábitos dos ........................................................

 

  • Ao fazer a correção, o professor deverá mostrar aos alunos que as palavras não precisam ser repetidas para que o texto tenha sentido.

 

Módulo 2 – Refazendo questões da habilidade 18 que já caíram nas provas do enem

Atividade 1- O professor deverá projetar os slides e explicar, por meio de esquema, sobre a coesão referencial.

Sugestão:

 

 Slide 1

 

Coesão referencial ► é feita pela citação de elementos que já apareceram ou vão aparecer no próprio texto.

 

Slide 2

 

Pode se dar pelos seguintes elementos gramaticais:

- verbos

- pronomes (pessoais, demonstrativos, possessivos)

Ex.: Joana disse que era inocente. Ela apresentou, ainda, provas que confirmavam isso. (‘Ela’ substitui ‘Joana’; e ‘isso’ substitui ‘era inocente’)

 

 - expressões adverbiais que indicam localização (a seguir, acima, anteriormente, aqui, abaixo)

 

Na sequência, o docente deverá solicitar aos alunos que, em seus tablets ou nos computadores do Laboratório de Informática, acessem o site: http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-enem-amarela-2011-2dia.pdf e resolvam a questão 109 (prova ENEM 2011), transcrita abaixo:

 

QUESTÃO 109

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz por si só chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto.

Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

NATALIA, M. Nossa vida. 23 de março.

 

As ideias veiculadas no texto se organizam, estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se no fragmento:

 

A -   a expressão “Além disso”, marca uma sequenciação de ideias.

B -    o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.

C -    o termo como em “como morte súbita e derrame introduz uma generalização.

D-   O termo “também” exprime uma justificativa.

E-    O termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue.”

 

Atividade 2- Acessem o site  http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-enem-azul-2010-reaplicado-2dia.pdf e refaçam a questão 125 da prova ENEM 2010, transcrita abaixo:

 

Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras

 

O Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da partida. O cenário era para ser de alegria, já que a equipe do Verdão venceu e deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais,mas não foi bem isso que aconteceu.

O meia Diego Souza foi substituído no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo à torcida. Ao final do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verdão.

— Eu não estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui — disse.

Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substituído, Diego Souza ironizou a torcida do Palmeiras.

—Vaias? Que vaias? — ironiza o camisa 7 do Verdão,  antes de descer para os vestiários.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 29 abr. 2010

 

A progressão textual realiza-se por meio de relações semânticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais relações podem ser claramente apresentadas pelo

emprego de elementos coesivos ou não ser explicitadas, no caso da justaposição. Considerando-se o texto lido,

 

A-   no primeiro parágrafo, o conectivo já que marca uma relação de consequência entre os segmentos do texto.

B-    no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita uma relação de adição entre os segmentos do texto.

C-    entre o primeiro e o segundo parágrafos está implícita uma relação de causalidade.

D-   no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece uma relação de explicação entre os segmentos do texto.

E-    entre o quarto e o quinto parágrafos, está implícita uma relação de oposição.

 

Questão disponível em: http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/prova-enem-azul-2010-reaplicado-2dia.pdf Acesso em 05 maio 2013.

 

·A partir de uma correção cuidadosa das questões, o professor deverá elaborar uma apresentação em power point com as explicações sobre as respostas corretas das questões.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Resumo sobre coesão referencial e sequencial – disponível em:

http://pt.scribd.com/doc/57546207/COESAO-TEXTUAL-REFERENCIAL-E-SEQUENCIAL-I Acesso em: 06 maio 2013.

. Resumo – mecanismos de coesão referencial – disponível em:

http://centraldasletras.blogspotcom.br/2009/06/mecanismos-de-coesao-referencial.html Acesso em: 06 maio 2013.

Avaliação

O desempenho do aluno ao final dos módulos e durante as atividades propostas deverá ser verificado por meio:

  • da observação de sua participação efetiva pelo docente.
  • de uma conversa informal, ao final das atividades, para tentar perceber quais conhecimentos os alunos puderam apreender das atividades propostas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.