Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A "era de ouro" do rádio no Brasil - 1930/1950 - Matriz de referência do ENEM - Habilidades 1, 2, 3 e 21

 

20/05/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a origem do rádio no Brasil, identificando quando e como ocorreram as primeiras transmissões radiofônicas no país.
  • Compreender porque o período entre 1930 e 1950 é denominado de "era de ouro" do rádio no Brasil.
  • Caracterizar a principal programação radiofônica do período, analisando os impactos do rádio como veículo de comunicação popular na sociedade brasileira da época.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conjuntura política, econômica e social do Brasil no governo de Getúlio Vargas.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Interpretação e produção de textos
  • Construção e análise de gráficos
  • Trabalhos individuais e em grupo
  • Produção de slides
  • Entrevista
  • Produção de podcast

 

Recursos:

  • Laboratório de Informática, tablet, notebook.
  • Acesso à internet
  • Vídeos
  • Podcast
  • Slides em Power Point

 

Módulo 1- Motivação: Os jovens e o rádio na atualidade

Motive os alunos para o estudo do tema proposto na aula, a partir de uma atividade que permita avaliar se eles consideram o rádio um veículo de comunicação relevante na atualidade e se têm o hábito de ouvir rádio. A atividade também pode ajudar a compreender o impacto da introdução das novas tecnologias na relação dos jovens com o rádio.

 Atividade 1

*Atividade inspirada em estudo publicado pela revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, Ano 8, Vol.8, n.22, p. 167-186, jul.2011.

 

a. Inicialmente, proponha aos alunos que, individualmente e, por escrito, respondam as seguintes questões:

  • Quais as atividades que você realiza com maior frequência?
  • Você tem o hábito de ouvir rádio (Sempre, às vezes, nunca)?
  • Você ouve programação radiofônica com qual frequência (Quantos dias por semana ou mês, quantas horas diárias)?
  • Qual meio você utiliza para ouvir programação radiofônica (aparelho de rádio convencional, celular, computador, outro)?
  • Onde você ouve rádio (em casa, no carro, andando pela rua, no trabalho, em situações de lazer etc.)?
  • O que você mais gosta de ouvir no rádio (música, notícias, futebol, programas de interatividade, previsão do tempo etc.)?
  • Considera o rádio um veículo de comunicação importante? Por quê?

 

b. Em seguida, oriente os alunos a organizarem os dados obtidos, para que tenham uma visão geral das respostas da turma. Para isso, eles podem tabular os dados, utilizando um dos vários tipos de gráficos existentes: de colunas, de setores ou pizza, de barras,    de linha ou segmentos etc. Abaixo, confira alguns exemplos e ajude-os a escolher o modelo mais adequado:

 

1grafico colunas  2grafico pizza  3grafico de barras  4Gráfico de linha

As imagens foram acessadas em 07 de maio de 2013

1. http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

2. http://alfaconnection.net/graficos/pizza.htm

3. http://comomentirsutilmente.blogspot.com.br/2009/03/graficos-de-barras-introducao.html

4. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/analisando-graficos-tabelas.htm

Sugestão:

Para auxiliar na realização da atividade, assista o vídeo abaixo, disponível no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980. Outra possibilidade é assistir ao vídeo com os alunos, no Laboratório de Informática, ou solicitando que eles o acessem em  seus tablets ou notebooks.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32980  

 

 

Objetivo desta atividade: Apresentar diferentes tipos de gráficos; mostrar que cada tipo de gráfico pode ser utilizado para determinado fim.

c. Assim que as respostas estiverem tabuladas em gráficos, disponha os alunos em círculo para que possam socializar as respostas individuais e analisar os dados coletivos referentes à turma.

 

Atividade 2

a. Em um segundo momento, oriente os alunos a confrontarem as respostas da turma com os dados apresentados em investigação exploratória realizada em 2011 por Rodrigo Lúcio Cardoso e Cristianne Maria Famer Rocha, intitulada "A relação do público jovem com o rádio na atualidade", publicada na Revista Comunicação, Mídia e Consumo. Link para acesso ao texto: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/download/225/222

b. Inicialmente, os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do artigo. Em seguida, divida-os em grupos para que possam socializar com os colegas as suas conclusões sobre a leitura. Oriente-os a avaliar se os resultados encontrados são semelhantes ou diferentes em relação aos dados obtidos na turma.

Confira, abaixo, alguns dados da publicação:

  Pesquisa Tabela 1 Pesquisa Tabela 2
Pesquisa Grafico 1

O fato de os jovens ouvirem, em média, menos de uma hora por dia de rádio pode ser explicado quando analisamos onde eles mais ouvem: no carro (35,8% de votos). E, ainda mais, se considerarmos que 16,9% ouvem no celular e 14,6% no mp3 player. Enquanto isso, o número de pessoas que ouve rádio em casa chega aos 20,9% dos entrevistados. Tais percentuais indicam o quanto o rádio hoje está sendo utilizado pelas pessoas “em movimento”. (...)

Fonte: Revista Comunicação, Mídia e Consumo. Link: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/download/225/222. Acesso em 07/05/2013.

Como é possível observar nos dados apresentados acima, para os jovens participantes da investigação exploratória (jovens de 15 a 24 anos, residentes em Porto Alegre, RS), ouvir rádio não é a atividade que realizam com mais frequência, a maioria utiliza menos de uma hora ouvindo estações de rádio e realizam esta atividade principalmente "em movimento", ou seja, no carro ou andando pelas ruas, com o celular ou mp3 player.

E os alunos da sua turma? Chegaram a resultados parecidos ou diferentes? Incentive-os a debaterem as possíveis razões das semelhanças e/ou diferenças nos resultados apresentados.

Atividade 3

Produção de texto

Os alunos devem elaborar um texto no qual exponham as suas conclusões sobre as duas atividades anteriores, falando sobre o rádio e a relação dos jovens com este meio de comunicação nos dias atuais.

O professor deverá orientá-los, atendendo-os, individualmente.

 

Módulo 2 - As origens do rádio no Brasil: a primeira transmissão radiofônica oficial

Imagem disponível em: http://www.marcoeusebio.com.br/trata_foto.php?gd=2&src=imgs/957fec467df7a65d0f2e71ce17559b08.jpg&maxw=487. Acesso em 07/05/2013.

Atividade 1

a. Ao término das atividades de motivação, questione os alunos sobre o que eles sabem a respeito da história do rádio no Brasil. Mostre a eles a imagem acima, a qual evidencia que o rádio é um meio de comunicação com quase um século de idade em nosso país. 

b. No Laboratório de Informática ou utilizando os seus tablets/notebooks, os alunos devem buscar informações a respeito da primeira transmissão oficial de rádio ocorrida no Brasil. A sugestão é que eles acessem o Portal de Conteúdos Educacionais do MEC (http://webeduc.mec.gov.br/), especificamente no link indicado abaixo. Nele, os alunos encontrarão um recurso (áudio) com depoimentos de pioneiros do rádio no Brasil, falando sobre a primeira transmissão de rádio em 1922 e o funcionamento das primeiras emissoras.

Depoimentos 2

http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_intermediario/radiobrasil.htm. Acesso em 07/05/2013

c. Divida os alunos em três grupos.

Um grupo ficará responsável pelo depoimento de Roquette Pinto:

  • Os alunos devem ouvir atentamente e anotar as informações sobre a primeira transmissão radiofônica: onde e quando ela foi realizada, qual foi a reação do público.
  • É importante que os alunos procurem em sites de busca informações sobre Roquette Pinto e sua importância para a história do rádio no Brasil.

 

Outro grupo ficará responsável pelo depoimento de Renato Murce:

  • Após ouvirem atentamente o áudio, os alunos devem anotar as informações obtidas: quem foi a primeira pessoa a falar na transmissão de 1922, a quantidade de pessoas presentes no evento e a reação delas à inauguração do rádio no Brasil.
  • O grupo deverá procurar informações em sites de busca sobre Renato Murce e sua importância para a história do rádio na sociedade brasileira.

 

O terceiro grupo discutirá o depoimento de Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante:

  • Os alunos devem anotar as informações sobre o funcionamento das primeiras estações de rádio no Brasil e discutir no grupo se a realidade atual é diferente da que foi descrita por ele.
  • O grupo deverá procurar informações em sites de busca sobre Henrique Foréis Domingues e a sua participação na história do rádio no Brasil.

 

d. As primeiras informações obtidas nos áudios devem ser complementadas por outras fontes, as quais podem ser selecionadas a partir de consulta realizada em sites de busca na internet.

Algumas sugestões:

Primeira transmissão de rádio no Brasil completa 90 anos. http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-07/primeira-transmissao-de-radio-no-brasil-completa-90-anos

História do rádio no Brasil. http://www.bemtv.org.br/portal/educomunicar/pdf/Historia_do_radio.pdf

Roquette-Pinto: O Homem Multidão. http://radiomec.com.br/70anos/70anos_rqpinto.asp

Biografia de Renato Murce. http://www.museudatv.com.br/biografias/Renato%20Murce.htm

Almirante. http://www.dicionariompb.com.br/almirante/biografia

 

d. Posteriormente, os alunos deverão apresentar para os demais colegas as informações obtidas, em data previamente marcada pelo professor. Os dados biográficos dos pioneiros do rádio podem ser apresentados em Power Point ou qualquer outro programa similar existente nos computadores que os alunos estiverem utilizando.

 

Módulo 3 - A propaganda comercial e a popularização do rádio 

Atividade 1

Professor, explique aos alunos que, em março de 1932, através do Decreto Lei n° 21.111, o governo de Getúlio Vargas regulamentou  e liberou a propaganda comercial pelo rádio. Ao longo da década de 1930, o rádio foi se mostrando um veículo de publicidade economicamente rentável, tornando-se o veículo de comunicação mais popular da época.

Roteiro para a atividade: 

a. No Laboratório de Informática ou utilizando os seus tablets/notebooks, os alunos devem acessar os slides produzidos por Júlio Rocha sobre "A publicidade radiofônica no Brasil". Confira o recurso no link abaixo:

Publicidade 1 Publicidade 2
A publicidade transforma o rádio O primeiro jingle

Slides disponíveis em: http://www.slideshare.net/juliorocharc/radio-e-tv-aula-04-a-importncia-do-rdio-no-contexto-publicitrio

 

b. Após a leitura e observação atenta das imagens dos slides, os alunos devem registrar, por escrito, os seguintes aspectos:

  • A importância da propaganda para a popularização do rádio, a partir de 1932.
  • Os primeiros profissionais da propaganda no rádio.
  • Caracterização das peças publicitárias criadas para o rádio: spot, sketch, vinheta, texto foguete, jingle.

 

Atividade 2

c. Proponha aos alunos a seguinte questão: Qual o espaço da propaganda comercial no rádio, na atualidade?

Para que a atividade seja realizada, os alunos podem observar, durante certo período, emissoras de rádio de sua cidade. Divida-os em grupos e delegue a cada grupo a responsabilidade de acompanhar uma determinada emissora em sua programação diária. Em data previamente marcada pelo professor, os grupos devem apresentar os dados coletados para a turma.

 

Módulo 4: O rádio na "era de ouro"

Atividade 1

a. No final dos anos 30 e início dos anos 40 do século XX, o rádio se tornou cada vez mais popular na sociedade brasileira. Cronistas da época, como Nelson Rodrigues, comentaram esse fenômeno. Reproduza para os alunos o texto abaixo e solicite a eles que façam uma leitura atenta do mesmo: 

A mulher, as filhas, que têm em casa uma permanência obrigatória de quase 24 horas por dia, são intransigentes. Ligam o aparelho às 6h, logo que irrompem as aulas de ginástica que ninguém faz. No lar suburbano o rádio representa alguma coisa de sério, alguma coisa de tremendo e de insubstituível. O mundo doméstico já não pode prescindir das músicas, das peças, das vozes e, até, dos anúncios que circulam implacavelmente pelo éter. A poesia da vida vem às seis horas da manhã.

 Nelson Rodrigues. Rádio - A poesia do subúrbio. Diretrizes. 11/12/1941, p. 19.

 

b.  Após a leitura, promova uma discussão sobre o texto, propondo aos alunos as seguintes questões:

  • Quando o texto foi publicado? Onde?
  • A partir da leitura do texto você diria que, para o autor, o rádio era um meio de comunicação importante na época? Justifique.
  • Explique o que você entendeu sobre a seguinte afirmativa do autor: "O mundo doméstico já não pode prescindir das músicas, das peças, das vozes e, até, dos anúncios que circulam implacavelmente pelo éter".

  • O autor afirma no final do texto que “A poesia da vida vem às seis horas da manhã”. O que você entendeu sobre a afirmativa? O que seria, segundo o autor, a poesia da vida e por que, segundo ele, ela vem às seis horas da manhã?

 

Atividade 2

Para aprofundar as reflexões sobre a história do rádio no Brasil, principalmente em sua “era de ouro”, a proposta é que os alunos assistam ao vídeo indicado abaixo.

Os 60 anos do Rádio no Brasil. Programa Globo Repórter. Rede Globo.

Exibido em 22 de maio de 1983. Apresentação: Carlos Monforte. Narração: Berto Filho. Duração: 57:38

Radio

Imagem disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/os-60-anos-do-radio-no-brasil-uma-homenagem-aos-profissionais-que-fizeram-historia/855146/ Acesso em: 09 maio 2013.

 

No site da Rede Globo é possível encontrar o programa dividido em blocos. Confira em: http://globotv.globo.com/busca/?q=Os+60+anos+do+R%C3%A1dio+no+Brasil+

a.  Após assistirem ao vídeo, disponha os alunos em um círculo para que comentem as principais ideias apresentadas e esclareçam possíveis dúvidas.

O vídeo apresenta vários temas importantes da história do rádio na “era de ouro”: a primeira transmissão radiofônica, a criação da primeira emissora de rádio, a autorização da propaganda no rádio pelo governo Vargas em 1932, os programas de auditório, a radionovela, a censura à programação radiofônica no Estado Novo (governo de Getúlio Vargas no período 1937/1945), a eleição da rainha do rádio, o programa Repórter Esso etc.

b. Em seguida, os alunos devem registrar, por escrito, as principais contribuições do recurso para o estudo do tema.

 

Módulo 5: Rádio e memória

Atividade 1

a. Proponha aos alunos a realização de uma entrevista com pessoas da faixa etária entre 65-75 anos, a respeito de suas memórias sobre o rádio enquanto meio de comunicação nos anos 50. Eles podem conversar com parentes, vizinhos, pessoas que trabalham na escola, pessoas do bairro onde moram etc.

b. Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas. Juntamente com o professor, os grupos definirão o número de pessoas que vão entrevistar e qual a delimitação espacial (escola, bairro, centro da cidade, estações de rádio etc.).

c. É importante que os grupos entendam a relevância da entrevista (como fonte histórica) para a produção da memória. Neste sentido, indique a eles a leitura do texto "Oficina - Como realizar entrevista/história oral?". Nele, os alunos encontrarão boas orientações sobre a importância da entrevista e os procedimentos para realizá-la. Confira no link abaixo, algumas sugestões de procedimentos obtidos na fonte indicada:

Procedimentos

O local e horário são definidos pelo entrevistado.
O pesquisador define o tema.
O pesquisador dirige a entrevista através de um roteiro previamente estabelecido.
Evitar locais públicos.
O entrevistado reconstitui o período vivido mentalmente.
Se possível, obter o auxilio de documentação como fotos e cartas antigas.
Não prosseguir se o entrevistado estiver cansado.
Marque novo dia para a entrevista.
Uma pergunta de cada vez.
Evitar questionamentos duplos.
Evitar interrupções.
Não discordar do narrador.
Não induzir as respostas, nem complementá-las.

 Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/cursos/procampo/documentos/doc_view/14-oficina-como-realizar-entrevistahistoria-oral.html. Acesso em 08 maio 2013

 

d. Muitas questões surgem espontaneamente a partir do contato com os entrevistados e do que eles trazem no resgate de suas memórias. Entretanto, é importante que os alunos organizem com antecedência um conjunto de questões relevantes a serem formuladas, tais como: 

1. Você se recorda dos programas de rádio de quando era criança ou jovem? Quais eram os principais? Fale sobre eles.

2. O rádio era um meio de comunicação popular na época ou poucas pessoas acompanhavam a sua programação?

3. Existia uma utilização comercial do rádio através da propaganda? Explique.

4. Nos livros que falam sobre a história do rádio no Brasil os autores afirmam que, entre os anos 30 e 50 do século XX, o rádio no Brasil viveu sua “era de ouro”. Você já ouviu ou leu sobre esta expressão? Concorda com ela? Por quê?

5. E hoje, em sua opinião, o rádio ainda é um veículo de comunicação importante? Por quê?

 

d. O grupo deverá definir com os entrevistados se poderão gravar, fotografar, filmar a entrevista. Caso não haja autorização do entrevistado, a entrevista deverá ser manuscrita. Os nomes dos entrevistados aparecerão somente se houver autorização prévia; caso contrário, os alunos utilizarão nomes fictícios.

e. Em data previamente marcada pelo professor, os grupos apresentarão as entrevistas realizadas. Se as entrevistas foram gravadas ou filmadas, os alunos poderão assisti-las juntos, utilizando o datashow. Se elas foram manuscritas, o grupo fará a leitura para o restante da turma.

f. Após as apresentações, os grupos devem debater as informações obtidas, discutindo as convergências e divergências observadas nos depoimentos, bem como as singularidades relativas às experiências pessoais de cada entrevistado.

g. Finalmente, cada grupo registrará por escrito as suas conclusões sobre o trabalho realizado. 

 

Módulo 6: Produção de Podcast sobre a "era de ouro" do rádio no Brasil

Atividade 1

Tutorial: Como criar um Podcast

Além da entrevista, estimule os alunos a produzirem podcasts sobre temas relativos à "era de ouro" do rádio no Brasil. O podcast é uma ferramenta interessante por fazer convergir a ideia contida em uma rádio convencional com tecnologia atual.

Entretanto, antes de se dedicarem às leituras sobre o que é e como produzir um podcast, os alunos devem estar seguros quanto ao conteúdo que pretendem veicular.

Orientações:

a. Divida os alunos em 04 grupos. Cada um dos grupos fará um podcast sobre um dos temas abaixo indicados. 

 

TEMAS SOBRE A ERA DE OURO DO RÁDIO SUGERIDOS PARA O PODCAST

 

1. Os programas de auditório e os grandes ídolos da música brasileira

Os programas eram verdadeiros fenômenos de audiência e, em geral, realizados nos auditórios das rádios. Os principais apresentadores da época foram Paulo Gracindo, César de Alencar e Manuel Barcelos. Vários nomes importantes da música brasileira foram revelados e/ou passaram pelos programas de auditório, como por exemplo, Francisco Alves, Orlando Silva, Vicente Celestino, Carmen Miranda, Aurora Miranda, Emilinha Borba, Marlene, Isaurinha Garcia, Ângela Maria, Cauby Peixoto, entre outros. O sucesso foi tão grande que levou à criação do concurso “rainha do rádio”, muito disputado por cantoras da época, como por exemplo, Emilinha Borba e Marlene. Os patrocinadores apostavam nestas disputas para intensificar a propaganda e a venda dos seus produtos.

 

2. A radionovela

As radionovelas eram novelas apresentadas no rádio. As novelas de rádio faziam uso de sonoplastia com os mais variados e estranhos instrumentos para produzir sons e ajudar os ouvintes a imaginarem a história narrada. A primeira radionovela foi “Em busca da felicidade”, que foi ao ar em 1941. As radionovelas tornaram-se a principal programação das emissoras de rádio da época. Nos anos 40 e 50, a radionovela com enredos românticos era a principal atração da programação radiofônica, ganhando o espaço que pertencia anteriormente às atrações musicais.

  

3. Repórter Esso

Programa jornalístico que estreou em 1941 e foi transmitido até 1968 pela Rádio Nacional. O programa era patrocinado pela empresa "Esso Brasileira de Petróleo” e o seu locutor mais famoso foi Heron Domingues.

 

4. O humor no rádio

O humor foi um traço marcante da programação radiofônica no período analisado.

"A partir dos anos 1930, com o advento da indústria fonográfica, do cinema sonoro e a implantação do sistema radiofônico no Brasil, o humor desenvolveu-se acompanhando essas inovações. Muitos dos que já produziam humor em jornais e revistas passaram a utilizar também o rádio unindo criações humorísticas e musicais". (Fonte: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/7o-encontro-2009-1/O%20RISO%20NO%20BRASIL.pdf)

 

b. Cada grupo deve selecionar as fontes para estudo do assunto. Depois de fazerem as leituras necessárias, os grupos devem discutir os principais aspectos a serem abordados nos podcasts. Apenas quando o tema estiver bem compreendido é que os alunos devem se dedicar à produção dos mesmos.

c. Inicialmente, coloque os alunos em contato com podcasts relativos à história do rádio, para que tenham uma ideia melhor da ferramenta e também do que foi produzido sobre o tema.

Sugestão: Era de Ouro do rádio. Link: http://www.radioponto.ufsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=231:era-de-ouro-do-radio&catid=3:documentario&Itemid=28 Acesso em 09 maio 2013.

d. Orientações específicas para a produção do podcast:

1. Para fazer um podcast não é necessário ter conhecimentos avançados em informática. É preciso basicamente de um computador, microfone e um software para gravar e editar o áudio. Confira as orientações básicas:

  • Conteúdo: O tema definido para o grupo.
  • Participantes: Todos os membros do grupo devem participar da produção técnica do podcast, desempenhando alguma tarefa. Entretanto, nem todos precisam necessariamente participar da gravação do áudio como locutores. Esta é uma decisão que o grupo deverá tomar.
  • Roteiro: é importante ter um roteiro para que o grupo tenha clareza do que falar, como falar e quando falar. Não pode haver uma fala sobreposta à outra ou interrupções.
  • Programa para gravar: em geral aqueles que produzem podcasts indicam o Audacity por se tratar de um programa gratuito e fácil de trabalhar.

Orientações baseadas no texto: Passo a passo: como fazer um podcast. Confira no texto citado outras dicas relativas à edição, produção, hospedagem e divulgação de um podcast. Link: http://jovem.ig.com.br/cultura/internet/passo-a-passo-como-fazer-um-podcast/n1597733750086.html

 

2. Vídeos que os grupos podem assistir, com orientações sobre a produção de podcasts:

 O que é podcast? http://www.youtube.com/watch?v=6YbH9XseDeA

 Crie seu próprio podcast! http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/crie-seu-proprio-podcast

 

3. Tutoriais para a produção de podcast:

Tutorial: crie agora seu podcasthttp://www.podcast1.com.br/i_seu_podcast.php

Tutorial: como criar um podcast. http://telhacast.com/podcasteando/tutorial-como-criar-um-podcast/

 

e. Hora de socializar!

Depois de prontos, os podcasts devem ser apresentados aos colegas, em data previamente marcada pelo professor.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cada gráfico no seu galho Vídeo
Recursos Complementares

Para professores e alunos:

A era do rádio. http://www.arteehistoriadobrasil.com.br/a-era-do-radio/

Cronologia do rádio. http://escoladeradio.com.br/website/?page_id=988

Era do Rádio. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/asp201120029.htm

Gravações dos Anos Dourados do Rádio Brasileiro. http://www.locutor.info/audioEradeOuro.html

Assim era o rádio. http://bibliotecadaeca.wordpress.com/2011/03/21/assim-era-o-radio/

 

Para o professor:

A participação do rádio no cotidiano da sociedade brasileira (1923-1960). http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/a-j/FCRB_LiaCalabre_Participacao_radio_cotidiano_sociedade_brasileira.pdf

CESAR, Cyro. Rádio: a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005.

GONTIJO, Silvana. O rádio. In: O livro de Ouro da Comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

 

Links do Portal do Professor:

Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012621.pdf

Nas ondas do rádio. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2062

A “Época de Ouro” da Canção Popular e a Era Vargas (1930-1945). http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33351

 

Todos os links foram acessados em 08/05/2013.

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa da proposta didática, a partir das estratégias desenvolvidas e dos recursos utilizados. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.