Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como é a sua família?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer um diálogo de forma coerente;

Conhecer os colegas de seu grupo e suas respectivas famílias;

Refletir sobre as diferentes constituições familiares;

Construir um olhar sensível em relação ao outro, respeitando suas particularidades;

Desenvolver a criatividade e a imaginação por meio da pintura;

Organizar uma exposição para socializar as propostas vividas pelo grupo.

Duração das atividades
Momentos de 40 minutos cada, que podem ser realizados em dias diferentes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula indicada para crianças entre 4 e 5 anos, para essa aula a criança não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Por que conhecer as crianças e suas famílias?

O período de inserção da criança na educação infantil deve acontecer de forma articulada com as famílias, tendo em vista, que por serem pequenas, muitas crianças ainda não frequentaram uma escola, tornando este momento especial em suas vidas e de suas famílias. Deste modo, a professora deve atuar em parceria com as famílias, procurando realizar a inserção das crianças de forma sutil e intencional, permitindo que a criança perceba gradativamente o espaço e os indivíduos inseridos neste contexto como possibilidade de ampliação de suas relações.  Este período é marcado pelo encontro de diferentes sujeitos, que nas relações que estabelecem entre si, passam a se conhecerem com o intuito de atuarem em conjunto. À vista disso a importância de conhecer as crianças, suas famílias, o contexto social e a cultura em que vivem.

 

1º Momento:

Materiais Necessários: Tapete, almofadas.

Neste dia a professora deverá organizar um espaço aconchegante com tapetes e almofadas, onde as crianças deverão se acomodar para uma conversa em roda. Percebendo que todas as crianças do grupo já estão presentes, a professora fará um convite para a composição da roda, auxiliando as crianças a se acomodarem neste espaço. Em um primeiro momento a professora deve permitir que as crianças se expressem livremente sobre suas demandas e novidades.

 Crianças na roda

Arquivo institucional NDI/2013

 

2º Momento:

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas e livro - As famílias do Mundinho.

Após ouvir as crianças, a professora apresentará o livro “ As famílias do Mundinho” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, falará um pouco sobre a vida da autora e indicará outras publicações dela. Em seguida, contará a história às crianças, permitindo que visualizem as imagens e compreendam o enredo da história. Escolhemos esse livro com o objetivo de sensibilizar as crianças em relação a diferentes constituições familiares, bem como, os diferentes modos de organização social presentes na atualidade. Com o término da história a professora irá conversar com as crianças, a fim de problematizar as questões apresentadas no livro.

As perguntas podem ser:

Como são as famílias que aparecem no livro?

Elas são todas iguais?

O que tem de diferente entre elas?

Como é a sua família?

 

 

 As famílias do Mundinho

Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

As Famílias do Mundinho

http://www.slideshare.net/emefmadalena/as-familias-do-mundinho

Acesso em 07/05/2013 às 09:42.

 

Para finalizar a roda, a professora irá propor que as crianças e suas respectivas famílias  tragam no próximo dia fotografias de suas famílias para apresentarem aos colegas do grupo.

 

3º Momento:

Materiais Necessários: Tapete, almofadas e fotografias trazidas pelas crianças.

No dia seguinte, a professora ao convidar as crianças para a roda, solicitará que elas apresentem suas famílias por meio das fotografias, observando como as crianças elaboram seu discurso sobre sua constituição familiar, sua casa e sua história. Neste momento a professora pode auxiliar as crianças na elaboração de suas falas, direcionando-as com algumas perguntas, tais como:

Quem são essas pessoas da fotografia?

Quais os nomes dessas pessoas?

Todas moram na sua casa?

 Após todas as crianças apresentarem suas famílias, a professora irá propor às crianças que organizem um mural com as fotos para que fiquem expostas na sala de referência.

 

4º Momento:

Materiais Necessários: 3 metros de papel pardo, tintas de diversas cores.

Em um espaço previamente organizado com papel branco ou pardo e tintas de diferentes cores, as crianças serão convidadas a pintar um fundo para o painel da família. Este momento possibilitará o manuseio da tinta e a expressão artística por parte das crianças.

 Crianças pintando

Arquivo institucional NDI/2013

5º Momento:

Materiais Necessários: Canetas de diversas cores, lápis de cor, giz pastel, papéis coloridos, barbante e alfabeto móvel.

Enquanto a pintura realizada anteriormente seca, a professora convidará as crianças a realizarem a confecção das molduras para as fotografias, bem como, as legendas para as imagens. Neste momento a professora precisará de caneta hidrocor, lápis de cor, giz pastel e papéis coloridos. Ela iniciará a proposta mostrando um exemplo de moldura, em que a fotografia estará no centro e as bordas da moldura pintadas pelas crianças. As legendas serão escritas pelas crianças que já sabem escrever o seu nome e o nome de seus familiares, e a professora ajudará as que ainda necessitam de auxílio.

 No fim do dia, após organizar a exposição, a professora irá convidá-los para a roda com o propósito de avaliar a atividade, perguntando o que aprenderam com a proposta, qual foi o momento que mais gostaram e questionará as crianças sobre a possibilidade de convidar as famílias para uma confraternização, a fim de apresentar este trabalho.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=WHy0Ke4dXpY

Avaliação

O processo de avaliação será realizado diariamente, por meio das observações e registros realizados no cotidiano. Procurando perceber de que forma as propostas idealizadas estão contemplando as crianças e como as propostas estão auxiliando na ampliação de seus repertórios, promovendo momentos de aprendizagem e desenvolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.