24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Também, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, dos estados e municípios que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).
http://wlcaminha.blogspot.com.br/. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).
Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Formação".
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: Explorando o vídeo “A história da gotinha de água”
Professor, os alunos demonstram muita curiosidade em saber de onde vem a água, porque chove, dentre outras questões. Nesse sentido, propomos esse tema que além de motivar o interesse das crianças, ainda possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos o "Ciclo da água na natureza" de forma lúdica e divertida. Esse momento será importante para que os alunos compreendam que a água não pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas ela é renovada em seu ciclo. Dessa forma contribuirá para a conscientização dos alunos sobre a necessidade de preservação desse recurso.
Inicie sua aula em uma roda de conversa, questionando as crianças sobre o tema:
Neste momento, deixe com que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem no sítio http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html (Acesso em 02/05/2013) a História de uma gotinha de Água, utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).
Outra opção é levar seus alunos para assistirem ao vídeo no Laboratório de Informática, ou então projetá-lo para eles, por meio de um projetor multimídia.
Fonte: http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html - Acesso em 02/05/2013.
Recontando a história oralmente: converse com seus alunos e oriente-os a recontarem a história da gotinha de água, assistida por eles no vídeo anterior. Eles poderão narrar a história e gravá-la utilizando esse recurso dos seus laptops. Observe se eles conseguirão relatar a história enfatizando as etapas do ciclo da água. Assim como a escrita, a oralidade também é muito importante para o desenvolvimento dos alunos.
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos
Aprendendo mais sobre o ciclo da água
Oriente seus alunos a acessarem no sítio http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html - Acesso em 02/05/2013 - o vídeo Ciclo da Água, utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
Ou então, leve seus alunos para assistirem ao vídeo no Laboratório de Informática.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html- Acesso em 02/05/2013.
No vídeo, é explorado o Ciclo da água na natureza de forma lúdica e interessante.
O Portal do Professor tem um recurso muito interessante, é um jogo onde os alunos poderão verificar o que aprenderam. Você poderá utilizá-lo aqui ou ao final da atividade como verificação de aprendizagem. Veja no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf - Acesso em 02/05/2013.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10818/ciclodaagua.swf Acesso em 02/05/2013.
PALAVRA |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM SÍLABAS |
ÁGUA |
|
|
|
|
EVAPORAÇÃO |
|
|
|
|
CONDENSAÇÃO |
|
|
|
|
CICLO |
|
|
|
|
PRECIPITAÇÃO |
|
|
|
|
ESCOAMENTO |
|
|
|
|
SOLO |
|
|
|
|
PLANTAS |
|
|
|
|
SOL |
|
|
|
|
Fonte: Acervo da autora.
2. Produzindo arte: proponha aos seus alunos uma atividade artística, na qual eles irão representar cada etapa do ciclo da água por meio de um belo desenho. Você poderá fazer um painel com seus alunos e expor os desenhos para que sejam apreciados pelos familiares e colegas de outras turmas da escola.
Fonte: Acervo da autora.
Se optar por trabalhar com os laptops, os alunos poderão utilizar o programa Tux Paint (Metasys < Edusyst < Arte < Música < Pintura Digital). Para ilustrar o ciclo da água use o programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de textos), para descrever cada etapa do ciclo.
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Registrando as etapas do ciclo da água: proponha aos alunos a realização de um questionário, no qual eles poderão registrar quais são as etapas do ciclo da água e o que significa cada uma delas. Veja um exemplo abaixo:
Fonte: Acervo da autora.
4ª atividade – aproximadamente 60 minutos
Produzindo texto – construindo um roteiro
“Em todos os anos de escolarização, as crianças devem ser convidadas a ler, produzir e refletir sobre textos que circulam em diferentes esferas sociais de interlocução [...]”. (BRASIL, 2012, p. 32).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Corroborando com isso, nossa proposta nesta atividade é que os alunos produzam um texto retratando as etapas do “Ciclo da água”. Para tanto, faz-se necessário trabalhar com eles o planejamento da escrita do texto, considerando os aspectos que devem ser abordados, um roteiro e sua finalidade. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Nossa sugestão é que construa um roteiro juntamente com seus alunos para auxiliá-los na produção do texto. Veja um exemplo:
ROTEIRO DE PRODUÇÃO DE TEXTO |
|
TEMA |
Ciclo da água |
FINALIDADE |
Retratar as etapas do ciclo da água |
PARTES DO TEXTO: 1. Introdução |
Fazer um parágrafo introduzindo o assunto e contando que estamos estudando o ciclo da água e as atividades que realizamos até o momento.
|
2. Desenvolvimento
|
Abordar as etapas do ciclo da água explicando cada uma delas: Evaporação Condensação Precipitação Escoamento
|
3. Conclusão |
Concluir em um parágrafo comentando sua opinião sobre a importância do ciclo da água para o planeta e seres humanos.
|
Fonte: Acervo da autora.
5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Produzindo o texto – mãos a obra... é hora de escrever
Professor, nesse momento os alunos deverão produzir o texto utilizando como referência o roteiro que vocês construíram juntos. Eles também poderão utilizar os desenhos que fizeram sobre as etapas do ciclo da água como “Ajuda memória” para que relembrem cada etapa do ciclo e sua função.
Nesse momento aproveite para trabalhar com eles a importância de se revisar o texto durante o processo de escrita “retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes” (BRASIL. 2012, p. 34). Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto – vamos revisar e reescrever!
Revise o texto individualmente com cada aluno. Em seguida, caso seja necessário oriente-os a realizarem a reescrita de palavras, trechos ou até mesmo do texto, para que aperfeiçoem suas estratégias discursivas.
7ª atividade – aproximadamente 60 minutos
O caminho da água - explorando músicas
Explore com as crianças o vídeo musical Professora Fernanda – Água 2010. Para tanto, solicite que acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk – acesso em 02/05/2013 - utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo utilizando um projetor multimídia.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk – Acesso em 02/05/2013.
Reproduza e entregue para os alunos a letra da música para que cantem e depois colem em seus cadernos.
Água Da nuvem até o chão, do chão até o bueiro Da cachoeira até a represa, da represa até a caixa d'água Do copo até a boca, da boca até a bexiga Do rio até outro rio Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/ - Acesso em 02/05/2013. |
Aproveite para trabalhar com seus alunos a música como um gênero textual, explorando as características da mesma, a linguagem poética e sua estrutura textual.
8ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Construindo um acróstico: proponha alguma atividade de registro, como a construção de acrósticos com algumas palavras trabalhadas na música. Um exemplo de acróstico com a palavra Água:
Á gua que nasce, que jorra, que lava a seca da humanidade, deG ota em gota, enche o riacho, mata a sede do povoU m bem natural em escassez, devemos economizá-laA cada um fica a lição de fazer sua parte, economizar é a regra da vez! |
Fonte: Acervo da autora.
Terminada a atividade, solicite que cada aluno leia seu acróstico para os colegas e afixe-o no mural da sala de aula, para ser visualizado pelos pais e demais turmas.
Aula sobre o tema água - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21501 - Acesso em 03/05/2013.
Música da água: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ - Acesso em 03/05/2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas, constituindo-se dessa forma em uma avaliação formativa. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam o que é o ciclo da água, suas etapas e importância para a vida no planeta. Observe ainda se realizaram leituras interpretando as informações das atividades; realizaram contagem e registraram os numerais de forma convencional; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como textos expositivos e músicas; e se planejaram e construíram seus textos levando em conta aspectos como: coesão, estrutura do texto, vocabulário adequado, dentre outros aspectos. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2013
Cinco estrelasÓtimo. Parabéns!!!!