24/05/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios;
1. O (a) professor (a) deve iniciar a aula proporcionando espaços para que as crianças se sintam estimuladas a compartilhar com a turma seus conhecimentos sobre a temática: a brincadeira da amarelinha e o jogo de boliche. Desse modo, podemos dividir a aulas em alguns momentos para melhor introduzir e conduzir a discussão.
Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013 Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013
2. O (a) professor (a) deve fazer uma roda de conversa com a turma para sondar os conhecimentos prévios dos (as) alunos (as), a partir de questionamentos como:
a) Alguém já brincou de amarelinha ou jogou boliche?
b) Como foi: fácil ou difícil?
c) Quem sabe dizer como se brinca de amarelinha e como se joga boliche?
d) Quem será que os inventou?
e) Será que algum adulto ou idoso que conhecemos já brincou de amarelinha ou jogou boliche?
É importante que o (a) professor (a) faça um registro das explicações e hipóteses levantadas pelas crianças, com intuito de acompanhar todo o processo de aprendizado ao longo das aulas.
3. A partir das vivências ou hipóteses apresentadas pelos (as) alunos (as), o (a) professor (a) deve explanar sobre a origem da amarelinha e do boliche, bem como explicar as características de cada um, para que possam ser vivenciadas ainda nesta aula.
Seguem algumas sugestões de sites a serem consultados pelo (a) professor (a):
http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm, acesso em 10/05/2013
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml, acesso em 10/05/2013
http://www.livresportes.com.br/reportagem/jogo-de-amarelinha-tem-origem-francesa, acesso em 10/05/2013
Vídeo: diferentes maneiras de pular amarelinha
http://www.youtube.com/watch?v=d_xqbhPMEGA, acesso em 10/05/2013
História do Boliche
http://www.quadrodemedalhas.com/boliche/, acesso em 10/05/2013
Vídeo: Como confeccionar boliche com garrafas pet
http://www.youtube.com/watch?v=eLH_2CT4VhI, acesso em 10/05/2013
4. Após a explicação, o (a) professor apresentará vídeos animados sobre a amarelinha e o boliche, em seguida deve ouvir o que os (as) alunos (as) acharam de como a brincadeira e o jogo eram abordados nos vídeos:
Vídeo: O strike do Chaves
http://www.youtube.com/watch?v=bl_0Jhgd6Ys, acesso em 10/05/2013
Vídeo: Como brincar de amarelinha:
http://www.youtube.com/watch?v=CTQuzmaIjzc, acesso em 10/05/2013
5. Em seguida o professor dividirá a turma em dois grupos para cada modalidade (02 para amarelinha e 02 para boliche) para que eles possam vivenciar os jogos devidamente orientados pelo professor.
O professor deve estimular e orientar a turma para a realização de uma pesquisa junto aos profissionais da escola para saber se os esses adultos conhecem a brincadeira da amarelinha e se já jogaram boliche.
Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013
1. Como se trata de alunos (as) que estão no início do processo de alfabetização (1º ano), o (a) professor (a) deve estar presente em todas as etapas da pesquisa que será realizada da seguinte forma:
a) A turma deve ser dividida em 4 grupos;
b) Cada grupo escolherá por meio de votação (entre os componentes do grupo) um adulto da escola para ser entrevistado (a);
c) Para a realização da pesquisa é importante que o professor elabore um instrumental para guiar os questionamentos. Assim, o (a) professor (a) anotará as questões que as crianças pretendem fazer;
d) As entrevistas devem ser devidamente filmadas seguindo o formato das entrevistas da TV (Ex: Programa Roda Viva, Gente Inocente e outros);
e) É importante que todos os componentes do grupo tenham a oportunidade de se expressar fazendo questionamentos ao entrevistado;
f) Ao final da escolha do entrevistado, o (a) professor (a) elaborará no quadro um convite com auxilio da turma (texto coletivo) e um componente de cada grupo escreverá num papel que será entregue ao convidado escolhido.
2. Segue sugestão de questões do instrumental para entrevista:
a) Qual é seu nome completo?
b) Quantos anos você tem?
c) Você já brincou de amarelinha?
e) Quantos anos você tinha quando brincou?
f) Como era a brincadeira?
g) Você já jogou boliche?
h) Que idade tinha?
i) Já fez algum strik?
j) Você se lembra da última vez que brincou de amarelinha ou jogou boliche? Como foi?
1. Nesta aula ocorrerá a realização das entrevistas. O (a) professor (a) deve ficar responsável pela mediação e filmagem. É importante que fique o (a professor (a) sempre atento (a) para que não se perca imagens, nem comprometa o foco ou o áudio) das entrevistas.
Obs: Caso seja possível, o (a) professor (a) também pode designar um (a) aluno (a) ou colega de trabalho para a realização desta tarefa.
Fonte: Google Imagens, acesso em 10/05/2013
2. Como são 4 grupos, cada grupo terá que indagar seu entrevistado de forma organizada, ou seja, cada componente do grupo deve participar fazendo pelo menos uma pergunta. Sendo assim, o (a) professor (a) deve ter o cuidado de proporcionar um ambiente agradável para que as crianças se sintam à vontade para sanar suas curiosidades.
Obs: À medida que surjam questões espontâneas, o (a) professor (a) deve estar atento (a) na condução do debate para que as curiosidades sejam sanadas e também não fuja do tema.
Para melhor desenvolvimento, a aula 7 deve ser dividida em duas etapas:
- Num primeiro momento, o (a) professor (a) fará a apresentação dos vídeos das entrevistas à turma. Nesse momento, o (a) professor (a) deve indagar os (as) alunos (as) sobre o que acharam das questões formuladas e das respostas dos entrevistados.
Ex: O que vocês acharam das experiências apresentadas pelos adultos? Era o que imaginavam? Ficaram surpresos (as)? Como avaliam o desempenho de vocês como entrevistadores?
- No segundo momento, o (a) professor (a) deve solicitar que os (as) alunos (as) registrem o que aprenderam sobre a brincadeira (amarelinha) e o jogo (boliche), assim como o que acharam das entrevistas.
Esse registro pode ser ilustrações, contudo, é fundamental solicitar que cada aluno (a) escreva o que aprendeu, o que foi interessante na atividade realizada.
Obs: Como se trata de crianças do 1º ano do ensino fundamental, portanto, crianças que estão na fase inicial da alfabetização, o mais importante é que haja a tentativa da escrita. No decorrer desse registro, o (a) professor (a) pode auxiliar os (as) alunos (as), assim como, perguntar ao (à) aluno (o) o que desejava escrever.
Nesta aula o professor (a) instigará os (as) alunos (as) a pensar, elaborar hipóteses sobre novas possibilidades para se brincar de amarelinha e jogar boliche.
1. O (a) professor (a) promoverá um espaço para que os (as) alunos (as) criem de forma interativa novas formas de brincar amarelinha e jogar boliche. Contudo, os (as) alunos (as) deverão inserir letras do alfabeto e números na brincadeira e no jogo. O propósito é contribuir no processo e alfabetização.
1º Momento: O (a) professor (a) levantará alguns questionamentos para instigar os (as) alunos (as) no processo criativo. É importante que as hipóteses para a criação de novas possibilidades para a amarelinha e o boliche sejam registradas no quadro, de modo que todo grupo visualize as sugestões dos colegas.
Segue abaixo alguns questionamentos que o professor poderá fazer aos (às) alunos (a) para estimular o processo de criação:
a) Será que é possível brincar de amarelinha ou boliche de forma diferente utilizando também letras e números?
b) Como? Demonstre para o grupo.
Fonte: Google Imagens (imagem 1 e imagem 2), acesso em 10/05/2013
2º Momento: Em seguida, o (a) professor (a) deve retomar os 4 grupos formados nas aulas anteriores (2 para amarelinha e 2 para boliche).
Cada grupo receberá as fichas com os nomes dos colegas da sala e o numeral correspondente a idade dos (as) alunos(as). Também pode ser outro dado numérico que faça parte do cotidiano do (a) aluno (a) tal como número do sapato, número da camiseta, peso etc. Para coleta desses dados, é necessário um levantamento prévio junto a família com o preenchimento de uma ficha que poderá ser enviada como tarefa de casa pelos componentes de cada equipe.
Em seguida, o (a) professor (a) instigará os (as) alunos (as) a adaptarem a amarelinha e o boliche utilizando os nomes dos colegas e suas idades.
As regras e estruturas das brincadeiras devem ser devidamente registradas pelo (a) professor (a), que, inclusive, pode registrar em vídeo todo processo de elaboração das hipóteses para as modificações da amarelinha e do boliche.
O (a) professor deve dar aos grupos 25 minutos para a adaptação da brincadeira e do jogo. É necessário que o grupo saiba que há um tempo limite para a criação, entretanto, o (a) professor (a) deve estimular e não pressionar os (as) alunos (as).
3º terceiro momento, o (a) professor (a) deve organizar a turma numa grande roda para debater e analisar os resultados das adaptações. Cada grupo demonstrará a sua nova amarelinha e o novo boliche. Após cada apresentação o (a) professor (a) pode levantar os seguintes questionamentos:
a) Quais foram as modificações da brincadeira original?
b) Gostaram do resultado do trabalho do grupo?
c) O grupo teve opiniões diferentes?
d) O que fazer para solucionar esse problema?
Obs: Nessa roda de conversa, o (a) professor (a) mediará o debate de modo que todo grupo dê sua opinião sobre as adaptações. O importante é que todos e todas verbalizem suas impressões sobre a atividade realizada.
2. O (a) professor (a) não pode perder de vista, que a alfabetização na perspectiva do letramento ressalta a importância de se estimular a capacidade da criança se expor, explicar, narrar, escutar de forma atenta a opinião do colega e dar sua opinião, respeitando sua vez de falar (Caderno 2. p. 22)
Fonte: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf, acesso em 10/05/2013
1. Nesta etapa o (a) professor (a) deve sugerir outras possibilidades de vivência para "amarelinhas" e "boliches" desenvolvidos pelas crianças, com intuito de ampliar o processo de alfabetização e letramento.
2. Abaixo segue algumas sugestões de adaptação da brincadeira e do jogo referidos:
Amarelinhas
Sugestão 1:
Relacionar a letra do alfabeto ao número que ocupa na ordem alfabética. O (a) aluno (a) deve jogar a pedrinha e dizer qual é o lugar no alfabeto que determinada letra está. Ex: Se a pedrinha cair na letra "E", o (a) aluno (a) deve contar: "A" está na posição 1, "B" na posição 2, "C" na posição 3, "D" na posição 4 e a "E"... e assim por diante.
Sugestão 2:
Relacionar a quantidade de colegas que tenha no nome a letra que a pedrinha marcar. Ex: se cair na letra "C", o (a) aluno (a) deve dizer e contar quantos colegas tem no nome a letra “C”: Carlos; Cecília, Marcos, Marcelo etc.
Sugestão 3:
O (a) aluno (a) deve pular o espaço que tenha o número do seu tênis/ ou/ só pode pisar nas letras do seu nome / ou/ não pode pisar na primeira letra do colega ex: Carlos - letra que não pode pisar: "C".
Boliches
Sugestão 1:
O (a) aluno (a) deve derrubar os pinos até que a soma chegue a sua idade (os pinos devem ser numerados de 1 a 10).
Sugestão 2:
O (a) aluno (a) deve derrubar apenas os números que demonstra a quantidade de meninas da sala.
Sugestão 3:
O (a) aluno (a) deve derrubar apenas o pino de número maior /ou/ derrubar o pino de número menor.
Nessa aula, o (a) professor (a) deve estimular na socialização dos conhecimentos construídos. Assim, poderá convidar outra turma da escola (pode ser também do 1º ano) para compartilhar o que aprenderam.
Fonte: Google Imagens (imagem 1 - amarelinha - e imagem 2 - boliche),
O importante é que os (as) alunos (as) interajam e os grupos consigam ensinar à turma convidada as novas formas divertidas e diferentes que eles criaram para brincar de amarelinha e jogar boliche.
http://www.extensio.ufsc.br/20071/ALFABETIZACAO_JOGOS_PEDAGOGICOS.pdf, acesso em 10/05/2013
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf, acesso em 10/05/2013
A avaliação deve acontecer ao longo de todo processo.
O (a) professor (a) deve acompanhar o desenvolvimento dos (as) alunos (os) por meio de observações e registros contínuos do desempenho, envolvimento, dificuldades de cada aluno (o) com o propósito de auxiliá-lo na interação e superação das possíveis dificuldades.
O (a) aluno (a) também fará registros por meio de ilustrações e escritas, ainda que esteja no início do processo de alfabetização, é importante que realize tentativas para perceber os erros e acertos, para assim, construir gradativamente seus conhecimentos sobre os códigos de escrita e compreensão do seu uso no cotidiano.
Quatro estrelas 7 classificações
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21/10/2015
Cinco estrelasParabéns!!! Ótimas idéias para trabalhar na alfabetização
22/05/2015
Quatro estrelasGostei das atividades.
28/10/2013
Cinco estrelasExcelente trabalho essas aulas ajudam o professor a articular novas propostas de ensino
25/07/2013
Cinco estrelasGostei do site resgatar as brincadeiras o lúdico as cantigas, brincadeiras de rodas,as brincadeiras de mãos pode ser aplicadas no CEIM até o 5ºano das séries iniciais. Adaptando as brincadiras o nivel da turma.
10/06/2013
Cinco estrelasExcelente, Parábens Prof°MS. Thiago Soares, começei em uma creche agora e quero intraduzir esta linha de raciocínio pra garotada e este material está perfeito. Obrigado e sucesso. Até mais
10/06/2013
Cinco estrelasMuito interessante, vou executar estes jogos com minha turma e con certeza terei otimos resultados
09/06/2013
Cinco estrelasOs professores mineiros são muito criativos. Gosto muito de pesquisar os sites educacionais do MG. Parabéns!