Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um...dois...três...indiozinhos: aprendendo os numerais por meio de cantigas e parlendas

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Realizar entrevistas;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Resolver situações-problema;
  • Realizar contagem e notação numérica de forma convencional;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como cantigas, parlendas e entrevistas;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) atividades de 60 minutos cada uma. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ética dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização das atividades aqui propostas é necessário que os alunos tenham desenvolvido capacidades básicas de leitura, escrita, contagem e notação numérica.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federa, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/- Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Formação".

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: vídeo

Professor, o tema parlendas e cantigas é muito apropriado para se trabalhar com crianças de todas as idades, especialmente no início do processo de alfabetização e letramento, já que são textos fáceis de serem memorizados e recitados, e ajudam a ampliar o conhecimento das crianças sobre leitura e escrita, por meio de rimas, bem como noções de contagem e notação numérica.

Além do mais, é um tema sugerido para abordagem com os alunos, nos documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os quais apontam o direito de aprendizagem de “Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava línguas”.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

Inicie sua aula em uma roda de conversa, questionando os alunos sobre o tema:

 

  • Alguém sabe o que é parlenda?
  • Vamos recitar algumas?
  • O que podemos aprender com as parlendas?
  • Vocês conhecem alguma parlenda que aborde sobre os numerais?
  • Vamos recitá-la?
  • E as cantigas, o que são?
  • Vocês conhecem alguma?
  • Vamos cantá-la?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história”. (BRASIL, 2012, p. 35).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

Em seguida, trabalhe uma cantiga com seus alunos por meio de um vídeo. Para tanto, oriente-os a assistirem ao vídeo da cantiga “Indiozinho”, acessando-a no sítio http://letras.terra.com.br/galinha-pintadinha/1785835/ (Acesso em 05/05/2013.). Caso sua escola participe do Projeto UCA, seus alunos poderão utilizar seus laptops para assistirem ao vídeo por meio do programa Mozilla Firefox (Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Ou então você poderá levá-los até o Laboratório de Informática de sua escola e reproduzir o vídeo para eles.

indiozinho

http://letras.terra.com.br/galinha-pintadinha/1785835/. Acesso em 05/05/2013.

 

Explorando o tema e trabalhando conceitos matemáticos

Para finalizar essa atividade, trabalhe a partir da letra da cantiga, a relação numeral /quantidade, solicitando que os alunos utilizem a colagem para representar a quantidade de indiozinhos em cada parte da cantiga. Veja um exemplo:

 

1 INDIOZINHO

 

2 INDIOZINHOS

 

3 INDIOZINHOS

 

4 INDIOZINHOS

 

5 INDIOZINHOS

 

6 INDIOZINHOS

 


7 INDIOZINHOS

 

8 INDIOZINHOS

 

9 INDIOZINHOS

 

10 INDIOZINHOS

 

 

Fonte: Acervo da autora.

 

Uma segunda opção é trabalhar com os alunos a contagem e a notação numérica, a partir de algumas palavras contidas na cantiga, como no exemplo abaixo:

 

PALAVRAS

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

INDIOZINHO

 

 

 

JACARÉ

 

 

 

BOTE

 

 

 

RIO

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

 

Você ainda poderá propor resoluções de situações-problema a partir dos dados obtidos na tabela acima, como no exemplo abaixo:

 

1) Qual é a maior palavra?

2) Qual é a menor palavra?

3) Qual é a palavra que contém mais vogais?

4) Qual palavra contém mais consoantes?

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando a Matemática com a letra da música

Explore com os alunos a letra da música e os numerais trabalhados na cantiga. Para tanto, proponha algumas atividades, veja algumas sugestões:

 

ATIVIDADES – CANTIGA INDIOZINHOS

Leia a letra da cantiga “Indiozinho” e faça o que se pede:

OS INDIOZINHOS

“1 , 2,3 INDIOZINHOS,
4, 5, 6 INDIOZINHOS,
7, 8, 9 INDIOZINHOS,
10  NUM PEQUENO BOTE.
VINHAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO,
QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU,
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU...
MAS NÃO VIROU!"

Conte quantas vezes a palavra INDIOZINHOS, aparece na cantiga e registre o numeral:_______.

Circule na cantiga, os numerais que aparecem.

Realize a escrita por extenso dos numerais que aparecem na cantiga.

1- ____________

2- ____________

3- ____________

4- ____________

5- ____________

6- ____________

7- ____________

8- ____________

9- ____________

10- ___________

Complete a cantiga com os numerais que estão faltando de acordo com a letra:

OS INDIOZINHOS

"_____,_____, _____ INDIOZINHOS,
_____,_____,_____ INDIOZINHOS,
_____,_____,_____ INDIOZINHOS,
_____ NUM PEQUENO BOTE.
VINHAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO,
QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU,
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU...
MAS NÃO VIROU!".

Fonte: Acervo da autora.

 

Que tal propor algumas situações-problema envolvendo adição e subtração? Veja algumas sugestões:

Existiam 5 indiozinhos no bote. Chegaram mais 3 indiozinhos nadando e subiram  no bote. Quantos indiozinhos ficaram no bote ao todo?

 

Existiam10 indiozinhos no bote, mas 6 indiozinhos resolveram pular no rio para nadar. Quantos indiozinhos ficaram no bote?

 

 Você poderá propor diferentes situações de acordo com sua criatividade.

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando os numerais com parlendas e cantigas – ampliando o repertório

Professor, neste momento, você terá a oportunidade de ampliar o repertório dos alunos sobre parlendas e cantigas. Nossa sugestão é que você selecione algumas parlendas e cantigas que abordem numerais. Leve-as para a sala de aula para explorar com os alunos.

Veja algumas sugestões de vídeos que trabalham com cantigas e parlendas envolvendo numerais. Você poderá levar os alunos ao Laboratório de Informática de sua escola para que assistam aos vídeos, ou então poderá também providenciar um CD com as cantigas gravadas e reproduzir para eles.

 

mariana

http://www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE. Acesso em 06/05/2013.

 a

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk&feature=related. Acesso em 06/05/2013.

Após explorar os vídeos com os alunos realize algumas atividades abordando as parlendas e as cantigas.

 

Veja algumas sugestões:

 

Parlenda 1:

SETE E SETE SÃO QUATORZE

COM MAIS SETE, VINTE E UM.

TENHO SETE NAMORADOS,

MAS EU GOSTO SÓ DE UM.

Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/parlenda-e-cantigas/. Acesso em 06/05/2013.

 

Atividades:

  1. Registre os numerais que são abordados na parlenda acima.
  2. Responda: Qual é o maior numeral abordado na parlenda? Marque a resposta correta:

(   ) sete                 (    ) quatorze           (    ) vinte e um

  1. Observe o quadro dos números abaixo e responda:

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

 
  1. Qual número encontra-se entre5 e 7: ______
  2. Qual é o sucessor de 17? _____
  3. O menor número do quadro é:______
  4. O maior número do quadro é: ______

 

Parlenda 2:

UM, DOIS
FEIJÃO COM ARROZ
TRÊS, QUATRO
FEIJÃO NO PRATO
CINCO, SEIS
FALAR INGLÊS
SETE, OITO
COMER BISCOITO
NOVE, DEZ
COMER PASTÉIS

Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/pout-pourri-de-parlendas-um-dois-feijao-com-arroz--bombalalao-rei-capitao--macaca-sofia--corre-cotia--o-sapo/2333066. Acesso em 06/05/2013.

 

Atividades:

  1. Complete a parlenda com os numerais que estão faltando:

_______, _______
FEIJÃO COM ARROZ
_______,_______
FEIJÃO NO PRATO
_______,_______
FALAR INGLÊS
_______, _______
COMER BISCOITO
_______, _______
COMER PASTÉIS

              2. Circule na parlenda uma palavra que termine em ÃO, reescreva abaixo:

___________________________________________________________

              3. Responda quantas vezes a palavra FEIJÃO aparece na parlenda?

____________________________________________

 

Parlenda 3:

A Galinha do Vizinho

A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO.
BOTA UM, BOTA DOIS, BOTA TRÊS,
BOTA QUATRO, BOTA CINCO, BOTA SEIS,
BOTA SETE, BOTA OITO, BOTA NOVE,
BOTA DEZ!

Fonte: http://letras.mus.br/temas-infantis/1746902/. Acesso em 06/05/2013.

 

Atividades:

  1. Cole tampinhas de garrafa pet, representando a quantidade de ovos que a galinha botou:

A GALINHA DO VIZINHO
BOTA OVO AMARELINHO.
BOTA UM,

BOTA DOIS,

BOTA TRÊS,
BOTA QUATRO,

BOTA CINCO,

BOTA SEIS,
BOTA SETE,

BOTA OITO,

 BOTA NOVE,
BOTA DEZ!

 

2. Pinte a quantidade de ovos que a galinha do vizinho botou:

galinha

Fonte: Acervo da autora.

 

3. Resolva as situações-problema:

 

a) A galinha do vizinho botou 5 ovos pela manhã. No mesmo dia a tarde, ela botou mais 6. Quantos ovos a galinha botou ao todo?

 

b)  A galinha botou 12 ovos, mas 3 ovos quebraram. Com quantos ovos ela ficou?

 

Converse com os alunos e explique que cada um poderá utilizar diferentes estratégias para representar a resolução do problema como, por exemplo, desenhos, operações matemáticas, dentre outras.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Pesquisa com familiares: resgatando cantigas e parlendas

Professor, proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre as cantigas de roda e parlendas que eles conhecem. Para tanto, elabore com eles a entrevista, formulando perguntas.

Nesse momento é interessante que aprofunde com eles direitos de aprendizagem como “Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com a ajuda de um escriba”. (BRASIL, 2012, p. 34).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: Concepções e Princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Veja um exemplo:

 

Roteiro de entrevista:

Nome do entrevistado:

Idade:

Grau de parentesco com o entrevistador:

Questões:

  1. Você conhece alguma parlenda? Qual?
  2. E cantiga? Qual?
  3. Quando você era criança qual era sua parlenda preferida?
  4. Qual era sua cantiga preferida?
  5. Para você qual é a importância das parlendas e cantigas para a infância?

 

Fonte: Acervo da autora.

Em seguida, reproduza o roteiro para os alunos, e deixe que levem para casa para realizarem com seus familiares.

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Socializando descobertas: construindo um gráfico

Professor, reserve um momento para que os alunos socializem os resultados da pesquisa realizada com os familiares. Organize-os em rodinha e deixe que falem e troquem experiências sobre a pesquisa.

Faça um quadro na lousa, dividido em duas colunas. Registre de um lado da coluna as cantigas preferidas pelos familiares, e na segunda coluna a quantidade de familiares que a preferem. Veja um exemplo abaixo:

 

CANTIGAS PREFERIDAS PELOS FAMILIARES

QUANTIDADE DE FAMILIARES QUE A PREFEREM

  • Alecrim dourado

3

  • Ciranda, cirandinha

5

  • Escravos de Jó

8

  • Um, dois, feijão com arroz

7

  • Corre cutia

9

Fonte: Acervo da autora.

Professor, se seus alunos ainda não conhecem gráficos, solicite que pesquisem em casa ou leve para a sala de aula revistas e jornais usados para que eles descubram diferentes tipos de gráficos (barra, colunas, pizza e outros).

Se a sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos acessem por meio de seus laptops o sítio http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Nesse sítio eles encontrarão diferentes modelos de gráficos. Ou então, leve até o Laboratório de Informática de sua escola e projete-o para eles.

Explore com eles a função dos gráficos (tratamento de informação) e acompanhe passo a passo a sua construção, para que eles compreendam.

Após esse momento, construa o gráfico com os alunos representando as informações obtidas na pesquisa. Você poderá utilizar uma folha quadriculada para facilitar. Veja um exemplo:

 

GRÁFICO: CANTIGAS E PARLENDAS PREFERIDAS PELOS NOSSOS FAMILIARES

 

Quantidade de familiares

 

 

 

 

X

 

 

X

 

X

 

 

X

X

X

 

 

X

X

X

 

X

X

X

X

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Cantiga ou parlenda

1

2

3

4

5

Fonte: Acervo da autora.

Outra possibilidade é criar situações-problema a partir do gráfico. Como por exemplo:

a) Quantos familiares preferem a cantiga “Ciranda, cirandinha”?

b) Qual a cantiga ou parlenda preferida pelos familiares?

c) Qual a cantiga ou parlenda que os pais gostam menos?

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Recriando parlendas e cantigas

Neste momento, além de abordar numerais, os alunos também poderão aprofundar conhecimentos relativos à produção escrita. Proponha que escolham uma parlenda ou cantiga, e recrie outra a partir da escolhida.

Veja um exemplo, criado a partir da parlenda “A galinha do vizinho”:

 

O COELHO DA LILINHA
COME ALFACE BEM VERDINHA.
COME UM, COME DOIS, COME TRÊS,
COME QUATRO, COME CINCO, COME SEIS,
COME SETE, COME OITO, COME NOVE,
COME DEZ!

 

Aproveite esse momento para aprofundar com seus alunos direitos de aprendizagem como:

 

  • Dominar correspondência entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro de modo a ler e escrever palavras e textos;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Reconhecer diferentes gêneros textuais;
  • Segmentar  palavras em textos, dentre outros.

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Produzindo arte

Professor, para finalizar o trabalho com parlendas e cantigas, sugiro que divida sua turma em grupos, escolha juntamente com eles 4 cantigas ou parlendas, e oriente que cada grupo as representem artisticamente construindo fantoches, maquetes, dentre outras opções.

Para tanto, deixe que cada grupo se organize e escolha sua parlenda ou cantiga, e como quer representá-la. Em seguida, selecione os materiais com seus alunos que irão precisar para a confecção de suas produções, como por exemplo: cola, papel, tesoura sem ponta, palitos de picolé, dentre outros materiais.

Depois de prontas as produções dos alunos, organize com eles uma exposição para socializarem o trabalho que fizeram com seus familiares e colegas da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Avaliação no ciclo de alfabetização, MEC. 2012, p. 24 a 29. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles realizaram leituras interpretando as parlendas e cantigas; resolveram situações-problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como parlendas, cantigas e entrevista; se souberam organizar dados em gráficos; realizaram contagem e notação numérica de forma convencional. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.