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Criando um espaço-tempo de aprender a ler e a escrever

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto, Laís de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Nádia Carvalho A. Fraga, Priscila Gervásio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corrêa Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Desenvolver sua autonomia de observar o ambiente alfabetizador da sala de aula;

·         Conhecer as possibilidades de exploração do ambiente escolar para sua aprendizagem;

·         Refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem;

·         Desenvolver a habilidade de leitura;

·         Desenvolver estratégias de aprendizagem;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Um espaço-tempo de aprender: vamos construir juntos?

Professor, aprender a ler e a escrever é um processo que é sistematizado na escola e que conta com a riqueza de um espaço-tempo que, se pensado, planejado e organizado conjuntamente com os alunos, poderá favorecer uma aprendizagem significativa. Estamos propondo que a escola constitua-se como um espaço de formação e que o trabalho coletivo esteja em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos e também do professor. Neste âmbito, dispomos de uma variedade de possibilidades que podem compor e consolidar um ambiente alfabetizador. Aqui, estamos propondo uma ação conjunta entre você e seus alunos na construção deste espaço-tempo, em que ambos são sujeitos ativos deste processo. Mãos a obra!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossa sala de aula: que espaço é esse?

Professor, que tal iniciar a aula com uma roda de conversa? Esta forma de organização dos alunos possibilita o diálogo e favorece a interação do grupo. Proponha como objetivo da roda de conversa, descobrir o que cada um sabe sobre o espaço da sala de aula. Neste momento, estamos tratando realmente do espaço físico e do que é colocado nele. Este poderá ser realizado no início do ano letivo, bem como em qualquer época do ano, uma vez que a reflexão sobre o processo de aprendizagem é fundamental e envolve pensar sobre o lugar em que esta aprendizagem se dá. Valorize a participação de todos e registre em uma cartolina as falas dos alunos.

Agora, organize um passeio pela escola, para que os alunos possam observar as outras salas de aula. Professor, combine previamente com os professores das outras turmas, para que sua turma possa fazer a observação de forma tranquila e o mais detalhada possível.

Em sala de aula, solicite que cada aluno socialize as suas descobertas. Em seguida, entregue uma folha de papel em branco para os alunos para que cada um possa fazer um registro de um ambiente de sala de aula que gostariam de vivenciar todos os dias. Esta atividade poderá ser feita em dupla ou mesmo individualmente. O importante é o registro da proposta do aluno, tendo em vista o seu desejo de aprender e suas necessidades para a sua concretização.

Após todos terminarem a atividade, proponha um momento de socialização das produções. Em seguida construa com a turma uma proposta de um ambiente de aprendizagem para a sala de aula. É fundamental valorizar e contemplar as sugestões dos alunos nesta proposta, bem como expressar a sua opinião também.

Agora, faça um planejamento de ações para que possam conseguir organizar a proposta pensada no grupo.

Você sabia? O ambiente alfabetizador favorece a aprendizagem dos alunos desde que tenha como referência a heterogeneidade de conhecimentos que os mesmos já possuam e que se expressa no processo singular de aprender de cada um.

Para outras informações acesse o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 7, 2012. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.

 

Para a presente aula, criamos uma possível lista que contenha aspectos fundamentais ao ambiente alfabetizador e que podem ser expressos na necessidade dos alunos e que também são elementos fundamentais que precisam estar presentes no contexto da sala de aula. São eles:

Lista de elementos a serem afixados na parede:

 

·         Nomes dos alunos;

·         Alfabeto;

·         Painel de textos;

·         Painel de produções dos alunos.

 

Lista de elementos a serem organizados no espaço da sala de aula:

 

·         Local para guardar ou mesmo deixar expostos os materiais para leitura e consulta dos alunos, tais como: livros, revistas, jornais, dentre outros;

·         Local para guardar os jogos.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Efetivando nosso planejamento:

Alfabeto ilustrado

Professor, o alfabeto em sala de aula é um recurso visual fundamental para consulta dos alunos nos mais variados momentos de aprendizagem. Por isso, inserir o aluno nesta construção propiciará uma relação mais significativa com este material.

Para iniciar o trabalho, organize os alunos em duplas e disponibilize materiais com imagens maiores, que podem ser encontradas em jornais, revistas e outros. Os alunos podem ser organizados em duplas e cada uma ficar responsável por uma ou duas letras do alfabeto para procurar imagens ou mesmo palavras que iniciem com tais letras. As letras poderão ser impressas anteriormente, podendo ser colocadas os quatro tipos de letras (maiúscula e minúscula, imprensa e cursiva) em um tamanho que possibilite sua visualização pela turma. No espaço em branco da folha, ao lado da letra, os alunos poderão colar uma ou mais imagens encontradas. Em seguida, poderão fazer uma apresentação para a turma da sua produção.

Professor, se possível, leve os alunos à biblioteca da escola ou mesmo à secretaria escolar e deixe que observem a forma como os livros, as fichas dos alunos e outros documentos são organizados em ordem alfabética. A ideia é que os alunos conheçam práticas reais de uso da ordem alfabética e sua utilidade no dia a dia. Apresente para a turma listas telefônicas e também o dicionário para que façam esta observação. Depois, organize as letras do alfabeto, construídas com a turma, em ordem alfabética, contando com a colaboração dos alunos e afixe-as em um local da sala de aula que seja fácil para os alunos visualizarem.

Agora, que tal descobrir um pouco sobre a história das letras com os alunos? Para isso, solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate o sítio sugerido abaixo e façam a leitura do texto online.

Espaçodeaprender1

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-das-letras/. Acesso em 04/05/2013.

Explorando o texto online

Professor, organize um diálogo com a turma sobre o texto lido, permeado pelas seguintes questões:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • O que descobriu?
  • Qual a necessidade do alfabeto?
  • Como o alfabeto nos auxilia no dia a dia?
  • O que gostariam de descobrir mais?

Após o diálogo, solicite que cada aluno faça um registro, por meio de desenho, do que compreendeu. Em seguida, os alunos poderão apresentar suas produções para os colegas.

Agora, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo utilizando o laptop Classmate ou o tablet. A partir do jogo, os alunos terão contato com diferentes palavras e poderão fazer reflexão sobre as letras do alfabeto.

Aprendendo o alfabeto

EspaçodeAprendizagem2

Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoAlfabeto/. Acesso em 04/05/2013.

Após o jogo, os alunos poderão criar uma palavra para cada letra do alfabeto, utilizando para isso, o caderno de Língua Portuguesa. Veja o exemplo abaixo:

Letra do alfabeto

Palavra

Desenho

A

ANEL

 

B

 

 

C

 

 

D

 

 

E

 

 

F

 

 

G

 

 

H

 

 

I

 

 

J

 

 

K

 

 

L

 

 

M

 

 

N

 

 

O

 

 

P

 

 

Q

 

 

R

 

 

S

 

 

T

 

 

U

 

 

V

 

 

W

 

 

X

 

 

Y

 

 

Z

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

Concluída a atividade, solicite que cada aluno apresente sua atividade e se achar interessante, poderá construir uma lista coletiva relacionando cada palavra encontrada pela turma à sua letra inicial correspondente.

Lista de nomes

Professor, vamos iniciar com a construção da lista de nomes dos alunos. Esse momento poderá ser realizado utilizando o laptop Classmate. Para isso, solicite que acessem o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet.

Explique para a turma que os alunos terão como desafio digitar o próprio nome. Poderão aproveitar o momento para modificar o tipo de letra do nome, utilizando como recurso o programa KWord, observando formas diferentes em que o nome poderá ser escrito. Após digitar o seu próprio nome, cada aluno poderá fazer uma sondagem na sala de aula e descobrir com os outros colegas como se escreve o nome de cada um e digitá-los, construindo uma lista de nomes de todos da sala de aula. Com a lista pronta, auxilie-os a colocá-la em ordem alfabética. Para isso, retome os conhecimentos anteriormente construídos com a construção do alfabeto.

Após a construção da lista, imprima-a para cada aluno e faça uma cópia ampliada com os nomes dos alunos para ser afixada no mural da sala de aula. É importante que cada aluno verifique em sua lista, a escrita correta dos nomes dos colegas e faça as devidas correções.

Explore ao máximo este momento, solicitando que observem os nomes que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, o tamanho dos nomes, dentre outros elementos que caracterizam cada nome. Neste momento, as inferências dos alunos são fundamentais para irem consolidando suas estratégias de leitura.

A seguir, propomos atividades diversificadas que você poderá realizar com a turma para um trabalho efetivo com a lista de nomes:

·         A partir de fichas com os nomes dos alunos, solicite que cada um encontre o seu e apresente à turma como identificou que aquele era o seu próprio nome. Em seguida solicite que o aluno vá até a lista afixada na parede da sala de aula e coloque sua ficha ao lado do seu nome na lista;

·         Organize os alunos em duplas e distribua jornais e revistas para recorte, sendo que o desafio é formar o nome do colega da dupla. Em seguida, propicie um momento para socialização das atividades;

·         Faça quebra-cabeças com as fichas de nomes dos alunos e distribua-os para cada aluno. Após montar o seu próprio nome, os alunos poderão ser desafiados a montar o nome de outros colegas;

·         Entregue um pedaço de papel para que cada aluno escreva o seu próprio nome e em seguida coloque-o dentro de uma bexiga. Depois, solicite que encham as bexigas e ao som de uma música joguem os balões para cima para se misturarem. Quando a música parar cada aluno poderá pegar qualquer balão e estourar para ter acesso ao nome que está dentro do balão. Agora, faça uma grande roda e cada um poderá tentar descobrir qual o nome do colega que tirou.

Também sugerimos que no trabalho com os nomes, seja utilizada a história “O cãozinho sem nome” de autoria de Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa. Conte a história e apresente as imagens para a turma. Em seguida, possibilite um momento para que os alunos possam manusear o livro e fazer suas observações.

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Fonte: http://globolivros.globo.com/busca_detalhesprodutos.asp?pgTipo=CATALOGO&idProduto=1612. Acesso em 04/05/2013.

Após o momento da história, faça um diálogo com a turma sobre o que os alunos sabem sobre a história dos nomes das pessoas e sobre a importância do nosso nome. Como atividade de casa, você poderá propor que os alunos investiguem junto aos seus familiares, a origem do seu nome e como foi a escolha do mesmo. Depois, faça um momento de socialização das atividades para que a turma conheça a história de cada nome.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Painel de textos

Construir um painel para expor textos em sala de aula constitui um elemento fundamental para favorecer a aprendizagem dos alunos. No entanto, a escolha destes textos deverá ser cuidadosamente realizada por você professor, mediante as necessidades e interesses da turma. Textos interessantes são: quadrinhas, parlendas, trava-línguas, adivinhas, cantigas de roda e poesias. Os mesmos poderão ficar afixados no mural da sala de aula e serem explorados ao máximo. Veja alguns exemplos a seguir:

·         Com o texto afixado em tamanho de fácil visualização pela turma, faça a leitura do mesmo com a turma. Se achar interessante poderá utilizar uma régua ou mesmo a mão e passar sobre cada palavra lida. Assim, os alunos podem acompanhar a sua leitura;

·         Convide os alunos a fazerem desenhos ao redor do texto, para ilustrá-lo. Para este momento, a compreensão do texto é fundamental;

·         Explore as características do texto (poesia, bilhetes, notícias de jornal, convites, cartas, dentre outros). O importante é que o aluno perceba as situações reais em que estes textos, em suas singularidades, são utilizados;

·         Coloque os alunos em situações reais de escrita e reescrita destes textos. Crie momentos em que há a real necessidade de se escrever um bilhete, uma carta, um convite, uma instrução de um jogo, uma receita, dentre outros. Lembre-se que um ambiente alfabetizador não é somente aquele com materiais afixados na parede, mas que possibilita ao aluno o uso da leitura e da escrita neste espaço-tempo.

Professor, a exposição dos textos em sala da aula, requer nosso trabalho constante com os mesmos, orientando os alunos nas suas consultas sempre que julgar importante para auxiliá-los no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Painel de produções dos alunos

O painel de produções dos alunos é fundamental para expor as atividades por eles realizadas e valorizar a observação e o conhecimento das produções de todos. Neste sentido, não basta expor as atividades, é fundamental constituir o hábito de consulta, de observação, de avaliação e autoavaliação das produções, de ajuda aos colegas, de valorização do trabalho do outro, de aprender com o colega. É realmente um espaço de aprendizagem compartilhada. Para a sua construção, você poderá optar por um varal, em que as atividades sejam afixadas com o uso de pregadores de roupa, ou mesmo deixando um espaço em uma parede para afixar as atividades com fita adesiva. Toda esta parte estética deve ser cuidada, para que a sala de aula não fique com o que conhecemos como poluição visual, o que prejudica sobremaneira a aprendizagem.

Nosso espaço de leitura e escrita!

Professor, para criar um ambiente próximo do aluno, sugerimos que solicite aos alunos que tragam de casa materiais diversos que gostem de ler ou mesmo que tenham interesse em mostrar para a turma. Explique para a turma e, se achar interessante, envie um bilhete aos familiares, o qual poderá ser redigido juntamente com os alunos, dizendo que a ideia é socializar com os colegas possíveis materiais de leitura que utilizamos em casa: revistas, livros, jornais, bulas de remédio, manuais, regras de jogos, receitas, dentre outros.

Com os materiais em sala de aula, solicite que cada aluno mostre para a turma o que trouxe. Em seguida, escolha o melhor local da sala de aula para que estes materiais fiquem à disposição dos alunos para leitura. O material poderá ser utilizado no intervalo das atividades ou mesmo em momentos específicos destinados a essa atividade.

Neste mesmo local, você professor, também poderá disponibilizar livros, revistas e outros materiais para leitura. Explique para a turma os cuidados necessários com os materiais e a importância deste momento para a aprendizagem.

Aproveite este espaço para fazer leituras para a turma de histórias, bem como dos diferentes materiais ali disponíveis, para que possam ter contato com a riqueza dos textos, possibilitando a ampliação do vocabulário.

Neste mesmo espaço poderão ser disponibilizadas folhas de papel em branco e lápis de escrever e de cor, para que os alunos possam ter um momento de escrita mais livre e espontânea.

Nosso espaço de jogos!

Professor, já existe uma extensa lista de jogos que auxiliam no processo de alfabetização. Jogos como letras móveis e sílabas, poderão ser facilmente confeccionados com os alunos, utilizando o tablet ou o laptop Classmate, recorrendo ao programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Este material deverá ficar em um local da sala de aula de fácil acesso dos alunos e poderão ser criadas diferentes oportunidades de utilização dos mesmos.

Professor, os jogos também poderão ser online e para isso, é necessário criar uma lista de sítios com a turma. Veja algumas sugestões abaixo que podem fazer parte do uso cotidiano dos alunos.

EspaçodeAprendizagem5

Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/pescaLetras/. Acesso em 04/05/2013.

EspaçodeAprendizagem6

Fonte: http://cmais.com.br/quintaldacultura/jogos/educativos/jogo-letras-e-numeros-cocorico. Acesso em 04/05/2013.

EspaçodeAprendizagem7

Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/vogais-domino.html. Acesso em 04/05/2013.

Professor, crie situações reais com os alunos para construção de regras de jogos, de leitura de regras para saber como jogar. Tudo isso colocará o aluno em situação ativa do uso cotidiano da leitura e da escrita. Você pode organizar os alunos em duplas e solicitar que cada dupla invente um jogo com as letras móveis do alfabeto. Estas regras deverão ser escritas. Depois, troque os jogos com as duplas e cada uma terá o desafio de tentar jogar com as regras inventadas pela outra dupla. Em seguida, abra uma grande roda e peça para que cada dupla fale sobre as regras inventadas e se há necessidade de alguma alteração. Posteriormente, organize um caderno contendo todas as regras inventadas pela turma e disponibilize para as outras turmas da escola. O mais importante é que os alunos percebam a importância da escrita como veículo de comunicação. Fazer uso real deste processo consolida a sua função para o aluno.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Como estamos usando nosso espaço-tempo?

Professor, para o presente momento, sugerimos que se faça uma avaliação com os alunos de como tem sido utilizado o ambiente construído pela turma. Neste sentido, solicite que expressem oralmente ou mesmo por escrito, as suas impressões sobre como ficou o espaço da sala de aula e o que mais tem sido utilizado.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

·         O que aprendo com o ambiente da sala de aula?

·         Como tenho usado este espaço?

·         O que mudou depois que ajudei construir e cuidar do ambiente da sala de aula?

·         Como foi e está sendo minha participação nas atividades propostas?

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Língua Portuguesa. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio “Histórias Divertidas” – http://www.contandohistoria.com/menuhistoria2.htm. Acesso em 04/05/2013. 

Sugestões de links para professores: 

Documentário “Maura visita| Alfabetização| Episódio 2: gestão do ambiente alfabetizador” – http://www.youtube.com/watch?v=xByFU8b9e9A. Acesso em 04/05/2013.

Avaliação

Avaliar é um processo que ocorre durante todo o percurso de aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, cabe ao professor observar e registrar elementos importantes que necessitam ser retomados em outras atividades, estando atento às possíveis dificuldades dos alunos, bem como os fazendo avançar em suas hipóteses de escrita e de leitura. 

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