Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mude a letra e encontre novas palavras: vamos aprender com as trocas

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto, Eliana Aparecida Carleto, Laís de Castro Agranito, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Nádia Carvalho A. Fraga, Priscila Gervásio Teixeira, Rones Aureliano de Souza, Vaneide Corrêa Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conhecer diferentes palavras apenas trocando alguma letra;

·         Usar a imaginação e a autoria no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;

·         Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·         Desenvolver a habilidade de leitura;

·         Reconhecer a importância da escrita e da leitura no seu dia a dia;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

PALAVRAS: ESTÃO NO NOSSO CAMINHO

Professor, a escrita de palavras permite simples mudanças de letras para a transformação em novas palavras. Tal fato viabiliza um trabalho efetivo que favoreça a aprendizagem da leitura e da escrita, na medida em que desperta o interesse do aluno em descobrir novas palavras e observar o nosso sistema alfabético de escrita, compreendendo suas possibilidades múltiplas de uso.  Por isso, propomos a presente aula, com o intuito de conhecer mais a riqueza da escrita e a mágica de transformar uma palavra em outra com uma simples troca. Vamos lá!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Valorize este momento, pois ele é essencial para favorecer o diálogo, movido pela troca de ideias e participação de todos. Por isso, as suas intervenções serão fundamentais para tornar esse momento o mais rico possível, contanto com a fala de cada aluno. Sugerimos que você registre em pedaços pequenos de papel, uma palavra para cada aluno, sendo sempre duas palavras com a mesma letra ou sílaba inicial. Em seguida, guarde-as em uma pequena caixinha. Todo esse processo deverá ser feito anteriormente à formação da roda e sem a presença dos alunos.

Passe a caixinha para que cada aluno retire uma palavra. Você poderá escolher palavras já trabalhadas em sala de aula e que sejam fáceis de trocar uma ou outra letra para formar outra palavra. Veja os exemplos abaixo:

·         GATO;

·         GALO;

·         BOLO;

·         BALA;

·         SAPO;

·         SALA.

Após cada aluno pegar uma palavra, solicite que faça a leitura da mesma e se precisar de auxílio, deixe livre para consultar os colegas ou mesmo você. Depois que cada um conseguir ler a sua própria palavra, peça para ler em voz alta para os colegas. Agora, proponha um desafio. Cada aluno deverá formar uma dupla, encontrando o colega que tenha uma palavra que inicie com a mesma letra de sua palavra.

Quando encontrarem o colega, faça um momento em que possam ler suas palavras para os colegas. Em seguida, entregue para cada dupla as letras de um alfabeto móvel. Peça para que pensem sobre as duas palavras recebidas, para que possam descobrir o que elas têm de igual e o que têm de diferente. 

Ao terminarem a atividade, socialize as descobertas da turma. É importante que cada dupla possa perceber que se mudamos uma letra, a palavra pode mudar seu próprio significado.

Agora, construa com a turma um cartaz, contendo as palavras trabalhadas na roda de conversa e afixe-o em um local de fácil visualização da turma, para que possam consultá-lo quando necessário.

COM A MÚSICA EU APRENDO A RIMAR!

Professor, a música é um excelente recurso para o trabalho com a aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, sugerimos a música “FOCA” do compositor Toquinho, para que inicialmente a turma possa ouvi-la e cantá-la. Faça um cartaz com a letra da música, com as letras em tamanho suficiente para ser visualizada por toda a turma.

A Foca

Toquinho

Quer ver a foca 
Ficar feliz? 
É pôr uma bola 
No seu nariz.

Quer ver a foca 
Bater palminha? 
É dar a ela 
Uma sardinha.

Quer ver a foca 
Fazer uma briga? 
É espetar ela 
Bem na barriga!

Lá vai a foca 
Toda arrumada 
Dançar no circo 
Pra garotada.

Lá vai a foca 
Subindo a escada 
Depois descendo 
Desengonçada.

Quanto trabalha
A coitadinha 
Pra garantir
Sua sardinha.

Fonte: http://letras.mus.br/toquinho/87134/#. Acesso em 06/05/2013.

 

Após cantarem a música e se divertirem com o seu ritmo e conteúdo, converse com a turma sobre o que acharam da música e sobre o que ela fala. Em seguida, distribua uma cópia da letra da música para cada aluno. Solicite que encontrem algumas palavras que serão ditadas por você, e que as circulem com um lápis de cor da sua preferência. Veja algumas palavras em negrito, que poderão ser destacadas na letra da música:

 

A Foca

Toquinho

Quer ver a foca 
Ficar feliz
É pôr uma bola 
No seu nariz.

Quer ver a foca 
Bater palminha
É dar a ela 
Uma sardinha.

Quer ver a foca 
Fazer uma briga? 
É espetar ela 
Bem na barriga!

Lá vai a foca 
Toda arrumada 
Dançar no circo 
Pra garotada.

Lá vai a foca 
Subindo a escada 
Depois descendo 
Desengonçada.

Quanto trabalha
A coitadinha 
Pra garantir
Sua sardinha.

 

Fonte: http://letras.mus.br/toquinho/87134/#. Acesso em 06/05/2013.

Após circularem as palavras, peça para que os alunos descubram o que tem igual nas duplas de palavras: foca/bola; feliz/nariz; palminha/sardinha; briga/barriga; arrumada/garotada; escada/desengonçada; coitadinha/sardinha. Cada aluno poderá copiar novamente estas palavras no caderno de Língua Portuguesa e circular o que tem de igual em cada uma. Neste momento, aproveite para trabalhar o que é uma rima e explique para a turma o quanto podemos brincar com as palavras.

Faça uma brincadeira com a turma, entregando uma ficha com o nome de cada aluno e pedindo para que, em duplas, possam descobrir pelo menos uma palavra que rima com seu nome e com o do colega. Depois, construa um cartaz com a turma contendo os nomes dos alunos e as palavras que rimaram. Afixe o cartaz no mural da sala de aula para que possam visualizar.

Agora, ouça com a turma as poesias de Teresa Noronha, a partir do Portal do Professor.

Recurso do Portal do Professor

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19099. Acesso em 06/05/2013.

Depois de todos ouvirem, brinque com a turma de inventar poesias, ou mesmo de inventar rimas. Você poderá levar diferentes imagens para sala de aula e cada vez que mostrar uma, a turma deverá falar uma palavra que rime. Para a brincadeira ficar mais divertida, divida a sala em dois grandes grupos e proponha o desafio de cada grupo escolher um representante para falar uma palavra que rima com a imagem. O grupo que acertar ganha um ponto. Ao final, somam-se os pontos e verifica-se o grupo vencedor. O mais importante dessa atividade é observar a compreensão dos alunos sobre o que é rima e poder aprender dialogando com os colegas e refletindo sobre a formação das palavras.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

PALAVRAS QUE SE TRANSFORMAM!

Professor, assista com a turma ao filme “Alice no País das Maravilhas”. Solicite que prestem muita atenção à conversa de Alice com o Chapeleiro Maluco, no momento em sentam à mesa para tomar chá. Neste momento, os personagens brincam com as palavras.

Após assistirem ao filme, explore o que acharam do mesmo e as palavras identificadas na brincadeira da personagem Alice com o Chapeleiro Maluco. Cada aluno poderá fazer um registro do filme utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Oriente os alunos a elaborarem um desenho sobre o filme e em seguida imprima as atividades e faça um painel na sala de aula para expô-las. Também poderá ser utilizado o tablet.

Poesia: troca que faz a diferença

Você sabia? Que o trabalho com textos poéticos contribui para incentivar o gosto estético, aguçar a imaginação, bem como favorece a reflexão e a singularidade que participam da atividade de leitura?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 maio 2013.

Sendo assim, distribua a letra da poesia abaixo de José Paulo Paes, para cada aluno. Faça a leitura da poesia com a turma e deixe que aproveitem este momento poético para vivenciarem a poesia. Sem desconsiderar o valor que a poesia tem em si, estamos propondo um trabalho que, mediante este prazer poético, contribua para a aprendizagem da leitura e da escrita.

 

Letra Mágica
José Paulo Paes

Que pode fazer você
para o elefante
tão deselegante
ficar elegante?
Ora, troque o f por g!

Mas se trocar, no rato,
o r por g
transforma-o você
(veja que perigo!)
no seu pior inimigo:
o gato.

Fonte: http://www.caravanapoetica.com.br/varal_de_poesias/josepaulopaes_infantojuvenil.pdf. Acesso em 06/05/2013.

Por isso, após o momento poético, trabalhe com os alunos as mudanças nas palavras propostas pelo autor. Para tanto, forme duplas para que o trabalho possa ser feito em parceria. Entregue as letras do alfabeto móvel para cada dupla e solicite que formem inicialmente a palavra ELEFANTE. Em seguida, solicite que troquem apenas a letra F pela letra G e descubram o que mudou. É importante que percebam que não apenas mudou a letra, mas o próprio significado da palavra. Faça a mesma atividade relacionada à palavra RATO para formar a palavra GATO. Depois, disponibilize a atividade abaixo para cada aluno:

PALAVRA

DESENHO

ELEFANTE

 

 

 

ELEGANTE

 

 

 

RATO

 

 

 

GATO

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

Ao terminarem a atividade, faça um momento de socialização das produções com a turma, auxiliando cada aluno na identificação das diferenças entre as palavras, tendo em vista sua escrita e significado.

Agora, auxilie os alunos em uma pesquisa na internet, visando conhecer mais sobre o autor José Paulo Paes. É importante que descubram o gosto do autor em brincar com as palavras. Para isso, sugerimos o sítio abaixo:

Troca de letras 1

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/josepaulopaes/index.php?p=159. Acesso em 06/05/2013.

Após a pesquisa, que tal propor aos alunos que escrevam algo sobre o poeta para que possam contar aos familiares sobre o que descobriram? Esta atividade poderá ser realizada em duplas e o registro deverá ser escrito. Solicite que levem a sua produção para casa e dialoguem com seus familiares sobre quem foi João Paulo Paes e sobre a sua obra.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Desafios com palavras

Professor, proponha aos alunos o desafio de mudar algumas letras de palavras selecionadas. Organize os alunos em duplas e solicite que acessem o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet. No programa KWord, peça que digitem a palavra que você escreverá na lousa. Veja o exemplo abaixo:

PATO

Após digitarem, os alunos terão como desafio formar uma nova palavra, trocando apenas uma letra da palavra digitada. Esta nova palavra poderá ser digitada ao lado ou mesmo abaixo da palavra inicial. Após terminarem, proponha que conversem com as outras duplas e verifiquem quais novas palavras os colegas formaram. Em seguida, registre na lousa as palavras formadas pela turma. Faça o mesmo procedimento para outras palavras: GATO, MALA, BALA, COLA e tantas outras.

Sugerimos que após a conclusão da atividade, seja construído um cartaz coletivo com a turma, em que as palavras descobertas possam ficar em um local de fácil visualização da turma. O recurso visual no processo de aprendizagem da leitura e da escrita é fundamental, desde que construído e utilizado de forma significativa com a turma, contando com a participação de todos.

Histórias que brincam com palavras!

Professor, sugerimos que leia para a turma a história sugerida abaixo. Com a história do livro “A turma do ABC”, de Fátima Miguez, os alunos terão oportunidade de aprender novas trocas de letras em palavras, formando novas palavras. Veja um dos trechos do livro:

Salta o S do sapo,

o P entra no papo...

O sapo está no papo

ou é papo de sapo?

Fonte: MIGUEZ, Fátima. A turma do ABC. São Paulo: Nova Fronteira, 2011.

A Turma do ABC - Fatima Miguez 

A turma do ABC

Fonte: http://www.travessa.com.br/A_TURMA_DO_ABC/artigo/adc9f418-641a-4be8-a5eb-a96c0a3f6ea1. Acesso em 06/05/2013.

Após ouvirem a história, escreva na lousa algumas palavras sugeridas no livro e solicite que os alunos brinquem de mudar as letras para formar novas palavras. No caderno de Língua Portuguesa, solicite que escrevam um dos versos do livro, da preferência de cada aluno e depois façam uma ilustração. Você também poderá propor que cada dupla fique responsável por uma ou duas letras destacadas no livro, fazendo uma ilustração que represente a parte escrita e posteriormente, quando todos terminarem, organize um varal, no mural da sala de aula, ou mesmo no mural da escola, para expor os trabalhos dos alunos, de forma que outros alunos possam ter acesso e conhecer o trabalho da autora e dos alunos.

Mais história: possibilidades de aprendizagem

Agora, providencie a leitura da história "Uma letra puxa a outra" do autor que a turma já conhece. Retome os conhecimentos dos alunos sobre o autor e faça a leitura do livro. Os alunos terão oportunidade de ver mais uma vez, como José Paulo Paes e Kiko Farkas, brincam com as palavras.

TrocaLetras2

Fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40001. Acesso em 06/05/2013.

Após a leitura, os alunos poderão ser organizados em grupos. Entregue palavras que tenham semelhança em sua escrita. Como por exemplo: FOCA, FAMÍLIA, FELIZ, FERIADO, FOME, FALA, FUGIU. Solicite que, assim como a autor José Paulo Paes, inventem frases ou mesmo histórias utilizando as palavras recebidas.

Ao terminarem o trabalho em grupo, solicite que leiam a produção para a turma e em seguida recebam as palavras de outro grupo para realizarem o mesmo trabalho. Assim, todos os grupos terão oportunidade de criarem frases e histórias diferentes, utilizando as mesmas palavras.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

As palavras mudam e eu aprendo

Agora, com os alunos em grupos, entregue o alfabeto móvel para cada aluno. Solicite que inicialmente formem o seu próprio nome com as letras, fazendo isso na posição vertical. Veja o exemplo a seguir:

T

A

L

I

T

A

Incentive os alunos a ajudarem os colegas. Depois que todos montarem seus próprios nomes, proponha o desafio de formarem novas palavras a partir de cada letra do seu nome. Auxilie os alunos em suas hipóteses de escrita e peça para ajudarem os colegas. Depois das palavras formadas, os grupos poderão se movimentar pela sala de aula, observando as palavras formadas pelos colegas. Cada aluno poderá escrever as palavras identificadas no caderno de Língua Portuguesa.

Viagem!

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e explique que você fará uma viagem imaginária, porém existem regras para que os alunos possam ir com você. Para isso, cada aluno deverá falar algo que levará para a viagem, no entanto, deverá prestar muita atenção no que vai e no que não vai para descobrir qual é a regra. Sendo assim, inicie a dinâmica dizendo que você irá viajar e que levará uma AVE. Em seguida, pergunte ao aluno do seu lado o que ele levará. Caso ele fale uma palavra com a letra A ele irá à viagem, se não, ele ficará. Os alunos adoram esta brincadeira e ela pode ser diversificada, com outras regras criadas por você ou mesmo por algum aluno.

Após descobrirem a regra, faça uma lista das palavras faladas pelos alunos que iniciavam com a letra A. Afixe o cartaz na parede para que todos possam visualizar. Agora, que tal pedir para que brinquem com estas palavras? Proponha mudanças nas palavras utilizando a letra O ou outra letra. Deixe que os alunos explorem ao máximo as possibilidades de troca de letras e as novas palavras que se formarão.

Procurando palavras: semelhanças e diferenças

Que tal propor aos alunos que procurem palavras que se parecem, no tamanho, no som, no formato das letras, dentre outras características, com palavras sugeridas por você? Para isso, apresente à turma uma determinada palavra como: PIPOCA. Em seguida, organize os alunos em duplas e distribua materiais para recorte como revistas, panfletos e jornais. Solicite que procurem outras palavras nos materiais recebidos que tenham alguma semelhança com a palavra PIPOCA.

Após terminarem, faça um momento de socialização das atividades e dialogue com a turma sobre as características identificadas que estejam relacionadas à palavra PIPOCA. Em seguida, fale outra palavra e possibilite um tempo para a realização da atividade. O mais importante neste momento, é promover um espaço de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita.

Brincando de Adedonha!

Professor, organize a turma em duplas para jogarem Adedonha. Para o jogo, você deverá providenciar uma sacola para colocar as letras do alfabeto. A cada jogada, fale a palavra Adedonha e retire da sacola uma letra. Cada dupla terá o desafio de escrever uma palavra com a letra sorteada. Aproveite para socializar as respostas dos alunos e construir uma lista coletiva com a turma de palavras para cada letra do alfabeto.

Depois, faça mais um momento de diálogo com os alunos sobre o que descobriram e aprenderam com a aula. Este é um momento rico em sua essência para a reestruturação do trabalho pedagógico na direção do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Remar, rimar Áudio
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Livro – QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. História em três atos. São Paulo: Global, 2005.

Sugestões de links para professores:

Reportagem “Alfabetização: como trabalhar linguagem e reflexão sobre o sistema juntos” – http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/alfabetizacao-como-trabalhar-linguagem-reflexao-sistema-juntos-683013.shtml. Acesso em 06/05/2013.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Por isso, o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.