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Variedades linguísticas: Brasil x Portugal - Matriz de referência do ENEM- Habilidade 26

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
  • Reconhecer que uma língua sofre variações internas.

  • Constatar que essas variações podem ser relativas ao espaço geográfico e aos diferentes tipos de estilo.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades básicas de leitura e compreensão de textos.
  • Conhecimento básico sobre as variedades linguísticas em relação ao nível formal e informa da língual.
Estratégias e recursos da aula
  • Utilização da Internet.
  • Vídeos e textos veiculados na internet.
  • Atividades em grupo.
     

Módulo 1 - INTRODUZINDO O TEMA

 

ATIVIDADE 1

O professor deverá introduzir o tema sobre variações linguísticas, explicando aos alunos que a língua está em constante transformação e que, por isso, sofre modificações. Explicar também que essas variações podem acontecer por razões geográficas, por diferentes estilos utilizados pelos falantes, por condições sociais dos falantes. Pra motivar a turma, o professor perguntará se conhecem algumas diferenças entre o português do Brasil e o português de Portugal.

  • Pode ser que alguns alunos falem sobre a diferença na pronúncia e outras.

 

ATIVIDADE 2

OUVINDO UMA CANÇÃO POPULAR

Depois de ouvir os alunos, o professor anunciará a primeira atividade, que será ouvir uma canção popular de um cantor português.

O professor levará para a sala de aula o texto da canção "Se calhar" de João Só e Abandonados, uma banda de música popular portuguesa. Os alunos acompanharão o texto da canção (transcrito abaixo), enquanto escutam a música, que poderá ser gravada em um CD ou, se o professor preferir, poderá utilizar um notebook ou um computador para apresentar a música aos alunos. A letra e a música podem ser encontradas no site abaixo:

http://letras.mus.br/joao-so-abandonados/1678386 Acesso em: 10/05/ 2013.

Se calhar sou desleixado
Serei trapalhão
Se não estás ao meu lado
Quem me apanhará do chão
Se calhar sou antiquado
Estarei fora de moda
Preciso que me ensines
A não desprezar as sobras
Se calhar é o peso e a medida
Se calhar é assim a vida
Vamos ser só tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo é corrompido
E não se dá por nada
Se calhar sou especial
E o que é que isso quer dizer
É um termo tão banal
só para não fazer sofrer
Se calhar sou cantor
Entre notas e compassos
Misturo um pouco de amor
E canto os teus traços
Se calhar é o peso e a medida
Se calhar é assim a vida
Vamos ser só tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo é corrompido
E não se dá por nada
Se calhar é o peso e a medida
Se calhar é assim a vida
Vamos ser só tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo é corrompido
E não se dá por nada

Depois de lido o texto e ouvido a música, o professor iniciará uma pequena discussão com os alunos, a partir de questões como:

  • Vocês entenderam o significado do título: "Se calhar" e seu emprego na letra da canção?
  • Já ouviram alguém utilizar essa expressão aqui no Brasil?
  • Qual seria a expressão ou a palavra que corresponde ao sentido de "se calhar" utilizada no Brasil?

Ouvidas as respostas, o professor deverá conversar com os alunos sobre o assunto, de maneira informal, de modo que não haja preconceito LINGUÍSTICO.

 

ATIVIDADE 3

Depois de ouvir os alunos, o professor explicará que a expressão "se calhar" é utilizada para indicar a possibilidade, a não certeza. Explicar que é uma expressão muito utilizada pelos portugueses e que não é utilizada no Brasil. No Brasil, é usada a palavra talvez para indicar possibilidade. Segundo Houaiss (2009), o uso de talvez é frequentemente "com o verbo no subjuntivo e, raras vezes, com o verbo no indicativo". Houaiss (2009) traz como exemplos:

Um dia talvez venhamos a saber da verdade.
Estes são, talvez, os únicos exemplares da espécie que sobreviveram.

 

ATIVIDADE 4

Depois da explicação, o professor deve verificar se os alunos entenderam. Propor aos alunos que reescrevam os trechos da canção substituindo a expressão "se calhar" por talvez. Enfatizar que o uso de talvez, normalmente, pede o verbo no subjuntivo. Fazer a primeira substituição com os alunos e pedir que continuem. Depois corrigir o exercício oralmente.
 

Módulo 2 - Estudando variações

 

ATIVIDADE 1 

Continuando com o estudo sobre as variações da língua, o professor levará para a sala de aula um pequeno texto (copiado abaixo), cujo título é: "Comer à Borla" ou pedirá que, em seus notebooks ou tablets, ou, ainda, no Laboratório da escola, acessem o site disponível abaixo para fazerem uma leitura silenciosa do texto.  Posteriormente, o professor pedirá que alguns alunos  leiam em voz alta.

Em seguida, o professor iniciará uma discussão a partir de questões como:

  • Qual o sentido de "comer à borla" no texto?
  • Você conhece essa expressão?
  • A expressão "comer à borla" é utilizada no Brasil?
  • Qual seria a expressão utilizada no Brasil com o mesmo sentido?
  • Vocês conhecem outras expressões utilizadas no Brasil com o mesmo sentido? (comer na faixa... comer de graça)

 

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012

Comer à Borla

Frutas

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=imagem+de+frutas&oq=Imagem+de+fruta&gs_l=hp.1.0.0i30l4.7387.8808.3.10491.14.9.0.0.0.6.314.2484.2-7j2.9.0...0.0...1c.1.12.psy-ab.6EkPf0v8oKk&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46471029,d.eWU&fp=1a32ab1868dac010&biw=1366&bih=659 Acesso em: 15 maio 2013.

 

Hoje comi à borla. O PPBB pagou-me o almoço. Claro que aproveitei e pedi sobremesa. Só fiz mal em ter pedido apenas uma e não logo duas, uma para o almoço e outra trazia para o lanche.
Agora só falta o PJOV pagar-me o lanche. Caso isso não aconteça passo pelo gabinete do PAGG e trago sem querer uma peça de fruta.
Há dias em que é bom ser-se pobre.

Disponível em:  http://conspirador-teorico.blogspot.com.br/2012/02/comer-borla.html Acesso em 10/05/ 2013.

 

ATIVIDADE 2

Assistindo a um vídeo

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou providenciar um computador e um projetor para passar um pequeno vídeo. Nesse vídeo, o narrador diz que é fácil "comer à borla" mesmo quando se vive um momento de crise.

  • Professor, é um vídeo que deverá ser mostrado com o objetivo de suscitar entre os alunos a consciência do "certo" e do "errado", levando-os a tomar uma posição crítica diante do exposto no vídeo.

Ao final, depois de assistirem ao vídeo, o professor ainda perguntará aos alunos se perceberam quais as palavras que o narrador português usa para "suco" e "durex ou fita durex". As palavras são:

  • sumo, para suco.
  • fita cola, para fita durex.

Vídeo:

imagem de vídeo

Imagem disponível em: 

https://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=V%C3%ADdeo+de+Comer+%C3%A0+borla+&oq=V%C3%ADdeo+de+Comer+%C3%A0+borla+&gs_l=hp.3...823.1873.5.2635.5.5.0.0.0.3.293.1325.2-5.5.0...0.0...1c.1.12.psy-ab.37VmRbOXlNM&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46471029,d.eWU&fp=1a32ab1868dac010&biw=1366&bih=607 Acesso em: 16 maio 2013.

Nilton ensina como comer a borla num Super Mercado (Pingo Doce ...

Vídeo disponível em: http://www.google.pt/#hl=pt-BR&gs_rn=12&gs_ri=psy-ab&cp=13&gs_id=kr&xhr=t&q=comer+%C3%A0+borla&es_nrs=true&pf=p&biw=1152&bih=730&sclient=psy-ab&oq=comer+%C3%A0+borla&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46340616,d.eWU&fp=d8aa8dc6c6d2bb26  Acesso em: 10 maio 2013.

 

ATIVIDADE 3

Disponha os alunos em duplas e peça-lhes que inventem um diálogo no qual apareçam essas variações linguísticas estudadas na sala de aula e outras que possam ter surgido no decorrer da aula. O diálogo deverá mostrar dificuldades de comunicação decorrentes dessas variações. O diálogo poderá ser curto, pois cada dupla de alunos deverá memorizar sua fala e dramatizar o diálogo diante da turma. Peça aos alunos que sejam criativos na escolha dos personagens e de suas falas, pensando inclusive na pronúncia desses personagens, 

Professor, para fechar a atividade, solicite aos alunos que façam uma pesquisa, utilizando sites de busca. Eles deverão trazer para a próxima aula uma lista de palavras que tenham o mesmo significado, mas são diferentes e  utilizadas em diferentes estados do Brasil. Por exemplo:

  • mexerica, bergamota, tangerina

 

mexerica


  • mandioca, aipim dentre outras 

As listas deverão ser divulgadas no site da escola ou no blog da turma. Se a turma de alunos não tem um blog, ensine-os a criar um para a turma.

  • Peça que acessem o site e lá encontrarão tutoriais que ensinam a fazer blogs.

 

Tutorial: Como criar um blog - passo a passo - YouTube

www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE‎
24/02/2009 - Vídeo enviado por templatesgratis

Tutorial que lhe ensina passo a passo como criar seu blog - Baixe ótimos templates para o seu e ...

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=tutorial+para+criar+blogs&oq=tutorial+paracriar+blogs&gs_l=hp.1.0.0i13i30j0i8i13i30.3539.14279.0.16691.38.29.7.2.3.1.669.8034.2-25j1j0j3.29.0...0.0...1c.1.12.psy-ab.ZmXMzZ2q1hQ&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46471029,d.eWU&fp=1a32ab1868dac010&biw=1366&bih=659

 


 

Recursos Complementares

Para enriquecimento do professor e dos alunos: 

Vídeo:

Diferenças linguísticas Brasil/Portugal - http://www.youtube.com/watch?v=6fgu1l5Kw9k  Acesso em: 16 maio 2013.

Texto:

http://www.agal-gz.org/modules.php?name=Content&pa=printpage&pid=91 Acesso em: 10 maio de 2013.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual. Para tanto, o professor deverá observar a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades.
  • Dependendo do resultado, o professor poderá repensar sua metodologia e melhorar sua prática.
  • Uma avaliação quantitativa também poderá ser aplicada ao final dos dois módulos. Veja uma sugestão de exercícios sobre variações linguísticas no site abaixo e aproveite as que julgar apropriadas para sua turma.

http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/2011/04/atividades-de-variantes-linguisticas.html

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