24/05/2013
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Reconhecer que uma língua sofre variações internas.
Constatar que essas variações podem ser relativas ao espaço geográfico e aos diferentes tipos de estilo.
ATIVIDADE 1
O professor deverá introduzir o tema sobre variações linguísticas, explicando aos alunos que a língua está em constante transformação e que, por isso, sofre modificações. Explicar também que essas variações podem acontecer por razões geográficas, por diferentes estilos utilizados pelos falantes, por condições sociais dos falantes. Pra motivar a turma, o professor perguntará se conhecem algumas diferenças entre o português do Brasil e o português de Portugal.
ATIVIDADE 2
OUVINDO UMA CANÇÃO POPULAR
Depois de ouvir os alunos, o professor anunciará a primeira atividade, que será ouvir uma canção popular de um cantor português.
O professor levará para a sala de aula o texto da canção "Se calhar" de João Só e Abandonados, uma banda de música popular portuguesa. Os alunos acompanharão o texto da canção (transcrito abaixo), enquanto escutam a música, que poderá ser gravada em um CD ou, se o professor preferir, poderá utilizar um notebook ou um computador para apresentar a música aos alunos. A letra e a música podem ser encontradas no site abaixo:
http://letras.mus.br/joao-so-abandonados/1678386 Acesso em: 10/05/ 2013.
Se calhar sou desleixado
Serei trapalhão
Se não estás ao meu lado
Quem me apanhará do chão
Se calhar sou antiquado
Estarei fora de moda
Preciso que me ensines
A não desprezar as sobras
Se calhar é o peso e a medida
Se calhar é assim a vida
Vamos ser só tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo é corrompido
E não se dá por nada
Se calhar sou especial
E o que é que isso quer dizer
É um termo tão banal
só para não fazer sofrer
Se calhar sou cantor
Entre notas e compassos
Misturo um pouco de amor
E canto os teus traços
Se calhar é o peso e a medida
Se calhar é assim a vida
Vamos ser só tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo é corrompido
E não se dá por nada
Se calhar é o peso e a medida
Se calhar é assim a vida
Vamos ser só tu e eu
Tal como eu imaginava
Este mundo é corrompido
E não se dá por nada
Depois de lido o texto e ouvido a música, o professor iniciará uma pequena discussão com os alunos, a partir de questões como:
ATIVIDADE 3
Depois de ouvir os alunos, o professor explicará que a expressão "se calhar" é utilizada para indicar a possibilidade, a não certeza. Explicar que é uma expressão muito utilizada pelos portugueses e que não é utilizada no Brasil. No Brasil, é usada a palavra talvez para indicar possibilidade. Segundo Houaiss (2009), o uso de talvez é frequentemente "com o verbo no subjuntivo e, raras vezes, com o verbo no indicativo". Houaiss (2009) traz como exemplos:
Um dia talvez venhamos a saber da verdade. Estes são, talvez, os únicos exemplares da espécie que sobreviveram. |
ATIVIDADE 4
Depois da explicação, o professor deve verificar se os alunos entenderam. Propor aos alunos que reescrevam os trechos da canção substituindo a expressão "se calhar" por talvez. Enfatizar que o uso de talvez, normalmente, pede o verbo no subjuntivo. Fazer a primeira substituição com os alunos e pedir que continuem. Depois corrigir o exercício oralmente.
ATIVIDADE 1
Continuando com o estudo sobre as variações da língua, o professor levará para a sala de aula um pequeno texto (copiado abaixo), cujo título é: "Comer à Borla" ou pedirá que, em seus notebooks ou tablets, ou, ainda, no Laboratório da escola, acessem o site disponível abaixo para fazerem uma leitura silenciosa do texto. Posteriormente, o professor pedirá que alguns alunos leiam em voz alta.
Em seguida, o professor iniciará uma discussão a partir de questões como:
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/#hl=pt&sclient=psy-ab&q=imagem+de+frutas&oq=Imagem+de+fruta&gs_l=hp.1.0.0i30l4.7387.8808.3.10491.14.9.0.0.0.6.314.2484.2-7j2.9.0...0.0...1c.1.12.psy-ab.6EkPf0v8oKk&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46471029,d.eWU&fp=1a32ab1868dac010&biw=1366&bih=659 Acesso em: 15 maio 2013.
Hoje comi à borla. O PPBB pagou-me o almoço. Claro que aproveitei e pedi sobremesa. Só fiz mal em ter pedido apenas uma e não logo duas, uma para o almoço e outra trazia para o lanche.
Agora só falta o PJOV pagar-me o lanche. Caso isso não aconteça passo pelo gabinete do PAGG e trago sem querer uma peça de fruta.
Há dias em que é bom ser-se pobre.
Disponível em: http://conspirador-teorico.blogspot.com.br/2012/02/comer-borla.html Acesso em 10/05/ 2013.
ATIVIDADE 2
Assistindo a um vídeo
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou providenciar um computador e um projetor para passar um pequeno vídeo. Nesse vídeo, o narrador diz que é fácil "comer à borla" mesmo quando se vive um momento de crise.
Ao final, depois de assistirem ao vídeo, o professor ainda perguntará aos alunos se perceberam quais as palavras que o narrador português usa para "suco" e "durex ou fita durex". As palavras são:
Vídeo:
Vídeo disponível em: http://www.google.pt/#hl=pt-BR&gs_rn=12&gs_ri=psy-ab&cp=13&gs_id=kr&xhr=t&q=comer+%C3%A0+borla&es_nrs=true&pf=p&biw=1152&bih=730&sclient=psy-ab&oq=comer+%C3%A0+borla&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46340616,d.eWU&fp=d8aa8dc6c6d2bb26 Acesso em: 10 maio 2013.
ATIVIDADE 3
Disponha os alunos em duplas e peça-lhes que inventem um diálogo no qual apareçam essas variações linguísticas estudadas na sala de aula e outras que possam ter surgido no decorrer da aula. O diálogo deverá mostrar dificuldades de comunicação decorrentes dessas variações. O diálogo poderá ser curto, pois cada dupla de alunos deverá memorizar sua fala e dramatizar o diálogo diante da turma. Peça aos alunos que sejam criativos na escolha dos personagens e de suas falas, pensando inclusive na pronúncia desses personagens,
Professor, para fechar a atividade, solicite aos alunos que façam uma pesquisa, utilizando sites de busca. Eles deverão trazer para a próxima aula uma lista de palavras que tenham o mesmo significado, mas são diferentes e utilizadas em diferentes estados do Brasil. Por exemplo:
As listas deverão ser divulgadas no site da escola ou no blog da turma. Se a turma de alunos não tem um blog, ensine-os a criar um para a turma.
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Para enriquecimento do professor e dos alunos:
Vídeo:
Diferenças linguísticas Brasil/Portugal - http://www.youtube.com/watch?v=6fgu1l5Kw9k Acesso em: 16 maio 2013.
Texto:
http://www.agal-gz.org/modules.php?name=Content&pa=printpage&pid=91 Acesso em: 10 maio de 2013.
http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/2011/04/atividades-de-variantes-linguisticas.html
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