Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criança de 0 a 3 anos: Construindo chocalhos personalizados com as famílias

 

27/05/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

: Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Conhecer, junto com a família, sua nova sala de referência, os colegas e professores;

• Interagir com diferentes crianças e adultos;

• Estabelecer e estreitar novos vínculos afetivos com os colegas, professores e famílias das outras crianças;

• Manusear e explorar diferentes materiais;

• Confeccionar chocalhos personalizados em parceria com os colegas e as famílias;

• Avançar em seu processo de desenvolvimento de identidade individual e de grupo;

• Ampliar seu repertório musical;

• Conhecer novos instrumentos musicais.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em três dias não necessariamente consecutivos. No primeiro dia a duração será de aproximadamente uma hora. No segundo dia haverá dois momentos diferentes com duração aproximada de meia hora cada um. No terceiro dia também haverá dois momentos diferentes, mas duração aproximada de 40 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Entrevista com as famílias, onde além de assuntos diversos, conversaremos sobre as atividades a serem desenvolvidas nos primeiros dias de inserção;
 

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

O processo de inserção à escola é uma ocasião muito delicada e significativa para crianças, famílias e professores. É um momento de expectativas e ansiedade por parte de todos. Por isso a parceria com as famílias se faz fundamental nesse processo: a entrevista inicial, as conversas diárias, o esclarecimento de dúvidas, as sugestões, contribuem bastante para que esse período decorra de forma tranqüila. Quando se trata de crianças muito pequenas essa etapa merece ainda maior atenção. Por isso as crianças do grupo 2 (crianças de1 a 2 anos), nos primeiros dias de inserção são acolhidas juntamente com suas famílias, que também, ajudam a fazer uma ponte entre as crianças e os professores. E assim, aos poucos, vão sendo construídos laços afetivos entre todos, o que proporcionará a criança e família a segurança e confiança necessárias para que consigam se sentir a vontade nesse novo ambiente.

 

PRIMEIRO DIA:

Entrevista com as famílias (aproximadamente uma hora)

Consideramos importante que antes de a criança iniciar o ano letivo na instituição, mesmo que já seja aluna desta, haja um momento destinado a uma conversa prévia com a família, um primeiro contato e troca de informações entre estes e professores (essa conversa pode ser feita através de uma entrevista semi-estruturada, com informações que a instituição eleger como importantes para esse momento). Durante essa conversa o professor já poderá combinar inclusive como será o processo de inserção e as atividades pensadas para esses primeiros dias.

 

SEGUNDO DIA:

Primeiro dia das crianças na instituição
 

Materiais:

brinquedos disponíveis na sala e máquina fotográfica.

 

Primeiro Momento: Registro Fotográfico (30 minutos)

Organize o espaço da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa etária, assim como cantinhos para descanso, alimentação e trocas. Em meio às brincadeiras e interações que irão ocorrer com a mediação do professor, comece a fotografar as crianças, em momentos individuais e em interação com os colegas. À medida que for fotografando, ao mesmo tempo já vá mostrando as fotos para as crianças e famílias, no intuito de também aproveitar esse momento para estreitar relações. Essas fotos devem, mais tarde, ser selecionadas e impressas (03 fotos de cada criança: 02 individuais e 01 com outras crianças). Se o professor tiver dificuldades para imprimir as fotos na escola, pode também pedir anteriormente para os pais, no dia da entrevista, que providenciem 03 fotos da criança.

 

Segundo Momento: A Roda com as Famílias (30 minutos)

Materiais:

latas de leite (1 para cada criança), fita durex, potinhos contendo materiais diversos (arroz, feijão, milho, pedrinhas, etc.), uma caixa grande (pode ser de papelão) que acomode todos os materiais.
 
Após as fotos e a exploração dos espaços, convide as famílias e crianças para sentarem-se todas juntas (pode ser à mesa ou em um tapete, em roda).Traga a caixa contendo os materiais, e faça certo suspense. Aos poucos vá mostrando as latas para as crianças, deixe que elas as manuseiem, mostre que é possível construir torres com as latas, rolá-las... Em seguida, pergunte o que mais poderíamos fazer com as latas. Nesse momento, comece a mostrar os potinhos com os materiais (arroz, feijão, milho pedrinhas...). Na seqüência, comece a abrir as latas e assim, com a parceria das famílias vá fazendo os chocalhos. Após colocar os materiais dentro da lata passe a fita durex, dando umas três voltas para que não abra. Continuem explorando as latas, agora transformadas em chocalhos.

 

 

potes

Foto: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

 

 

TERCEIRO DIA:

Segundo dia das crianças na instituição

 

Materiais:

os chocalhos feitos com as latas, instrumentos musicais diversos.

Primeiro Momento: A Roda de Música (40 minutos)

Organize o espaço da sala de forma acolhedora com tapete e almofadas. Convide as famílias e crianças para se sentarem todas juntas no tapete para uma roda de música. Disponibilize os chocalhos feitos no dia anterior e outros instrumentos musicais caso a instituição tenha disponível. Comece pedindo para os familiares cantarem as músicas preferidas das crianças. O professor também apresenta cantigas de seu repertório estimulando a cantoria. O importante é que a música contagie a todos e as interações e laços afetivos se intensifiquem. Depois a cantoria vai tomando o rumo e ritmo que a empolgação e a alegria forem imprimindo ao momento...

OBS:  caso algum familiar tenha instrumento musical poderá trazê-lo, se souber tocá-lo, melhor ainda.    

 

 

  roda de musica     roda de musica

Fotos: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

 

 

Segundo Momento: Os Chocalhos e as Fotos (40 minutos)

 

Materiais:

tesouras, cola bastão, fita durex, os chocalhos feitos com as latas, papel contact cortado no tamanho das latas, 3 fotos de cada criança  (as fotos de cada criança devem ser impressas juntas na mesma folha - A4-),


Convide as famílias e crianças novamente à roda. Agora para socializar as fotos das crianças. Deixe que as manuseiem, observem, mas com cuidado para não rasgar, e com a ajuda das famílias recorte-as e cole-as na lata, passando em seguida o papel contact. Agora sim os chocalhos estão prontos, e também podem ser usados, pelas crianças para identificar os colegas e contribuir no desenvolvimento da identidade pessoal e coletiva do grupo. além de estimular todos os sentidos, assim como o desenvolvimento motor e intelectual.

 

 

    torre  torre  chocalhos

Fotos: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) 2013

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros diários. Assim, ao final de cada dia, o professor poderá avaliar se a criança avançou em seu processo de inserção, se participou das atividades propostas, quais os momentos que mais se envolveu, como relacionou-se com os colegas, quais suas dificuldades e avanços. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar também sua prática pedagógica.   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.