Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contando de 10 em 10 com Numeraldo: uma estratégia que dá certo

 

20/05/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Priscila Gervásio Teixeira; Laís de Castro Agranito; Rones Aureliano de Sousa; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e efetuar contagem de 10 em 10;
  • Identificar quantidades;
  • Utilizar a contagem oral e fazer adições entre quantidades apresentadas;
  • Identificar as cédulas e as moedas utilizadas em nosso país;
  • Identificar a posição do número em uma série, explicitando a noção de sucessor e de antecessor;
  • Analisar os números quando se soma 10;
  • Notar as transformações que se produzem nas notações numéricas ao somar ou subtrair outras quantidades “redondas”;
  • Utilizar a resolução de problemas como estratégia de aprendizagem;
  • Analisar e formular “regras” sobre o valor posicional dos números;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas noções de quantidade, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e de identificar um número e relacionar sua quantidade. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. É importante que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso 07/05/2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste sítio você poderá saber mais sobre os Direitos de Aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial que o Pacto Nacional pela  Alfabetização na Idade Certa propõe.) Acesso: 07/05/2013.

Professor, caso tenha alunos com deficiência auditiva, antes de propor esta atividade, procure explorar a contagem de 10 em 10 pautada em recursos visuais. No momento da aula, escolha uma dupla para o aluno que tenha conhecimentos próximos. Tenha a preocupação de distribuir cédulas que imitem, de maneira satisfatória, as notas verdadeiras, para facilitar a comunicação e as relações com o dinheiro que o aluno já conhece. Oriente para que esses materiais sejam usados em algumas fases dos problemas, estimule também a comunicação gestual e o registro em papel.

Estratégias e recursos da aula

1º  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie propondo o trabalho com a leitura de um problema instigante e desafiador para os alunos, o qual possibilitará o confronto de ideias, estimulando nos alunos a criatividade, o levantamento de hipóteses e o estabelecimento de relações.

Para esta atividade, solicite aos alunos na aula anterior, que tragam para a escola algumas imitações de cédulas (dinheirinho de brinquedo), que são facilmente encontradas nas lojas populares.

Dinheirinho

Fonte: http://lista.mercadolivre.com.br/dinheirinho-de-brinquedo - Acesso em 07/05/2013.

Professor, apresente os problemas para os alunos, seja em forma de cartaz ou projeção, como também disponibilize uma cópia a todos, para registro no caderno de Matemática. Organize a turma em duplas e proponha que resolvam as situações problema. Veja um exemplo:

“Hoje, oito alunos do 1º ano trouxeram dinheirinho para a exposição das cédulas na aula de Matemática. Calcule quantos reais cada aluno trouxe e anote ao lado do nome de cada um".

 

Criança

Cédulas

Valor

Vitor

3 Cédulas de 10 reais

 

Adriele

7 Cédulas de 10 reais

 

Gabriele

5  Cédulas de 10 reais

 

Yuri

2 Cédulas de 10 reais

 

Leticia

8 Cédulas de 10 reais

 

Evely

4 Cédulas de 10 reais

 

Vinícius

6 Cédulas de 10 reais

 

Rafael

9 Cédulas de 10 reais

 

Fonte: Acervo da autora.

Em seguida, organize um momento de socialização e de troca das estratégias utilizadas para resolver os problemas. Levante os seguintes questionamentos:

É possível saber quanto cada aluno tem sem contar de 1 em 1?

Como fazer?

Para resolver essa situação, os alunos podem se apoiar em um quadro numérico ou na fita métrica  para visualização da sequência numérica:
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

 

                           Fonte: Acervo da autora.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare o ambiente da sala de aula e providencie alguns materiais para realização de um jogo. Organize os alunos em dois grupos e oriente-os  como jogar.

JOGANDO COM DADOS

Os alunos serão organizados em dois grupos, onde cada integrante receberá um dado que deverá ser lançado um de cada vez, cada ponto valerá 10.

Assim, trabalharemos a contagem de 10 em 10 e o valor absoluto e relativo. Veja o exemplo:

Um grupo de alunos lança o dado e sai o número 4, então teremos 40 como valor relativo e o 4 como valor absoluto. O grupo que conseguir maior número é o vencedor em cada rodada. Em cada rodada do jogo deve registrar na tabela a quantidade que saiu no dado, lembrando que neste momento você poderá intervir mostrando aos alunos que a quantidade representada é o valor absoluto, ou seja, a quantidade em dezenas.

Tabela dos pontos no jogo de dados:

Jogadas

Grupo Azul

Grupo Verde

 

1º rodada

 

 

2º rodada

 

 

3º rodada

 

 

 

 

 

Fonte Acervo da autora.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Proponha a resolução de mais um problema: "Uma loja de artigos esportivos aumentou em 10 reais todos os preços. Veja a lista dos preços antigos e coloque ao lado os preços novos".

PRODUTO

PREÇO ANTIGO

PREÇO NOVO

Bola de futebol

R$62,00

 

Chuteira de salão

R$35,00

 

Meião

R$15,00

 

Luva de goleiro

R$73,00

 

Fonte: Acervo da autora.

Quando todos os alunos tiverem terminado, proponha que comparem as duas colunas (de preços antigos e novos) e analisem como os números se modificaram. Anote as conclusões dos alunos em um cartaz e deixe afixado na parede da sala de aula, em local visível, para que todos  possam consultá-lo quando necessário.

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

JOGO CASTELO

Professor, prepare o ambiente da sala de aula para a contação da história, organize os alunos na rodinha para ouvirem a história: “O Castelo de Numeraldo” http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo.swf (Neste sítio você encontra a história do Castelo de Numeraldo.). Acesso 09/05/2013. Você poderá confeccionar um castelo com cartolina, ou caixa de papelão e representar as portas dos quartos do castelo com fichas numéricas.

Castelo.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

 

21

22

23

24

25

26

27

28

29

 

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

48

 

51

52

53

54

55

56

57

58

59

 

61

62

63

64

65

66

67

68

69

 

71

72

73

74

75

76

77

78

79

 

81

82

83

84

85

86

87

88

89

 

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

 

                           Fonte: Acervo da autora.

O príncipe Numeraldo é o dono de um belo castelo, mas ultimamente ele enfrenta um problema, o castelo é muito, muuuuuuuuuuuito grande!

Para ele não perder, ele precisou colocar plaquinhas numeradas nas portas dos quartos, são 100 quartos.

Porém Numeraldo descuidou um pouco da manutenção dessas placas e alguns números se apagaram.

Professor, além da história, caso sua escola possua Laboratório de Informática você poderá levar os alunos e solicitar que acessem o sítio abaixo http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo.swf, para explorarem os números, pois é uma sequência numérica de acordo com a história contada.  

Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

Professor, prepare o ambiente da sala de aula para realizar o Jogo do Castelo, neste jogo o aluno, por meio da história do Numeraldo é desafiado a descobrir os números que faltam no quadro numérico, cada número representa um quarto do castelo. Dessa forma, percebem as regularidades do sistema de numeração decimal.

Disponibilize a história como também as atividades propostas a seguir para serem registradas no caderno de Matemática do aluno.

Vamos ajudar Numeraldo a encontrar esses números? Com seu grupo, complete com os números que estão faltando em cada porta.

Vamos ajudar Numeraldo a resolver o problema que ele encontrou no castelo?

 

Numeraldo foi olhar como estava os números dos quartos quando parou em frente ao quarto 45 percebeu que o quarto de número 35 não estava identificado. Quantos quartos Numeraldo andou para descobrir isto?

Agora pinte de azul no quadro numérico os quartos que Numeraldo precisou passar até voltar ao número 35.

 

Professor, neste momento você também poderá trabalhar o antecessor e o sucessor utilizando o quadro numérico e disponibilizando as cópias das atividades para cada aluno.


Numeraldo observou que a placa do quarto antecessor do quarto número 25 caiu. Qual o número que caiu? ____. 

O príncipe continuou andando e percebeu que o sucessor do quarto 14 caiu. Qual o número da placa que caiu? ___.

Em suas andanças pelo enorme castelo mais uma vez ele percebeu dois problemas: o sucessor do quarto 56 caiu e o antecessor do quarto 83 caiu. Qual o sucessor do quarto 56? ___________. O número_____ é o antecessor do quarto 83.

Professor, você também poderá propor aos alunos, que joguem o “Jogo do Antecessor e Sucessor”  você poderá acessar o sítio abaixo:

http://www.escolagames.com.br/jogos/antecessorSucessor/ (Os alunos poderão jogar e aplicar os conceitos de sucessor e antecessor que aprenderam nas atividades anteriores, como também aprender a adição e subtração. Acesso em 07/05/2013).

Antecessor e Sucessor

Fonte: http://www.escolagames.com.br/jogos/antecessorSucessor/ (Os alunos poderão jogar e aplicar os conceitos de sucessor e antecessor que aprenderam nas atividades anteriores, como também aprender a adição e subtração.) Acesso 05/07/2013.                                                                                                                               

Trabalhando de forma interdisciplinar

Professor, você poderá disponibilizar outras atividades que trabalhem com o antecessor e o sucessor não apenas com números, mas também com o alfabeto. Neste momento é possível que você observe o Direito de Aprendizagem tratado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, onde o aluno poderá reconhecer e nomear as letras do alfabeto, como também conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

Se você sentir necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os Direitos de Aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa pesquise na seguinte fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32 a 37.

Professor, para desenvolvê-las providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos.

Antes, entre e depois

Fonte: http://ananhaia.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html. Acesso 07/05/2013.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

·          Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;

·          Diferenciar letras de números e outros símbolos;

·          Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;

·              .           Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas; 

               .           Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa, Brasília: MEC, SEB, 2012

Professor, concluída estas atividades é interessante que você questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em encontrar o antecessor e o sucessor, reconhecer  as quantidades e se as atividades ajudaram a consolidar os conhecimentos.

Recursos Complementares

Sugestão links para o aluno:

http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?200_castelo.swf  - (Neste sítio você encontrará o Jogo do Numeraldo, como também outros jogos). Acesso: 07/05/2013.

               Sugestão de Link para professor

                http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-castelo-428059.shtml. (História do Numeraldo). Acesso: 07/05/2013.

Avaliação

A avaliação acontecerá no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participação dos alunos nos grupos por meio da socialização e do respeito às regras. Professor, retome com os alunos as conclusões a que eles chegaram. Organize um portfólio com o registro dos alunos. Faça uma análise de quais e quantos estudantes contaram de 1 em 1 para resolver as atividades e quais se apoiaram na contagem de 10 em 10, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante a valorização de todo o trabalho do aluno. Registre suas observações e utilize-as para elaborar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.