27/05/2013
Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
• contribuir com a formação da criança enquanto processo de constituição do gênero humano
• Conhecer, junto com a família, sua nova sala de referência, os colegas e professores;
• Interagir com diferentes crianças e adultos;
• Estabelecer e estreitar novos vínculos afetivos com os colegas, professores e famílias das outras crianças;
• Manusear e explorar diferentes materiais;
• Avançar em seu processo de letramento e alfabetização;
• Avançar em seu processo de desenvolvimento de identidade individual e de grupo;
• Confeccionar um painel de fotos e caricaturas em parceria com os colegas e as famílias;
• Entrevista com as famílias, onde além de assuntos diversos, conversaremos sobre as atividades a serem desenvolvida nos primeiros dias de inserção;
Primeiras considerações:
O processo de inserção à escola é uma ocasião muito delicada e significativa para crianças, famílias e professores. É um momento de expectativas e ansiedade por parte de todos. Por isso a parceria com as famílias se faz fundamental nesse processo: a entrevista inicial, as conversas diárias, o esclarecimento de dúvidas, as sugestões, contribuem bastante para que esse período decorra de forma tranqüila. Quando se trata de crianças muito pequenas essa etapa merece ainda maior atenção. Por isso as crianças do grupo 2 (crianças de 1 a 2 anos), nos primeiros dias de inserção são acolhidas juntamente com suas famílias, que também, ajudam a fazer uma ponte entre as crianças e os professores. E assim, aos poucos, vão sendo construídos laços afetivos entre todos, o que proporcionará a criança e família a segurança e confiança necessárias para que consigam se sentir a vontade nesse novo ambiente.
PRIMEIRO DIA:
Entrevista com as famílias
Consideramos importante que antes de a criança iniciar o ano letivo na instituição, mesmo que já seja aluna desta, haja um momento destinado a uma conversa prévia com os familiares, um primeiro contato e troca de informações entre estes e professores (essa conversa pode ser feita através de uma entrevista semi-estruturada, com informações que a instituição eleger como importantes para esse momento). Durante essa conversa o professor já poderá combinar inclusive como será o processo de inserção e as atividades pensadas para esses primeiros dias.
SEGUNDO DIA:
Primeiro dia das crianças na instituição
Materiais:
brinquedos disponíveis na sala e máquina fotográfica;
Primeiro Momento: Registro Fotográfico
Duração: 30 minutos
Organize o espaço da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa etária, assim como cantinhos para descanso, alimentação e trocas. Deixe que familiares e crianças explorem esse novo espaço, e em meio às brincadeiras e interações que irão ocorrer, fotografe as crianças em momentos individuais e com seus familiares. À medida que for fotografando, vá mostrando as fotos para todos, no intuito de aproveitar esse momento para estreitar relações.
Os registros fotográficos poderão ser impressos posteriormente na escola, se for possível, e comporão o painel juntamente com os desenhos das crianças.
Segundo Momento: Desenho Livre no Painel
Materiais:
papel pardo ou papel branco grande, ou cartolinas, fita adesiva, giz de cera grossos, canetas hidrocor grossas.
Duração: 30 minutos
Organize previamente um ambiente que possibilite a fixação de cartolinas na parede, ou um papel pardo ou branco, na altura das crianças. Disponibilize para elas e seus familiares giz de cera e canetas hidrocores para que desenhem no papel. Deixe que rabisquem, desenhem, pintem e interajam a vontade. Esse deve ser um momento de socialização entre crianças, famílias e professor.
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI/2013
Terceiro Momento:
Materiais:
papel A4 ou cartolinas ou papel cartão cortados do tamanho de folhas A4.
Duração: 30 minutos
Após desenvolvidas as etapas anteriores, o professor entrega aos responsáveis pela criança, uma folha A4, cartolina ou papel cartão cortados do tamanho da folha A4. Solicita que levem para casa e, desenhem a criança, preferencialmente na presença dela. O desenho deverá ser entregue no dia seguinte, para que possa ser dado prosseguimento à atividade. Se alguma família não puder trazer o desenho no dia seguinte, poderá trazê-lo no decorrer da semana.
Esse momento da família em casa fazendo um trabalho com a criança para trazer para a escola no dia seguinte, proporciona um maior envolvimento da criança e da família com a escola. Além de fornecer um material de referência para a criança, favorecendo sua inserção, pois esse (o painel) será um elemento que estará presente no ambiente escolar, mais que ao mesmo tempo a remete a sua casa e família.
TERCEIRO DIA:
Segundo dia das crianças na instituição
Materiais:
uma foto da criança com sua família, o desenho da criança trazido pela família, cola bastão, canetas hidrocor, fita adesiva.
Primeiro Momento: Confecção do Painel de Fotos e Caricaturas
Duração: 30 minutos
Receba as crianças e as famílias de forma acolhedora, organizando o espaço da sala de maneira que favoreça as interações. Ao receber as famílias pergunte sobre o desenho, e faça um levantamento de quem o trouxe. Quando achar oportuno organize as famílias e crianças em roda e comece a socializar as fotos e os desenhos. Depois de todos verem e comentarem convide-os a colar (fotos e desenhos) sobre o papel que pintaram no dia anterior e identificar com caneta hidrocor o nome da criança desenhada. Depois de pronto, o painel pode ser fixado na sala para que possa ser diariamente observado. As famílias que não puderam trazer o desenho podem trazê-lo no decorrer da semana, e entregar para a professora, para que esta socialize com o grupo e o adicione no painel.
Fotos: Fonte arquivo institucional NDI/2013
Durante a atividade é possível identificar se as crianças mostram interesse pelo uso do material disponibilizado, se interagem entre si e como interagem. É possível, ainda, observar a interação das famílias com as crianças, se houve boa aceitação da atividade proposta e envolvimento das famílias. É importante lembrar que a avaliação será realizada com base nos registros e observações do professor, visando o olhar mais apurado sobre o processo educativo coletivo e individual. Estes registros servirão, ainda, de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar também sua prática.
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