27/05/2013
Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
• contribuir com a formação da criança enquanto processo de constituição do gênero humano;
• Conhecer, junto com a família, sua nova sala de referência, os colegas e professores;
• Interagir com diferentes crianças e adultos;
• Estabelecer e estreitar novos vínculos afetivos com os colegas, professores e famílias das outras crianças;
• Manusear e explorar diferentes materiais;
• Avançar em seu processo de desenvolvimento de identidade individual e de grupo;
• Confeccionar em parceria com as famílias e colegas, uma caixa surpresa e de encaixe de fotos;
• Entrevista com as famílias, onde além de assuntos diversos, conversaremos sobre as atividades a serem desenvolvidas nos primeiros dias de inserção;
Primeiras considerações:
O processo de inserção à escola é uma ocasião muito delicada e significativa para crianças, famílias e professores. É um momento de expectativas e ansiedade por parte de todos. Por isso a parceria com as famílias se faz fundamental nesse processo: a entrevista inicial, as conversas diárias, o esclarecimento de dúvidas, as sugestões, contribuem bastante para que esse período decorra de forma tranqüila. Quando se trata de crianças muito pequenas essa etapa merece ainda maior atenção. Por isso as crianças do grupo 2 (crianças de 1 a 2 anos), nos primeiros dias de inserção são acolhidas na instituição juntamente com suas famílias, que auxiliam na criação dos vínculos entre o professor e a criança. Também ajudam a fazer uma ponte entre as crianças e os professores. Assim, aos poucos, vão sendo construídos laços afetivos entre todos, o que proporcionará a segurança e confiança necessárias para que consigam se sentir a vontade nesse novo ambiente.
PRIMEIRO DIA:
Entrevista com as famílias
Consideramos importante que antes de a criança iniciar o ano letivo na instituição, mesmo que já seja aluna desta, haja um momento destinado a uma conversa prévia com os familiares, um primeiro contato e troca de informações entre estes e professores (essa conversa pode ser feita através de uma entrevista semi-estruturada, com informações que a instituição eleger como importantes para esse momento). Durante essa conversa o professor já poderá combinar inclusive como será o processo de inserção e as atividades pensadas para esses primeiros dias.
SEGUNDO DIA:
Primeiro dia das crianças na instituição
Materiais:
brinquedos disponíveis na sala, máquina fotográfica, cartolina, grude, papelão, PVC ou papelão (algum material bem firme), mas que dê para cortar, papel contact, cola bastão.
Primeiro Momento: Registro Fotográfico
Duração: 30 minutos
Organize o espaço da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa etária, assim como cantinhos para descanso, alimentação e trocas. Em meio às brincadeiras e interações que irão ocorrer, comece a fotografar as crianças, em momentos individuais -fotos dos rostinhos de cada criança- À medida que for fotografando, ao mesmo tempo já vá mostrando as fotos para as crianças e famílias, no intuito de também aproveitar esse momento para estreitar relações.
OBS: Essas fotos (04 fotos diferentes ou não de cada criança, impressas na mesma folha para que não fiquem muito grandes) devem mais tarde ser selecionadas, impressas e coladas pelo professor, com cola bastão, em um material mais duro (papelão, PVC), e forradas com papel contact. (02 fotos diferentes ou não de cada criança coladas uma em cada lado do papelão). Se o professor tiver dificuldades para imprimir as fotos na escola, pode também pedir anteriormente para os pais, no dia da entrevista, que as providenciem. As outras duas fotos de cada criança serão coladas na caixa.
Segundo Momento: Experimentando o Grude
Materiais:
cartolina e grude.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Com o intuito de aproximar as crianças do material que será usado na confecção da caixa de fotos, vamos experimentar o grude (cola feita com farinha, vinagre e água) com as crianças livremente. O material pode ser preparado e disponibilizado em uma mesa, em pequenas porções, para cada criança. Mediadas pelo professor e familiares poderão manipular a cola, passá-la em cartolinas ou diretamente sobre a superfície lisa da mesa.
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012/2013
Veja a receita de grude passo a passo para você fazer em casa
• 1 copo americano de água em temperatura ambiente
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de vinagre
Modo de fazer:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodreça e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado à geladeira.
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar -visitado em 08/05/13-
OBS: Para que o grude fique colorido é só colocar algumas gotas de anilina comestível, depois de pronto. É interessante colocar na hora que as crianças forem usar, para que possam observar as cores se formando. O grude colorido é uma ótima opção também para ser usado como tinta com as crianças bem pequenas, por não conter materiais tóxicos, não irritar a pele e ser comestível.
TERCEIRO DIA:
Segundo dia das crianças na instituição
Confeccionando a caixa de Fotos
Materiais:
brinquedos disponíveis na sala, grude, pedaços pequenos de jornal, fita adesiva, EVA, caixa de papelão.
Escolha uma caixa de papelão firme (a caixa que utilizei é a que serve de embalagem para folhas A4). Depois cole a tampa da caixa com fita adesiva, e faça com estilete 04 rasgos de 1cm de largura e 15cm de comprimento. Faça também 02 buracos, um de cada lado da caixa. Esses buracos podem ser forrados com EVA, conforme ilustração, ou podem ficar totalmente abertos mesmo. Mas devem ser do tamanho das peças que anteriormente foram confeccionadas pelo professor, de maneira que as crianças possam encaixá-las por cima (os rasgos na tampa da caixa) e tirá-las por esses buracos.
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012
Organize o espaço da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa etária, assim como cantinhos para descanso, alimentação e trocas. Quando achar oportuno reúna o grupo e mostre a caixa convidando-os para papietá-la.
”A Papietagem é uma antiga técnica de confecção de máscaras para o teatro. E’ uma variação do papel machê. Usam-se diversas camadas sobrepostas de tiras de jornal (ou outro papel) e cola caseira (grude) que são coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca. O jornal deve ser rasgado em pequenos pedaços sem o uso da tesoura para a melhor junção das fibras”.
http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem - Este endereço também fornece outras dicas e nos dá várias idéias.
O material pode ser preparado e disponibilizado em uma mesa, em pequenas porções, para cada criança. Mediadas pelo professor e familiares, as crianças poderão manipular a cola e passá-la em pedaços de jornal, colando-os na caixa. Para que fique mais forte é interessante fazer várias camadas de papietagem.
QUARTO DIA:
Finalizando a caixa de Fotos
Materiais:
papel contact colorido e transparente, cola bastão, caixa de papelão papietada, papel duplex, tesoura.
Depois que a caixa estiver bem seca, em outro dia, o professor pode forrá-la, com a ajuda das crianças ou não. No meu caso fiz esse processo sozinha, pois queria fazer uma surpresa para elas. A caixa pode ser forrada com papel duplex. Depois cola-se as fotos restantes das crianças por cima e em seguida passa-se papel contact.
QUINTO DIA:
Brincando com a caixa de Fotos
Organize o espaço da sala de forma acolhedora, com brinquedos indicados para a faixa etária, e também um espaço com tapete e almofadas. Depois que as crianças tiverem explorado a sala, convide-as para sentar no tapete e apresente-lhes a caixa. Mostre como funciona e deixe que a explorem a vontade. Não somente nesse dia, como em dias posteriores, já que a caixa vai ficar na sala a disposição das crianças.
Fotos: Fonte, arquivo institucional NDI- 2012
A avaliação se dará de forma contínua e processual procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros diários sobre a participação e o envolvimento das crianças nas diversas situações propostas, visando lançar um olhar mais apurado sobre o trabalho educativo desenvolvido e tecer impressões sobre a caminhada de cada criança em suas relações com os outros, suas descobertas, dificuldades, avanços, etc. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar também sua prática.
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