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Um castelo, muitas estrelas, um rei malvado e uma linda princesa! Vamos construir uma caixa de histórias?

 

23/05/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Ampliar o repertório das crianças;
  • Criar condições de desenvolvimento da linguagem;
  • Trazer elementos para a brincadeira de papel social;
  • Contemplar o princípio “estético” das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009); 
  • Dramatizar a história "A Lenda do Brilho da Lua"
  • Construir uma caixa de histórias.
Duração das atividades
A aula pensada pode ser dividida em diversos momentos, entre eles a mobilização para o tema, a dramatização da história e a construção da caixa de história.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter no mínimo três anos e estarem prontos para compreenderem o enredo da história que será dramatizada e construída para ser recontada e doada à biblioteca da instituição de Educação Infantil.

Estratégias e recursos da aula

Construir uma caixa de história com as crianças do grupo em questão, mobiliza o desenvolvimento infantil, posto que oferece elementos para enriquecer a brincadeira de papel social, que é a atividade guia do desenvolvimento das crianças com a faixa etária a ser trabalhada.

Material Utilizado:

Cd: No Dorso do Rinoceronte; Capa para a princesa, coroa e capa de rei malvado (podem ser feitas com papel, tecido ou emprestada das fantasias disponíveis na instituição de Educação Infantil); 1 caixa de sapato; 4 potes de iogurte; papel pardo para a papietagem; pedaços de papel colorido; tintas coloridas; cola branca; glitter; argila; dois bonecos (rei malvado e princesa); retalhos de tecido colorido; dois CDs usados para serem a lua; pistola e bastão de cola colorida.

1º Momento (30 minutos) - Conhecendo a música

Mobilizar as crianças, que deverão estar organizadas em uma roda, para que ouçam com atenção uma história cantada de uma princesa linda e um rei malvado. Colocar no CD ou cantar a música A “Lenda do Brilho da Lua”.

No dorso do rinoceronte

Fonte: http://www.radio.uol.com.br/#/album/emilio-pagotto-e-silvio-mansani/no-dorso-do-rinoceronte/21132

A Lenda do Brilho da Lua

(No dorso do rinoceronte)

Era uma princesa
Tinha um brilho forte no olhar
Via nas estrelas
Companheiras de brincar

Houve um rei malvado
Invejoso pra danar
Quis roubar seu brilho
Transformar em pó
E tomar com água

Pra ficar mais belo
De se admirar
Para ter seu brilho
Que ninguém podia pegar

Ele fez de tudo
Mas não conseguiu arrancar

Ficou furioso
E mandou castigar

Nem o castigo cruel
Seu brilho pode apagar
E o rei então
Prendeu-a no céu
E ela vive na lua
Que vive a brilhar

2º Momento (1 hora) - Brincando de teatro

Dramatizar a música com as crianças. Na instituição em que a atividade foi desenvolvida, tínhamos disponíveis duas capas e um chapéu para o rei malvado. Mas, caso não tenha fantasias na sua instituição pode fazer uma coroa com cartolina para o rei e duas capas com TNT, uma para a princesa, outra para o rei. Bom, com as fantasias apresentadas às crianças, é possível começar a dramatização. Sugere-se que enquanto se ouve  a música "A lenda do brilho da lua" no CD, uma criança pode incorporar a princesa, outra o rei malvado e as outras as estrelas. Pode-se fazer isso repetidas vezes, até que todas as crianças que queiram ser os personagens sejam contempladas. Nesse processo, provavelmente a letra da música já tenha sido decorada pelas crianças e o enredo assimilado. 

Dramatização

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

3º Momento (30 minutos) - Assistindo ao Clip

Antes de iniciar propriamente a construção da caixa de história, pode-se dar elementos para a imaginação das crianças assistindo ao clipe da música que está disponível no youtube. Nós organizamos esse momento com pipoca e um data show. Mas, caso a instituição não disponha desse recurso, a professora pode gravar o vídeo da internet em um DVD. 

http://www.youtube.com/watch?v=rd-RA81bW6c

4º Momento (1 hora) - Montando e "papietando" o castelo

Em uma roda apresentar para as crianças a caixa de sapatos e os potes de iogurte que servirão como a base do castelo, que depois de terminado será o cenário e a caixa de história. Montar junto com os alunos a estrutura do castelo, que basicamente será feita pela fixação dos potes de iogurte na caixa de sapatos. Com essa base já montada, levar as crianças para a mesa e começar a "papietagem" com os papeis pardos rasgados e o grude. Quando o castelo estiver completamente coberto de papel pardo e grude deixe secar por pelo menos 3 dias.

 “A Papietagem é uma antiga técnica de confecção de máscaras para o teatro. Com o passar do tempo, essa técnica se aperfeiçoou e hoje serve não apenas para a confecção de máscaras, mas para o feitio de qualquer objeto, desde formas simples de uma só face como a papietagem de pratos até formas mais complexas que devem ser “papietadas” dos dois lados e depois unidas, como esculturas.”.

Receita de grude:

• Para cada 01 (uma) colher (de sopa) de farinha de trigo, usa-se 01 (uma) xícara de água.

OBS: O grude pode ficar colorido caso o professor queira. Como? Colocando algumas gotas de anilina comestível.

Dissolver a farinha de trigo na água e levar ao fogo, mexendo para não embolar.
Fonte: http://www.sonholilas.com.br/2008/01/05/papietagem/

CASTELO

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

5º Momento - (30 minutos) - Enfeitando o Castelo

Recorte pequenos papeis coloridos com as crianças e cole no castelo já seco da papietagem.

RecortesColagem

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)                                          Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

6º Momento (1 hora) - Modelando as estrelas

Você precisará de 500 gramas de argila e formas (podem ser de massa de modelar) com formato de estrelas. Divida a argila em pedaços, um para cada criança e peça que eles modelem placas retangulares. Com as placas já prontas as crianças podem cortar estrelas com as formas. As primeiras podem ser feitas pela professora para que as crianças aprendam e depois repitam. Deixe as estrelas secarem por pelo menos um dia.

modelagem da estrelaEstrelas

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)                                          Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

6° Momento (30 minutos) - Pintando as estrelas

Pintar as estrelas com tinta e cola branca e "polvilhar" glitter. Organize as tintas coloridas misturadas com cola branca em pequenos recipientes. A mistura de tinta com cola branca produz um efeito envernizado, mais brilhante no material pintado. Além disso, será mais fácil para colar o "glitter" polvilhado.

Pintando as Estrelas

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

7º Momento (30 minuto) - Caracterizando os personagens

Caracterizar junto com as crianças a princesa e o rei malvado, fazendo roupas com os retalhos de tecido. Na caixa de histórias em questão, tínhamos disponíveis na instituição um boneco de tecido e uma bonequinha de plástico que caracterizamos como rei e princesa. Colocamos no rei um pedaço de tecido brilhante e uma coroa de pano no rei, e na princesa fizemos uma roupa simples. A lua também pode ser construída nesse momento, mas, nesse caso pela professora observada pelos alunos. Para isso, o adulto deverá colar um CD sobre o outro, de modo que as duas partes brilhantes fiquem aparentes.

lenda

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

8º Momento (30 minutos) - Usando  caixa de histórias

Enquanto a música "A lenda do brilho da lua" toca, a professora deve ir tirando da caixa-castelo os personagens como se fossem fantoches. Começa apresentando a princesa, depois brinca com as estrelas até que chegue o momento em que aparece o "rei malvado". No final a professora coloca a princesa em cima do castelo, perto da lua para simbolizar o desfecho da história "... e ela vive na lua, que vive a brilhar."  Tendo terminado a apresentação, as crianças poderão manipular a história, contando umas para as outras, e inventando outras brincadeiras com o cenário. 

lenda

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

9º Momento (30 minutos) - Doação da caixa

Depois que as crianças tiverem explorado muito a caixa de histórias, por pelo menos um mês, a professora pode sugerir que a atividade vire um presente para as outras crianças da instituição. A Caixa de histórias pode ser doada para a biblioteca, a fim de ser usada como material pedagógico coletivo. Se na creche não tiver uma biblioteca, a caixa de histórias pode ficar disponibilizada junto ao acervo coletivo da instituição.

Recursos Complementares

 

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução N.5 de 17 de Dezembro de 2009.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (CNE/CEB 5/2009). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12816&Itemid=866

FACCI, M. G. D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sóciohistórica In: ARCE, A. E DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil. São Paulo: Xamã, 2006.

A Lenda do Brilho da Lua. Disponível em: http://letras.mus.br/no-dorso-do-rinoceronte/1543097/

Filme: A Lenda do brilho da lua: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rd-RA81bW6c

Aula do Portal do Professor: Uma caixa surpresa! Vamos nos conhecer cantando? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41495

Avaliação

A atividade cumpre os objetivos propostos, posto que para além de contemplar o princípio estético presente nas diretrizes, ampliar o repertório, estimular a linguagem, a criatividade e a dramaticidade, contempla também o conteúdo atitudinal, pois a caixa de histórias confeccionada é doada para os outros colegas da instituição de Educação Infantil. A confecção da caixa de histórias e depois sua manipulação também permite que as crianças interajam entre si e com com a letra da música, ampliando o repertório musical e linguístico.

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