24/05/2013
Leandro Rezende, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Não são necessários conhecimentos prévios.
1ª Aula:
Realizar uma discussão coletiva sobre o uso e benefícios da bicicleta nos espaços urbanos. Esta discussão será a partir da técnica de brainstorm. Para entender melhor sobre os objetivos da técnica, veja o conceito no site a seguir: http://www.significados.com.br/brainstorming/. Acesso em 12 de maio de 2013.
Professor, para desencadear as discussões dessa primeira atividade, você deverá projetar ou reproduzir em um cartaz a figura abaixo.
Figura 01 - Benefícios da Bicicleta. Disponível em: http://blog.canalazultv.ig.com.br/tag/bicicleta/ Acesso em 12 de maio de 2013.
Algumas questões podem ser colocadas na discussão para fomentar o debate:
Para contribuir com o debate, apresentar aos alunos, o vídeo sugerido abaixo cuja matéria argumenta como a ciclofaixa e as ações políticas governamentais podem incentivar o uso da bicicleta. Para que isso aconteça, será necessário reservar a sala de vídeo da escola ou apresentar o vídeo em sala de aula, caso haja um projetor digital (data show) disponível.
Sugestão de vídeo:
Ciclo faixa incentiva o uso de bicicletas em São Paulo - Enviado em 25/04/2011. Matéria exibida no Bom Dia Brasil, na TV Globo do dia 25/04/2011. Essa matéria argumenta como a ciclo faixa e as ações políticas governamentais podem incentivar o uso da bicicleta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=74lNZBw9a6o Acesso em 11 de maio de 2013.Duração de 5min.
Após apresentar um desses vídeos para os alunos, retomar o debate. Sugestões de questionamentos:
1. Quais as vantagens do uso da bicicleta nas cidades?
2. Qual é a estrutura viária existente nas cidades que é disponibilizada para o ciclista?
3. Que cuidados o ciclista deve ter na utilização da bicicleta nos centros urbanos?
Solicitar aos alunos que, ao socializar suas ideias e pensamentos, eles devem continuar registrando-as no segundo painel. Terminado o debate, destacar em conjunto com os alunos, quais são as ideias e pensamentos consensuais da turma.
Tendo como referência os registros presentes nos dois painéis, solicitar aos alunos que avaliem se houve ou não a ampliação de seus conhecimentos sobre o uso e os benefícios da bicicleta no espaço urbano. Sugerir que postem mensagens em cartazes ou site da escola sobre suas conclusões.
Antes do encerramento, dividir a turma em quatro grupos de trabalho para desenvolver as atividades na próxima aula.
2º AULA:
Manter a divisão dos grupos realizada na aula anterior para pesquisar, no laboratório de informática, as vantagens e desvantagens da utilização da bicicleta no espaço urbano.
Para esta atividade, informar aos alunos os temas a serem pesquisados, os sites e roteiro para a montagem das apresentações do resultado de suas pesquisas.
Sugestão de temas e sites para consulta:
1) A bicicleta enquanto instrumento promotor da saúde.
2) A bicicleta enquanto solução para o transporte urbano.
3) O ciclismo, modelos e características das bicicletas.
4) A bicicleta enquanto elemento de identidade social.
Roteiro de pesquisa para cada tema:
1. Apresentar do tema.
2. Identificar as vantagens e desvantagens do tema abordado.
3. Listar os cuidados necessários para prática do ciclismo.
4. Apresentar, quando couber, exemplos sobre o tema.
5. Selecionar imagens digitalizadas sobre o tema para compor sua pesquisa.
6. Identificar estilos e/ou costumes e/ou características específicas do grupo de pessoas que praticam o ciclismo (vestuário, linguagem, movimentos, hábitos, músicas, alimentação dentre outras).
7. Emitir a opinião do grupo frente ao tema pesquisado.
8. Apresentar a conclusão do grupo.
9. Construir, coletivamente, um comentário sobre a importância das informações contidas nos blogs consultados e postar tanto nos blogs consultados, quanto no site da escola.
Programar, com os grupos e para a próxima aula, a sequência da apresentação do resultado das pesquisas.
3ª e 4ª aula
Destinar duas aulas para apresentação dos grupos de trabalho e debate da temática pesquisada com a turma.
Solicitar a todos os alunos, que assistam as apresentações com atenção, identificando e listando as aproximações dos trabalhos apresentados com o que foi realizado pelo grupo.
Para essa atividade, informar a todos os alunos que estão assistindo as apresentações, que utilizem o roteiro de pesquisa como referência para fazer seus registros.
Após todos os grupos apresentarem suas pesquisas, o professor deverá orientar a todos os alunos que comentemas aproximações de seu trabalho com os demais.
5ª e 6ª aula:
Vamos pedalar!!! Agora é hora de vivenciar o que pesquisamos.
Professor, após a conclusão desses debates e pesquisas, propor para os alunos o planejamento e a realização de um passeio ciclístico para a comunidade escolar.
Para esse planejamento, reorganizar os grupos de trabalho tendo como principio que cada novo grupo será formado por integrantes dos grupos que pesquisaram sobre as temáticas apresentadas na aula anterior. Ou seja, cada novo grupo terá alunos que pesquisaram sobre:
1) A bicicleta enquanto instrumento promotor da saúde;
2) A bicicleta enquanto solução para o transporte urbano;
3) O ciclismo, modelos e características das bicicletas.
4) A bicicleta enquanto elemento de identidade social.
Cada grupo de trabalho deverá optar pelo planejamento das seguintes das seguintes atividades:
1° Grupo: Planejar e definir possíveis trajetos para a realização do evento.
· Definir nome ou motivo do passeio.
· Definir data e horário.
· Definir local de inicio e término.
· Estimar o número de participantes, faixa etária e distância a ser percorrida.
· Estudar e sugerir os possíveis trajetos.
· Definir e mapear o trajeto final.
2° Grupo: Realizar um levantamento sobre os procedimentos oficiais necessários para realização do evento.
· Pesquisar junto aos órgãos do poder público municipal, quais são os procedimentos para realizar um passeio ciclístico urbano.
· Construir e encaminhar textos narrativos apresentando o Passeio Ciclístico, destacando sua finalidade, seus objetivos e programação das atividades previstas.
· Construir e encaminhar textos narrativos com pedidos de apoio e auxilio aos órgãos do poder público municipal e/ou estadual responsáveis pela segurança, trânsito e transporte urbano e outros que se fizer necessário.
3° grupo: Realizar um levantamento sobre a estrutura de apoio necessário para realização do evento.
4º grupo: Divulgar e orientar a comunidade escolar para a participação no passeio ciclístico.
Informar aos alunos sobre a próxima aula e que eles deverão debater e avaliar a viabilidade do planejamento realizado.
7ª e 8ª aula: Vamos avaliar se o que planejamos está correto!
Terminado o planejamento proposto, convidar um praticante do ciclismo para dialogar com os alunos sobre as seguintes questões:
Esse diálogo tem como objetivo contribuir com os estudos e planejamentos realizados pelos alunos, buscando a ampliação do conhecimento e a avaliação do planejamento do evento realizado pelos grupos.
Solicitar que os alunos façam as adequações necessárias no planejamento e convidar a Direção da Escola para realizar o Passeio Ciclístico.
Documento UNIESP # 04 – O uso da bicicleta em São Paulo – Enviado em 22/10/2012. Esse documentário mostra a importância da bicicleta para os paulistanos, um projeto social que incentiva o uso da bicicleta e os abusos dos motoristas de trânsito e ciclistas.
· Observar a participação e o envolvimento dos alunos nos debates, na pesquisa e no planejamento.
· Analisar se os alunos identificaram os benefícios, vantagens e importância do ciclismo.
· Avaliar se os alunos se conscientizaram dos riscos e cuidados necessários para o ciclista deslocar nas vias urbanas bem como utilizar os equipamentos de segurança necessários para a prática do ciclismo.
· Avaliar o planejamento do passeio ciclístico.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!