Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


É chegada a hora da despedida, e agora?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel e Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir vínculos afetivos com diferentes sujeitos;

Realizar uma roda de música com os bebês;

Estabelecer uma relação marcada pela confiança com as famílias.

Duração das atividades
A proposta será realizada durante uma hora, momento em que as famílias se ausentarão do espaço de sala, porém permanecerão ainda na instituição.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Entrevista com as famílias
Estratégias e recursos da aula

Inserção dos bebês: Um período permeado por sutilezas.

O período de inserção dos bebês, como todos os demais grupos da instituição, deve ser planejado com cuidado, visto que este período torna-se um momento delicado, já que as crianças, ainda muito pequenas, possuem uma relação intensa com suas famílias e em sua maioria, restrita a elas. Deste modo, a chegada na escola de educação infantil gera certa insegurança nas famílias e nos bebês, as crianças apesar de pequenas começam a compreender como se dá este processo de inserção em um contexto diferente do vivenciado em casa. Diante disto, a professora tem a difícil tarefa de planejar cada momento deste acolhimento, para que as crianças e suas respectivas famílias se sintam acolhidas e seguras neste espaço.

Quando refletimos sobre o momento de acolhimento dos bebês, ressaltamos a  importância da realização de uma entrevista com as famílias anteriormente a vinda da criança à escola, esse momento de encontro com as famílias é fundamental para que professora conheça a criança, seus gostos, ritmos, hábitos e necessidades. Deste modo, a planejamento passa a ter mais sentido, já que partindo dos indicativos das famílias a professora pode elaborar estratégias para acolher as crianças nos diferentes momentos do cotidiano.

 

1º Momento:

Materiais Necessários: almofadas, tapetes e brinquedos sonoros, fantoches, bolas e livros.

A professora iniciará o processo de acolhimento dos bebês e suas respectivas famílias no espaço da sala. Organizará um ambiente aconchegante para acomodar todos os bebês, com almofadas comuns e também com as que tem formato de calça (exemplo abaixo), que auxiliam os bebês no momento de equilibrarem-se. Providenciará também tapetes, brinquedos sonoros, fantoches e livros para livre manuseio.

Almofada em forma de calça - www.macetesdemae.com- acesso em 08/05/2013                                                                                                

Bebês- www.macetesdemae.com-acesso em 08/05/2013                                                    

 

2º Momento:

Materiais Necessários: tapete, almofada, brinquedos, CD ou DVD do compositor Toquinho (álbum: Mundo da Criança), caixa com objetos que façam referência as músicas do álbum ou um adulto que toque algum instrumento musical.

A professora acolherá os bebês e suas famílias, procurando estabelecer uma relação baseada no afeto e na oferta de diferentes objetos para cada bebê. Por meio dos indicativos que as crianças lhe oferecem, a professora irá sinalizando as famílias para iniciarem uma despedida. Este processo acontecerá com cautela e será organizado para que as famílias saiam aos poucos, sutilmente, mas sempre se despedindo das crianças. Neste momento de despedida as crianças serão acolhidas e envolvidas em brincadeiras pelas professoras e demais profissionais da instituição. Nesta etapa a professora poderá contar com o auxílio de um profissional que toque violão, com o propósito de realizar uma roda de música com os pequenos. Devem ser selecionadas as canções do compositor Toquinho, do álbum “ Mundo da Criança” . Na ausência deste profissional  a professora poderá brincar com uma caixa de música, da qual retirará diferentes objetos que lembram as músicas que serão cantadas para e com as crianças. Exemplo: a professora e retira o pato da caixa e canta com as crianças a música do pato (Compositor: Toquinho), permitindo com que os bebês manuseiam o brinquedo (pato).

 Professora tocando violão para bebês

Google imagens – acesso em 08/05/13

 

3º Momento:

Materiais Necessários: Cadeiras e mesas, cartolina ou papel cartão, papel contact, tintas, colas e canetas de várias cores, fotografias das crianças.

Concomitantemente, as famílias serão acomodadas em outro espaço da instituição. Este será um espaço acolhedor, em que orientadas por um segundo profissional (coordenador, professor auxiliar, professor de artes ou educação física), as famílias confeccionarão móbiles com materiais diversos e imagens de seus filhos em vários contextos.O período de confecção será permeado por uma conversa sobre as expectativas das famílias acerca deste processo de inserção, seus medos e anseios, e haverá também a escuta de depoimentos de famílias que já passaram por esta etapa.

 Os materiais utilizados na confecção dos móbiles devem levar em conta a faixa-etária do grupo, neste caso, planejamos para um grupo de bebês, portanto foi necessário pensar materiais que possibilitassem a segurança e durabilidade do móbiles.

 

5º Momento:

Materiais Necessários: móbiles confeccionados pelas famílias.

            Com o término da confecção dos móbiles, a professora acolherá novamente estas famílias ao retornarem para a sala de referência e dividirá com as crianças as produções realizadas em sua ausência em ato simbólico para propiciar o sentimento de pertença as crianças e famílias deste grupo.

Recursos Complementares

http://br.guiainfantil.com/adaptacao-escolar/76-adaptacao-a-creche-de-bebes-de-3-a-24-meses.html

http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/16_02_2011_11.00.45.5287056f9ac48e8178c3c9f5b54d5692.pdf

Avaliação

Nesse primeiro dia de inserção, sem a presença das famílias, é importante que o professor avalie como os bebês se manifestaram diante dessa experiência nova. Para isso, é fundamental a observação e o registro das ações de cada bebê, compreendendo que  esses indicativos podem ser utilizados no replanejamento da semana.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.