Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sensibilização às línguas estrangeiras: os meses do ano

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Revisar os meses do ano em português.
  • Reconhecer os meses do ano em francês.
  • Reconhecer os meses do ano em inglês.
  • Cantar os meses do ano em francês e em inglês.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades relativas à leitura e à escrita.
  • Meses do ano em português.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em grupo.
  • Atividades lúdicas, como cantar.
  • Utilização da Internet.
  • Vídeos disponíveis na internet.

 

Professor, não se intimide caso não tenha domínio do francês ou do inglês. Os meses do ano serão ensinados por meio de vídeos e canções encontradas em sites. Portanto, mesmo que o professor não detenha esse conhecimento, será um momento oportuno de aprendizagem tanto para os alunos como para o professor.

 

Módulo 1 - Revisando os meses do ano

 

ATIVIDADE 1

Comece a aula, revisando os meses do ano em português. Fale os meses do ano, um a um, e peça aos alunos que repitam. Trabalhe primeiramente a parte oral. Depois de explorar bem essa atividade de repetição dos meses, faça perguntas aos alunos, dirigindo-se a eles individualmete. Faça perguntas como:

  • Qual é o mês do seu aniversário?
  • Qual o mês do aniversário da mamãe? Do papai? Do irmãozinho? Da vovó? Do vovô?
  • Qual o mês do aniversário do colega ao seu lado?

Explore o quanto julgar necessário essa conversa sobre os aniversários.

 

ATIVIDADE 2 

Depois da etapa de revisão oral, comece uma revisão escrita. Essa etapa deverá ser feita com a total participação do grupo. Para essa atividade, o professor deverá preparar, antes da aula, 12 fichas, em cartolina ou outro papel, todas do mesmo tamanho, com o nome de cada um dos doze meses. Os meses do ano deverão ser escritos com letras maiúsculas (JANEIRO, FEVEREIRO...). O professor também deverá dividir o quadro em três colunas, nas quais serão fixadas as fichas. Escreva no topo de cada coluna o idioma: PORTUGUÊS / FRANCÊS / INGLÊS. Cada coluna será preenchida com os meses do ano, sendo a primeira coluna com os meses em português, a segunda com os meses em francês e a terceira em inglês (da esquerda para a direita). Distribua as fichas em português entre os alunos (se você tiver mais de 12 alunos, divida os alunos em grupos e dê uma ficha para cada grupo).

Em seguida, pergunte qual o aluno ou o grupo de alunos que tem a ficha do primeiro mês do ano. Peça a esse aluno ou grupo que fixe no quadro a ficha na qual está escrito JANEIRO. Continue fazendo o mesmo procedimento para os meses seguintes até dezembro. Ao final da atividade, o quadro deverá estar semelhante ao quado da imagem abaixo:

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=meses+do+ano&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=u3iWUcOPMujC0AGR0IFI&sqi=2&ved=0CDYQsAQ&biw=1152&bih=730#imgrc=k--dmSiDZYBCdM%3A%3BlaZGAPNRIzQCwM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_KafaFtnFe88%252FTUAWTYwjUTI%252FAAAAAAAAfqM%252Fr3zgOVlwk6o%252Fs1600%252FMESES%252BDO%252BANO.png%3Bhttp%253A%252F%252Falfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com%252F2011%252F01%252Fmeses-do-ano.html%3B1067%3B1600. Acesso em: 17/05/ 2013.

 

ATIVIDADE 3

Agora, trabalhe um pouco noções de matemática, ensinando e/ou revendo o número de dias de cada mês. Primeiramente, explique/relembre que os meses podem ter 30 ou 31 dias e que apenas o segundo mês do ano é menor e tem apenas 28 dias. Veja se os alunos descobrem qual é o mês a partir da informação dada: segundo mês. Caso eles não descubram, dê mais uma informação: o mês do início das aulas depois das férias longas. Explique que FEVEREIRO, em alguns anos, tem 29 dias e que isso acontece a cada 2 anos, ou seja, um ano sim e outro não. Explique também que o ano em que fevereiro tem 29 dias é chamado de ano bissexto.Termine a explicação informando o número de dias de cada mês.

Depois de informar o número de dias de cada mês. Ensine-os a identificar esse número utilizando as mãos. Depois de explicar e mostrar a figura e as próprias mãos, peça a alguns alunos que se posicionem diante do grupo e mostrem com suas mãos os meses do ano. Caso você não conheça essa brincadeira, veja a figura abaixo:

 

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=meses+do+ano&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=u3iWUcOPMujC0AGR0IFI&sqi=2&ved=0CDYQsAQ&biw=1152&bih=730#imgrc=gGvmTODQIvulDM%3A%3BHfpl9UNW7cvXkM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-3bDqQPeCxfw%252FTzQ6_M8eBdI%252FAAAAAAAAEFI%252Faau59Ciz2Ew%252Fs1600%252F12_-_Meses_do_Ano.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fdanielmendesoliveira.blogspot.com%252F2012%252F02%252Fatividades-variadas-1-e-2-ano.html%3B1600%3B1202. Acesso em:17/05/ 2013.

 

ATIVIDADE 4

Nessa atividade, o professor entregará para os alunos folhas com exercícios sobre os meses do ano. Veja as sugestões abaixo nas quais são trabalhados os conhecimentos sobre os meses em forma de palavras cruzadas. Entregue a(s) folha(s) aos alunos, faça a compreensão do exercício e deixe que eles os resolvam sozinhos. Depois faça a correção, no quadro, ou em uma cartolina que você pode ter preparado anteriormente ou, se você dispõe desse recurso, faça a correção no power point.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=meses+do+ano&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=u3iWUcOPMujC0AGR0IFI&sqi=2&ved=0CDYQsAQ&biw=1152&bih=730#imgrc=gGvmTODQIvulDM%3A%3BHfpl9UNW7cvXkM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-3bDqQPeCxfw%252FTzQ6_M8eBdI%252FAAAAAAAAEFI%252Faau59Ciz2Ew%252Fs1600%252F12_-_Meses_do_Ano.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fdanielmendesoliveira.blogspot.com%252F2012%252F02%252Fatividades-variadas-1-e-2-ano.html%3B1600%3B1202. Acesso em: 17/05/ 2013.

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=meses+do+ano&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=u3iWUcOPMujC0AGR0IFI&sqi=2&ved=0CDYQsAQ&biw=1152&bih=730#imgrc=gGvmTODQIvulDM%3A%3BHfpl9UNW7cvXkM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-3bDqQPeCxfw%252FTzQ6_M8eBdI%252FAAAAAAAAEFI%252Faau59Ciz2Ew%252Fs1600%252F12_-_Meses_do_Ano.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fdanielmendesoliveira.blogspot.com%252F2012%252F02%252Fatividades-variadas-1-e-2-ano.html%3B1600%3B1202. Acesso em: 17/05/ 2013.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=meses+do+ano&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=u3iWUcOPMujC0AGR0IFI&sqi=2&ved=0CDYQsAQ&biw=1152&bih=730#imgrc=gGvmTODQIvulDM%3A%3BHfpl9UNW7cvXkM%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-3bDqQPeCxfw%252FTzQ6_M8eBdI%252FAAAAAAAAEFI%252Faau59Ciz2Ew%252Fs1600%252F12_-_Meses_do_Ano.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fdanielmendesoliveira.blogspot.com%252F2012%252F02%252Fatividades-variadas-1-e-2-ano.html%3B1600%3B1202. Acesso em: 17/05/2013.

 

Terminada a correção, verifique se todos fizeram. Termine sua aula, lendo para os alunos a letra da música Os meses do ano de Patati e Patata. Depois da leitura, ouçam e cantem a canção:

Os meses do ano

Patati e Patata

Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro
Vinte e oito tem só um
Os demais tem trinta e um

Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro
Vinte e oito tem só um
Os demais tem trinta e um

Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro
Vinte e oito tem só um
Os demais tem trinta e um

Letra disponível em: http://letras.mus.br/patati-patata/962379/. Acesso em: 17 maio 2013.

Canção disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/rebeka/os-meses-do-ano/2437360. Acesso em 17 maio 2013.

 

Módulo 2 - Sensibilização ao francês

O objetivo desta aula é sensibilizar o aluno ao aprendizado de uma língua estrangeira, pois é muito importante que, desde cedo, ele tenha contato com outras línguas. Considerando-se que os meses do ano em português, francês e inglês são escritos com as mesmas iniciais, pretende-se mostrar, com esta aula, essa semelhança na escrita dos meses do ano e também algumas semelhanças de pronúncia entre alguns meses. Introduza essas noções básicas de língua estrangeira com muita vivacidade e alegria, cativando a atenção dos alunos. Fale um pouco sobre a importância do aprendizado de uma segunda língua.

 

ATIVIDADE 1

Comece a aula, retomando os meses do ano em português, utilizando as fichas com os doze meses que já estão afixadas no quadro. Em seguida, explique aos alunos que eles vão aprender os meses do ano em francês. Peça a eles que observem se há semelhanças entre os meses do ano em português e em francês. Comece apresentando um pequeno vídeo no qual os meses são pronunciados. Faça os alunos ouvirem o vídeo uma primeira vez, sem visualização dos nomes. Pergunte a eles se reconheceram alguns dos meses. Se algum aluno reconheceu, pergunte qual ou quais meses foram reconhecidos. Passe o vídeo novamente, agora com imagem e som. Explique que eles devem ouvir e repetir cada mês. Repasse duas ou três vezes o vídeo com a repetição dos alunos. Se necessário, repita mais vezes.

Vídeo disponível em: http://www.francaisfacile.com/exercices/exercice-francais-2/exercice-francais-8101.php. Acesso em: 17 maio 2013.

 

ATIVIDADE 2

Para essa atividade, o professor terá preparado anteriormente as doze fichas com os meses do ano em francês. É importante que as fichas tenham o mesmo tamanho das fichas dos meses em português. Dessa maneira, o quadro ficará mais organizado e dividido simetricamente. Não se esqueça de escrever os nomes dos meses com letras maiúsculas. Distribua as fichas entre os alunos, como foi feito com as fichas em português. Dessa vez, peça a cada aluno ou grupo que vá ao quadro e procure o lugar onde deverá fixar a ficha, fazendo uma comparação com os meses em português. As fichas em francês deverão ser fixadas na coluna à direita da coluna onde estão fixadas as fichas em português. Deixe que cada aluno ou grupo tente posicionar a ficha. Caso os alunos não consigam, você pode sugerir estratégias como observar a letra inicial de cada mês, por exemplo. Veja abaixo os nomes dos meses em francês.

 

Imagem disponível em: http://www.google.fr/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_CxJ7AEzgYmM/TJqOlSxWrpI/AAAAAAAAH60/2lCOgLKeYEg/s1600/Sem%2BT%C3%ADtulo.png&imgrefurl=http://travauxdeseleves.blogspot.com/2010/09/les-mois-de-lannee-les-jours-de-la.html&h=482&w=276&sz=94&tbnid=tBcGhI48VAtppM:&tbnh=90&tbnw=52&prev=/search%3Fq%3Dles%2Bmois%2Bde%2Bl%27ann%25C3%25A9e%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=les+mois+de+l%27ann%C3%A9e&usg=__6gcUGOGEVgZih4t4ilb-aLpnI0I=&docid=yLzLl2BA59GFuM&sa=X&ei=4a2WUZaFGcfX0gHdloCwCQ&ved=0CDcQ9QEwAw&dur=5757. Acesso em: 17/05/ 2013.

Ao final dessa atividade, estarão fixadas no quadro as fichas dos meses do ano em português e em francês, como mostra a figura abaixo:

 

PORTUGUÊS

FRANCÊS

INGLÊS

JANEIRO

JANVIER

 

FEVEREIRO

FÉVRIER

 

MARÇO

MARS

 

ABRIL

AVRIL

 

MAIO

MAI

 

JUNHO

JUIN

 

JULHO

JUILLET

 

AGOSTO

AOÛT

 

SETEMBRO

SEPTEMBRE

 

OUTUBRO

OCTOBRE

 

NOVEMBRO

NOVEMBRE

 

DEZEMBRO

DÉCEMBRE

 

Imagem criada no word pela formadora.

 

ATIVIDADE 3

Para reforçar o aprendizado dos meses em francês, escute e cante com os alunos uma canção sobre os meses do ano (em francês), gravada em vídeo. O aprendizado de uma língua estrangeira por meio de canções é muito prazeroso e eficiente.

 

Canção disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7_u2SigckNQ. Acesso em: 17 maio 2013.

 

Módulo 3 - Sensibilização ao inglês

 

ATIVIDADE 1

Comece a aula, revisando com os alunos o que já aprenderam sobre os meses do ano: revise o número de dias de cada mês, perguntando ao grupo quantos dias tem cada mês. Depois faça uma retomada dos meses do ano em português e em francês, a partir do quadro com as fichas. Faça os alunos observarem que os meses do ano começam com as mesmas letras nas duas línguas.

Introduza os meses do ano em inglês, utilizando o vídeo com a pronúncia de cada mês. Faça da mesma maneira como fez para o francês: primeiramente deixe que os alunos apenas escutem a pronúncia dos meses sem a imagem das palavras. Repita essa atividade de escuta. Como para o francês, pergunte se alguém reconheceu algum dos meses. Se reconheceram, pergunte qual ou quais meses foram reconhecidos. Passe o vídeo novamente, agora com imagem e som. Explique que eles devem ouvir e repetir cada mês. Repasse duas ou três vezes o vídeo com a repetição dos alunos. Se necessário, repita mais vezes.

Vídeo com a pronúncia dos meses em inglês disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8ZlckJs9_Ks&feature=player_embedded. Acesso em: 17/05/ 2013.

 

ATIVIDADE 2

Para essa atividade, o professor terá preparado anteriormente as doze fichas com os meses do ano em inglês. Não se esqueça de que as fichas devem ter o mesmo tamanho das fichas dos meses em português e em francês, para melhor organização do quadro. Como para o português e para o francês, os nomes dos meses deverão ser escritos com letras maiúsculas. Distribua as fichas entre os alunos, como foi feito com as fichas em português e francês. Peça a cada aluno ou grupo que vá ao quadro e procure o lugar onde deverá fixar a ficha, fazendo uma comparação com os meses em português e em francês. As fichas em inglês deverão ser fixadas na coluna à direita da coluna onde estão fixadas as fichas em francês. Deixe que cada aluno ou grupo tente posicionar a ficha. Caso os alunos não consigam, você pode sugerir estratégias como observar a letra i

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://inglesparaleigos.com/wp-content/uploads/meses-do-ano-em-ingles.jpg&imgrefurl=http://inglesparaleigos.com/2009/07/meses-do-ano-months-of-the-year/&h=300&w=300&sz=28&tbnid=ybyMLB9_zFaXuM:&tbnh=90&tbnw=90&zoom=1&usg=__lo4p8R_wS4N6kukbQp8SpEj0oZU=&docid=s7SohDy9b5FJHM&hl=pt-BR&sa=X&ei=NdSWUYGBN6X20gH8j4GYAw&ved=0CFkQ9QEwBw&dur=368

Ao final dessa atividade, o quadro com os meses do ano em português, francês e inglês estará pronto, como sugere a figura abaixo:

PORTUGUÊS

FRANCÊS

INGLÊS

JANEIRO

JANVIER

JANUARY

FEVEREIRO

FÉVRIER

FEBRUARY

MARÇO

MARS

MARCH

ABRIL

AVRIL

APRIL

MAIO

MAI

MAY

JUNHO

JUIN

JUNE

JULHO

JUILLET

JULY

AGOSTO

AOÛT

AUGUST

SETEMBRO

SEPTEMBRE

SEPTEMBER

OUTUBRO

OCTOBRE

OCTOBER

NOVEMBRO

NOVEMBRE

NOVEMBER

DEZEMBRO

DÉCEMBRE

DECEMBER

Imagem criada no word pela formadora.

 

ATIVIDADE 3

Agora que o quadro está pronto, aproveite-o para levar os alunos a relacionar as semelhanças e/ou diferenças entre a escrita dos meses nas três línguas. Faça questões que os levem a refletir sobre esses aspectos, tais como:

  • Qual é o mês que tem o menor nome em português? Quantas letras tem esse mês? (MAIO)
  • E em francês? Quantas letras tem esse mês em francês? (MAI)
  • Em inglês, qual é o mês que tem menos letras? (MAY)
  • Quais são as iniciais dos meses do ano? Elas se repetem nas três línguas?
  • Observe os quatro últimos meses em francês e em inglês, o que vocês descobriram? (São escritos com as mesmas letras, elas apenas mudam de lugar)
  • Com quantas letras escrevemos SETEMBRO? (8)
  • Com quantas letras escrevemos SEPTEMBRE (francês) e SEPTEMBER (inglês)? (9)
  • Quais são os meses do ano que escrevemos com 8 letras nas três línguas? (outubro, novembro e dezembro)

Qual é a única diferença na escrita do quarto mês do ano nas três línguas? (a segunda letra do nome: ABRIL / AVRIL / APRIL)
 

ATIVIDADE 4

Para encerrar de maneira lúdica e prazerosa a aula, ouça e cante com os alunos a canção dos meses em inglês.

Canção disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5enDRrWyXaw. Acesso em: 17/05/ 2013.

Recursos Complementares

Professor, acesse o site abaixo para ver os significados dos nomes dos meses:

http://maniadehistoria.wordpress.com/historia-dos-nomes-dos-meses-do-ano/ Acesso em: 19 maio 2013.

Avaliação

A avaliação dessa aula se fará de modo processual, considerando-se a participação dos alunos em cada uma das atividades.

A avaliação também poderá ser formal, com aplicação de atividades escritas. Uma sugestão seria pedir aos alunos que escrevam, em casa, um pequeno parágrafo, dizendo quais são os meses do aniversário de seus pais, irmãos e seu próprio aniversário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.