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Coisas não tem sobrenome, mas a gente sim?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver sua imaginação e criatividade por meio das histórias infantis;

Refletir sobre o nome das coisas e o seu significado;

Estabelecer a relação entre letra e melodia, sensibilizando-se com a música apresentada;

Partilhar com as famílias as discussões do grupo, convidando-as a participar;

Compreender como ocorre o processo de votação e iniciação a compreensão do conceito de democracia.

Duração das atividades
2 dias com duração de 1 a 2 horas cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula indicada para crianças que possuem entre 4 e 5 anos e não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento:

Materiais Necessários: Tapete, almofadas e aparelho de som.

            Neste primeiro momento a professora deve acolher as crianças em espaço aconchegante com tapetes e almofadas em que elas possam se sentar e conversar, este espaço não necessita ser a sala de referência, mas sim, qualquer espaço da instituição que propicie este momento de conversa. Ao iniciar a conversa a professora questionará as crianças, perguntando se há algo que desejam contar ao grupo e deixará que se expressem livremente. Após ouvir as crianças que manifestaram este desejo, a professora  irá convidá-las a se apresentarem, dizendo seu nome e sobrenome. Algumas crianças podem não saber o sobrenome ou relacionarem seu nome com um apelido.

Neste momento, a professora irá convidar o grupo para ouvir uma música muito especial que fala sobre o nome das coisas e das pessoas. A música pode ser reproduzida de diversas formas, indicamos algumas possibidades de reprodução no item recursos complentares. Antes de iniciar a música, a professora apresenta o compositor “Chico Buarque”, dá exemplos de outras músicas que ele já compôs, e explica que hoje irão aprender a música “Gente tem sobrenome”, neste momento é importante que as crianças continuem atentas e escutem a música para a continuidade do plano.

Com o término da brincadeira, a professora deverá perguntar às crianças o que acharam da música, distinguindo letra de melodia e questionando-os do porquê de os objetos não terem sobrenome. Neste momento é importante possibilitar o levantamento de hipóteses pelo grupo, deixando que expressem suas opiniões sobre o tema, contemplando todas as crianças do grupo, estimulando os mais tímidos a se expressarem e ensinando aos mais falantes que sejam sucintos e ouçam seus colegas .

 

Gente tem sobrenome

Chico Buarque

Todas as coisas têm nome
Casa, janela e jardim
Coisas não tem sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm nome rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
O Jô é soares, Caetano é Veloso
O Ary foi barroso também
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge amado
E um outro que é o Jorge Ben
Quem tem apelido
Dedé, Zacharias, Mussum
E a Fafá de Belém
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não tem sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim
Renato é Aragão o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinicios que era de Moraes
E o tom brasileiro é Jobin
Quem tem apelido, Zico, Maguila,
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também.


 

2º Momento:

Materiais Necessários: Aparelho de som, cartolina, canetas de diferentes cores, lápis de cor, giz de cera, papel contact e alfabeto móvel

Após ouvir, brincar e conversar sobre a música de Chico Buarque, a professora deverá convidar as crianças a confeccionarem os crachás com seu nome e sobrenome. Para este momento é necessário ter papel cartão, canetas de diversas cores, lápis de cor, giz de cera, papel contact e um alfabeto móvel. As crianças serão acomodadas em um espaço com mesas e cadeiras, onde estarão à disposição os materiais. Neste momento a professora auxiliará as crianças a escreverem seu nome, procurando observar o que elas já sabem e o que necessitam aprender. Ela deverá fazer com que as crianças visualizem as letras que compõem o seu nome e possam  relacionar estas letras com os sons que elas produzem no conjunto com as demais letras do seu nome.

 

 

3º Momento:

Materiais Necessários: Tapetes, almofadas e o livro " A velhinha que dava nome às coisas".

No dia seguinte, a professora ao convidar as crianças para a roda de conversa, irá propor um momento de história. Porém, antes vai relembrar a partir das memórias das crianças, o que aprendemos no dia anterior. Após todas as crianças se expressarem, a professora começará a contação de história apresentando o autor do livro e indicando outras publicações que ele realizou.

A velhinha que dava nome às coisas

Autor: Cynthia Rylant. Ilustrador: Kathryn Brown

    

A Velhinha Que Dava Nome às Coisas

 http://anaisanantes.blogspot.com.br/p/velhinha-que-dava-nome-as-coisas.html

Acessado em 10/05/13

Após o término da contação de história a turma irá conversar sobre o que achou da narrativa. Este momento pode ser organizado com algumas perguntas para direcionar o debate, tais como:

1.      Vocês perceberam que os objetos já tem um nome?

2.      Por que a Velhinha desejava mudar o nome das coisas?

3.      E o cachorro, por que ele ganhou um nome também?

4.      Na sua opinião, a velhinha era feliz?

 

4º Momento:

Materiais Necessários: Cartolina e pincel atômico.

Após a contação de histórias a professora irá questionar as crianças sobre a possibilidade de criar um nome para o grupo, um nome que represente as características da turma e faça parte de sua identidade enquanto grupo. Neste momento a professora poderá listar com as crianças algumas características do grupo e confeccionar um cartaz para auxiliar na escolha do nome. Para a escolha deste nome a professora poderá contar com o auxílio das famílias em uma enquete, que será realizada no fim do dia, cada família dará sua sugestão.

Observe o exemplo:

 

Características da Turma:

Sugestões para o nome da turma:

Alegre

Criativa

Unida

Faladeira

Brincalhona

Exploradora

 

(Família da Ana) – Turma do balão mágico.

(Família do João) – Turma de sítio.

(Família do Pedro) – Os aventureiros.

(Família da Maria) – Amigos para sempre.

 

 

5º Momento:

Materiais Necessários: 3 metros de papel pardo, canetas de diversas cores, lápis de cor, giz de cera, barbante e folhas A4.

Neste último momento a professora formará uma roda de conversa a fim de ler para as crianças as sugestões enviadas pelas famílias e discutir com as crianças sobre o tema. Depois de ouvir a opinião das crianças, será iniciado um processo de votação em que cada criança escolherá um nome, a professora irá fazer um símbolo representando seu voto. Após a votação de todos os integrantes do grupo, a professora realizará a contagem dos votos com o auxílio das crianças. Chegando a um resultado, o grupo será convidado a confeccionar um cartaz com desenhos sobre o nome do grupo, bem como, organizar um momento de exposição para socializar para o restante da instituição, para apresentar como ocorreu o processo de votação.

Recursos Complementares

Letra da música – disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque/288466/

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK

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Avaliação

A avaliação dessa proposta será realizada por meio da observação e registro do professor. É importante que o professor observe a envolvimento das crianças na proposta, em que momento eles apresentam dificuldades e de forma se apropriam dos conceitos trabalhados na aula.

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