Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A entrada da criança na escola: descobertas, desafios e conquistas

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Saúde Sensações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Saúde Características pessoais entre as pessoas nas diferentes fases da vida
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Reconhecer as emoções presentes no momento de ingresso na escola;

§  Desenvolver valores e atitudes cooperativas e solidárias com os colegas e professores;

§  Favorecer a criação de vínculos afetivos e de confiança na escola;

§  Adaptar-se ao ambiente escolar e rotinas desse espaço.

Duração das atividades
Três aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais ao professor

Professor é importante que se tenha clareza de que quando a criança ingressa na escola ou em um novo ambiente escolar é necessário um tempo considerável para que ela se adapte a esse espaço diferente e desconhecido. Também os pais muitas vezes requerem um tempo para estabelecerem uma relação de confiança com os professores e com a escola, de uma maneira geral. Nesse sentido, cuidar dessa entrada garantindo um clima de tranquilidade e segurança é essencial para favorecer o processo de adaptação dos alunos. Essa aula tem o propósito de auxiliar os pequenos a ingressarem na escola com entusiasmo e segurança, porque certamente esse momento deixará marcas significativas na criança.  

Aula 1:

1º momento:

Para introduzir o tema sobre a entrada da criança na escola, convide os alunos para se sentarem em roda e pergunte:

1)    Como você está se sentindo em nossa escola?

2)    Você já conhecia alguém da escola antes de começar a estudar aqui?

3)    Você acredita que pode fazer grandes amigos aqui na escola?

4)    Como você se sente com o fato de que ninguém da sua família está com você na escola?

5)    Se você pudesse, você gostaria que um familiar estivesse aqui, por exemplo: sua mãe, seu pai, sua avó, dentre outros?

Professor busque dar voz a todas as crianças e garanta que sejam ouvidas e respeitadas em suas respostas. Fomente a discussão relatando histórias de outras crianças que ingressaram na escola com sucesso. Procure estabelecer um clima de confiança com a criança, colocando-se aberto para acolher as angústias e medos das crianças nesse primeiro momento de escolarização.

Comentários ao professor:

Utilize para essa aula dois vídeos de uma série intitulada A bebê Dragão, disponível na videoteca da TV Escola que conta a história de um filhote de Dragão que não sabe onde está a sua mãe. Acompanhada de outros animais da Floresta, a bebê dragão sai à procura de sua família.

2º Momento:

Assim, após a conversa inicial, convide os alunos para assistirem ao vídeo:

A bebê Dragão- sobrevivendo, disponível em

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4. Acesso em 19/05/2013.

Após a exibição do vídeo, questione as crianças: o que acharam do vídeo? O que aconteceu com a bebê dragão? Onde estava a mãe da bebê dragão? Será que a bebê dragão se sentiu abandonada pela mãe? Você já se sentiu assim? Quando? Será que as mães acompanham seus filhos em todos os lugares? Em quais lugares as mães não acompanham seus filhos? Por quê? O que os animais da Floresta fizeram com a bebê dragão? Como ela se sentiu?

3º Momento:

Professor, leve para a sala animais de brinquedo, dentre eles àqueles mencionados no vídeo e distribua às crianças para que dramatizem a história que acabaram de assistir. Professor aproveite a oportunidade para perceber como as crianças encenam, se encenam. Procure se atentar para as falas das crianças: o que dizem, como dizem. Procure ainda identificar as crianças que podem estar lidando com o processo de adaptação com dificuldade. Se possível, registre suas percepções em um diário de campo que poderá subsidiar suas próximas ações.

Aula 2:

1º momento:

Convide os alunos para assistirem outro episódio da série:

A bebê Dragão- bebês crescem,

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=207 . Acesso em 19/05/2013.

 

2º Momento:

Após a exibição do vídeo, explore novamente a história por meio das seguintes questões: O que aconteceu nesse episódio? Sobre o que conversaram a bebê Dragão e os animais? O que as mães dos animais ensinaram aos seus filhotes? Na sua percepção quando os bebês crescem o que eles deixam de fazer? O que as crianças conseguem fazer sozinhas quando deixam de ser bebê?

Professor durante o diálogo com as crianças procure envolvê-las nas reflexões sobre o desenvolvimento delas mesmas, por exemplo, o que não conseguiam fazer quando eram bebês e o que já conseguem fazer depois que cresceram. Associe com a condição das crianças ficarem na escola, desacompanhadas das mães, ou de outros membros da família. Reforce a importância da presença dos amigos e da professora para dar segurança e tranquilidade no ambiente escolar. Compare com o vídeo e com a postura dos animais perante a bebê Dragão.

3º Momento:

Jogo: Escada do crescimento

Professor, sugerimos nesse momento que você explore com os alunos o que os seres humanos são capazes de fazer em cada fase de seu desenvolvimento: O que um bebê faz? Qual a rotina de um bebê? Vocês se lembram de quando vocês eram bebês? O que uma criança consegue fazer sozinha? Qual a rotina de uma criança? Você conhece um adolescente? Qual a rotina de um adolescente? O que um adulto consegue fazer? Qual a rotina de um adulto? Você conhece um idoso? Qual a rotina de um idoso?

Após esse momento, propomos a confecção de um jogo que poderá ser construído a partir de figuras de pessoas (bebê, criança, adolescente, adulto, idoso).

Como jogar: O professor disponibilizará tais imagens aos alunos e apresentará algumas informações referentes a elas.

1)    Engatinho e mamo mamadeira.

2)    Dependo dos meus pais ou de um adulto para me alimentar.

3)    Uso fraldas.

4)    Preciso de ajuda para me locomover.

5)    Tenho carteira de motorista.

6)    Estudo em uma escola.

7)    Trabalho.

8)    Jogo videogame.

9)    Brinco de bola, carrinho e bonecas.

10) Viajo sozinho.

11) Pago contas no banco.

12) Faço compras de supermercado.

13) Consigo usar o banheiro sozinho.

14) Consigo me alimentar sozinho.

15) Sei fazer pratos deliciosos na cozinha.

16) Lavo e passo minha própria roupa.

17) Ando de bicicleta.

A cada frase lida pelo professor o aluno deverá apontar a quem pertence tal característica ou atribuição.  É importante refletir, nesse momento, sobre as atribuições ou características que são comuns às fases de desenvolvimento e aquelas específicas de cada fase. Reforçar sobre a fase em que as crianças estão, com idade entre quatro e cinco anos e o que já adquiriram, em termos de desenvolvimento. Ao final, monte, com palito de picolé uma escada, e reserve um espaço para colocar as imagens utilizadas no jogo. Cole a escada em uma cartolina e fixe em uma parede da sala para que as crianças possam visualizá-la diariamente.

Aula 3:

1º Momento:

Convide os alunos para se sentarem em roda para ouvirem a história: Eu sou muito pequena para a escola- Lauren Child

  
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gs_rn=14&gs_ri=psy-ab&cp=16&gs_id=hv&xhr=t&q=eu+sou+muito+pequena+para+a+escola&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.46751780,d.dmQ&biw=1366&bih=639&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=bv2aUce8CvCJ0QGa6YGACA#imgrc=RHJF6JRIdqrieM%3A%3BRPbJjphGeKVsmM%3Bhttp%253A%252F%252Fimages1.folha.com.br%252Flivraria%252Fimages%252Fb%252Fa%252F1022789-250x250.png%3Bhttp%253A%252F%252Flivraria.folha.com.br%252Fcatalogo%252F1022789%252Feu-sou-muito-pequena-para-a-escola%3B250%3B250. Acesso em 19/05/2013.

2º Momento:

Explore a história, perguntando aos alunos: O que a Lola pensava sobre a escola? Por que ela não queria ir para a escola? E vocês, queriam vir para a escola? Vocês consideram-se muito novos para frequentarem a escola?  Como o irmão de Lola a ajudou?   

3º Momento:

Divida a turma em duplas para que relatem para seu colega como foi o seu 1º dia na escola. Como se sentiu? Quem o ajudou? De que forma? Retomar a roda grande em que as duplas deverão apresentar sobre o que conversaram, buscando auxiliar aquelas crianças que ainda não se adaptaram à escola.

4º Momento:

Disponibilize às crianças papel sulfite, cartolinas, papel kraft, palitos de churrasco, emborrachados (E.V.A.), cola, tesoura, caneta hidrocor de diversas cores, dentre outros materiais gráficos. Proponha a construção de um “Jardim das emoções”. Oriente as crianças a utilizarem o material na confecção de flores com expressão de alguns sentimentos e emoções, a saber: alegria, tristeza, dor, raiva, medo, dentre outros. Professor, se você julgar necessário poderá fornecer as flores já prontas e solicitar aos alunos que colem os olhos, nariz e boca. Outra adaptação seria fornecer palavras como alegre, triste, com raiva, com medo, dentre outros para que sejam coladas nas flores. Como as crianças ainda não são alfabetizadas isso poderá dificultar a identificação das emoções por parte das crianças, requerendo do professor a mediação. Após a confecção das flores, as crianças poderão fixá-las em uma placa de isopor que também deverá ser pintada ou decorada com papel crepom picado, gliter ou brocal, dentre outros materiais. Utilização do Jardim das emoções: Após finalizar a confecção do jardim, esse deverá ficar exposto na sala, sendo que todos os dias, no início ou final da aula, o professor solicitará às crianças que escolham uma flor que melhor represente os seus sentimentos em relação à escola. É fundamental reservar um tempo para conversar sobre tais sentimentos com as crianças buscando apoiá-las, acolhê-las e fortalecê-las.

Comentários ao Professor:

Professor, para ampliar sua aula você poderá utilizar em sala ou indicar aos familiares de seus alunos a leitura de dois livros com a criança:

E essa tal de escola? Como será?- Bel Linares e Alcy. Editora Salamandra. Coleção Crescer;

Imagem disponível em:

http://www.google.com.br/search?q=e+essa+tal+de+escola&biw=1366&bih=639&bav=on.2,or.r_qf.&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=5fqaUeLALuq80QG9o4C4Aw#imgrc=YNwJmTKxTjcUwM%3A%3Bo03tDwDymqHVEM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.americanas.com.br%252Fprodutos%252F01%252F00%252Fitem%252F5487%252F4%252F5487451g1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.americanas.com.br%252Fproduto%252F5487451%252Flivro-e-essa-tal-de-escola-como-sera-%3B250%3B250. Acesso em 19/05/2013.

Sinopse: O livro, somente de imagens, apresenta a história de uma criança no início do processo de escolarização. Por não conter palavras favorece às famílias nomear os personagens e inserir os diálogos de forma que se aproxime da realidade de seus filhos.

Quando Miguel entrou na escola- Ruth Rocha- Editora Melhoramentos.

imagem disponível em:

http://www.google.com.br/search?q=qunado+Miguel+entrou+an+escola&biw=1366&bih=639&bav=on.2,or.r_qf.&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=RfuaUYD7M6Ty0wGqzoG4BA#imgrc=YpJluSfs7gPPxM%3A%3BxfzlBJVCOhiOoM%3Bhttp%253A%252F%252Feditoramelhoramentos.com.br%252Fv2%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F02%252FQuando-miguel.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Feditoramelhoramentos.com.br%252Fv2%252Ftitulos%252Fquando-o-miguel-entrou-na-escola%252F%3B496%3B497. Acesso em 19/05/2013.

Sinopse: O livro relata a história de uma criança de três anos que irá para a escola pela primeira vez. Apresenta as emoções vividas por Miguel nesse processo de adaptação, e a rotina escolar de uma criança da educação infantil.

Recursos Complementares

Como recurso complementar sugerimos que o professor adquira ou pegue emprestado em uma locadora de vídeo, ou na própria videoteca da escola, caso tenha, a Série intitulada “Timothy vai à escola” que apresenta a história de um guaxinim com cinco anos de idade que está ingressando na escola. A série possui episódios com duração de 13 minutos, em média, e indicados para crianças entre quatro e sete anos. Na TV Escola você terá acesso às dicas pedagógicas para a utilização desse recurso. Basta acessar o endereço abaixo:

TIMOTHY VAI À ESCOLA

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/Agosto/lote26-08/thimoty%20vai%20a%20escola_pequenas%20mudanas_o%20tmido%20charles.pdf . Acesso em 19/05/2013.

Imagem disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_CVCDrHaND_w/TJVzoDJbpXI/AAAAAAAAACc/PogThIBHND4/s1600/1090874_4.jpg&imgrefurl=http://imagemeacaonasaladeaula.blogspot.com/2010/09/timothy-vai-escola-serie-completa.html&h=569&w=400&sz=56&tbnid=atYydBD9Nu9_sM:&tbnh=90&tbnw=63&prev=/search%3Fq%3Dtimothy%2Bvai%2Ba%2Bescola%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=timothy+vai+a+escola&usg=__oCZCi0IxIABrCsKxtPDEqOwmvIY=&docid=X-U1zm_j0InUQM&hl=pt-BR&sa=X&ei=fvuaUbmHH7O_0QH_44HoCw&sqi=2&ved=0CDsQ9QEwAQ&dur=252, Acesso em 19/05/2013.

 

Professor, você poderá utilizar ainda alguns artigos para ampliar seu conhecimento sobre o tema:

A entrada da criança na escola e o processo de desenvolvimento do psiquismo com base na psicologia histórico-culural

http://congresoulapsi2012.com/trabajos/1334426242_1076.pdf . Acesso em 19/05/2013.

A criança e sua entrada na escola: dimensões históricas e sociais

http://www.puc-campinas.edu.br/websist/Rep/Sic08/Resumo/2012821_17408_323823635_resERN.pdf. Acesso em 19/05/2013.

O ingresso da criança no contexto escolar

http://educador.brasilescola.com/comportamento/o-ingresso-crianca-no-contexto-escolar.htmacesso em 19/05/2013. Acesso em 19/05/2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual. Procure perceber se os alunos conseguiram reconhecer as emoções presentes no momento de ingresso na escola, e se houve uma adequada adaptação das crianças ao ambiente escolar. Essa percepção é fundamental por parte do professor, uma vez que crianças com um bom começo escolar têm grandes chances de desenvolver-se futuramente na escola. Observe ainda se, no decorrer das atividades propostas, os alunos agiram de forma cooperativa e solidária com os colegas e professores. Procure identificar se as aulas ajudaram as crianças a construir e fortalecer amizades. Por fim, como atividade final, solicite aos alunos que vão até o jardim de flores e escolha a flor que melhor represente os seus sentimentos pela escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.