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O DIP e a função política do rádio no governo de Getúlio Vargas

 

20/05/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir as formas de utilização do rádio pelo Estado no governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
  • Compreender os objetivos do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), criado no governo Vargas durante o Estado Novo, bem como a sua relação com a produção radiofônica do período.
  • Conhecer as origens do programa radiofônico oficial denominado "A Voz do Brasil", traçando um paralelo entre a experiência do passado e a do presente. 
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A ascensão de Getúlio Vargas ao governo do Brasil em 1930 e a instituição do Estado Novo (1937/1945).
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Interpretação de fontes orais, escritas e imagéticas.
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
  • Elaboração de esquemas.
  • Debate.
  • Produção de Quiz.

 

Recursos:

  • Laboratório de Informática, tablet, notebook.
  • Internet.
  • Acesso a vídeos no Youtube.
  • Power Point ou programa similar.
  • Ferramenta Quizlet

 

Módulo 1 - Motivação:  A Era Vargas e o ENEM

Atividade 1

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem atraído um número cada vez maior de estudantes em todo o país, uma vez que muitas instituições de Ensino Superior utilizam os seus resultados como um dos critérios para selecionar candidatos em vestibulares.

Sendo assim, inicie as atividades desta proposta, fazendo o seguinte questionamento aos alunos:

interrogaçãoA Era Vargas é uma temática recorrente no ENEM?

 

Orientações para a atividade:

a. No Laboratório de Informática da escola ou utilizando tablets e/ou notebooks, os alunos devem acessar o link, indicado abaixo, e analisar os dados apresentados nos gráficos elaborados por Michel Goulart (http://www.historiadigital.org/). Caso a escola não tenha acesso à internet e computadores, o material poderá ser reproduzido pelo professor e entregue aos alunos. Outra opção é a projeção das imagens em Power Point ou outro programa similar de apresentação, disponível nos computadores da escola.

 

Temas de História do Brasil no ENEM (1998-2011) 
Temas de História do Brasil, de 1998 a 2009 Temas de História do Brasil, de 2009 a 2011

Disponível em: http://www.historiadigital.org/vestibulares-e-concursos/enem/temas-de-historia-do-brasil-que-caem-no-enem/. Acesso em: 13/05/ 2013

 

b.  Além de responder a questão formulada inicialmente, os alunos também poderão ter uma ideia mais clara acerca dos temas de História do Brasil mais recorrentes no ENEM. Em outros gráficos disponíveis no site, eles poderão também encontrar os temas mais frequentes, relacionados à História Geral.

c.  Para complementar, solicite aos alunos que acessem o link http://www.historiadigital.org/vestibulares-e-concursos/enem/como-era-vargas-e-cobrado-no-enem/. Eles encontrarão algumas questões relacionadas à Era Vargas, as quais foram cobradas em exames do ENEM. Dentre as temáticas específicas do período, foram cobradas questões sobre a chamada "revolução de 1930", Economia e Sociedade, Estado Novo.

d. As questões formuladas no ENEM estão vinculadas a determinadas competências e habilidades propostas para cada matriz de referência. No caso da História, a matriz de referência é "Ciências Humanas e suas Tecnologias". Oriente os alunos a observarem nas questões de História de anos anteriores (conferir no link indicado no item c) as habilidades a elas relacionadas.

A partir desta introdução, convide os alunos para aprofundarem os seus estudos sobre esta temática de grande relevância no contexto geral da História do Brasil!

Módulo 2 - Revisão: Aspectos centrais da "Era Vargas"

Atividade 1

Proponha aos alunos uma revisão, acerca dos principais aspectos que marcaram o governo de Getúlio Vargas no Brasil, no período entre 1930/1945. Esta é uma iniciativa importante uma vez que a história do rádio, no período em questão, está indiscutivelmente relacionada ao projeto político defendido e executado por Vargas.

 

Vídeo disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862 Acesso em: 11/05/ 2013

 

Orientações para a atividade

1. Inicialmente os alunos devem assistir ao vídeo integralmente e atentamente, sem fazer nenhuma anotação. O vídeo tem duração de 27 minutos, portanto, será possível ao professor fazer a projeção em uma aula, em local apropriado, para que todos os alunos possam assisti-lo juntos. Outra possibilidade é que os alunos acessem o vídeo por meio de seus tablets ou notebooks.

2. No vídeo, os principais aspectos da chamada "Era Vargas" são apresentados e interpretados pelo historiador Boris Fausto. Temas como o tenentismo, a chamada revolução constitucionalista, a constituição de 1934, a política de exportação do café, o integralismo, o populismo, o Estado Novo, entre outros, são abordados. Desta forma, a sugestão é que os alunos assistam novamente ao vídeo, mas, desta vez, devem fazer anotações a respeito de determinado tema abordado. Sendo assim, sugere-se:

a. Dividir os alunos em grupos, de maneira que, a partir da segunda projeção, cada grupo fique responsável por um dos temas abordados no vídeo. Esta definição dos grupos e dos temas deve ser feita por alunos e professor logo após a primeira projeção.

b. Após o término da segunda projeção, os alunos devem se reunir nos grupos previamente definidos para trocarem ideias acerca de suas anotações.

c. Os alunos poderão consultar livros e/ou outros materiais para esclarecimento de dúvidas suscitadas durante a projeção.

Sugestões de links para aprofundamento do estudo dos temas apresentados no vídeo:

http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-republica/era-vargas/resumo-era-vargas/. Na fonte indicada, os alunos encontrarão resumo, áudio, vídeo e quiz sobre o tema "Era Vargas".

http://www.enemvirtual.com.br/cai-no-enem-era-vargas/. No link os alunos encontrarão um resumo do governo de Getúlio Vargas no período entre 1930/1945 e 1951/1954.

d. Cada grupo deve apresentar para os demais colegas da turma as suas principais conclusões, acerca do tema focalizado.

 

Módulo 3: O governo Vargas e a utilização política do rádio: A hora  e a Voz do Brasil

 

Atividade 1

 a. Oriente os alunos a observarem atentamente a charge abaixo:

 

NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO César. História de Brasil para principiantes. São Paulo: Ática, 2003, p. 230.

Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2011/08/confira-as-provas-de-historia-p1-do.html. Acesso em 13/05/ 2013.  

 

b. Peça a eles para tentarem identificar algumas personagens representadas: Getúlio Vargas, Carmen Miranda, jornalistas, radialistas etc.

c. O que há de comum entre todas as personagens representadas, com exceção de Vargas? Qual o significado disto?

d. Estimule os alunos a apresentarem para os colegas a interpretação da charge, relacionando-a ao assunto abordado nesta proposta didática.

  13 Dica 300x280 Como cancelar a promoção Tim Infinity Web ModemProfessor, consulte a aula "A charge na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História", publicada no Portal do Professor, disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406. Na aula você encontrará considerações relevantes sobre interpretação e produção de charges.

 

Atividade 2

A charge, trabalhada na atividade anterior, refere-se ao Programa "Hora do Brasil", criado no governo de Getúlio Vargas como instrumento para que o presidente pudesse, cotidianamente, "falar aos brasileiros". Em 1935, era denominado de "Programa Nacional", passando posteriormente a se chamar "Hora do Brasil". Durante o Estado Novo, a "Hora do Brasil" passou a ser um programa de transmissão obrigatória para todas as emissoras. Em 1971, o programa recebeu a denominação que tem até os dias atuais: "A Voz do Brasil".

Durante todo o seu governo, sobretudo no Estado Novo (1937-1945), Vargas utilizou o programa "Hora do Brasil" para veicular as suas ideias junto ao povo brasileiro. O governo Vargas utilizou o rádio, por exemplo, em sua ferrenha campanha contra a ANL (Aliança Nacional Libertadora). Neste sentido, proponha aos alunos a leitura e interpretação do discurso de Vargas sobre o levante armado, realizado por militares ligados à ANL, em 1935. O discurso do presidente foi pronunciado em cadeia nacional, através do programa "Hora do Brasil":

“Brasileiros: (...) Forças do mal e do ódio campearam sobre a nacionalidade ensombrando o espírito amorável da nossa terra e da nossa gente. Os acontecimentos lutuosos dos últimos dias de novembro permitiram, felizmente, reconhecê-los antes que fosse demasiado tarde para reagirmos em defesa da ordem e do patrimônio moral da Nação. (...) alicerçado ao conceito materialista da vida, o comunismo constituiu o inimigo mais perigoso da civilização cristã. (...) O comunismo trata o homem como instrumento, como simples fator de trabalho, escraviza-lhe o esforço, materializando-o (...). A dissimulação, a mentira, a felonia constituem as suas armas (...). Os fatos não nos permitem duvidar dos perigos que nos ameaçam (...). A punição dos culpados pelos acontecimentos de novembro impõe-se (...)”.

Fonte: PEROSA, Lilian Maria F. de Lima. A hora do clique: análise do programa de rádio Voz do Brasil da Velha à Nova República. São Paulo: Annablume: ECA/USP, 1995, p. 38/39.

“Os jornais ajudaram a propagar uma imagem bastante aterrorizante do Levante da ANL. Fotos de oficiais mortos, prédios dos quartéis bombardeados. A população mostrava-se assustada diante dessa imagem do levante, principalmente a classe média e a dirigente”.

(TOTA, apud PEROSA, Lilian Maria F. de Lima, p. 39).

 Roteiro para o trabalho com os documentos:

a. O primeiro texto refere-se a um pronunciamento de Getúlio Vargas, em 1935, por meio do programa oficial de rádio criado no seu governo. Assim, inicialmente o professor deve solicitar aos alunos que façam uma leitura atenta do texto e, depois, que procurem o significado de palavras desconhecidas.

b. Através do programa de rádio, Getúlio Vargas expôs suas ideias sobre a ANL e o comunismo. A esse respeito, responda as questões propostas:

  • Sublinhe as palavras e/ou frases que Getúlio Vargas utilizou para caracterizar  o movimento organizado pela ANL e o comunismo.
  • No texto, Vargas procurou justificar uma possível reação do governo ao movimento. Qual foi a justificativa utilizada?
  • Em sua opinião, que mensagem o presidente quis passar aos brasileiros sobre o movimento?

 

c. Em relação ao segundo texto: de acordo com a afirmativa de Tota, você diria que os objetivos de Vargas, ao utilizar os meios de comunicação para reprimir o movimento  e propagar uma imagem negativa da ANL, foram alcançados? Justifique.

d. As questões propostas devem ser respondidas por escrito. Depois, oriente os alunos a formarem duplas, para que cada aluno leia as respostas do colega e para que possam, em seguida, esclarecer eventuais divergências e dúvidas. Solicite que as duplas apresentem as suas conclusões aos demais colegas da turma.

 

Atividade 3

No ENEM 2009, há, na prova de História, uma questão sobre o Programa "Hora do Brasil". Reproduza a questão para os alunos ou solicite que eles a acessem por meio de computadores ligados à internet, no link indicado: 

(Questão 62, ENEM 2009)

A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.

GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).

Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para

a. conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de lutas sindicais.

b. promover a autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento.

c. estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas.

d. consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas.

e. aumentar os grupos de discussão política dos trabalhadores, estimulados pelas palavras do ministro.

Resposta: d

Habilidade: Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

 Disponível em: http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-republica/era-vargas/questao-enem-2009-programa-hora-do-brasil/. Acesso em 13 de maio 2013

 

a. Não indique a resposta da questão aos alunos. Partindo das discussões anteriores, peça a eles que leiam o texto e que, individualmente, respondam  a questão. 

b. Escolha alguns alunos da turma para responderem a questão proposta, justificando a razão da escolha.

c. Observe com os alunos que a questão exige o conhecimento prévio do tema, uma vez que apenas o texto não é capaz de assegurar a resposta mais coerente para o que foi questionado. Aproveite para fazer uma discussão com os alunos a respeito das outras afirmativas, explicando por que elas são consideradas incorretas.

d. Chame a atenção dos alunos para a habilidade do ENEM, vinculada à questão proposta, conforme discussão feita no Módulo 1, letra d.

 

Atividade 4

O Programa "Hora do Brasil", instituído no governo Vargas, há mais de 75 anos, desde 1971, tem a denominação "Voz do Brasil" e continua sendo de transmissão obrigatória para as emissoras de rádio aberto, indo ao ar diariamente às 19 horas (horário de Brasília).  

    

Você sabia?  Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.

Atualmente, o programa "A Voz do Brasil" é dividido nos seguintes blocos:

  • Poder Executivo: 19:00 às 19:25 (ao vivo);
  • Poder Judiciário: 19:25 às 19:30;
  • Poder Legislativo - Senado: 19:30 às 19:40;
  • Poder Legislativo - Câmara Federal: 19:40 às 20:00;
  • Minuto do TCU: às segundas, quartas e sextas-feiras, após o Poder Executivo ou Notícias da Câmara.

 

Voz do Brasil

Imagem disponível em: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil. Acesso em: 14/05/ 2013

 

a. Solicite aos alunos que leiam com atenção o comentário abaixo, acerca do programa "A Voz do Brasil":

 

A criação do programa oficial A Voz do Brasil está ligada às origens do rádio como instrumento de poder político no país. Já nos anos 30 (...) o noticioso vai servir como legitimador do Estado Novo, fazendo parte de um projeto populista e autoritário de controle e manipulação social e política executado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Oscilando entre períodos mais fechados e mais pluralistas, conforme a política de cada governo, A Voz do Brasil vai refletir sempre seu desígnio de órgão oficial de um Estado autoritário como o brasileiro.

(Comentário na contracapa do livro: PEROSA, Lilian Maria F. de Lima. A hora do clique: análise do programa de rádio Voz do Brasil da Velha à Nova República. São Paulo: Annablume: ECA/USP, 1995).

 

b. De acordo com o texto, desde as suas origens, o noticioso fazia parte de um projeto que visava o controle e a manipulação social e política. Proponha aos alunos que selecionem e organizem informações a respeito do programa "A Voz do Brasil", para que possam traçar um paralelo entre o programa, quando foi criado no governo de Getúlio Vargas e, agora, na atualidade, discutindo se nos dias atuais é possível dizer que os objetivos ainda são semelhantes.

 

Sugestões de links:

Hora do Brasil. http://www.alunosonline.com.br/historia-do-brasil/hora-do-brasil.html

Diretrizes do Estado Novo (1937 - 1945) > "Hora do Brasil". http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EducacaoCulturaPropaganda/HoraDoBrasil

Site oficial do Programa "Voz do Brasil": http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/streaming/avozdobrasil

A Voz do Brasil passa a ser transmitido também pela internet. http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/08/1o/a-voz-do-brasil-passa-a-ser-transmitido-tambem-pela-internet

A Voz do Brasil: um programa fora de sintonia. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI152378-15223,00-A+VOZ+DO+BRASIL+UM+PROGRAMA+FORA+DE+SINTONIA.html

A Voz do Brasil. EBC. http://www.ebc.com.br/tags/a-voz-do-brasil

(O professor deve orientar os alunos no processo de seleção e análise das fontes)

 

c. Os alunos devem acompanhar algumas edições do programa, de segunda a sexta-feira, das 19 às 20 horas, para que possam ter maior clareza a respeito de como se organizam e como tratam os temas propostos.

d. Estimule os alunos a procurarem pessoas mais velhas, para saberem se elas ouvem o programa e qual a opinião que possuem a respeito do mesmo.

e. Em data previamente marcada pelo professor, os alunos devem apresentar as suas conclusões a respeito da análise comparativa proposta. Para as apresentações, os alunos podem utilizar o programa Power Point ou qualquer outro programa similar de apresentação, disponível em computadores da escola.

 

Módulo 4: O DIP e o rádio no governo Vargas

Atividade 1

Proponha aos alunos a leitura do texto "DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda. O texto pode ser reproduzido e entregue aos alunos pelo professor, ou acessado por computadores ligados à internet. Abaixo, confira um excerto do texto e a indicação do link:

 

DIP

 

Com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as atividades do Departamento Nacional de Propaganda, Vargas criou, em dezembro de 1939, o Departamento de Imprensa e Propaganda, extinguindo, através do mesmo decreto, o DNP. A direção geral do novo departamento permaneceu nas mãos de Lourival Fontes, diretor do antigo órgão.

A partir da criação do DIP, todos os serviços de propaganda e publicidade dos ministérios, departamentos e estabelecimentos da administração pública federal e entidades autárquicas passaram a ser executados com exclusividade pelo órgão, que também organizava e dirigia as homenagens a Vargas, constituindo o grande instrumento de promoção pessoal do chefe do governo, de sua família e das autoridades em geral. O DIP tornou-se o órgão coercitivo máximo da liberdade de pensamento e expressão durante o Estado Novo e o porta-voz autorizado do regime. 

(...) Competia à divisão de rádio, de acordo com regulamento do DIP, levar aos ouvintes radiofônicos nacionais e estrangeiros, por intermédio da radiodifusão oficial, tudo o que lhes pudesse fixar a atenção sobre as atividades brasileiras em todos os domínios, fazer a censura prévia de programas radiofônicos e de letras a serem musicadas e organizar o programa Hora do Brasil.

Texto disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/DIP. Acesso em: 13/05/ 2013

 

Roteiro para leitura e interpretação do texto

a. Inicialmente os alunos devem fazer uma leitura individual e silenciosa do texto, anotando as palavras desconhecidas e procurando o seu significado no dicionário. Depois, devem ser orientados a fazer uma segunda leitura.

ESQUEMA

b. Para compreender bem um texto, uma boa sugestão é a elaboração de um esquema, destacando as suas ideias centrais. Assim, reproduza para os alunos o material abaixo ou peça a eles que acessem o link indicado por meio de seus tablets/notebooks ou computadores do Laboratório de Informática. 

O esquema representa um esboço das ideias principais abordadas em um texto, permitindo que o leitor apreenda de modo efetivo a mensagem nele contida.

  Esquema 2

 http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm. Acesso em: 14/05/ 2013

c. No link indicado, os alunos poderão observar que existem várias possibilidades de se esquematizar as ideias centrais de um texto, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual etc. Entretanto, antes de decidir qual apresentação gráfica utilizar, é fundamental identificar as palavras-chave de cada parágrafo. Sendo assim, para organizar um esquema é preciso, basicamente (itens adaptados da proposta indicada no link acima):

  • Fazer uma boa leitura do texto.
  • Encontrar as ideias principais (que podem ser sublinhadas no texto) e as ideias secundárias que estão ligadas às primeiras.
  • Escolher uma palavra ou frase curta que transmita cada uma das ideias.
  • Escolher uma forma gráfica que contenha todas as palavras-chave e mostre a relação entre elas.

 

d. Após a elaboração do esquema do texto, os alunos estarão preparados para discuti-lo com os colegas. Para isto, sugerimos:

  •  O professor deve solicitar a um aluno que leia a primeira ideia/palavra-chave que tenha colocado no esquema do texto e que fale sobre ela. Em seguida, deve perguntar a um segundo aluno se aquela mesma ideia também foi destacada por ele e por quê.
  • A dinâmica continua até que todas as ideias centrais do texto sejam mencionadas. Caso os alunos não mencionem em seus esquemas ideias consideradas centrais pelo professor, este deve apresentá-las, discutindo-as.

 

e. Outra possibilidade para a socialização dos esquemas entre os alunos é que eles troquem entre si os esquemas elaborados. Por exemplo, em duplas, um aluno troca com o outro o seu esquema e juntos analisam se observaram ideias semelhantes ou não, no texto. Após essa discussão, as duplas comentam para toda a turma os resultados da atividade realizada. 

Atividade 2

Sugestão de vídeos que os alunos podem assistir em casa, para aprofundar as discussões sobre o tema:

O DIP e a função política do rádio na Era Vargas

Video sobre DIP Video sobre Rádio
http://www.youtube.com/watch?v=e8pvXsHaAPA http://www.youtube.com/watch?v=3trBqv887I0

O vídeo trata da criação do DIP e da censura no Estado Novo. A Propaganda política do DIP investiu no culto à figura do líder Getúlio Vargas. O rádio e o cinema enalteciam as ações do presidente.

 

Síntese: A radiodifusão da Era Vargas (em particular a Rádio Nacional) tentou construir a imagem de uma sociedade indivisa e homogênea. O Estado Novo colocou as diversas instituições, em particular os meios de comunicação, sob o mais amplo controle político e ideológico. O rádio tem uma grande importância no período como instrumento de ação política e social.

Links acessados em 14 de maio de 2013

 

a. Os alunos podem assistir os vídeos indicados em casa. São vídeos curtos, caso não seja possível aos alunos assistirem em casa, projete-os em aula.

b. Os alunos devem fazer um esquema com as ideias centrais dos vídeos, conforme orientações dadas na atividade 1 deste módulo (4).

c.  Em data previamente marcada, promova um debate entre os alunos acerca das ideias centrais dos vídeos, de acordo com os esquemas elaborados.

 

Módulo 5: Produção de Quiz pelos alunos 

 

Atividade 1

Para concluir as atividades desta proposta didática, oriente os alunos para a produção de um Quiz sobre o tema "O DIP e a função política do rádio no governo de Getúlio Vargas".

a. Divida os alunos em grupos para a realização da atividade.

b. Inicialmente, os grupos devem analisar alguns quizzes que já foram produzidos sobre a Era Vargas. Os alunos devem ler e resolver as questões propostas. Esta atividade deve ser feita com a utilização de computadores ligados à internet. Abaixo, algumas sugestões:

1. Teste seus conhecimentos sobre Vargas e o DIP 2. Quiz da Era Vargas 3. Exercícios sobre a Era Vargas
Exercícios 1 Exercícios 2 Exercícios 3

Links acessados em: 14/05/ 2013

1. http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=1402

2. http://www.projetosespeciaislettera.com.br/?page_id=1408

3. http://exercicios.brasilescola.com/historia-do-brasil/exercicios-sobre-era-vargas.htm#resposta-754

 

c.Depois de realizada a etapa anterior, os alunos terão uma boa ideia de como funciona um Quiz. Os termos, conceitos, perguntas, respostas, imagens que utilizarão na produção do Quiz devem ser, a princípio, elaborados individualmente, em casa. É fundamental considerar as fontes trabalhadas nas atividades anteriores.  Posteriormente, em aula definida pelo professor, os alunos devem socializar no grupo as suas sugestões, para que as questões consideradas mais pertinentes sejam escolhidas.

d. Em seguida, os alunos devem procurar informações sobre como produzir um Quiz. Existem boas informações sobre o passo a passo da atividade, as quais estão disponíveis em sites da internet. Inicialmente, o grupo deverá decidir qual ferramenta utilizará. Abaixo, indicamos três tutoriais, cada um utilizando uma ferramenta diferente. Os grupos devem assistir aos três vídeos e, na sequência, tomar a decisão.

1. Como usar o Quizlet 2. Crie um Quiz em Power Point 3. Como criar seu próprio Quiz no site www.quizzes.com.br
Quizlet Quiz em Power Point Crie seu próprio Quiz

Links acessados em 14 de maio de 2013

1. http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-usar-o-quizlet/

2. http://videos.bol.uol.com.br/#view/crie-um-quiz-no-power-point-0402336CC4999346

3. http://www.youtube.com/watch?v=e127gLVQ2y8

 

e. Com todas as informações em mãos, os grupos estarão preparados para realizar a tarefa proposta. Para esta atividade, caso haja na escola um professor da Área de Informática ou de outra Área que seja mais familiarizado com as ferramentas indicadas, o professor de História deverá solicitar a sua colaboração.

f.  Finalmente, os grupos apresentarão e testarão os seus quizzes com os demais colegas da turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Era Vargas [História do Brasil por Boris Fausto] Vídeo
Recursos Complementares

Para os alunos:

Departamento de Imprensa e Propaganda: a censura no Estado Novo. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/departamento-de-imprensa-e-propaganda-a-censura-no-estado-novo.htm

A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/apresentacao

Para os professores:

Políticas públicas culturais de 1924 a 1945: o rádio em destaque. http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/a-j/FCRB_LiaCalabre_PoliticasPublicasCulturais_de_1924a1945.pdf

A importância do rádio no Estado Novo. http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/8o-encontro-2011-1/artigos/A%20importancia%20do%20radio%20no%20Estado%20Novo.pdf/view

A Legitimação do Governo Vargas por meio do Rádio: A Relação entre a Emissora Rádio Nacional do Rio de Janeiro e o Estado Novo. http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/resumos/R32-0556-1.pdf

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa da proposta didática, a partir das estratégias desenvolvidas e dos recursos utilizados. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.

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