Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Maratona fotográfica da amizade

 

27/05/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social;

- Interagir com os seus pares;

- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;

- Desenvolver a criatividade e a imaginação;

- Expressar-se de maneira autoral por meio de fotos.

 

Duração das atividades
A atividade será dividida em 3 etapas, compreendendo um tempo de 30 a 60 minutos, cada uma delas. A proposta poderá ser em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

A proposta prevê que os professores habitualmente mostrem fotografias ao grupo e que as crianças tenham acesso a livros, catálogos ou imagens fotográficas. A proposta é indicada para crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

Estar sensível ao percurso do processo de intervenção é tão importante quanto atingir o objetivo final.

Sugerimos o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poderá montar um painel de fotos; organizar slides para apresentação posterior às famílias; revisitar o arquivo fotográfico para auxiliá-lo no acompanhamento do processo pedagógico de cada criança em particular.

Estratégias e recursos da aula

 

Primeira Etapa: "Vamos pensar na amizade?"

 

Duração: Em torno de uma hora.

Material: Máquinas fotográficas, um equipamento para reprodução de imagens e som (DVD e aparelho televisor, ou similares) para o grupo.

Local: Sala de aula.

 

Proposta:

            O professor deverá organizar previamente o material necessário para a atividade, para então reunir as crianças em uma roda e questionar-lhes o que sabem sobre a máquina fotográfica. Qual a sua função? Como funciona? Como as máquinas funcionavam antes da fotografia digital etc. Depois disso, o professor comentará sobre a importância deste equipamento para os homens em diferentes setores, enquanto apresenta fotografias (antecipadamente escolhidas) que tenham sentido de reflexão no que se refere a amizade entre homens, animais, crianças (conforme os Recursos Complementares). O professor solicitará que as crianças se manifestem a respeito do assunto e, à medida que as crianças vão falando, o professor deverá sutilmente trazer a importância deste tema para a humanidade, para a paz mundial, para a preservação do meio ambiente e assim por diante, de forma que o professor possa também ouvi-las no que diz respeito ao que elas conhecem sobre a amizade. 

              Em seguida, o professor mostrará diferentes imagens de máquinas fotográficas, representando a sua evolução, desde a sua invenção até os dias atuais. Neste momento, o professor solicitará que as crianças levantem, propondo-lhes que finjam posar para uma foto (a fotografia e a máquina fotográfica serão imaginárias). A ideia aqui é descontrair, brincar com elas neste momento, assim, enquanto elas ficam se movimentando e posando para a fotografia, o professor fará o barulho de uma máquina fotografando. Dessa forma, o professor transitará pelo grupo, instigando os alunos para que não pisquem, não se mexam, não riam/sorriam, pois personagens de fotografias não se mexem, e por aí vai, fazendo uma interação bem humorada com as crianças. O professor repetirá as fotos imaginárias até perceber que o grupo interagiu e curtiu a brincadeira ao seu máximo. A partir disso, o professor levará, para o âmbito do grupo, o tema, propondo-lhe um desafio: vamos fazer “Uma maratona de fotos da amizade?”. Sugerimos o registro fotográfico, pelo professor ou auxiliar, dos vários momentos de cada proposta.

     

 

SEGUNDA ETAPA: “Mãos à obra!”

Duração: Caberá a cada professor organizar o seu próprio tempo de registro das atividades de seus alunos.

Material: 02 máquinas fotográficas.

Local: Parque, sala de aula, pátio, locais de passeios ou atividades externas à Instituição.

 

Proposta:

            O grupo deverá ser organizado em uma roda e o professor deverá mostrar imagens de fotógrafos exercendo a sua profissão (conforme Recursos Complementares), para que se inicie uma conversa sobre esta importante profissão e se proponha, em seguida, um desafio: cada criança deverá, durante um tempo do dia, ser “o fotógrafo da amizade do grupo”. O fotógrafo deverá registrar, no período em que estiver de posse da máquina, momentos individuais ou grupais que julgar interessante, de modo que serão, no máximo, 05 fotos para cada criança.

            As fotos serão de tema ligado a amizade, proporcionando aos “fotógrafos da amizade” liberdade total de exercerem a sua “profissão”, cabendo ao professor estar atento às fotos de cada um dos fotógrafos. Uma sugestão para marcar o trabalho de cada criança é iniciá-lo com a fotografia do próprio autor da sessão.  O professor deverá estar atento e acompanhar as falas das crianças, mas de forma sutil, para não prejudicar o olhar de cada “fotógrafo”.

         

                                                       fotografia das crianças

Foto 1- Crianças fotografando

 Acervo NDI 

                       

 

QUARTA ETAPA: "Exposição Fotográfica"

Duração: Em torno de trinta minutos.

Material: Colchonetes ou tapetes, uma máquina fotográfica, aparelho para reprodução do arquivo.

Local: Sala de aula ou outro ambiente aconchegante e tranquilo, para exposição de fotos.

 

Proposta:

            O professor poderá iniciar esta etapa propondo um alongamento bem humorado, imitando, o espreguiçar de animais que as crianças conheçam, podendo ser de um gato ou de um cachorro. Na sequência, o professor solicitará uma roda de conversa, a fim de comentar e relembrar às crianças o tema da atividade e a importância de termos amigos.

            De posse do material fotografado pelas crianças, o professor proporá que as crianças façam uma apresentação das fotos feitas pelos “fotógrafos da amizade”.  O professor deverá estar atento e acompanhar as falas das crianças, mas de forma sutil, para não prejudicar o olhar de cada “fotógrafo”. Este momento deve ser marcado pela descontração e alegria, observada a especificidade desta faixa de idade, porém devendo ser preservado o silêncio e a atenção das crianças no momento da apresentação de cada “fotógrafo”. Poderá ser aberta a palavra ao grupo para comentários ao final da apresentação, de uma forma ordenada com o levantar de mãos.

            Esta etapa também deverá ser registrada com uma máquina fotográfica e todo o material deverá ser organizado para uma exposição para os pais das crianças e visitantes. A exposição deve ter uma descrição sucinta do professor para embasamento do que foi vivido e o que mais chamou a atenção na sua leitura da atividade.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final de todas as apresentações, o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e a importância do tema sob a ótica das crianças. A atividade deverá ser finalizada com parabenizações ao grupo e com uma retomada acerca da importância do tema para a paz mundial, para a preservação do planeta, enfim, para a preservação da espécie.

Em seus apontamentos, o professor fará uma reflexão de como o grupo reagiu às propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos traçados inicialmente foram atingidos. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.