24/05/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Promover a interação entre as crianças;
- Compartilhar os espaços, as ideias e os planos com outras crianças e adultos;
- Ampliar o universo cultural e vivencial;
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indíviduos.
É importante que o professor propicie, habitualmente ao seu grupo, experiências com o corpo e o movimento relacionadas a diferentes rítimos musicais, expressão corporal, diferentes danças etc. O professor deve considerar a trajetória de seu grupo, a faixa etária e a curiosidade das crianças.
A sugestão é indicada para crianças a partir dos 04 anos de idade.
Sugerimos o uso da máquina fotográfica para documentar os diversos momentos da aula.
Primeira Etapa: "Aquecendo o corpo para entrar na dança"
Duração: Em torno de uma hora.
Material: Equipamento audiovisual, para reproduzir arquivo multimídia, uma máquina fotográfica, uma seleção de sons, do mais tranquilo ao mais agitado, e que seja agradável às crianças.
Local: Na sala de aula, ou pátio da Instituição.
Proposta: Em uma roda, o professor convidará as crianças para fazer um alongamento, ao mesmo tempo em que coloca um som tranquilo. Na sequência, o professor colocará um som mais agitado e sugerirá que as crianças escutem o som e dancem livremente. Em um momento inusitado, o som deverá cessar e as crianças ficarem imóveis como uma estátua. Isto deverá se repetir com variações de ritmos e diferentes velocidades de músicas, de forma que as crianças possam variar os seus movimentos. Depois de três a quatro mudanças de ritmo, o professor sugerirá às crianças que elas dancem juntas, em duplas, por exemplo, propondo-lhes diferentes interações com a dupla de dança. Dançar encostando as costas uma nas outras, a barriga, o bumbum, a testa e, assim por diante. Da mesma forma, quando a música parar, as crianças deverão se transformar em estátuas. O professor poderá, no momento em que o grupo estiver imóvel, transitar entre as crianças, instigando-as a não se mexerem, falando que estátuas não se movem, não piscam e por aí vai, levando para este momento a alegria, o desafio e, sobretudo, a interação entre as crianças. A cada recomeço de som, as duplas deverão ser trocadas.
Segunda Etapa: "Como aprofundar no tema da dança"
Duração: Em torno de trinta minutos.
Material: Uma máquina fotográfica, material em arquivo para ser exibido, podendo ser DVD, papel, lápis, giz de cera e caneta hidrocor.
Local: Sala de aula.
Proposta: O professor reunirá o grupo na sala, instigando-o com um alongamento, em roda. Ao término, convidará as crianças a assistirem uma exibição de danças diferentes (podendo se apoiar nos Recursos Complementares). O material a ser exibido deverá ser direcionado no sentido de que as crianças percebam os diferentes tipos de danças, podendo transitar entre o balé, forró, valsa etc. Ao final da exibição, o professor proporá que o grupo experimente os diferentes ritmos com os colegas, para, em seguida, desafiá-los: “O que acham de convidarmos os pais para dançarem com vocês?” O convite deverá ser instigante, ao ponto de que as crianças sintam-se convidadas a participar. Feito isto, o professor pedirá que as crianças escrevam um convite individualmente para que seus pais participem de uma apresentação de dança em dupla com seus filhos. A escrita do convite será realizada com a mediação do professor, sendo este o escriba das crianças. Além da escrita, sugerimos que as crianças façam um desenho com a intenção de convidar os pais para a dança.
No final da aula, quando os pais forem buscar os seus filhos, os convites escritos ou desenhados pelas crianças serão entregues, sendo que o professor deverá reforçar o convite e se disponibilizar a ajudar, comentando ainda que a apresentação será somente para o grupo, durará entre 30 e 60 segundos e que a música deverá ser selecionada em parceria com seu filho, assim como os movimentos. É importante frisar que este momento de participação será fundamental, mas que não visa à perfeição.
Foto 1- Criança escrevendo o convite.
Acervo NDI
Terceira Etapa: "O dia chegou!"
Duração: Em torno de uma hora no total.
Material: Uma máquina fotográfica e um aparelho de som.
Local: Sala de aula ou local mais reservado.
Proposta:
Esta proposta poderá ser organizada nos momentos de entrada ou saída das crianças, na/da Instituição. O professor poderá conversar com os pais e levantar as possibilidades de participação de cada um, tornando a atividade o mais acessível possível a todos. Além disso, não há necessidade de que o momento aconteça todo em um único dia, desde que todos se disponibilizem a participar. Depois de decisões tomadas e dias definidos, vamos dançar, então!
O professor reunirá o grupo e organizará a apresentação de dança integrativa em parceria com as crianças, frisando que a preocupação com a perfeição deve ser banida do contexto e que o mais importante é a participação, portanto, o objetivo é que os adultos relaxem e curtam a atividade com os seus filhos. Dito isto, o professor organizará a ordem de apresentações e disponibilizará o aparelho de som, ficando responsável por coordenar o som, se necessário. Depois, proporá um alongamento inicial, meio que se espreguiçando, esticando os músculos. As duplas iniciarão as suas apresentações, cabendo ao professor incentivar aplausos, criando uma atmosfera de alegria.
Ao final, o professor agradecerá a participação de todos.
Foto 2- Criança dançando com adulto.
Acervo NDI
Sobre diferentes danças e ritimos musicais:
http://www.youtube.com/watch?v=-zphtZzsSl4
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=6Tso6aH4zTg&feature=endscreen
http://www.youtube.com/watch?v=oo5NX6Gxhzk
Ao final das apresentações, o professor convidará todos a sentarem em uma roda e proporá uma rodada de falas entre os participantes, instigando-os a falar do processo de construção com os seus filhos, o que sentiram com a experiência e a importância de um evento desta natureza para o grupo.
Em seus apontamentos, o professor fará uma reflexão de como o grupo reagiu às propostas e como interagiram entre si. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo. A reflexão se dará sobre o seu trabalho, avaliando cada etapa do proposto.
Quatro estrelas 1 classificações
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28/05/2013
Quatro estrelasGostei da proposta mas faltou detalhamento sobre as estratégia que contempla mais os adultos na atividade.