24/05/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos;
- Interagir com as demais crianças do grupo;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação, enquanto constroem com os colegas os materiais;
- Desenvolver a percepção do corpo em relação ao tempo/espaço;
- Coordenar os diferentes movimentos de corrida e arremessos, em relação a objetos, em equipes;
- Trabalhar em equipe, enquanto se movimentam.
As crianças que irão participar da brincadeira terão de ter noções primárias de corridas e arremessos.
Indicamos essa aula para ser desenvolvida com crianças a partir de 4 anos de idade.
Esta aula será mais significativa para o grupo, se o professor considerar a temática e a especificidade da faixa etária que irá participar. Serão necessários 02 adultos para coordenação desta aula.
É importante que o professor, sempre que possível, leve para as suas propostas com as crianças, possibilidades de reflexões sobre o tema abordado.
Primeira Etapa: "O que é trabalho em equipe ?"
Duração: Em torno de 40 minutos.
Material: Equipamento audiovisual, para reproduzir arquivo multimídia; uma máquina fotográfica; e rolo de papel higiênico de folha simples.
Local: Pátio ou parque da escola e sala de aula.
Proposta: O professor deverá previamente organizar o local onde será realizada a atividade e o material com o qual reproduzirá as imagens acerca do atletismo, podendo se apoiar nas sugestões dos Recursos Complementares. O professor deverá também fazer uma seleção prévia das imagens mais significativas.
O professor reunirá o grupo em uma roda e solicitará que as crianças coloquem as mãos no coração e sintam o seu batimento cardíaco por meio do tato. Na sequência, solicitará que escutem o barulho do coração dos amigos, encostando a orelha no lado esquerdo do peito destes. Feito isto, o professor iniciará um alongamento, se espreguiçando e contemplando diversas partes do corpo, como braços, pernas, costas, enfim, sem se preocupar com movimentos precisos, pois o importante é apresentar uma proposta pela qual as crianças se interessem e participem.
Em seguida, o professor dirá às crianças que ele se transformará em um bicho que tem um rabo bem grande. Neste momento, ele colocará um rabo na parte de trás de seu corpo, preso à calça, e sairá correndo, instigando as crianças a pegar o rabo. Uma vez o rabo pego, o professor solicitará que uma criança tome o seu papel e se transforme neste mesmo bicho de rabo grande, colocando nela o rabo para que as outras crianças o peguem. A brincadeira se repetirá sucessivamente até que o professor perceba o cansaço e desinteresse das crianças.
É muito importante o professor prever o local onde fará a corrida, observando o solo e as suas condições de segurança.
Encerrada a corrida, o professor pedirá que as crianças coloquem as mãos novamente sobre o próprio coração e, em seguida, que coloquem a orelha sobre o peito do amigo, para novamente escutar o batimento cardíaco dele. A partir disso, as crianças serão convidadas a formarem uma roda e a se deitarem para brincar de dormir, enquanto o professor contará até dez pausadamente. Terminada a contagem, elas se sentarão e serão questionadas se perceberam as diferenças do batimento do coração e da respiração nos dois momentos em que o professor as solicitou, de forma que cada uma possa se pronunciar.
Ao final, o professor falará de como é salutar se exercitar e o bem que isso faz à saúde, e por fim, fará um convite para juntos brincarem de atletismo. O professor deve fazer o registro fotográfico desta etapa.
Segunda Etapa: " Primeiro vamos construir a partir de materiais recicláveis?”
Duração: Em torno de uma hora.
Material: Máquina fotográfica, caixas de papelão grandes, cartolina, retalhos de tecido, cola, tesouras infantis, tesoura grande (adulto), jornais velhos, areia, sacolas de supermercado, garrafas PET, fita crepe, cabos de vassouras, serrote, giz de cera.
Local: Sala de aula ou local na Instituição onde se possam fazer colagens e manusear os materiais maiores.
Proposta: Para este momento, o professor reunirá o grupo e retomará o tema da etapa anterior. Em seguida, proporá que as crianças confeccionem materiais para serem usados nas provas de atletismo. O docente deve conduzir este momento com entusiasmo e vibração. O professor pode fazer uma votação com as crianças, para serem escolhidas três provas de atletismo, podendo se apoiar nas sugestões dos Recursos Complementares. Sugerimos: Corrida com obstáculos, Arremesso do peso e Corrida com bastão. É importante que entre provas de corridas, caso sejam escolhidas, haja uma prova que não seja tão extenuante fisicamente. Às crianças será dado o desafio de construir, a partir de materiais recicláveis: algumas barreiras para a corrida com "obstáculos"; algumas "bolas pesadas" para o arremesso de peso; e alguns "bastões" para a corrida de bastão. É importante o professor comentar acerca do poder de transformação destes elementos, de como isto está relacionado ao respeito e à preservação da natureza e da humanidade. E, “mãos à obra!”
Inicialmente, o professor dividirá o grupo em equipes para confecção de:
- 09 ou 12 barreiras de papelão com a forma triangular;
- bastões de cabos de vassoura de madeira, cortados com em torno de 25 cm;
- 05 bolas para o arremesso de peso de sacolas de supermercados com areia e tecidos no seu interior.
O professor deverá estar atento à construção das barreiras triangulares no que diz respeito à altura delas, de modo que as crianças sejam capazes de ultrapassá-las com facilidade. Ao final, as crianças poderão desenhar e pintar os obstáculos com giz de cera. No caso dos bastões, o professor deve serrar com o serrote os cabos de vasoura, em pedaços de 25 centímetros. A quantidade deverá ser calculada para que todos participem. As crianças podem pintá-los com giz de cera ao final, o mesmo devendo acontecer na construção das bolas para o arremesso, onde as sacolas plásticas em várias camadas envolverão os tecidos que, por sua vez, envolverá a areia. Deverá se ter o cuidado para que a bola não fique pesada. A atenção do professor, nesta etapa, é primordial para a consecução dos objetivos, devendo ele, não somente explicar a atividade, mas cooperar com as crianças sem interferir no processo de criação. Uma vez prontos os materiais, o professor solicitará que as crianças se alonguem como no momento inicial e aguardem ansiosamente para o dia das brincadeiras de atletismo. Que elas durmam bem, se alimentem bem e por ai vai. Esta etapa, também deverá ser registrada com fotos.
Foto 1: obstáculo de papelão
Acervo NDI
Foto 2: bola para o arremesso
Acervo NDI
Foto3: bastão de cabo de vassoura
Acervo NDI
Terceira Etapa: "Chegou o grande dia do triatlo interativo!"
Duração: Em torno de uma hora e meia.
Material: Uma máquina fotográfica, materiais construídos a partir dos recicláveis, garrafas PET cheias de água, um apito, e fitas de tecido de diferentes cores.
Local: O ideal é que seja ao ar livre, num ambiente arejado, arborizado e com solo seguro para corrida, podendo ser no pátio ou parque da Instituição.
Proposta: O local para este momento deve ser previamente organizado no que diz respeito à segurança e ao bom desenvolvimento da atividade. Assim, o professor deverá investigar o solo, garantindo um espaço em que inexistam depressões, buracos, cacos de vidro, etc. No que se relaciona ao espaço, ele está diretamente ligado à quantidade de crianças participantes, não sendo o objetivo um percurso de longa distância. Além disso, deverá ser levada em consideração a faixa etária das crianças com as quais o docente trabalha.
O professor reunirá o grupo no local, mostrará o percurso das corridas, andando com o grupo de forma que todo o espaço possa ser percorrido e mostrado às crianças. Com os alunos organizados em uma roda, o docente combinará a sequência das atividades, sendo primeiramente explicada a atividade de corrida com barreiras. Para esta atividade, o professor deverá dividir o grupo em três e distribuir fitas de tecido com colorações diferenciadas para cada grupo. O espaço, previamente organizado, será dividido em três pistas com as barreiras confeccionadas distribuídas ao logo do percurso.
A competição se inicia com o professor reunindo as três equipes de forma alinhada. As crianças terão de correr, pular as barreiras e chegar ao final. O professor deverá conduzir a corrida de forma que as crianças percebam que ganhar não é o mais importante, mas sim a participação e o espírito de equipe, e o brincar ao lado dos amigos.
Na sequência, o professor organizará o espaço e as crianças para a próxima atividade: o arremesso de peso. Para isso, uma nova divisão em equipes será feita e, portanto, as fitas coloridas serão redistribuídas. Estas equipes deverão se posicionar em uma linha e, ao sinal do apito, deverão arremessar simultaneamente o peso, de modo que a que estiver mais distante ganhará. O arremesso será realizado sempre de três em três, até que todas as crianças participem. Da manira semelhante à corrida anterior, o professor deverá estar atento em tentar passar para as crianças o espírito de participação e cooperação.
A última atividade será a corrida de bastão, para a qual o professor organizará as crianças no espaço da corrida. Com o espaço já delimitado, o professor fará nova divisão das crianças em três equipes marcadas por cores. A corrida é simples: uma criança faz o percurso da corrida completo, carregando um bastão e, ao concluir o trajeto, passa o bastão para outra criança de sua equipe, em uma área reservada do percursos ( área de transição). Esta, por sua vez, procederá de maneira semelhate e, assim sucessivamente, até que todas as crianças da equipe percorram o trajeto todo. Terminada a participação de todos os alunos, o professor fará uma roda e proporá um alongamento final.
Sobre atletismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo
http://www.youtube.com/watch?v=UG4n1pk4Uk8&NR=1&feature=endscreen
http://www.youtube.com/watch?v=VHC5FM32Ae4
Sobre a corrida com obstáculos:
http://www.youtube.com/watch?v=eydbhyVUK5Y
Sobre a corrida com bastão:
http://www.youtube.com/watch?v=9pFgIKGpUAM
Sobre a arremesso do peso:
No momento final da última etapa da aula, o professor convidará as crianças para uma roda e abrirá espaço para que todas elas se pronunciem com relação ao que experenciaram, resgatando a conversa da primeira etapa, que diz respeito ao trabalho em equipe.
Em seus apontamentos, o professor fará uma reflexão de como o grupo reagiu às propostas e como os alunos interagiram entre si. É importante o professor ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo, abordando os processos envolvidos na atividade, tais como liderança, poder, submissão, entre outros.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!