24/05/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais (H1), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Procedimentos Metodológicos:
Professor (a), nesse momento espera-se que o aluno já tenha recursos para encontrar o produto de um número decimal por 10. Agora, vamos desafiá-los a encontrar o produto de um número decimal por 100 e por 1000.
Mas antes, os alunos precisam saber que o dinheiro é importante no mundo todo e que não existe uma moeda única, que existem diferentes moedas que são utilizadas em outros países.
Para isso, forneça aos alunos uma folha de papel A4 contendo o mapa-múndi com marcações em alguns dos países e os moldes das moedas que circulam nessas nações que geralmente são os mais conhecidos e oriente aos alunos que tentem fazer a correspondência, conforme ilustra a imagem abaixo:
Imagem: Molde mapa-múndi com moedas de vários países
Fonte: Revista Projetos Escolares Especial Matemática. Educação Financeira. São Paulo. Ano 7, nº 28, ISSN 1980-2692. Editora On Line.
Nesse momento, o professor de matemática poderá trabalhar em parceria com o professor de geografia a localização geográfica de cada país e algumas características dos mesmos.
Solicite aos alunos uma pesquisa sobre algumas características dessas moedas, como o nome, a cotação em Real, onde o Real vale mais (ou menos) que a moeda do país/região.
No laboratório de informática, com acesso a internet, proponha aos alunos que visitem a páginado sítio do Banco Central do Brasil (disponível em http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm. Acesso em 13 maio 2013)
Nesse sítio estão disponíveis informações sobre moedas de diversas partes do mundo, informações sobre a cotação em Real e o quanto que a nossa moeda vale nesse país/região, conforme ilustra a imagem abaixo:
Imagem: Moedas do Mundo
Fonte: disponível em http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/moedasmundo.htm Acesso 13 maio 2013.
Solicite a eles que pesquisem as informações sobre as moedas referentes aos países destacados no mapa-múndi e que preencham a tabela abaixo:
Nome do País |
Nome da Moeda |
Cotação em Real |
Com R$1,00 você compra: |
Brasil |
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Argentina |
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Estados Unidos |
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África do Sul |
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Reino Unido |
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Europa |
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Federação Russa |
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China |
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Austrália |
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Para aproveitar o momento no laboratório de informática, deixe os alunos pesquisarem as características das moedas de outros países, caso tenham curiosidade.
Após o preenchimento da tabela, pergunte aos alunos se eles conhecem alguns desses lugares, se visitaram algum deles ou se já ouviram algum comentário de pessoas que visitaram alguns desses países. Em seguida, pergunte a eles o que comprariam nesses lugares e por que. Reserve um tempo para discussão entre os alunos.
Em seguida, divida a sala em grupos e peça aos alunos que localizem na tabela preenchida a última coluna e respondam:
a) Com 10 reais na Argentina, você compraria quantos pesos? E com 100 reais? E com 1000? Registre o procedimento que você utilizou para resolver o problema.
Padrão de resposta esperada:
Nome do País |
Nome da Moeda |
Cotação em Real |
Com R$1,00 você compra: |
Argentina |
PESO |
0,3866 |
2,59 pesos. |
Imagem: Modelo da tabela preenchida sobre as características das moedas de alguns países
b) Com 10 reais nos Estados Unidos, você compraria quantos dólares? E com 100 reais? E com 1000? Registre o procedimento que você utilizou para resolver o problema.
Explore os demais países fazendo as mesmas perguntas. Nesse momento, os alunos utilizarão diferentes estratégias para resolver o problema. Em seguida, peça que cada grupo apresente para a turma como procedeu para encontrar a resposta de uma letra e, ao final da aula, construa com eles uma resposta coletiva que consiste em um parágrafo ou uma frase construída por todos que apresenta um padrão / regra para multiplicar um número decimal por 10, 100 e 1000.
Ao final solicite a eles que façam um gráfico de barras (veja o exemplo na imagem abaixo) para possibilitar uma melhor visualização dos países onde a nossa moeda, o Real, vale mais e onde ela vale menos. Divulgue esses gráficos nos murais da escola.
Imagem: Exemplo de gráfico de barras
Caso a escola tenha recursos como o data-show e computador ou TV e computador em sala de aula, reproduza um vídeo do quadro “x1000” do programa “Caldeirão do Huck” que está disponível em http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/x1000/ (Acesso em 14 maio 2013). Nesse quadro, os produtores ficam observando, através de câmeras escondidas, se alguém nas ruas se comporta de forma gentil com outra pessoa frente a uma situação do dia a dia. Caso a pessoa se comporte dessa maneira, ela estará apta a participar do quadro “x1000”, ou seja, a quantia total em moedas que ela tiver será multiplicado por 1000 e ela receberá esse prêmio para levar para casa, conforme ilustra a imagem.
Imagem: Episódio x 1000 do Caldeirão do Huck .
Fonte: disponível em http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/x1000/ Acesso em 14 maio 2013.
O vídeo tem 9min47s. Após o vídeo, proponha que cada aluno faça uma simulação para responder a seguinte pergunta: Se nesse momento, fosse você que estivesse participando do quadro “x1000”, quantos reais você levaria para casa?
Professor (a) sugiro que você leia os seguintes livros:
FIORENTINI, D.; MIORIM, M.A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim SBEM, São Paulo, ano 4, n.7, 1993.
LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006a. (Coleção Formação de professores).
______. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006b. (Coleção Formação de professores).
Professor (a) sugiro que você acesse o endereço a seguir:
Matemática e Cultura: decimais, medidas e sistema monetário.
Fonte: disponível em http://www.sbembrasil.org.br/files/decimais.pdf Acesso em 16 maio 2013.
Professor, para atingir ao objetivo da aula, que é “Relacionar o sistema monetário brasileiro com o de outras nações, a fim de dar significado à multiplicação dos números decimais pelos números naturais 10, 100 e 1000”, a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades são atitudes importantíssimas. Sendo assim, faça as mediações necessárias, motive os alunos a participarem com afinco das atividades propostas e avalie em cada uma delas, se houve envolvimento e, se ao realizar cada atividade, o aluno seguiu as orientações. Enfim, por meio dos registros, das apresentações e das respostas coletivas, avalie se os mesmos compreenderam os conceitos trabalhados nessa aula.
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