Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rio Amazonas - Usos da água e seus impactos ambientais

 

20/05/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Proposta didática elaborada a partir da série "OS RIOS E A VIDA" disponível na Sala do Professor do Programa TV Escola - MEC.

- Conhecer os diversos usos da água.

- Analisar os principais impactos ambientais sobre os recursos hídricos.

Entender as principais questões ambientais, sociais e econômicas que envolvem o rio Amazonas.

- Compreender a importância dos rios na organização dos espaços geográficos.

- Desenvolver atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter noções sobre a interdependência dos elementos naturais: hidrografia, relevo, clima, vegetação, fauna. É necessário, também, que saiba sobre as interrelações entre água e saúde.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem a importância da água para a vida no planeta Terra. Por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, espera-se que as atividades propostas promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 Atividade 01

 

Os principais rios brasileiros e seus usos

PASSO A PASSO

Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os alunos sobre os diferentes usos da água no lugar onde vivem:

  • Que usos fazemos da água em nosso cotidiano?
  • Quais as atividades em que se utilizam a água nas residências, nos comércios e nos diferentes estabelecimentos industriais?

 

- A partir desses questionamentos, oriente-os a recordarem sobre suas atividades diárias o quanto o uso da água é importante.

 - Além das observações diretas, os estudantes podem pesquisar em fontes diversas quais são os usos cotidianos da água em nossa vida.

- M edie uma roda de conversa para que possam expressarem suas observações e opiniões sobre as informações levantadas e aproveite a "sementeira de ideias" para instigar a curiosidade dos alunos sobre os usos da água em diferentes regiões de nosso país.

hhh

- Solicite aos estudantes que realizem uma pesquisa em sala de aula buscando compreender a seguinte problemática:

  • Quais são os principais rios presentes em nosso país?
  • Quais são suas principais características, ou seja, são rios com grande volume de água, com correntezas fortes ou fracas, etc.?
  • Quais são os principais usos desses rios brasileiros?

 

 - Para responderem a estas questões, oriente-os a se organizarem em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve pesquisar em atlas geográficos e consultar mapas temáticos sobre a hidrografia do Brasil. Além de atlas, os estudantes podem fazer consulta em sites de busca na internet e outras fontes que abordem a temática. Neste momento é importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo,  a Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

- Os grupos devem entregar um relatório os resultados de suas pesquisas, além de apresenta-los oralmente, com o auxílio de recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os no quadro e faça complementações, se necessário, promovendo a troca de informações e mediando a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

- Comente tais resultados, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, oriente-os organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes sobre os múltiplos usos dos recursos hídricos no Brasil.

  hh

Atividade 02 

Rio Amazonas - seu uso e impactos ambientais

PASSO A PASSO

- A partir da discussão do quadro-síntese elaborado anteriormente, convide-os a assistirem ao episódio "Amazonas" da série "OS RIOS E A VIDA" organizado pela TV Escola-MEC, disponível em:  <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=6306>, que apresenta as principais características do rio Amazonas e a sua influência sobre o povo que habita às suas margens, percorre toda a sua extensão, apresenta a cultura local e discute os riscos socioambientais presentes na região.

 

- Neste momento ressalte a importância de se fazer anotações durante o filme sobre os principais aspectos abordados, problematizando:

  • Quais são as distintas formas de utilização das águas do rio Amazonas, bem como seus impactos ou ameaças ambientais provocadas por cada uma delas?

  

- Permita que os alunos, em casa, pesquisem em livros didáticos ou em sites de busca na internet e busquem compreender esta questão. Posteriormente, oriente-os a se organizarem em grupos e elaborem um quadro-síntese da pesquisa prévia que realizaram como "tarefa de casa", descrevendo:

 

  • Os usos do rio Amazonas apresentados pelo vídeo;
  • A importância socioeconômica deste rio;
  • Os impactos ambientais causados por cada uma das principais formas de utilização do rio Amazonas.

 

- Cada grupo poderá ser responsável pela apresentação de um tipo de uso do rio Amazonas e os problemas decorrentes deste. Acompanhe cada etapa da atividade destacando o crescimento urbano na região, o crescente desmatamento nos últimos anos, as frequentes queimadas, a construção de usinas hidrelétricas, a mineração,  a navegação, dentre outros.

 

Atividade 03

Socialização dos resultados e considerações finais

PASSO A PASSO

 

 

- Após a apresentação do quadro-síntese elaborado anteriormente por cada grupo, explique o papel que grandes rios, como o Amazonas, possuem na organização do espaço geográfico e ressalte que essa influência pode se alterar ao longo do tempo em função de novas técnicas e/ou modificações no contexto político, econômico e social.

 

- Solicite que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre o rio Amazonas. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Caracterização da bacia do rio Amazonas;
  • Aproveitamento econômico;
  • Aspectos culturais da população que utiliza cotidianamente o rio Amazonas;
  • Os problemas decorrentes dos usos deste rio.

 

- Oriente-os para que ilustrem o jornal com mapa, fotos, gráficos e tabelas que auxiliem na compreensão do assunto. 

- Solicite e oriente-os, também, para que discutam e proponham no encarte do jornal medidas e/ou alternativas para a mitigação dos impactos sociais e ambientais apontados durante o estudo do tema.

 - Auxilie os estudantes a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais pela escola. Se houver recursos financeiros, peça para imprimir encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola.

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem ao longo do rio Amazonas; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

 

Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 15/05/2013.

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/05/2013.

Rio Amazonas. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/brasil/rio-amazonas.htm>. Acesso em 15/05/2013.

Rio Amazonas. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Amazonas>. Acesso em 15/05/2013.

 Caderno do professor - Caminho das águas: conhecimento, uso e gestão. MMA/ANA/Fundação Roberto Marinho (2006). Disponível em:

<http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquivos/20070315111151_Caminho%20das%20águas%20-%20caderno%20do%20professor%201.pdf > . Acesso em 15/05/2013.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Envolvimento e participação propositiva em todas as atividades propostas;
  • Compreensão sobre o tema estudado.

 

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rita Carvaho, Secretaria de EStado da Educação , Rondônia - disse:
    rita_carvalho11@hotmail.com

    21/05/2013

    Cinco estrelas

    Sou professora de Língua Portuguesa e adorei o tema, a aula e a possibilidade de contextualizar com todas as áreas. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.